Jardim de Inverno

Jardim de Inverno Kristin Hannah

Resenhas - Jardim de Inverno

Mary's 08/04/2021

Uma história sensível, tocante e linda. Apesar das barbáries que vemos durante a guerra entre a União Soviética e a Alemanha, conhecemos a história de Vera, uma garota que está descobrindo o amor e também como a vida em tempo de guerra é difícil.

Nadir 08/04/2021

Data de início e fim
Comecei esse livro dia 15/03/2021 e terminei dia 05/04/2021. Não gostei muito do começo, mas do meio pro final ficou muito bom. Leitura aprovada, gostei muito.

Cah. 06/04/2021

Sem palavras ...
No início do livro você sente raiva da Anya pela forma como ela trata as filhas, sua frieza ... Mas quando vai descobrindo seu passado, só sente compaixão por ela. Quantas perdas ela teve que aguentar, guerra, fome, inverno rigoroso ... E o final do livro me deixou emocionada quando ela e suas filhas descobrem algo que vai mudar pra sempre a vida delas.

Suzi 04/04/2021

Sensacional
Eu sempre quis ler esse livro e adiei por anos, porque sempre soube que ia ser muito marcante, e não é surpresa nenhuma estar chorando nesse momento, mas apesar de todas as tragédias, o final conseguiu ser muito caloroso e me deixou com o coração quentinho.
Amei

Rafa Morandi 03/04/2021

Esse é o segundo livro Kristin Hannah que leio e que me deixa sem palavras. Os dois são histórias contadas durante o período de guerra e cada página te prende ainda mais na narrativa.

Karol 01/04/2021

Razoável
Maçante demais! A história só foi ficar boa, quando chegou em 89% de leitura.

Pensei em desistir várias vezes, mas finalmente cheguei no final do livro. Para mim não passou de razoável!

Gabrielle 31/03/2021

Um livro que só vai melhorando a cada página.
Jardim de inverno começa sem grandes pretensões, chegando a ser monótono até a metade.
Mas daí em diante a história te faz ficar envolvido de uma forma que é quase impossível largar o livro.
O livro entra no seu ponto alto e avança melhorando ainda mais.

Achei surpreendente.

Pra quem gostou desse livro recomendo "A guerra não tem rosto de mulher" que conta a história real de mulheres russas durante a segunda guerra mundial.

Sarah.Lessa 30/03/2021

Quem vê cara, não vê história, nem coração!!!
Essa história precisava ser contada, mesmo sabendo que milhares de pessoas passaram por esses 'regimes', ditadores que só trocavam o nome.
Muita gente perturbada, com muito poder para destruir a vida de milhares de pessoas.
A historia humana, se vista de perto, é na sua maioria sofrida, dolorosa.
Apesar de tudo, a surpresa do livro ? dá uma aquecida no ?.
E eu fico como? ????????
#destruida

Rafa Gomide 28/03/2021

Meu Deus... O que dizer desse meu primeiro contato com Kristin Hannah?

A autora consegue descrever com extrema maestria personagens complexos, que carregam dores inimagináveis. Para isso, o início do livro é um pouco lento, porém necessário.

Conforme a Anya avança no conto de fadas e a história das filhas vai se abrindo, somos apresentados a dor extrema gerada pela segunda guerra e que, de um forma indireta, foi repassada para a próxima geração. Vemos a dor que as filhas sentem pela frieza da mãe e como isso as transformou em quem são. Vemos também como é importante pras meninas conhecerem a história da família para finalmente encontrar seu lugar no mundo.

Depois de todas reflexões, a autora ainda nos presenteia com um final incrível, para enxer o coração de alívio.

Uma história incrível sobre guerra, família, amor, perdão e recomeço. Super recomendo.

Maria Martini 28/03/2021

Valeu a pena e e
Comecei a ler por sugestão de um clube do livro, no meio do percurso não estava mais tão interessante e o abandonei por um tempo. No terço final o livro fica mais interessante e ocorrem diversas revelações, valeu a pena retomar essa leitura.

