Carmilla

Carmilla Sheridan Le Fanu

Resenhas - Carmilla

Marcos.Detanico 25/07/2023

?Somos uma para sempre?
A história é curta e bem conduzida, contada por uma Laura mais velha, que olha para o passado com o que diz ser terror. Porém, as palavras escolhidas mostram admiração e perpétua adoração por Carmilla.

O andar do livro é muito bom, mas o final deixa a desejar. Existe uma longa explicação de tudo no final que, como eu disse, a gente já sabia desde o começo, e o que tem de novidade poderia ser apresentado de muitas maneiras melhores. Assim como eu senti Carmilla poderia ser ainda mais aproveitada, ela é aquele tipo de personagem que a gente
quer mais e mais.

mkrvtkl 25/07/2023

Sentimentos contraditórios
Me envolvi com o enredo, mergulhei na narrativa e vivi a história intensamente para no final ficar decepcionada.
A história é interessante, bem desenvolvida e envolvente pra época. Levemente trabalhosa de entender pela barreira do tempo, mas fluída o suficiente para não cansar. De forma geral, um bom livro.
Mas, apesar das boas sensações lendo o desenvolvimento, o final jogado e a revelação mais que previsível foram decepcionantes. Reconheço o quão diferente e inovador foram para a época, mas como leitora atual, recebi como apenas mais um bom livro.

Manu368 16/04/2023

Carmilla apareceu como um livro clássico e ao longo da leitura se tornou uma história rápida de se ler e bem direta,com toques de sedução e mistério.

Clara 19/03/2023

Como não é mais conhecido?
Descobri esse livro por acaso enquanto olhava a estante de terror no sebo. Era um livrinho pequenino embalado perto de outros tão maiores. Eu curiosa peguei e procurei saber sobre o que se tratava. Foi assim que conheci Carmilla. Foi assim que conheci o livro que inspirou Drácula!!!!!

Esse livro é bem fora da curva quando se considera o período histórico em que foi escrito.
Além disso, ele fica em um lado um pouco mais humano dos vampiros, vemos as interações de uma vampira. Não é apenas um homem de meia idade escondido em um castelo abandonado que sai durante a noite para beber sangue. A vampira de karnstein é uma jovem considera extremamente bonita que vive com uma família, interagindo e se relacionando.

Esse livro traz um olhar um pouco diferente, embora não muito (ainda é o vampiro que conhecemos). Ele muda os papéis sociais e tira a mulher do lugar de dama indefesa e em perigo. Carmilla é o perigo.

Vale muito conhecer! Gostaria que fosse mais famoso, pois de fato foi um livro essencial pro terror que conhecemos hoje.

Justine.Nienow 14/03/2023

!
Merece muito mais reconhecimento do que tem. Por se tratar de um romance entre duas mulheres, a obra é pouco conhecida. Decidi ler quando vi que este título que inspirou "O Drácula", se você se interessa por literatura gótica, recomendo muito. É uma leitura fácil e rápida considerando a época em que foi escrita.

erosturn 05/03/2023

De 1000 a 10
Poderia ter sido um milhão de finais, mas logo esse?
O final me prendeu tanto atoa, a boiolagem explícita me cativava, o erendo me deleitava, mas então o fim pareceu apressado e sem a atenção que merecia, não me importaria de ler ele sendo com mil páginas se para isso fizerem um fim adequado.

hay anne 26/02/2023

Carmilla, Millarca, Micarlla...
Foi minha primeira leitura sobre vampiros e digo que valeu a pena!

Fique chocada quando descobri que Carmilla serviu de inspiração para tantas obras como, por exemplo, o próprio Drácula, já que foi escrita 25 anos antes desta e é pouco comentada.

A escrita me surpreendeu muito!
Não consegui parar de ler até terminar, me senti envolvida na trama desde o início e minha curiosidade foi incitada a cada capítulo.
Gostei muito do modo como a protagonista "conversa" com o leitor (já que a escrita é em 1? pessoa), me senti ainda mais imersa na história.
As cenas de terror são tão bem descritas que eu realmente senti medo na maioria delas! Consegui visualizá-las muito bem.
Achei o "romance" bem desnecessário, mesmo que fosse "justificável" no final.

O final não foi tão emocionante quanto esperava, mas concluiu bem a trama (por mais que deixasse algumas perguntas sem respostas) e teve um desfecho "satisfatório".

Por fim, recomendo a leitura, mas alerto sobre as cenas assustadoras.

The guy on the train 08/02/2023

CARMILLA
É interessante notar como nas primeiras narrativas com a temática vampira, a figura do vampiro quase se mesclava à figura do fantasma, falando de características e habilidades. A sensualidade de Carmilla é muito bem escrita e narrada e é possível fazer uma comparação entre o relacionamento que ela mantêm com a protagonista e a problemática do relacionamento tóxico. Não é apenas a mordida de Carmilla que enfraquece e mina a vitalidade da protagonista, mas sua manipulação, suas chantagens emocionais, sua forma de se comportar dentro do relacionamento, etc. Gostei bastante.

jules 30/01/2023

literatura gótica nunca decepciona!
Surpreendentemente bom!!! Passei a leitura me perguntando o porquê de nunca ter ouvido falar desse livro antes. A narrativa é fluída e a história não é muito longa o que torna a leitura bastante envolvente. Li em um dia só.

Íris 13/01/2023

Um clássico
Carmilla é um dos primeiros contos sobre vampiros, sendo publicado antes mesmo de Drácula. É sobre uma vampira gostosa que seduz e assassina jovens mulheres. Não julgo as vítimas que caíram em seus encantos.

Maria 12/01/2023

Muito bom. Recomendo. O clássico do clássico, escrito antes mesmo de Drácula, Carmilla é um livro muito envolvente.

Chantli 02/01/2023

"Você deve ficar comigo, me amando, até a morte; ou me odiar e mesmo assim ficar comigo, e me odiar através da morte e além. Não existe uma palavra como "indiferença" na minha natureza apática."

"Existem estados indolentes de espírito nos quais, quando não estamos dispostos nós mesmos a falar, a conversa dos outros é agradável aos nossos ouvidos desatentos."

Giulia.Goncalves 12/12/2022

Pioneiro
O livro em si é curto, pois foi originalmente publicado como conto e em geral não conseguiu me trazer grande suspense. A proposta é interessante mas não consegui evitar de comparar com Drácula a maior parte do tempo e isso deixou a gente experiência meio fraca. Apesar disso, acredito que todo amante de clássicos deveria ler por ter sido pioneiro nas histórias de vampiros e também pela naturalidade de tratamento de relações homoafetivas entre mulheres.