Jardim de Inverno

Jardim de Inverno Kristin Hannah

Resenhas - Jardim de Inverno

Marci 05/05/2013

Eu sei que agora que eu li esse livro, nunca mais vou ver o inverno da mesma maneira.
E eu amo o inverno.
Kristin Hannah escreveu uma historia comovente, intimidante, extremamente triste e ao mesmo tempo cheia de amor. Eu nunca li nada igual. E não era nada do que eu estava esperando ou antecipando quando comprei o livro.
O inicio é meio lento, embora seja necessário para você entrar na pele das três protagonistas e conseguir entender e sentir como os personagens se sentiram.
A maneira como o conto de fadas se transforma em vida real é lenta, quando imperceptível, e então em um momento você percebe que aquilo é muito mais do que parece ser. Você se apaixona pelos personagens, principalmente pela força com que eles lidam com todos os problemas que se dão devido a segunda guerra. A escritora não diminui a situação em que as pessoas naquela época na Russia se encontravam, o que tornava o livro e as personagens mais reais ainda. E mesmo sabendo que eles eram fictícios, eu pensava o tempo todo "isso realmente pode e deve ter acontecido com alguém".
Embora a primeira impressão do livro esteja com alguns erros, a força com que tudo é contato não deixa você perde a linha da leitura, e essa flui de maneira maravilhosa. Este definitivamente foi um dos melhores livros que eu já li e eu super indico.
Cinai Machado 10/05/2013minha estante
Adorei o que vc disse a respeito desse livrinho!! Já estou com ele aqui, vou pegá-lo rápido, valeu!!
Abç ae

Bruna Brum 27/06/2013minha estante
Adorei sua resenha Marci
E foi exatamente isso que eu pensei o tempo todo: " Isso realmente pode e deve ter acontecido com alguém.".

Incrível!

Bea 09/08/2013minha estante
Terminei de lê-lo a poucos minutos e o que você escreveu é exatamente o que estou sentindo...
Realmente um dos melhores livros que li também!!!

ar7140@gmail.co 13/12/2013minha estante
Marci concordo com voce quando diz que o começo é meio lento, pensei que tinha sido a única a achar isto. Eu estava quase desistindo da leitura, pois estava achando a leitura cansativa sem novidades. Mas o fechamento do livro é maravilhoso, emocionante, marcante e meus invernos nunca mais serão os mesmo também. O tipo de livro que fica na memória para a via toda

Amandaa 21/02/2014minha estante
Fiquei com depressão pós-livro a história é tão boa, tão comovente que fiquei pensando nos personagens ... e olha que na hora de comprar estava na dúvida e uma pessoa me viu com ele na mão e falou olha esse é muito bom, arrisquei o palpite e não me arrependi

Marcia 26/04/2014minha estante
Eu amei este livro, comecei a ler sem muita pretensão, eu queria ler uma história nova de um livro que eu não conhecia e tinha ganhado da minha irmã de Natal, confesso que fiquei muito surpresa, personagens fortes e marcantes, um enredo maravilhoso que te prende, as lembranças de Vera na Guerra , suas dores, todas as suas lutas por várias vezes fiquei tentando me imaginar naquela situação, tão difícil ! e o final foi tão lindo!! Gostei muito mesmo , vale muito a pena ler este livro é lindo!

Julia 22/05/2014minha estante
Esse livro entrou para um dos meus preferidos!!
Como você disse nunca poderia ter antecipado uma história dessa!! Um livro que vale a pena!!!

Ana Laura 11/08/2014minha estante
PER.FEI.TO!

Hellen 22/08/2014minha estante
LINDO

Luh 01/11/2014minha estante
Essa autora consegue me arrebatar com suas histórias comoventes e sempre escritas de forma brilhante! Totalmente amei!

giosg 06/12/2014minha estante
achei esse livro lindissimo!

Carla Cristina 12/02/2015minha estante
Adorei sua resenha. Passou muito do que eu senti.
Eu comecei a ler achando que iria encontrar algo totalmente diferente do que eu li. Não achei o livro paradinho... achei que cada personagem teve sua trama muito bem desenvolvida. Amei este livro e já coloquei ele como um dos meus preferidos!

Aline 18/02/2015minha estante
Este livro simplesmente fez a diferença na minha vida!! ele me fascinou de um jeito, justamente por você acabar pensando, alguém ou muitos passaram por isso naquela época, pesquisei mais a fundo e as chances aumentaram o que só me fez gostar ainda mais desse livro o tão rico em detalhes reais da situação porém com personagens fictícios.
Um dos melhores que já li com certeza!!!

