As Brumas de Avalon

As Brumas de Avalon Marion Zimmer Bradley

Resenhas - A Senhora Da Magia

montenegro13 10/06/2020

Esquecida em Brumas
Forcei-me um autocontrole para não acabar com os livros da série em poucos dias. Tal ato para evitar o desgaste e que eu não me livraria tão rápido da mágica de Avalon. Desde o início, senti-me guiada pela leitura por Morgana, independente de qualquer homem e autorizada a fazer o que desejava, dona do próprio nariz, serva apenas da Deusa. Foi proveitoso acompanhar os primeiros passos da personagem, observar todos seus ciclos. É difícil despedir de algo que estive tão apegada, as angústias de Morgana tornaram-se as minhas e sentia só a necessidade de torcer por todos seus passos.

Para alguns, a leitura pode não ter sido tão proveitosa por acompanhar apenas mulheres, mulheres esquecidas e utilizadas apenas com objetificação pelo período qual ocorre a história. O que me fez ficar tão apaixonada é a profundidade das emoções, a escrita tão bem envolvente e cenários políticos misturados com a intolerância religiosa, com fanatismos disfarçados. Foi uma boa leitura e, apesar de minhas críticas oscilarem sobre o final tão pouco esclarecido, com certeza, um livro favoritado.

Mauricio.Junior 15/01/2021

Muito bom!
A lenda do rei Arthur contada na perspectiva feminina, tendo como protagonista a sacerdotisa de Avalon, Morgana.
A história é fascinante, envolvente e muito criativa. Grande épico fantástico, indispensável para fãs do gênero.
Destaque para a abordagem religiosa. De como as antigas tradições dos cultos pagãos foram impiedosamente apagadas pelos seguidores do cristianismo.

PolyFlores 05/11/2009

Excelente leitura, nos leva a um mundo de magia com riqueza de detalhes. Imperdível.

26/12/2009minha estante
Queria tanto ganhar de presente!!!! kkkkk

cid 01/06/2009

festival da magia
O trecho que mais gostei foi Morgana envolta pela magia de Avalon, entre os bosques e árvores mágicas, ao final do livro, quando é influenciada pelos seres mágicos a ter o seu filho.O que o livro tem a ensinar é a necessidade de convivência entre as diferentes maneiras de ver a divindade , o criador. O cristianismo não tem tolerância com as outras manifestações de religiosidade.

Mari M. 14/08/2011

Ah, o que dizer sobre "As Brumas de Avalon - Senhora da Magia" ? Ah,não tenho o que dizer. É muito bom. Algumas pessoas nunca ouviram falar e acham o livro um absurdo. Bem, "As Brumas de Avalon" se trata da história do rei Arthur milhares de vezes melhor. O primeiro livro, trata-se da mãe de Arthur, Igraine. Igraine foi casada aos 15 anos com o Duque da Cornualha e lhe tem sido fiel desde então. Tivera uma filha com ele Morgana ,que terá um papel importante neste conto. Igraine tem duas irmãs,a mais nova; Morgause, bem parecida com ela fisicamente, de cabelos ruivos e bem alta, e tem também Vivianne, a mais velha, que já é baixinha e de cabelos negros. Morgana puxou a Viviane fisicamente, é pequena e parecida com uma fadinha. É, exatamente, Viviane é uma Druida, religião cuja contra diz todas as outras; para essa religião, todos os Deuses são apenas um, que não é nem um homem, e sim uma mulher "a Deusa". Igraine está muito bem, até que sua irmã, Viviane(Morgause mora com Igraine), vem lhe fazer uma previsão, ela conhecerá um homem, O Grande Rei, e eles se apaixonarão e darão à luz a um menino que salvará os Druidas e Avalon, suas terras escondidas do resto do mundo(em geral, os cristãos daquela época odeiam Avalon,pois acham que é bruxaria e coisa do demônio). E a escolha fica na mão de Igraine, ela trairia seu marido ?

