Frankenstein Mary Shelley

Resenhas - Frankenstein

Naldo 11/07/2022

Um monstro sensível
Uma novela rousseauniana do ponto de vista filosófico, para quem busca uma estória agradável e que lhe prenda do incio ao fim é deliciosa, por outro lado, trás uma reflexão sobre a solidão e o desespero de uma necessidade de aceitação não por uma inserção social simplesmente, mas pela vontade de sentir o calor humano.
A criatura é inteligente e afável diferente que se pinta nos filmes que lhe a presenta.

Aline B. 08/06/2022

A obra tem seus méritos, mas também tem defeitos
Entendo o motivo por esse livro ser um clássico. A escrita de Mary Shelley é ótima! Não posso avaliar melhor a obra porque me incomodo com alguns pontos do enredo. Como pode a criatura se expressar tão bem sem nunca ter tido interação humana? Como Victor conseguiu faze-lo não apenas um ser vivo, mas também um ser racional? Ninguém percebia o cheiro de carne humana morta na casa de Victor? Essas e outras questões não me permitem confiar na obra. É um livro que pensei que só leria uma vez, mas acabei lendo duas devido uma disciplina de literatura. Não tenho vontade de ler uma terceira.

gio 30/05/2022

quase um mês pra ler meu deus
li devagar nos intervalos q tinha entre os estudosKKKK nao ta facil ler nada agora no ensino médio.
no início eu achei q ia ser uma leitura arrastada, por ser clássico e eu ja ter um historico mais demorado com a leitura desse tipo de livro. mas na verdade eu me vi cada vez mais empolgada com o desenvolvimento do enredo, mary era uma genia, o jeito que ela coloca durante a narrativa as reflexões sobre a superficialidade humana, sobre os valores sociais, sobre a visão de justiça e de moral....nossa perfeito perfeito!!!!!!!! li a edição da darkside e recomendo demais, tive acesso a uma leitura mt mais completa e aprofundada
arthur 06/06/2022minha estante
eu me identifico muito com o viktor frankstein

rschuwenk 18/05/2022

Frankenstein
Terror clássico. Muito mais psicólogo do que qualquer susto corriqueiro. A dúvida sobre certo é errado conduz o horror.

Jessica692 13/05/2022

Assim como muitas outras pessoas, fui surpreendida ao constatar que essa não é uma obra de terror como esperado. São cometidas sim atrocidades, mas o clima geral que o livro transmite é mais uma reflexão sobre a necessidade humana de não estar só, de apreciar as coisas simples e se sentir apreciado e parte de uma sociedade. É um livro muito mais melancólico do que de terror.
Por não ser um livro longo, achei que seria uma leitura ágil, mas não foi. Acredito que devido a algumas coisas: primeiro, a dificuldade que tive em me conectar com Vitor Frankenstein em sua empreitada por dar vida a algo inanimado e as consequências que isso trouxe. As partes narradas pela criatura foram muito mais interessantes, para mim, trazendo muito mais reflexões sobre as emoções, desejos e reações da condição humana. Segundo, as longas e descritivas passagens sobre paisagens. Acredito que tenha sido proposital, para indicar como, até nos momentos mais sofridos, a simples beleza da natureza e sua apreciação podem trazer um alento. Mesmo assim, eram partes densas e mais lentas.

gigika 09/05/2022

complexo.
Há muito mais nessa história do que a maioria das adaptações ou a história que é circulada normalmente. Achei incrível, até porque o próprio Victor pode ser analisado nessa história, sempre foi o inteligente e o sucessor dos negócios do pai em potencial e depois perdeu a mãe e parece que quis se desligar da realidade ficando obcecado pelo "mistério"/"segredo" da vida. estudou e passou anos confinado afim de aprender coisas sobre o corpo humano e a vida, e depois, quando viu sua criação tomar vida teve a decepção porque o monstro era horrendo. MAS AÍ MEUS AMIGOS, que encontramos o personagem mais complexo da história. Frankenstein ou o monstro como é chamado no livro parece de começo simplesmente uma aberração, uma criação maluca e sem nada racional até que observa as pessoas e a família do Victor em si e cria os sentimentos mais intrigantes (e interessantes) possíveis. a vingança que cria dentro dele depois que o Victor o rejeita é tipo assim maligna, e por baixo só a tristeza de não poder ter o que os humanos tem, e acho que na cabeça dele ele não entende o porque sendo que ele foi dado a vida então deveria ser igual os outros
enfim kkk tá meio grande mas só digo que vale a pena ler esse clássico, e agora entendo o que tem tanto a ser analisado nesse livro.