Alle Fay 21/02/2015minha estante
Terminei de ler há pouco e estou completamente sem palavras. As lágrimas respondem por mim.

Olivia 25/09/2015minha estante
Muito boa a resenha! Livros sobre Leningrado me deixam desorientada tamanho o sofrimento que milhares de pessoas sentiram. E estou com uma Ressaca literária enorme e com o coração apertado. Mas valeu cada minuto e cada página!

FabiBraga 28/03/2016minha estante
Concordo totalmente com você! Leitura maravilhosa, forte, fazia tempo que não lia um livro tão lindo!!

FabiBraga 28/03/2016minha estante

Claudia 28/03/2016minha estante
Flor, gostaria de usar seu comentário em um texto que estou escrevendo.
Você conseguiu captar a essência e a transformar em palavras...
Posso fazer isso?

Roseana 29/05/2017minha estante
Esta agora na minha lista de livros preferidos e dos meus livros mais lindos que já li.

Naty 24/07/2017minha estante
Lindo, emocionante, livro perfeito, daqueles que não dá pra largar enquanto não chegamos ao fim.
Uns dos melhores livros que li, e o que eu mais chorei.

Rose_Asano 13/09/2017minha estante
Você consegui descrever exatamente o que eu senti lendo livro... O livro é surpreendente, envolvente.... maravilhoso.

Roberta.DAvila 22/05/2019minha estante
O livro mais lindo/triste que li até hoje.

VERA 21/03/2020minha estante
Estou super afim de ler, mas estou com medo que seja monótono. Pedi uma amostra no Kindle e vou ver.

Carla.Elisandra 20/04/2020minha estante
Esse app é para ler os livros online ou não?

Fernanda.Schatzman 14/07/2020minha estante
Estou no começo do livro, mais está bem lento esse começo
espero não desanimar

Ana Lucia F. Silva 13/08/2021minha estante
Eu gostei do livro como um todo, mas não tem inverno, guerra ou sofrimento que, na minha opinião, justifique o comportamento da mãe com as filhas. E o final gostei bastante.

Eli 23/01/2023minha estante
Que livro sensacional!

V.Benicio 16/03/2023minha estante
Ele é maravilhoso

Saleitura 14/10/2013

No Prólogo a autora uma passagem na infância de Meredith e Nina que nos apresenta os 5 principais personagens nos colocando dentro dessa linda história desde o primeiro capítulo.
Um pai muito amoroso e uma mãe totalmente indiferente, foi assim que Meredith e Nina cresceram e vivem até hoje. Da mãe, a única coisa boa que guardam são os contos de fada que ela contava, mas até isso tirou delas. Porém quando o pai está para morrer, pede que ela conte a história toda, e faz Nina prometer que fará a mãe fazer isso, pois só assim poderiam entendê-la. E você que estava envolvido com os personagens e a história, se envolverá ainda mais nessa história que não vai querer parar de ler e se emocionar muito.
Ah prepare-se para um final daqueles que vai lhe deixar pensando por algum tempo. A história nos dá uma enorme lição de vida e não podemos perder essa oportunidade.

"— Você ficaria surpresa com o que o coração humano pode suportar."

A capa é linda e tem tudo a ver com a história, o que vemos pouco hoje em dia. Personagens fortes, bem construídos, e uma forma de contar uma história do jeitinho que gosto, que me envolve desde o início, que me faz querer mais e mais. Daquelas histórias que você se envolve desde a primeira frase, nada de repetições ou enrolações e eu adoro histórias assim. E haja emoções!!

Pessoalmente tenho sentido dificuldade em resenhar livros onde a sinopse já diz tudo, até mesmo algumas surpresas. Tento escrever guardando algumas coisas para que o leitor as descubra e se surpreenda.
Espero que gostem, se emocionem e tirem lições tanto quanto eu.

Boa leitura!

Resenhado por Luci Cardinelli

site: http://saletadeleitura.blogspot.com.br/2013/10/resenha-do-livro-jardim-de-inverno-de.html
Maristela 08/12/2013minha estante
Sempre quis ler esse livro e espero ter a oportunidade de fazê-lo. Acho a história interessante sem contar que a capa é linda demais.