Mais resenhas em : http://livros-devorados.blogspot.com

Wander 30/07/2011

Bretanha
Como não bastasse a guerra contra os saxões e orientais, a Bretanha tem que lidar com a guerra santa entre o Cristianismo e a antiga religião dos bardos, druidas e sarcedotisas. Mas um acontecimento ainda mais pertubador abala suas estruturas, a proximidade da morte de seu Grande Rei Ambrosio.

De forma intrigante, conta como Ambrósio perdeu o trono e como Uther Pedegron subiu ao trono, como Uther conheceu Igraine quanto ainda era casada com Gorlois e tinham como filha, Morgana. Como Uther desposou Igraine e como Merlim e Viviane os influenciaram.

Como foi a criação de Arthur, como Morgana tornou-se sacerdotisa de Avalon e como Merlim e Viviane escolheram seus sucessores de Grã-Druida e Grã-Sacerdotisa.

Como Morgana desempenhou papel de Deusa com o Gamo Rei e como esta forjou Escallibur e a entregou a Arthur.

Como Arthur passou pelo grande desafio e convenceu a todos os reinos da Bretanha a seguirem seus conselhos e como o mesmo escolheu seus primeiros comandantes.

E por fim, como Morgana tomou uma grande decisão...

Amanda 10/07/2011

Resenha no blog A Beautiful Lie :)
Resenha de A Senhora da Magia lá no meu blog :*

Bruno Leandro 14/07/2011

Camelot como você nunca viu antes
Nesta versão da história, são as mulheres da vida de Artur as mais importantes. O rei é de uma importância secundária e mesmo a Távola Redonda é insignificante perto da força feminina. Viviane, a Senhora do Lago, tem um papel muito mais ativo nesta aventura, embora a protagonista seja Morgana, a fada, que conta em terceira pessoa a aventura, à vezes contando no primeiro plano. Esta história, como veremos aos poucos, não se trata apenas de um ponto de vista feminino sobre a história já conhecida de Artur, mas também de um conflito entre religiões, a pagã e a cristã e sobre os pontos de vista feminino e masculino do mundo.

Isa Girotto 13/07/2011

Completamente histórico, bonito e diferente por mostrar a realidade de antigamente e como as coisas acontecem pelo destino. Não se sabe se Avalon existe ou não, assim como era a dúvida de Morgana, mas ela sabe que esteve lá e que foi seu lar por muito tempo, afastada de sua mãe e irmão sua tia, A senhora de Avalon, era a única família que tinha por perto e nem de longe sentia por ela o que a própria senhora sentia por Morgana.
Emocionante e da vontade de ler mais e mais!

Ferreirinha 18/04/2016

Envolvente
O primeiro dos 4 livros têm uma narrativa muito fluida que prende o leitor de forma muito envolvente além do fechar de forma que desejemos começar logo o segundo.

Sil 29/04/2016

A VERSÃO FEMININA DOS CONTECIMENTOS
Olá.

