Ruínas de Gorlan

Ruínas de Gorlan John Flanagan

Resenhas - Ruínas De Gorlan

micaela 03/04/2019

Ruínas de Gorlan
Will é um dos cinco protegidos do castelo Redmont regido pelo barão Arald no reino de Araluen. Todos os protegidos perderam seus pais que morreram a favor do reino. E como devotaram-se a tal durante sua vida , o barão oferece aos órfãos moradia e estudo até completarem 15 anos, quando chegaria O Dia Da Escolha, onde mestres de ofícios escolheriam seus aprendizes para diferentes cargos como: Escriba, guerreiro, cozinheiro... etc.
. Will era uma exceção na ala dos protegidos, sem sobrenome, ele foi deixado em frente ao castelo Redmont com um bilhete onde dizia que sua mãe morrera no parto e seu pai fora um grande herói.
. O livro é de uma escrita fluída e fácil que prende o leitor bastante, apesar desse primeiro livro se preocupar em aprofundar, preparar os personagens para o próximo volume (já que a ação ocorre bem no finalzinho da obra) não deixa de ser uma leitura gostosa e cativante. . . O garoto tinha o sonho de entrar na escola de guerra, pois deduziu que seu pai fora um destemido cavaleiro por causa do breve bilhete que foi deixado com ele.
. Gostei bastante dos personagens secundários, temos vários pontos de vista de narração na obra que agrega perspectivas diferentes ao leitor.
Will que era um garoto de estatura baixa e poucos músculos sofria constantes provocações de Horance, um dos cinco protegidos que tinha o porte ideal para a escola de guerra.
. Um livro que mostra que não precisamos ser fortes, altos e destemidos para ser um herói, basta apenas um arco e uma flecha ou simplesmente o dom de fazer o que deseja sem se importar com o que semelhantes irão pensar.

site: https://www.instagram.com/p/BbrP6yvDlJk/

Jarbas15 27/03/2019

Lembrou-me de Nárnia
Ruínas de Gorlan tem uma linguagem bem fácil de ser assimilada, no final do livro ele diz que o autor escreveu o livro para seu livro de 12 anos, então descobrimos o motivo. Do inicio ao fim você consegue se manter interessado, mesmo alguns momentos sendo óbvios. Porém é realmente um livro mais infantil, talvez voltado pra um público mais novo ou iniciante no mundo da fantasia. Mas sem nada pra ler, vale a pena...

Jéssica @DivaLiteraria 21/02/2019

Minhas impressões
[ #ResenhadaDiva – Ruínas de Gorlan | @Ed_Fundamento | 3,5 🌟 ] .
Escrita pelo australiano John Flanagan, A Ordem dos Arqueiros é uma série de fantasia composta por 12 livros. No primeiro volume, Ruínas de Gorlan, acompanhamos a iniciação dos protegidos do barão de Arald em seus recém escolhidos ofícios. Cada escola aprimora certos conjuntos de habilidades, através de um treinamento longo e por vezes extenuante. As escolas são: Cavalaria, Escola de Guerra, Ordem dos Arqueiros, Serviços Diplomáticos, Escribas e Cozinheiros. Will, Horace, George, Alyss e Jenny irão enfrentar os desafios que cada ofício oferece, reforçando a amizade entre o grupo e amadurecendo no processo.
O Reino de Araluen é composto por vários feudos, sendo o feudo Redmont o que mais se destaca neste primeiro momento. A Ordem dos Arqueiros é uma força quase invisível, devido a capacidade exímia de camuflagem de seus integrantes, responsável por levar a justiça do rei aos 4 cantos do reino. Vistos como pessoas perigosas e por vezes místicas, despertam curiosidade, e às vezes medo, no povo. Devido a esta fama, poucos jovens têm interesse de aprender este ofício, até que Will acaba se tornando aprendiz de Halt, o arqueiro do feudo de Redmont, inicialmente a contra gosto, pois seu sonho era entrar para a Escola de Guerra.
Halt se torna mestre de Will, ensinando tudo o que ele precisa saber inicialmente para ser um arqueiro. É um processo longo até Will receber sua folha de carvalho, símbolo deste grupo. Como aprendiz, vemos o jovem superando suas dificuldades e sempre motivado a fazer melhor, seja com o arco, seja em camuflagem. Ele até ganha um pônei de presente, Puxão, para acompanhar seu mestre nas andanças.
A paz do reino é alterada quando Morgarath, exilado nas Montanhas da Chuva e da Noite começa a atacar as pessoas com as bestas Kalkaras. A união e parceria de todos se mostra mais importante do que nunca para enfrentarem o mal que começa a se espalhar. Will e seus amigos irão desempenhar papéis importantes neste desfecho.
É uma leitura leve, jovial e gostosa. A ambientação que o autor faz, mesmo usando uns nomes esquisitos para algumas coisas, não torna a leitura cansativa. Ele também utiliza um pouco de suspense e humor para prender o leitor.