Pandora 08/12/2013minha estante
Esse é um livro que a principio não me chamou atenção, mas depois de ler as resenhas nos blogs fiquei com muita vontade de ler... Quem sabe não ganho ele néh?!?!

Cinthia 08/12/2013minha estante
"? Você ficaria surpresa com o que o coração humano pode suportar." Muito profunda a declaração, e acredito que esse livro é assim, profundo e lindo, daqueles que mexem com aquele que o lê.

Rayme 09/12/2013minha estante
Tem sinopses que contam até mais do que deveria né? hahahaa
esse livro parece ser ótimo! a história parece ser incrível e bem marcante.
impossível não ler algo sobre ele e não querer ler!

Fernanda @condutaliteraria 09/12/2013minha estante
A capa é linda mesmo!
Adoro histórias envolventes e marcantes e esse livro parece ser assim.
Com certeza está na minha lista de desejados.

Cris 09/12/2013minha estante
É chato quando a sinopse revela mais do que deveria. Mas este livro parece ser bem emocionante. A capa é linda mesmo.

Thicy 13/12/2013minha estante
Na primeira vez que eu vi o livro, o que mais chamou minha atenção foi a capa. Porém as resenhas que li só aumentaram a minha vontade de lê-lo!!

Gladys 26/12/2013minha estante
Essa trama parece bem emocionante.
Pretendo lê-la em breve!

Tânia Regina 27/12/2013minha estante
Me parece uma história e tanto. Parece algo de época, meio romance antigo. Também adoro surpresas nos livros que eu leio. Valeu \0/

Roseli 02/01/2016minha estante
Adorei, foi um livro que mexeu muito comigo, acho que daria um ótimo filme.

Ju 21/06/2013

Jardim de Inverno
Minha história com Jardim de Inverno foi bem complicada. No início eu estava odiando. Mesmo. Acho que não é uma experiência comum, porque a nota dele no skoob está muito boa. Mas, se eu tivesse o hábito de abandonar livros, com certeza teria feito isso. E, bem, agora fico grata por não ter esse costume. Porque eu me apaixonei pela segunda metade do livro.

No início da história, conhecemos Evan e Anya Whitson, um casal que vive em Washington em uma espécie de "castelo russo". É que a casa deles lembra muito esse tipo de construção, já que Anya é russa e, aparentemente, convenceu o marido a lhe permitir ter um pedaço de casa sempre consigo. O casal tem duas filhas: Meredith, a mais velha e que seguiu os passos do pai até mesmo na constituição de sua família - é casada com Jeff e tem duas filhas, Jillian e Maddy -; e Nina, que tem uma vida bem diferente.

Ela é uma fotógrafa muito famosa, que já viajou por grande parte do mundo para captar momentos que mostrem a todos até onde a maldade humana pode chegar, seja em relação a outros seres humanos, seja em relação aos animais. Nina namora Danny há vários anos, mas eles só se encontram eventualmente, quando os dois conseguem um tempo disponível.

"Como ela, tinha olhos velhos. Era uma consequência da profissão. Tinham visto coisas terríveis demais. Mas fora isso que os aproximara. O que tinham em comum. O desejo de ver tudo, de conhecer tudo, não importava qual terrível fosse."

Quando o pai de Nina fica doente, ela precisa voltar para casa e fazer o que considera quase impossível: descobrir um modo de amar sua mãe e de sentir-se amada por ela. Mas uma promessa feita ao pai lhe dá forças, e seu faro investigativo faz o restante. Sabe que realmente precisa ouvir um "conto de fadas" que a mãe começou a contar quando ela e a irmã eram crianças. Precisa saber o fim da história, e prestar atenção de verdade no começo também.

"- Perder o amor é algo terrível - Mamãe disse suavemente -, mas virar as costas para ele é insuportável. Você vai passar o resto da vida repassando isso na sua cabeça? Imaginando se se afastou cedo demais ou com facilidade demais? Ou se vai algum dia amar alguém novamente com tanta profundidade?"

Foi exatamente essa história que chamou minha atenção e que me prendeu ao livro depois de muito tempo sofrendo com a leitura. Quando Anya toma a decisão de contar o "conto de fadas", a narrativa cresce muito. Vemos cada uma dessas mulheres se redescobrindo, crescendo, mudando. Vemos as três se tornando uma família. A história é mega emocionante e tocante, e não tem como não se entregar a ela.

"Como era possível que sua vida inteira fosse destilada nessa verdade tão simples? As palavras importam. Sua vida fora definida por coisas ditas e não ditas."

