1808

1808 Laurentino Gomes

Resenhas - 1808 - Edição Juvenil

giulia143 04/01/2023

história ????
como eu sou amante da história, eu gosto desse tipo de livro e ainda mais quando ele mostra uma forma mais descontraída de acontecimentos importantes para a formação do nosso país. ((mesmo assim, importante ressaltar também o sofrimento do povo da época.
Danielle305 08/05/2023minha estante
Pode fazer um resumo do capítulo 1 por favor?

giulia143 09/05/2023minha estante
o primeiro capítulo fala sobre Dom João ter abandonado Portugal e as ameaças que a Coroa Portuguesa estava tendo pelo Napoleão Bonaparte, assim, o capítulo aborda vários contextos dentro dessa temática

leticiastana 07/04/2021

ganhei esse livro de presente quando era mais nova pq eu ODIAVA a aula de história do Brasil. com esse livro tudo mudou. não que eu tivesse melhorado minhas notas... mas eu passei a amar estudar história do Brasil.
Sofis 07/04/2021minha estante
Pois taí q eu sempre AMEI história do Brasil

Sofis 07/04/2021minha estante
Vou lê ?

carol 02/05/2020

esclarecedor
Fala sobre os acontecimento de 1808 de uma forma fácil, qualquer criança a partir dos 10 anos, consegue ler!! O autor conta alguns fun facts que geralmente não encontraríamos em livros de história vindo da escola. Recomendo muito!! As ilustrações são muito bem-feitas!
Claudia.livros 02/05/2020minha estante
1822 é ainda melhor

R.Sanches 02/05/2020minha estante
Lautentino Gomes escreve muito bem.

Linda 16/08/2016

Maravilhoso
Como um rei medroso, uma ranhia louca e uma corte falida enganaram o grande Napoleão Bonaparte e chegaram ao Brasil?

Com uma linguagem fácil e aquarelas maravilhosas sobre a época e história em questão esse livro apesar de ser uma nova versão do original 1808, o autor conseguiu com maestria expressar em apenas 144 páginas não só essa tragetoria louca da famila real ou será estrategista....aqui no Brasil como também diversas outras questões que fazem parte da nossa historia:

A escravidão, o Pelourinho, a mudança da capital principal, entre outros.

Ele consegue nos prender do inicio ao fim e garanto que vocês depois que lerem essa versão adaptada, irão ficar com muita vontade de ler o original.

Confesso que fiquei além de ressaca literária,fiquei também com água na boca, com mais sede de me aprofundar mais nessa nossa história tão linda e sofrida que é a do nosso Brasil.

Creio que talvez essa tenha sido justamente a ideia do autor

site: https://vocenaopodedeixardeler.blogspot.com.br/
Leitora 11/09/2017minha estante
undefined

Gui Silva Oliveira 01/04/2023

Um Rei medroso
1808 conta a história de D.João, um rei medroso que abandonou seu próprio país( Portugal ), para vir para o Brasil. A partir dessa vinda, a história do nosso país mudou muito. E esse livro conta de forma clara e objetiva como esse processo ocorreu.
Por eu não gostar de história, vou dar 3,5 estrelas ao livro.
Danielle305 08/05/2023minha estante
Pode fazer um resumo capitulo 1 por favor?

Lene 25/01/2015

Escolhi essa versão devido as ilustrações que são realmente incríveis... o livro é uma delicinha, super gostoso de ler e altamente informativo,
3 estrelinhas e meia

Arca Literária 06/04/2015

Seu autor é o jornalista paranaense de Maringa? Laurentino Gomes, essa obra é resultado de dez anos de investigac?a?o, segundo ele mesmo afirma ao apresentar logo de ini?cio uma vasta fonte de livros, periódicos e acervos históricos. O autor ressalta que embora não possua a pretensão de ser um livro acadêmico, todas as suas informações são baseadas em relatos e documentos históricos, exaustivamente apurados e checados.

http://www.arcaliteraria.com.br/1808-laurentino-gomes-3 leia o restante da resenha no link a partir do dia 05/05

site: http://www.arcaliteraria.com.br/1808-laurentino-gomes-3

Larissa 02/12/2016

1808
Ótimo para estudantes do 7° e 8° ano que estão estudando sobre este assunto. Fácil compreensão.