site: https://www.instagram.com/p/BuKZK-agi4y/

Biblioteca Álvaro Guerra 01/02/2019

Durante a vida inteira, o pequeno e frágil Will sonhou em ser um forte e bravo guerreiro, como o pai, que ele nunca conheceu. Por isso, ficou arrasado quando não conseguiu entrar para a Escola de Guerra. A partir daí, sua vida tomou um rumo inesperado: ele se tornou o aprendiz de Halt, o misterioso arqueiro, que muitos acreditam ter habilidades que só podem ser resultado de alguma feitiçaria. Relutante, Will aprendeu a usar as armas secretas dos arqueiros: o arco, a flecha, uma capa manchada e.. . um pequeno pônei muito teimoso. Podem não ser a espada e o cavalo que ele desejava, mas foi com eles que Will e Halt partiram em uma perigosa missão: impedir o assassinato do rei. Essa será uma viagem de descobertas e aventuras fantásticas, na qual Will aprenderá que as armas dos arqueiros são muito mais valiosas do que ele imaginava.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788576762775

May | @vidadaleitora 30/01/2019

Uma delícia de leitura
De linguagem de fácil e rápida leitura, nos divertimos e vibramos com o decorrer dessa história simples, porém aventureira. Adorei a escrita do autor e certamente quero ler o próximo da série. Apesar de decorrer vários acontecimentos, a história consegue ser leve, de forma que foi minha leitura intermediária de leituras mais difíceis ou muito detalhadas. Devorei!

Guacira.GonAalves 03/01/2019

Uma aventura inspiradora
O primeiro livro da série juvenil Rangers nos mostra uma história de vida de um jovem órfão de modo inspirador, como se não importasse a origem da pessoa ou seu tamanho para que o valor dela seja provado.
Um livro gostoso de ler, principalmente, para jovens leitores que estão iniciando agora no mundo da escrita.

#ggmaffra
#resenha

Rafael.Lois 13/12/2018

Simples e divertido
Uma boa leitura

Tamirez | @resenhandosonhos 23/08/2018

RANGERS #1: Ruínas de Gorlan
Meu primeiro contato com o John Flanagan e sua obra foi através do prequel A Origem – O Torneio de Gorlan, que é uma nova série em que o autor volta alguns anos atrás para contar uma história prévia à presente na série original. A leitura desse livro, apesar dos alertas de spoiler, pra mim serviu como um teste para saber se eu iria me entender com a escrita do autor e, claro, a própria história. Depois de ter tido uma experiência super divertida conhecendo Halt e Crowley naquele livro, me senti super confiante para começar a ler a série Ordem dos Arqueiros em seus 12 volumes.

Tendo dito isso, afirmo aqui que sim, caso você tenha dúvidas sobre se quer começar ou não a série e não quer se arriscar com tantos livros logo de cara, Torneio de Gorlan pode ser uma ótima oportunidade para que o leitor tire a temperatura da história antes de mergulhar logo de cabeça.

