Práticas de letramento no ensino

Práticas de letramento no ensino Djane A. Correa e Pascoalina B. de O. Saleh

Resenhas - Práticas de letramento no ensino

Rafael 17/02/2021

Onde estão as práticas?
Esse é um livro super importante para entendermos algumas questões sobre letramento, o trabalho com o texto, as normas gramaticais e todas essas questões relacionadas às instituições de ensino (família, escola e sociedade). Portanto, é um livro necessário para os professores, principalmente para aqueles que trabalham mais diretamente com o texto (professores do Ensino Fundamental I e professores de português do Fundamental II e do Ensino Médio).

No entanto, ele deixa muito a desejar no seu propósito central: praticamente não fala ou esclarece sobre as práticas de sala de aula. Essa é uma observação que eu faço a todos os textos teóricos sobre educação. Na maioria das vezes, eles ficam apenas na teoria (que é importante, claro, mas não autossuficiente) e não ajudam efetivamente o professor a trabalhar. Uma pena. Uma autora dessa mesma coleção que escreve para o professor, para a sala de aula, é a professora Irandé Antunes. Leiam-na.