As Brumas de Avalon

As Brumas de Avalon Marion Zimmer Bradley

Resenhas - A Senhora Da Magia

JoAo 23/10/2023

A SENHORA DA MAGIA
Sendo bem sincero eu gostei sim do livro a questão é que tem alguns pontos que vale ressaltar como o jeito da autora guiar a história como se o leitor já soubesse muito sobre o universo deixando por algumas vezes eu perdido no que estava acontecendo exatamente e o fato que eu gosto de tubo bem detalhado para não ficar perdido, existia momentos em que a autora poderia detalhar e aprofundar que seria essencial para não dar a sensação de que eu não sei o que está acontecendo. Porém o livro tem uma ótima premissa e trama por trás que me deixou muito animado e vários momentos e irei ler o próximo Jajá. Recomendo, só tem que ter um pouco de paciência.
Francys.Emellin 25/10/2023minha estante
Concordo com sua resenha

JoAo 26/10/2023minha estante
Obrigado gosto de fazer as resenhas principalmente para no futuro eu reler o livro ou não

Faffys 09/10/2023

Releitura
Li essa saga muitos anos atrás e relê-la está sendo encantadora.
Vários trechos não me lembrava nada.

É uma das minhas sagas favoritas! ??

nslorena 08/10/2023

A primeira vez que li As Brumas de Avalon eu detestei! Achei monótono, sem sentido e sem enredo (?) Fui reler obrigada e reclamando horrores. E tive uma surpresa enorme: EU AMEI! Creio que era imatura demais para absorver a mensagem do livro.
Preciso admitir que não é leitura mais dinâmica e os capítulos são grandes demais, mas a história é riquíssima! Eu amei as críticas ao catolicismo/cristianismo. Realmente, a pessoa que eu era 10 anos atrás não estava preparada para tanto.

Lucas2090 06/10/2023

A Senhora do Lago
Bem, o que falar sobre esse livro que eu pessoalmente amei? Muitas coisas!

Vou assumir que quando comprei havia uma expectativa da que me foi mostrada, mas eu fui positivamente surpreendido! Um livro que conta a historia do rei arthur na mais pura essência da idade media, gosto de como os personagens são apresentados e como você fica afeiçoado a eles. Uma grande homenagem a Morgana

Bruxa de Amarelo 22/09/2023

Livro riquíssimo <3
Perfeito para quem gosta de história e idade média!
Demora para se apegar na história, é um estilo de escrita diferente do que é popular, porém de fácil de compreender.
Quem estuda bruxaria vai encontrar diversas referências e símbolos, mesmo não sendo o foco principal da história.Fazendo referência a Hécate, a Grande mãe e os solstícios. É mt bom, porém não trás o suspense que seria importante para me fazer ler os outros livros.
Amei demais os druidas e a visão do ponto de vista das mulheres de "Rei Arthur".
Com certeza irei querer reler quando for velha para ter outra perspectiva
(não gosto da autora, ent fico aliviada de saber q não estou dando dinheiro para uma pessoa ruim, por ela já estar morta)

Andra265 10/09/2023

Clássico estranho
Quando me deparei este ano com a série de livros publicada décadas atrás me questionei fortemente o que teria feito ela ser esquecida.
A autora e seu histórico criminoso certamente não ajudaram. Contudo, a história de Avalon não foi feita para os dias de hoje.

Admirei Igraine por sua força e tive grande decepção quando foi convertida. Acredito na complexidade de Viviane, mas não consigo ignorar o cruel destino de Morgana.
Há muitos traços supremacistas que me incomodaram profundamente. Principalmente no que diz respeito à pureza de sangue. É importante saber que o livro foi escrito num contexto diferente, mas isso não tira dele os problemas.
Arthur virou rei. Virou uma lenda.
Morgana foi usada. Virou uma demônia aos olhos do povo.

Adoraria destacar a dualidade religiosa e a escrita que muda de ritmo de forma muito surpreendente, mas essa história precisa urgentemente ser atualizada.

Enfim, fica aqui minha resenha sincera. O livro é marcante, viciante e reflexivo, mas ao trazer um suposto empoderamento feminino contempla apenas as pessoas brancas e trata incesto como aceitável.