Algo super importante de se ressaltar é que a escrita do autor é bem simples, assim como sua construção de mundo. Não espere de Rangers um mundo vasto e cheio de detalhes únicos, pois não é essa a realidade. John Flanagan trabalha com elementos da fantasia, mas prefere caminhar sobre algo mais simples e plausível. Porém, mesmo com o world building não muito explorado, ele consegue conduzir e sustentar de forma muito fácil a sua história. Tudo em Rangers funciona muito bem, a narrativa, a história, o carisma dos personagens, os capítulos curtos e a simplicidade da trama.

“Acenda o fogo para coar café – Halt recomendou – e isso pode ser a última coisa que vai fazer.”

Will é um personagem muito genuíno. Ele consegue ser inocente e cheio de malícia ao mesmo tempo. Ele não sabe direito quem é, de onde veio e o que será de sua vida, mas usa sua cabeça inteligente e todas as suas habilidades pra dar sempre o seu melhor. Ele é atento, gosta de perguntar e não perde a oportunidade de aprender algo novo. Sua curiosidade chega a ser engraçada, pois ele por vezes mal consegue controlar a língua.

A relação que vai se criar entre ele e Halt também é bem interessante. Aquele que ele via como algo até mítico, vira seu mestre e é preciso que eles se conheçam e confiem um no outro para que essa parceria dê certo. O Halt que conheci nesse livro, num primeiro momento, parece bem diferente de sua versão mais jovem de A Origem. Ele era brincalhão e tinha uma relação divertida com Crowley, enquanto aqui ele é sério e nunca brinca. Porém, ao decorrer do livro descobrimos que tudo isso faz parte de sua técnica enquanto mestre e que por baixo da aura de durão, o Halt mais solto que vi no outro livro acaba por se mostrar, mesmo que brevemente

Acho que o livro cumpre bem a proposta de ser introdutório, mesmo curto. Fiquei pensando que poderia haver mais, mas depois me dei por conta que por ter começado pelo outro já estava dentro do mundo e talvez por isso as informações não tivessem o mesmo peso, o que não diminui de forma alguma o quanto aproveitei a leitura. Há spoilers de A Origem em Ordem do Arqueiro e vice versa, independente de onde que você vá começar, chegará ao outro sabendo um pouco mais que o necessário, e não há mal nisso se você for daqueles leitores que gosta de saber todos os detalhes.

Rangers – Ruínas de Gorlan é um livro infanto juvenil mas que tem um protagonista maduro para a sua idade. Mesmo com 15 anos, Will apresenta comportamentos mais adultos e isso é sempre positivo para não infantilizar demais a história. Para os fãs de fantasia que curtem histórias mais simples, porém encantadoras ao seus próprios termos, fica aqui a dica. E, aos já fãs da série, tenham paciência comigo, estou começando agora a desbravar o mundo que há 7 anos (ou mais) vocês já habitam.

site: http://resenhandosonhos.com/rangers-1-ruinas-de-gorlan-john-flanagan/

Matheus.Rafael 18/06/2018

Série Ranger
Historia

Will é o personagem principal, e tabém ha Horace. Enquanto Horace é forte e musculoso e vai pro exército Will é magro e fraco até e ninguém quer um menino assim, nem mesmo para ser assistente de cozinha,mas arqueiro da cidade não concorda com isso e é aí que a historia começa a ficar interessante.

Minha experiência com o livro

Foi esta série que me introduziu ao mundo da leitura até hoje não esqueci como me camuflar no mato, graças à esse livro. A principal característica dele é que diferente de outros livros, este começa bom continua bom e termina bom, o autor não parece "desanimar" ou "mudar de ideia" quando escreve os livros.

Conteúdo

O livro se passa na era medieval, no começo parece que pode haver magia, mas são só histórias, Will é um Ranger(para quem entende de termos de RPG faz mais sentido) por isso é especialista em se esconder e ficar na sombra o que torna mais interessante a aventura. Tem um pouco de romance, mas ele não é o foco desta narrariva, e só em alguns casos ele vai interferir.