Mychelle.Maia 21/06/2018

1808 - a ida até o ali meio distante
O livro trata-se de uma apresentação dos fatos históricos que interferiram na história brasileira no fim do século XVIII e início do XIX, a vinda da família real para o Brasil, suas causas e consequências de forma bem clara. Como principal característica da edição, possui uma narrativa leve e fluída, nada massivo ou demorado apesar de ser um livro histórico, com poucas páginas e ótimo para ler caso esteja estudando algo relacionado ou precise para algum trabalho, as ilustrações (belíssimas, diga-se de passagem) trazem com mais firmeza as características citadas anteriormente. Sou um pouco suspeita a falar, por gostar do assunto tratado, mas é um livro que agrega um conhecimento de nação que acredito ser crucial para um cidadão brasileiro, mostra o início do processo de independência do país e seu desenvolvimento como pátria, além de dar uma visão significativa do contexto europeu da época, nos transportando para o século que se refere e nos fazendo pesquisar os palácios citados e nos apaixonar por essa época apesar dos conflitos (você nota que sou realmente suspeita para expressar minha opinião (: ). Indico, indico, indico!

Tammy 12/07/2018

1808 (Livreando)
1808 na versão ilustrada é um livro que facilita e muito a leitura, e digo isso colocando como referência qualquer idade, não só a parte juvenil. As ilustrações se encontram por toda a narrativa e, diversas vezes traz uma percepção dos lugares e ambientes retratados da época.

Nesse volume vamos acompanhar a saída furtiva do príncipe regente, D. João, juntamente com a sua família para o Brasil, com a ajuda britânica para não cair nas mãos de Napoleão Bonaparte.

A história narra de maneira bem direta como D. João conseguiu navegar entre as duas opções que tinha até o último momento antes de sua saga histórica para as terras brasileiras. De um lado, Napoleão queria que D. João concordasse com as suas exigências, caso contrário, a dinastia da família real estaria acabada, e do outro, sua aliança com a Inglaterra lhe garantia uma viagem com força marítima de Portugal até o Brasil, como recompensa, deixaria o caminho livre para os ingleses.

“Sem rei, o país perdia o rumo. Sem ele, estavam ameaçadas toda a atividade econômica, a sobrevivência das pessoas, o governo e a independência nacional.” p.20

Com a segunda opção a família real deixa Portugal com um povo em desespero para seguir seu novo destino. Vislumbramos um pouco da rainha louca e também de Carlota Joaquina. Não tão aprofundado, somente para um melhor tempo da obra.

“D. João precisava do apoio financeiro e político dessa elite rica em dinheiro, porém carente de prestígio e refinamento.” p.106

Com a chegada ao Brasil acompanhamos as loucuras da cabeça de D. João, a sua interação com os novos povos, suas formas de trabalho, seu lado medroso e seus temores, além de todas as possibilidades do mesmo em fazer do seu novo mundo, sua nova fonte de renda. Laurentino sempre coloca em destaque na narrativa as diferenças entre os séculos, o que faz o leitor pensar como seria se algo do tipo acontecesse em nossa era.

letambem_sobrelivros 17/06/2019

Trilogia - Parte I, O Brasil em 1808
Em “1808” Laurentino - jornalista e autor da trilogia “1808”, “1822” e “1889” - conta partes da história da mudança de D. João e da corte portuguesa para o Brasil, em razão da ameaça, posteriormente cumprida, de invasão de Portugal por Napoleão e seu exército.

O livro começa listando alguns acontecimentos que marcaram a época da fuga da família real para o Brasil em 1807 (a partida ocorreu em novembro de 1807, mas a chegada somente em janeiro de 1808) e explicando os motivos que levaram a corte a realizar a apressada fuga.

. ➡️(A cena da partida):

“Era uma cena impressionante, mas nem de longe lembrava os tempos heróicos, quando a esquadra de Vasco da Gama partiu do mesmo cais, singrando as águas do mesmo rio para navegar mares desconhecidos e descobrir terras distantes. Em 1807, o espírito de aventura dera lugar ao medo. A elite portuguesa fugia sem ao menos pensar em resistir aos invasores franceses”. Pag. 39.

Enquanto isso, o povo português se via abandonado:

. ➡️ “Abandonado a própria sorte, Portugal viveria os piores anos de sua história. Nos meses que se seguiram, contrariando o exemplo da família real, milhares de portugueses pegariam em armas para resistir à invasão francesa.” Pag. 44.
A seqüência apresenta a partida, a viagem, a chegada ao Brasil, o encontro dos dois mundos, os arranjos de D. João para acomodar a multidão que o seguiu vinda de Portugal para a colônia, as transformações que ocorrem no Brasil durante o período de permanência da corte, entre 1808 e 1821. E o retorno à Portugal.
Laurentino nos apresenta o contexto histórico, as causas e conseqüências da partida da corte portuguesa para o Brasil, e outros aspectos que precederam e sucederam este acontecimento tão determinante para a história dos dois países.
A escrita é muito tranquila, uma forma bem agradável de conhecer um pouco da história desse período. Minha edição é juvenil e ilustrada, editora: Planeta, editada da versão original.