Caroline 08/09/2023

Uma reinterpretação muito interessante da lenda do Rei Arthur, focando principalmente nas perspectivas femininas e da magia da história. Através principalmente da personagem Morgana, a obra apresenta um mundo de intrigas políticas, religião e magia, enquanto explora o papel das mulheres na corte de Camelot. Tem uma narrativa muito boa, que provoca muito interesse na história, que tem várias reviravoltas.

Francys.Emellin 30/08/2023

Clássico
A obra pode ser boa, porém não é o meu estilo de leitura, talvez seja porque vejo os personagens da Lenda do Rei Arthur de uma forma diferente e esses, por outro lado, desfazem a imagem que criei dos meus personagens na série Metamorfose. As lendas arturianas tem várias e várias versões, entretanto nenhuma me agrada mais, não depois que escrevi o meu próprio mundo. Ou um personagem é velho demais, novo demais, arrogante demais… enfim, essa é a vida de uma autora que procura ler sobre todos os temas que compõem suas histórias para evitar recontar os mesmos acontecimentos.

Bom, odiei boa parte dos personagens, a Viviane é uma sacerdotisa nojenta, a Igraine uma péssima mãe, a Morgana foi usada como se fosse papel higiênico, o Lancelote é um desgraçado, o Merlin parece mais um padre que um mago, o Uther é galinha… e por assim vai. Não me adaptei a leitura, porém, vou ler todos os livros, já que eles são importantes para os meus estudos.

Jack 28/08/2023

Lendas arturianas
Confesso que não tenho familiaridade com lendas arturianas, mas essa coleção está há anos na minha estante pedindo para ser lida. Pois bem, talvez pela minha alta expectativa que a leitura não supriu, senti a maior parte do tempo entediada. Quase metade do livro dissecando as mesmas situações mornas sem muita evolução de personagem.
Igraine não tem evolução nenhuma. Morgana age com rebeldia assim como sua mãe um dia tentou, sem se dar conta que Viviane ainda as usa como joguetes, até mesmo em suas desistências.
O final não traz grande empolgação para terminar a série. Espero que melhore.

Laertche 28/08/2023

Maravilhoso, história bem fundamentada, envolvente e com fatos da vida para serem pensados. Super recomendado.

Gabriela 27/08/2023

Que livro incrível!!! Eu gostaria de ter lido esse livro ainda no ensino médio, há quase 20 anos atrás. Mas fui deixando, deixando e decidi iniciar a saga este ano! Que leitura prazeirosa, rápida, fluida! Vou dar um tempo para iniciar o segundo, mas não irá tardar. Conhecer a história do Rei Artur, ainda só um rapaz comum neste livro, através dos relatos de Morgana, Viviane e tantas mulheres fortes dá um ar a mais a esta narrativa. As reflexões de cunho espiritual e humanitário, a meu ver, são muito mais compreensíveis a mim agora, com 36 anos que seriam com 17 ou 18. Fico feliz de ter lido agora e ansio pelos próximos capítulos, desbravando a história de Avalon!

Barbara 27/08/2023

O primeiro da série e já começa intrigante e viciante. Essa série está entre as minhas leituras favoritas do ano

Nara_Thais 22/08/2023

Se vc já ama o tema, imagina o ponto de vista!
Originalmente As brumas de Avalon é um livro de volume único. Mas pelo que entendi, no Brasil é que esse volume foi editado em 4 partes/livros. Então vou chamar esse aqui de parte 1.

. Sua grande inovação em relação ao muito que se acha por aí sobre o círculo arturiano e suas histórias é exatamente recontas essas lendas a partir do ponto de vista de personagens femininas. E isso muda apenas TUDO!!.
_______
Para quem ama todo o universo das lendas arturianas e o núcleo que canonizou figuras fundamentais das histórias de fantasia, como magos, sacerdotisas, feiticeiras, o devocionismo pagão e sua relação com a natureza, além de personagens amplamente conhecidos do núcleo arturiano, como Merlin, a fada Morgana e o próprio rei Arthur, entre outros inesquecíveis, fora todo o romance típico das histórias de cavalaria, esse livro marca a base da imagem contemporânea dessas figuras. Porque não só as resgata como traz uma visão diferente por ser contado do ponto de vista das personagens femininas.

Dica: não leia antes de dormir porque vai ser impossível largar.