Todo mundo já ouviu falar do Rei Arthur, de Merlin, dos Cavaleiros da Távola Redonda, e da espada Excalibur, todos esses personagens já nos são conhecidos de alguma forma. Mas o que a maioria não sabe, é que haviam muita mulheres envolvidas na história, que sem querer, ajudaram à construí-la, e com suas atitudes, ajudaram à mudá-la. Essas mulheres, são, na maioria das vezes, negligenciadas, talvez por esse motivo, a norte americana Marion Zimmer Bradley, tenha resolvido escrever a história de Arthur, à partir da visão feminina das personagens, que sem querer e nem saber, foram muito importantes para a construção dessa fantasia.
O primeiro livro, é A senhora da magia, onde conhecemos a jovem pagã Igraine, que adora a deusa de Avalon. Casada com o Duque Gorlois da Cornualha, Igraine não é muito feliz com seu marido, com ele, tem uma filha chamada Morgana. Após um tempo, ela se casa com Uther Pendragon, pelo qual é apaixonada, Igraine corta relações com Avalon, e se torna uma cristã fervorosa. Nas demais páginas, conhecemos a evolução de Morgana, que é levada por sua tia Viviane (A senhora do Lago), para Avalon, e treinada para ser sacerdotisa.
O segundo livro, tem por nome A grande rainha, Arthur já foi coroado como grande Rei da Bretanha. Nesse volume, conhecemos Gwenhwyfar (Guinevere), a princesa que foi escolhida para se casar com Arthur. Gwenhwyfar é uma cristã fanática, e acredita que por ser mulher, é inferior aos homens. Mas o que ninguém sabe, é que Guinevere nutre um amor secreto por Lancelote, que é o principal cavaleiro de Arthur. Gwenhwyfar exige que Arthur seja mais cristão, e quando esta conhece Morgana, desenvolve um ódio muito grande pela cunhada.
O terceiro livro é O gamo rei, algo muito terrível acontece á Viviane, Merlin morre, e um novo Merlin assume, este porém, tem comportamentos bastante cristãos, o que deixa Morgana cada vez mais preocupada com o destino de Avalon e de seus ritos. Guinevere e Lancelote tem um caso de amor, o que logo passa a ser de conhecimento público. Morgana se casa com o rei de Gales do Norte. Lancelote faz uma revelação inesperada para Morgana.

O último livro se chama O prisioneiro da árvore, Arthur assume ser cristão, Morgana quer retornar para Avalon, Nimue, uma nova sacerdotisa surge. Gwenhwyfar foge do reino, Arthur enfim tem um herdeiro, e este enfrenta o pai.

Acredito que Merlin deveria ter usado mais sua magia. Não está provado que Arthur, Merlin, e todos esses personagens realmente existiram. Mas algumas escrituras antigas, mostram que algumas pessoas com esses nomes viveram naquela época. Apesar de os livros serem pequenos, é uma leitura mais arrastada, mas o conteúdo vale a pena.

Super recomendado, boa sexta \o/

site: http://www.colunadovale.com.br/a-versao-feminina-dos-contecimentos/

giovana 13/01/2021

Muito bom!!!
O livro é incrível, muito bem escrito. Achei que seria mais complicado mas depois dos primeiros capítulos eu me situei melhor na história. Esse primeiro livro é bem introdutório, tem muita coisa pra acontecer ainda, mas é um ótimo começo. Não é um livro viciante ou superfluído, mas a história é interessante. Sobre a escrita: não foi tão difícil de entender como eu achei que seria mas algumas vezes tive que reler uns parágrafos, talvez também porque a edição que li é da década de 80. Enfim, ótimo livro, quero muito continuar a história.

Hira 27/08/2016

Trilogia: As Brumas de Avalon
É a melhor e mais excitante história da corte do Rei Arthur...daquelas q vc não consegue parar de ler.
Vale cada parágrafo!!!

Hildeberto 28/09/2016

Sendo bem sucinto, o livro traz uma perspectiva feminina da estória do Rei Artur. Melhor dizendo, das personagens femininas.

A autora tenta estabelecer o enredo historicamente como o período após as legiões romanas deixarem a Grã Bretanha. Também enaltece o conflito entre a religião cristã e as tradicionais da ilhas, chamadas pagãs. Ela também traça uma narrativa com referência ao misticismo, como a lenda de Atlântida.

São aspectos interessantes, mas o livro pega ritmo apenas na parte final. O começo do livro até a metade parece desconexo da parte final. E, para o meu gosto, o caráter místico torna a leitura um pouco obscura.

Tenho uma impressão insegura com relação ao livro. Não gostei do começo mas adorei o final. Portanto, deixo em aberto minha avaliação até ler pelo menos outro livro da série. De qualquer forma, caso em dúvida sobre ler ou não este livro, eu preferiria uma obra mais "clássica".

Volnei 08/11/2016

As Brumas de Avalon
Esta é uma nova versão sobre a história do rei Artur, uma visão mais feminina, um novo foco sobre uma velha história. Este livro vai mostrar a parte relacionada a senhora da magia e tudo que envolve esse mundo mistico

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br