Karol Garnier 27/03/2021

Um livro sobre familia
Uma mãe que sempre rejeitou as filhas e duas filhas que nao atendem essa rejeição, mas que por causa de uma promessa feita ao pai, vão fazer o possivel para se aproximar da mãe.

Ninguém sabe sobre o passado da mãe, exceto que ela é russa... mas através de um conto de fadas contado pela mãe elas vão descobrir mais que a história da mãe.

Esse livro é uma grata surpresa. Fala de reconciliação familiar, fala de perdão, fala de seguir em frente.

Eu chorei tanto com o final que nem sei explicar. Se você está lendo essa resenha com dúvidas sobre o livro, confia. Leia. É mto bom!

MIRANDA 27/03/2021

O centro familiar de uma família sempre pertencerá ao poder materno.
Não tem outra palavra para definir este livro = MÃE .

Dani 25/03/2021

Dolorido
Um livro que nos traz relatos duros de uma guerra onde muitos.nao consegui sobreviver ao inverno e ao racionamento de comida. Uma guerra onde quem sofre é a população.
Anya relata sua história de dor e sofrimento durante a guerra na Rússia às suas filhas em forma de conto de fadas. Assim seu coração fechado por todas essas dores tenta passar adiante o sofrimento e a ajuda a se reconectar com a família.

Carol 17/03/2021

Leiam esse livro!!!!
A essa altura, eu descobri duas coisas: a primeira é que eu não consigo definir qual dos livros da Kristin é meu favorito, e a segunda é que não sou capaz de ler uma obra dela sem chorar ou ficar paralisada com as reflexões tão profundas que ela traz.
Ela consegue nos fazer sentir na pele dos seus personagens, absorver cada uma de suas dores como se fossem nossas, sonhar seus sonhos, chorar suas perdas e alegrias, sentir o vazio e o peso de suas decisões.

Em Jardim de Inverno, a discussão substancial é sobre amor e, principalmente, perdão, não só aquele que devemos aos outros, mas a nós mesmos. Desse modo, mergulhamos na história de três grandes mulheres afetadas pelas coisas ditas e, sobretudo, as não ditas.

É perceptível em todas as suas obras características que se repetem e são sua marca: o enredo crescente, com uma fase inicial mais lenta para aprofundar cada personagem; o cenário que se funde ao âmago da história (não é um cenário meramente decorativo, mas tem uma função na narrativa); as reviravoltas bem intrincadas e amarradas; a forte presença feminina e de temas concernentes à maternidade, escolhas inerentes ao ser mulher e auto realização; e claro, os personagens muito bem construídos, um dos seus pontos mais fortes.

Tive momentos de amar e odiar as personagens centrais, não pela forma que foram construídas (que pra mim sempre é perfeita nas obras da Kristin), mas pelas atitudes que elas tomavam; no entanto, no fim, o que ficou foi aquela compreensão humana que surge quando enxergamos a história toda e não só fatos isolados.

Esse livro me prendeu do começo ao fim, com um desfecho surpreendente, que eu jamais imaginaria. Li algumas resenhas de pessoas falando sobre o começo lento na narrativa como um empecilho para aproveitar bem a obra. Comigo é o oposto: adoro esse começo lento em todos os livros da autora, não menos em Jardim de Inverno, porque o vejo como um artifício para fazer o leitor mergulhar completamente na pele de cada personagem, e assim possa viver as experiências trazidas na leitura como se fossem suas. Para mim, é uma grande qualidade em um livro, desde que leve ao crescimento da trama.

Por fim, eu gostaria de dar um milhão de estrelas para esse livro, pela grandiosidade de sua temática, de seus personagens e pela genialidade da autora em construir uma história tão cheia de sentido, que chega a ser transcendental.

Valquiria16 17/03/2021

Quase desisti no primeiro capítulo, mas ainda bem que persisti. Uma estória dentro de outra, contada como um conto de fadas, sobre uma mulher incrivelmente forte, corajosa e amorosa.
Mesmo depois de perder tudo na guerra Anya ainda encontra forças e um novo amor, tenta desesperadamente não amar as filhas, o que impossível. Amei, amei, amei......