Maria Clara 02/04/2022

Frankenstein - M.S.
??: From my standard of view, I don?t that this book it is very good. I read it because it is obligatory for students in High School, as we have exams to take about the book. Having this in mind, I would not read it if wasn?t because of school.

The size of it is good - there aren?t too many pages which makes the story less annoying.
The story in general has a great lesson but, the changes of storytellers make difficult to express it and sometimes it is confusing to understand who is telling the story.

In conclusion, the book It?s good but I wouldn?t read if wasn?t obligatory for students.

??: No meu ponto de vista, esse livro não é muito bom não. Eu li ele por obrigação do high school (programa para fazer o ensino medio em inglês mesmo no BR) pq temos que fazer provas com base no livro. Então, eu não leria ele se não fosse por isso mas talvez em português seja melhor.

O tamanho do livro é bom - não são muitas páginas ent a história não fica enjoativa.
A história no geral tem uma boa lição mas a mudança constante dos narradores dificulta isso.

Em conclusão, eu achei o livro bom mas não leria se não fosse obrigatório para estudantes.

Bruno 30/03/2022

Frankenstein
Me sinto enganado por todo uma vida! O Frankenstein que vi no cinema e em todas aparições televisivas que vi ao longo da vida não são nem de perto o monstro descrito pela Mary Shelley!

O livro começa lento e demora para ficar emocionante, mas vale cada página, por volta do capítulo 17 o narrador da história vira o próprio monstro, e partir daí cada página te prende a casa segundo.

Se prepare para uma história envolvente que coloca criador e criatura frente a frente, seria o criatura má agradecida por não aceitar apenas o dom da vida como maior presente? Ou seria o criador próprio culpado por ter negado amor e empatia à sua própria criatura?

Em dado momento eu me questionei quem era o verdadeiro monstro da história. Ótima leitura!

ana 23/03/2022

fiquei metade do livro confusa e a outra metade entediada, se eu não precisasse ler esse livro pra escola com certeza teria parado no capítulo 10

ana lê 04/03/2022

eu não estava só ? desgraçadamente só ?
apesar de ser considerado um clássico do terror, o livro vai muito além disso. fala sobre solidão de uma forma tocante, e faz com que pensemos sobre diversas áreas de nossas vidas de forma mais atenta. uma das melhores leituras que fiz na vida.

Miguel Leite 03/03/2022

Um clássico
Esse livro não é um clássico da ficção científica a toa, ele levanta várias questões importantes e mostra vários flashes que nos ajudam a entende um pouco sobre como as pessoas pensavam naquela época.

Jamyle Dionísio 13/02/2022

Espelho
Há um monstro que me espreita da janela.
Mas a janela envidraçada, além de janela, é também espelho.
O monstro não é um Outro, mas a minha criação.
Eu o odeio. Ele me apavora. Eu o acuso dos piores crimes.
Comigo, ele aprende a odiar. A apavorar. A cometer os piores crimes.
O monstro quer ser amado. Eu lhe recuso o amor.
Não só o meu amor, mas o amor do mundo inteiro.
Obrigo o monstro a habitar os profundos das florestas, as geleiras dos extremos terrestres, as fendas escuras da loucura.

O monstro não tem nome. Mas, com o tempo, passou a ser chamado pelo nome do seu criador, Frankenstein.

(À toa é que não foi.)

Ao longo do livro, sei bem quem é criador e quem é criatura.
Só não sei muito bem quem é o monstro da história.

@chadepalavra

Thiago.Avila 30/01/2022

Frankenstein - Janeiro2022
Meu primeiro clássico de 2022. A imagem do Mostro de Frankenstein é um tanto quanto deturpada na imagem popular.

Apesar de, não creio ser spoiler, a criatura matar e se ser algo imparável não vi a obra como um terror mas sim uma história de busca de identidade, altoentendimento e vingança.

De um lado temos a busca desenfreada e obsessiva de Vitor pela sua criação que o deixa cego até que a criatura manifesta vida... é uma boa analogia de como as vezes brigamos cegamente por conceitos e ações, e em boa parte delas nao enxergamos as consequências de cada uma... e, apesar de não admitido na maioria, o arrependimento, se faz necessario enfrentar o resultado dessas ações.

Do outro a criatura que busca o entendimento, assim como evolui na fala e no pensamento, e não a figura "desmiolada e destruidora" apenas que é cotidianamente apresentada.

Retrata a busca pela aceitação, o entendimento, o sofrimento pela rejeição, o relato da criatura em meados do livro chega a ser comovente... enfim o lado monstruoso, não da aparência, mas da alma e a crueldade são os lados mais humano que possui.

Sobre a leitura...
A escrita é mais formal mas não é difícil de seguir. Em alguns pontos fica um pouco maçante nas descrições de cenários, mas nada que afete o ritmo.

Recomendo a leitura