Não quero contar muito para vocês (na verdade a sinopse já conta demais), mas preciso comentar que a Segunda Guerra está presente em grande parte das páginas, e que muitas coisas que lemos são de partir o coração. É inacreditável o horror que a guerra pode proporcionar. Dói só de imaginar, não consigo ter noção de como é viver numa época dessas, em que tudo é tirado de você, inclusive grande parte de sua humanidade.

"- Você ficaria surpresa com o que o coração humano pode suportar."

Mas, no fim, o livro tem uma mensagem de esperança. Não tem como terminar a leitura sem ter repensado a própria vida. E, agora, é impressionante como acredito mais na minha força e capacidade. Tenho até tomado decisões importantes que foram adiadas por bastante tempo. Obrigada, Kristin.

"- Nós, mulheres, fazemos escolhas por outros, não por nós mesmas, e, quando somos mães, nós... suportamos o que for preciso por nossas crianças. Você vai protegê-las. Isso vai doer em você; isso vai doer nelas. Seu trabalho é esconder que seu coração está se partindo e fazer o que elas precisam que você faça."

Postada originalmente em: http://entrepalcoselivros.blogspot.com.br/2013/06/resenha-jardim-de-inverno.html
Adriane Rod 23/06/2013minha estante
Adorei saber que em algumas partes a Segunda Guerra Mundial aparece, adoro histórias que envolvam as guerras.

Eu já queria muito ler o livro, agora eu quero ainda mais.

;)

Duh 25/06/2013minha estante
Gostei da história em si, o fato de haver um segredo a ser revelado e este segredo unir mãe e filhas, parece realmente ser uma história emocionante. Só algo me incomodou um pouco, os quotes, nada contra, até gosto, mas quando estes aparecem muitas vezes no meio do texto, atrapalha um pouco o ritmo de leitura... Contudo, gostei da resenha, você passou o necessário sem revelar muita coisa. XD

Lua 26/06/2013minha estante
O titulo e a capa, remetem exatamente o tema do livro. Também achei que a sinopse revela demais (pois já tenho uma ideia do que se trata esse segredo), porém, se não estivesse assim, eu não ficaria me corroendo de vontade para lê-lo. Amo livros assim, cheios de emoção de superação de história.

Ótima resenha, Beijos!

Juh 26/06/2013minha estante
Nossa Ju amei a resenha. Desde que esse livro foi lançado que estou com vontade de ler ele. Nossa ela parece transmitir uma realidade muito dura e cruel e ao mesmo tempo nos levar a refletir e a acreditar mais em nós mesmo. Amo livros que me fazem repensar na vida. E o book trailler? Simplesmente amei!! Repassa realmente a emoção do livro. !!

Wal @fantasiandopaginas 28/06/2013minha estante
Sua resenha me convenceu a pular uns livros e o ler antes, achava que era so um romance e fico feliz em saber que tem muito mais no livro.

Thaís 01/07/2013minha estante
Oi Ju!!!
Realmente sua resenha me deixou espantada, pois nunca tinha olhado para o livro dessa forma, (até pq a capa não retrata muito esses sofrimentos) Adorei saber que o livro te prendeu, mesmo que não tenha sido desde o inicio, acho que isso é muito importante, pois conseguimos nos prender mais a história assim! Bjinho

Manuella_3 01/07/2013minha estante
Ju, minha linda! Amei sua resenha, sua visão das personagens e, graças, não abandonou o livro e veio nos contar.
Eu tb sou resistente a livros que não me conquistem logo. Não tenho peninha e abandono mesmo, haha! Mas quando leio resenhas e comentários que convençam a continuar q a surpresa é boa, ah... então eu vou em frente.
O q mais gostei nesse livro foi esse conflito familiar. As relações mais conturbadas me atraem, pq gosto de analisar as personagens e suas atitudes, sem julgá-las, mas procurando ver como elas se sentem.
A referência à grande guerra tb me seduz, gosto da época e dessas lembranças dolorosas, rsrs, acho que fazem as personagens crescerem.
Quero muito, muito esse livro!

Ana Lopes 04/07/2013minha estante
Eu li esse livro e simplesmente me apaixonei por ele, terminei a leitura despencando em lágrimas , e por isso vai ficar marcado na minha vida :)

Thay Ribeiro 06/07/2013minha estante
A capa é linda demais!!!Gostei muito da resenha! Principalmente dos quotes que você colocou, eles são lindos!Fiquei bem curiosa para ver essa família se reconstruindo!