A ideia

O que torna Da-Hora esse livro não é a ideia super original ou as aventuras super épicas ou a grossura do livro, a ideia foi simples, em comparação com os livros que leio, essa série é pequena e tem tirulos com aventuras mais heroicas (e até esdruxulas) que Rangers, o forte dessa série de livros e o equilíbrio, não enjoa.

Conclusão

É ótimo para qualquer um desde que goste de historias do tempo medieval, nem que seja um pouquinho. A única razão de eu não dar 5 estrelas é que os livros pararam no n°12 EU QUERIA MAIS!!!!!!

Luiso 27/05/2018

Quem não queria ser um arqueiro?
Curti a história, fórmula básica do heroi e componentes explicitamente colocados apenas para cativar leitores infanto juvenis desavisados de narrativas padrões. Mas é um tema bonito mesmo e deixa o suspense para a continuação da série, que creio é a intenção para que todos vão atrás dos próximos livros. Poderia gastar menos tempo descrevendo cena e trazer mais detalhes que trouxessem peso tecnico a narrativa.

Laura 25/05/2018

Gostei bastante, é um livro simples, de leitura fácil e cativante. Mas não se engane, se voce prestar bem atenção vai ver que seus personagens são complexos, e interessantes, a começar pelo mocinho que foge ao estereótipo alto, forte, bonitão e cheio de carisma. Estou animada para ler os próximos livros e saber se tanto personagens como historia vai crescer com a intensidade que estou imaginando.

Cassitta 24/05/2018

Rangers: Ordem dos Arqueiros - Ruínas de Gorlan
Nos escombros do Reino de Arelon, havia um feudo, que fora abandonado, destruído e isolado, após seu barão, Morgarath, declarar guerra contra o Rei Duncan. Mas, depois de muitos anos exilado nas, agora chamadas, Ruínas de Gorlan, planeja vingança contra o grupo que o impediu de vencer a guerra: a Ordem dos Arqueiros. Essa Associação, capaz de se camuflar em qualquer lugar, prever o próximo movimento de seu adversário e ser tão rápido como o vento, possui uma fama um tanto assustadora, onde seus membros são misteriosos e enigmáticos, sendo chamados de bruxos e magos pelos feudos. E, nesse contexto, entra nosso personagem principal: Will, que não tinha sobrenome, ou família, viveu sua infância toda dentro do Castelo de Redmont, aos cuidados do barão Arald, com os outros 5 protegidos. E agora, com 15 anos, está prestes a ser escolhido por um dos 6 ofícios mais requisitados do Reino. O único resquício que tinha de sua família era um bilhete que dizia que sua mãe tinha morrido em seu parto e seu pai tinha morrido como herói e, por isso, Will tinha o sonho de honrar seu pai indo para a Escola de Guerra. Mas, ao se apresentar aos 6 mestres de oficio, ele é escolhido por Halt, o principal arqueiro de Redmont, e começa sua jornada inesquecível.

O autor, ao escrever essa história, nos mostra um personagem principal totalmente fora dos padrões épicos. Will é baixo, magro, mais fraco que seu oponente principal, extremamente curioso e um tanto irritante às vezes, mas com um espírito alegre, que irradia luz por onde passa. Em contrapartida, temos Halt, um homem mais velho, de poucos sorrisos, durão, e indecifrável. O jogo de cintura criado por Flanagan ao contrastar esses dois seres é impressionante, pois a leitura é fluida, rápida e direta.

Com um conjunto de personagens absurdamente complexos e imperfeitos, como nós, a história nos leva a uma época onde a honra e a bravura não davam espaço para o medo da morte. Rangers é uma série que, desde o primeiro livro, nos mostra que, apesar do medo, podemos fazer qualquer coisa por quem amamos. Portanto, só o que consigo dizer é que esse livro conquistou meu coração por inteiro!

Elion 10/05/2018

Incrível.
História fantástica e viciante, do começo ao fim você não quer largar o livro.

Gabriel 07/03/2018

Ótimo!
É um livro incrível. Quando você começa a ler, não quer mais parar. Acabei lendo em dois dias. Realmente muito bom!