Berserk

Berserk Kentaro Miura

Resenhas - Berserk #01

Lis 19/10/2023

OBS: Puck é um companheiro muitíssimo fofo.
O mangá é bastante Sanguinolento e no primeiro momento não revela muitas coisas sobre o passado dos personagens, o que é diferente, porém gostei porque em simultâneo há uma dose de Sensibilidade no Guts e um certo alívio cômico. Estou Ansiosa para descobrir o que é a marca.
OclAvio.Santos 23/10/2023minha estante
Quando vc descobrir o que é a marca vai te abalar!

cristian_yuri 26/11/2023minha estante
Esse mangá é incrível

cristian_yuri 26/11/2023minha estante
Se está gostando de berserk, recomendo ler depois Dorohedoro

Lis 26/11/2023minha estante
Já li Dorohedoro por inteiro kkkk

Rafa 14/10/2023

Quase caí dura no chão, não sabia que seria tão pesada assim e que o protagonista seria da forma que ele é. Mas mesmo com essas questões eu amei, o traço, lá diálogos, as lutas são boas (por mais que sejam bem sangrentas e nojentas até), pretendo continuar
Ruan Morais 14/10/2023minha estante
É pesado mais é bom demais esse mangá e o anime também.

Rafa 14/10/2023minha estante
Vou vê se dou uma adiantada no mangá pra depois assistir o anime ?

Ruan Morais 14/10/2023minha estante
Você vai gostar.

OclAvio.Santos 23/10/2023minha estante
Continue e dê uma atenção a Guts, ele ensina muita coisa, a não desistir, a seguir em frente, a ser leal, etc...

MatheusMega 26/03/2024

ERRO TERRÍVEL...
Em não ter começado a ler antes!!! Achei espetacular, o Guts é bem sanguinário e violento, aparentemente diferente do elfo Puck que está ali "sem entender" as coisas e até o ajudou em uma batalha. Curti demais, 5/5 e estou ferrado, terei que ler o Vol002 para entender aquele final.
BrunoFF 26/03/2024minha estante
Uma obra-prima ?

DevilWhite 26/03/2024minha estante
Obra excelente!

MatheusMega 26/03/2024minha estante
Realmente, a obra é muito boa!!

Alex Barbosa 28/03/2024minha estante
Essa aí é uma leitura sem arrependimentos, RIP Miura Kentato! Arte espetacular e roteiro no mesmo nível! Ótima escolha de leitura!

Vênus_Alice 12/04/2023

Berserk
Esse foi mais intenso que o primeiro, eu simplesmente adoro as cenas de luta e fico incrédula com a quantidade de detalhes que tem nos traços desse anime.

O Guts aqui está mais frio e impiedoso, a ira é sempre presente e aqui vimos também o temor, essa eu não esperava, nesse momento e quando ele polpou a vida do elfo que eu vi ainda traços de humanidade nele.
J_Piexak 07/02/2024minha estante
Como assim "mais intenso que o primeiro". Esse não é o primeiro volume?

Dhullia0 23/02/2024minha estante
Me perguntei a mesma coisa, pie

anaclaraleitegomes 30/12/2023

Tristeza, depressão e guerra.
Com uma narrativa muito fluída, o mangá conta a história dos personagens principais: Gutts, Griff e Caska. Eles são um exército particular, mas com base em suas vitórias, eles tornam-se parte do exército de um rei.
São livros bem pesados que tem problemas com estupro, incesto, pedofilia e todas as outras nojeiras, aconselho não ler
Mas de certo modo, gosto muito de ler esses mangás de guerra, espero conseguir ler tudo.
ametista 01/01/2024minha estante
to c medo de ler esse mangá por causa de umas cenas q me falaram

anaclaraleitegomes 01/01/2024minha estante
Sim, tem estupro, pedofilia e todas as desgraças juntas

Luiz Ehlers 10/01/2010

O Tolkien do Oriente...
Eu venho acompanhando esta coleção, que já passou do 54 aqui no Brasil, com muito entusiasmo. BERSERK é uma história simplesmente brilhante.
É uma história horripilante, violenta e ao mesmo tempo cheia de lições e cenas emocionantes. Os traços dos desenhos são espetaculares. O autor, Kentaru Miura, não tem a mínima pressa com a história e os detalhes de cada parafuso de cada armadura são detalhados com perfeição.

À primeira vista, BERSERK pode parecer uma história boba e violenta, mas está enganado de cara quem tem esta impressão. Ela não é uma história para crianças, pois além da violência tem muito erotismo e até pornografia em alguns momentos, mas novamente eu ressalto que o autor usa todos estes elementos de uma forma que supera em alguns momentos o Professor Tolkien do Senhor dos Anéis, por isso eu defino ele como o Senhor dos Anéis do Oriente...

