1808

1808 Laurentino Gomes

Resenhas - 1808 - Edição Juvenil

Rodrigo.Rodrigo 29/06/2021

Uma boa edição juvenil sobre uma importante fase da história do Brasil e europeia no início do século XIX.

Luiza.Andrade 28/06/2021

O Brasil já começou errado
Excelente essa edição juvenil, uma escrita simplificada, rica em detalhes e ótimas ilustrações.
Infelizmente nosso País já começou todo errado, até hoje sofremos os efeitos de uma linhagem de corrupção, desvios, roubos de nossas riquezas e abusos, deixada por uma corte corrupta que aqui aportou em 1808. Recomendo a leitura.

Livia 07/05/2021

Nesta versão de 1808 a história é mais resumida e possui diversas ilustrações (belíssimas inclusive). Eu gostei bastante do livro, achei que não conseguiria terminar ele porque não gosto muito de história. Ah, mas você não gosta e lê um livro desses? Sim, meu conhecimento no assunto é péssimo e eu queria muito ler para ajudar na prova do Enem e quem sabe na redação. Livro bem leve que traz muita informação sobre a chegada da família real no Brasil.

Maria13835 01/05/2021

Uma fofoca histórica
Quem acredita que 1808, ao menos nessa edição, é um livro didático e entediante de história está muito enganado. O livro parece uma grande fofoca, possui esse formato mais leve que torna a leitura gostosa e, de quebra, traz detalhes muito interessantes sobre os personagens e a época. Acredito que seja um começo indispensável para aqueles que buscam entender mais sobre a História do Brasil e a cronologia dos acontecimentos que encaminharam o país para o independência.

leticiastana 07/04/2021

ganhei esse livro de presente quando era mais nova pq eu ODIAVA a aula de história do Brasil. com esse livro tudo mudou. não que eu tivesse melhorado minhas notas... mas eu passei a amar estudar história do Brasil.
Sofis 07/04/2021minha estante
Pois taí q eu sempre AMEI história do Brasil

Sofis 07/04/2021minha estante
Vou lê ?

Dai 29/03/2021

Épico e repugnante
O livro consegue condensar os eventos chave de 1807 à 1821, informando o leitor enquanto o entretém com pequenos recortes pitorescos.

A história narrada nesse capítulo trata principalmente de D. João e o antagonismo de Napoleão Bonaparte.

As ilustrações e diagramação são um capricho, realmente enchendo os olhos e tornando a leitura mais atraente aos jovens leitores.

Wenwen 07/03/2021

OwO
Nao e meu tipo de leitura mas e bom, eu realmente não sei se recomedaria ou não, cabe a própria pessoa escolher se quer ler (vai ajudar na escola pra qm tá aprendendo isso )

gvillela 20/01/2021

b
n sei se foi minha versão mas acho que foi

bsoares_s 17/07/2020

não é muito o tipo de livro que gosto de ler
não gostei muito

Priscila.Pieper 23/06/2020

1808 EDIÇÃO JUVENIL ILUSTRADA
Não são poucos os brasileiros que se levantam pela manhã e se perguntam, como é que viemos parar aqui? Com tantos problemas políticos, corrupção, discriminação, etc, etc, etc…. Às vezes parece que não há solução.

Pois é como dizem, quem não estuda história, comete os mesmos erros do passado, não é mesmo? E para isso, nada melhor do que a leitura de um bom livro. 1808 versão juvenil e ilustrada, é daquelas leituras fáceis, simples mas muito interessante que irá agregar não apenas conhecimento histórico do mundo e de nosso país, como também conhecimento político e sociocultural.

Um versão resumida do original que leva o mesmo título, 1808 (se você quiser saber mais, tem resenha do original aqui na página, confira), feita para todos aqueles que, ou não são tão chegados à leitura, ou quem sabe tem certa pressa e pouco tempo para desfrutar de um bom livro.

Independente da situação, uma coisa é certa, ler 1808 é uma experiência transformadora e até certo ponto divertida, que já fique o aviso! Com sua escrita apimentada e bem humorada, lembrando um romance fictício, Laurentino Gomes apresenta um versão diferente da fuga da família real portuguesa e sua chegada ao Brasil. Contando em detalhes os eventos que antecederam à saída de Portugal, abandonando o país às traças, enganando a potência da época, a Inglaterra, e o dominador Napoleão.

1808 é envolvente, dinâmico e diferente. Uma obra que se completa com as ilustrações magníficas de Rita B. Brugger. Uma verdadeira fonte de respostas que nos faz compreender nossa situação atual como país. Se você pensava que nossos comportamentos atuais nada têm a ver com história, pois se enganou. 1808 é um livro que nos faz enxergar com detalhes as manias que infelizmente cultivamos até hoje no Brasil.

Uma verdadeira aula de história, ou melhor dizendo, uma clarificação da visão. Pois é como dizem, quem não estuda história, comete os mesmo erros do passado.

site: https://www.instagram.com/vestidadeletras/

Renata.Mendes 14/05/2020

1808
A versão juvenil permite uma noção resumida, porém importante, dos desdobramentos oriundos da vinda da corte real portuguesa ao Brasil, evento determinante para a autonomia e progresso da ex-colônia.

carol 02/05/2020

esclarecedor
Fala sobre os acontecimento de 1808 de uma forma fácil, qualquer criança a partir dos 10 anos, consegue ler!! O autor conta alguns fun facts que geralmente não encontraríamos em livros de história vindo da escola. Recomendo muito!! As ilustrações são muito bem-feitas!
Claudia.livros 02/05/2020minha estante
1822 é ainda melhor

R.Sanches 02/05/2020minha estante
Lautentino Gomes escreve muito bem.

Vinicius De Miranda 14/04/2020

Claro simples, porem de suma importancia
Apesar deste livro ser uma versão juvenil ilustrada, retrata muito bem os acontecimentos de 1808 a meados de 1822, o autor Laurentino Gomes ao meu ver é um grande historiador, relatando de forma linear, clara e bem realista os costumes da época e um pouco das personalidades que passaram por todos esses acontecimentos, dês das ameaças de Napoleão até a a mudança que o Brasil teve com a presença de D. João, por fim a volta do mesmo a Portugal. Com certeza me arrependo de não poder ter visto o Brasil e D. João com esses olhos quando estava na escola.

Juliana 21/02/2020

Versão muito boa para crianças/adolescentes.

Eu tinha bastante vontade de ler 1808 e encontrei essa versão em promoção.
Apesar de as ilustrações serem muito bonitas, eu senti falta de texto. Acredito que o livro na versão tradicional seja mais completo, pois nessa versão ilustrada parece que a história é meio jogada e faltam algumas partes.
Como mencionei, um público mais jovem pode se interessar mais por essa edição por conta das ilustrações que s dão uma ideia de como eram as ruas das cidades, as embarcações e roupas utilizadas no período.