Não tem como dar nenhuma nota menor do que 5, mas a minha nota vai pelo conjunto da série que é ESPETACULAR...
anderson1991rs 17/06/2012minha estante
Concordo cara!
Berserk é muito foda!
E o tema da história é muito interessante. Vale a pena ler mesmo!

Jac 02/02/2024

Meio chato no começo, mas tenho vontade de continuar a ler, esperando mais desenvolvimento da história
nina.gennee 02/02/2024minha estante
vai fundooooooo, não vai se arrepender

duarte 03/02/2024

Onde é que eu tô
Não entendi foi nada desse começo. adorei o elfo, um fofo e odiei o prota tratando mal mh bichinhe.
JuliaCS 18/03/2024minha estante
Fica de boa que faz muito sentido não teres entendido nada :)
Acredito que o autor tenha escolhido iniciar pela fase mais sombria do protagonista para que com o desenrolar da história o leitor passe a compreender as razões para que Guts seja cruel até mesmo com uma criatura adorável como Puck.
Não que sua crueldade para com terceiros seja justificável, somente é passível de compreensão.
Espero que mantenha a leitura

Breno 30/12/2022

o manga começa de forma épica, mostrando como o protagonista é poderoso. são 3 capítulos incríveis que te deixam mais ansioso para o próximo volume
R F 30/12/2022minha estante
Esse aqui esquece! Tá falando da elite

vivi 30/01/2022

Demorei para começar a ler essa série incrível, fui ler após a morte do Miura. Sinceramente que obra!! Incrível,me cativou bastante neste primeiro volume.
Negi 30/01/2022minha estante
Jovem, o negócio só melhora... O desenvolvimento do Gutts é uma das coisas mais incríveis desse mangá ?

Diego Piu 28/04/2020

Voltei a consumir quadrinhos ano passado depois de uma longa temporada, mas o formato mangá nunca foi o meu forte (no sentido de quantidade). Fui convencido por um amigo a furar a fila de livros do meu interesse pra conferir esse. Resultado: gostei muito!
Og Chagas 07/05/2020minha estante
Caramba, Diego. Que bom que você gostou. Um spoiler: ele só melhora!

Anne 21/12/2023

Esse aqui é o guia hispiritual masculino?
Achei meio entediante no começo, mas provavelmente vale a pena aguentar
JuliaCS 18/03/2024minha estante
Vale sim! Compartilho da opinião que é meio entediante e parece mais uma história medíocre de violência gratuita, mas continua! Hahaha

Paulo 01/12/2021

Este é o primeiro volume de um clássico dos mangás japoneses. A introdução de um personagem que se tornou icônico. Aqui conhecemos o início da jornada de um mestre dos mangás, onde ele desfila glória e violência desmedida em um homem solitário e de poucas palavras que deseja apenas destruir demônios com o máximo de dano possível. Ler Berserk, por mais polêmicas que ele tenha e não são poucas, é obrigatório para qualquer fã de mangás japoneses. Seja pelo traço icônico de Miura, pela história bem desenvolvida, pelos personagens cativantes. E, na minha opinião, é um dos autores que mais ajudaram a difundir o gênero da dark fantasy pelo mundo. E a tornou tão popular.

Nesta edição temos três histórias que servem para nos apresentar o personagem. Guts está chegando a uma cidade onde ele vê alguns bêbados em uma taverna brincando de torturar um pequeno elfo. Depois de um pouco de briga de bar, Puck, o elfo, agradece a Guts por tê-lo salvo. Mas, o interesse do espadachim era atrair a atenção do homem que governa a cidade no lugar do prefeito. Um ser terrível que dizem devorar pessoas e vive no castelo de Koka. Mesmo sendo capturado, o espadachim aguarda a oportunidade ideal para enfrentar aquele a quem ele veio matar. Mas, ele não consegue se livrar do maldito elfo que insiste em segui-lo. Na segunda história, a estrada chuvosa pode revelar surpresas. E ao aceitar uma carona ao lado de um padre e uma doce menina, nosso personagem pode acabar colocando-os em risco. Um risco mortal trazido por ele mesmo.

Falar da arte do Miura é mencionar o poder de seus traços e o quanto ele é capaz de fornecer complexidade e detalhe às cenas. Mas, esse não é o Miura de algumas décadas à frente. Aqui acompanhamos os momentos iniciais da série e de quais caminhos o autor vai escolher para desenvolver sua arte. Nesse primeiro volume, já vemos um autor preocupado com as formas e as perspectivas, capaz de criar designs de personagem bastante diferentes do comum. Só que os cenários ainda são simples, embora vejamos que ele sai dos conceitos tipicamente japoneses de construção de mundo. Sua pegada é mais europeia na composição dos castelos e das construções. Miura é bastante econômico nas cenas e no emprego das linhas de ação. No primeiro caso isso é perceptível pelo emprego constante de quadros em branco focando mais em closes nos personagens, ou nos diálogos entre eles. No segundo caso, acho isso até interessante porque o abuso das linhas cinéticas cria uma sensação forçada demais nas lutas ou momentos mais tensos. O design de personagens do Miura me faz pensar nas inspirações do autor nesses momentos iniciais e a gente consegue ver as linhas de lendas como Buronson (de Hokuto no Ken) e Goseki Kojima (de Lobo Solitário). Claro que isso é algo mais inicial e daqui a algumas edições iremos acompanhar os caminhos escolhidos pelo Miura que o farão criar algo autêntico e só dele.

Este é um bom volume de apresentação. Miura precisava focar sua história mais na figura do Guts e em seu caráter sombrio e mortal. Mesmo o personagem sendo pouco eloquente, seus maneirismos e sentimentos ficam transparentes através do traço do autor. Não chega a ser um spoiler porque são mais deduções, mas acompanhamos um homem que quer ficar sozinho para proteger as outras pessoas. Guts criou uma redoma espinhosa ao seu redor que não deixa ninguém chegar perto. Se ele não desenvolve sentimentos por estas pessoas, não sentirá quando estas se forem. E por causa de seu estigma, ele atrai demônios a todo momento. Ao mesmo tempo em que ele deseja proteger as pessoas, é um personagem angustiado e devastado pela vida. Quando Puck tenta interagir com ele, Guts percebe as boas intenções do elfo, mas ele precisa mantê-lo afastado para sua própria proteção. Por isso, suas respostas acabam sendo rudes e grossas.

Estamos diante de um mundo decadente e corrompido. Demônios fazem parte do cotidiano das pessoas e possuem suas áreas de atuação. A injustiça é o padrão já que não há como deter os poderes sobrenaturais destes seres. Acaba que os homens sob o jugo destes demônios revelam o seu lado mais sombrio seja com a indiferença, a ganância ou a covardia. A crueldade está por toda a parte e Guts é um homem criado dentro deste mundo das trevas e da desesperança. Talvez a melhor imagem simbolizando este parágrafo seja o ataque dos demônios à carroça que dera carona ao espadachim. Pessoas que nada tinham a ver com a jornada do protagonista tiveram suas vidas marcadas para sempre como joguetes nas mãos dos deuses.

Berserk é um mangá pesado, onde o autor representa toda a desesperança do mundo na violência provocada pelo protagonista e pelos seus inimigos. Talvez o melhor cartão de visitas de Miura sejam as primeiras páginas do mangá quando Guts tem relações com uma mulher que se transforma em um demônio e gera uma luta mortal entre ambos. A tendência da violência de Berserk é só aumentar nos próximos volumes e fica sempre aquela pergunta se a violência é gratuita ou não. Se os abusos são gratuitos ou não. Ainda não posso oferecer uma resposta porque esse primeiro volume me fez pensar em alguns conceitos que o autor deixa de forma bastante sutil nas páginas. Pretendo maturar mais a ideia, mas fica sempre o meu conselho para que aqueles que não gostam desse tipo de conteúdo ou que possuem algum gatilho ligado a isso, não leiam Berserk. Existe toda uma infinidade de outras possibilidades nas prateleiras se isso te incomoda. E olhe que o mangá é incômodo até para quem curte um pouco de violência.

Como volume de partida, é uma boa edição apresentando de forma eficiente o seu protagonista e o mundo em que ele vive. Ainda está longe de ser aquele mangá inacreditável que veremos daqui a algumas dezenas de edições, mas Miura mostra que não está para brincadeira. É um mundo cruel e difícil e somente um homem endurecido como Guts pode ser capaz de enfrentar os desafios que ele lhe apresenta. A introdução de Puck como um contraponto ao protagonista pode revelar uma dinâmica interessante que veremos ser mais desenvolvida futuramente. As histórias, por enquanto, são bem fechadas em si, salvo a última que é em duas partes e tem sua segunda parte no próximo volume.

site: www.ficcoeshumanas.com.br
Edu 01/12/2021minha estante
li até o volume 7, a história é ótima, não sei quando vou continuar

JAlia.Moura 24/04/2024

Sinceramente se eu já não tivesse um spoiler do que vai acontecer mais pra frente na história teria abandonado ela aqui. A história não é ruim mas o começo é simples de mais e faz a gente pensar q a história vai ser rasa.

Vou continuar lendo para ver se é tudo isso que falam.