Moon 08/03/2014minha estante
Eu também achei o inicio fraquinho, mas o meio e o desfecho da história me surpreenderam. Tocante e emocionante que, como você disse nos faz repensar a nossa vida.

Ed.Costa 22/01/2023

Final emocionante!
Se você conseguir passar da metade do livro, siga porque valerá à pena!
O livro narra história de recomeços e reencontros.
Meredith, Nina e Anya? filhas e mãe que se reaproximam após a morte do pai. O luto para elas servirá como um reencontro entre mãe e filhas.
Quando Anya começa a contar a história de sua vida, desconhecida até então de suas filhas, é que o livro começa a ficar bom! A história dela é emocionante! Narra sua vida na Rússia durante a segunda guerra mundial. O final é emocionante!
As quatro estrelas deve-se à parte inicial do livro que é chata? arrastada.
Mas, se vc chegar à história de Anya se emocionará com certeza.
Iane 21/09/2023minha estante
Estou lendo! O início não está me prendendo, espero uma reviravolta

Ed.Costa 25/09/2023minha estante
Realmente, o início é complicado. Mas, ele melhora! O final é ótimo!

Iane 26/09/2023minha estante
Mana muito bom e triste! Terminei ontem a noite. Até 60% não é muito bom, pensei em até mesmo desistir, quando vi resenha sobre o livro, logo na página principal, então resolvi continuar.

Iane 26/09/2023minha estante
*sua resenha

Ed.Costa 27/09/2023minha estante
E tinha tudo para ser bom por completo, né? Se fosse focado na história da mãe? ?

Iane 02/10/2023minha estante
Sim, agora estou lendo outro livro da autora, muito bom, Os quatro ventos. Adoro esse gênero.

Angelica Brezel 18/08/2013

Lindo e envolvente!
*** GANHE UM KIT DO LIVRO aqui :D

História linda, forte e tocante! Acredito que essa frase define bem o que se esperar do livro Jardim de Inverno, de Kristin Hannah, publicado pela editora Novo Conceito.

A beleza da obra já começa pela capa, que é linda demais!

E, se você teme livros que contenham mais de 400 páginas, não precisa ter medo deste. Pois, a leitura é tão envolvente que você a termina rapidamente! Eu li o livro em apenas três noites... lendo somente antes de dormir.

Jardim de Inverno é o tipo de livro que mistura fatos reais (fatos históricos, como a batalha em Leningrado, na Rússia, durante a Segunda Guerra Mundial) com ficção. Além disso, contém romance, drama e até mesmo mistério. Pois, os personagens guardam diversos segredos que passam a ser revelados, aos poucos, no decorrer das páginas.

A história gira em torno de três mulheres, uma mãe com mais de 80 anos e suas duas filhas.

A mãe se chama Anya e as suas filhas não conseguem, por mais que tentem, ter uma relação de carinho e intimidade com ela. Pois, Anya manteve-se distante emocionalmente das filhas a vida inteira.
Apesar de terem morado por muitos anos sob o mesmo teto, a mãe sempre as tratou com frieza e indiferença.
Quem sempre conseguiu fazer com que a convivência entre elas não se tornasse algo completamente insuportável e extremamente doloroso, era o pai das meninas, que sempre foi um pai carinhoso e um marido dedicado.
No entanto, o pai adoece, e faz às filhas um último pedido: que elas tentem compreender a mãe e que se esforcem para conhecê-la melhor. Pede a elas para fazerem de tudo para manter a família unida, já que ele que sempre foi o "pilar" da casa, não estará mais junto delas.
O pai teme que, com a sua morte, a família se desintegre de vez, tornando Anya ainda mais solitária e fechada em seu próprio mundo, isolada das filhas.

Mas se aproximar de Anya não será uma tarefa nada fácil para as filhas. Elas terão que se esforçar muito para a mãe deixar o gelo de lado e abrir o seu coração.

Quando as filhas eram crianças, o pouco contato que elas tinham com a mãe, era no horário de ir dormir. Pois, era o momento em que Anya sentava-se no escuro no quarto das meninas e narrava fantásticos contos de fadas a elas.

E, mesmo depois de tantos anos, é através dos contos de fadas que as filhas voltam a ter um canal de comunicação com a mãe. Sendo que, conforme a idosa vai narrando as histórias, elas vão notando que fantasia e realidade estão se misturando e que, talvez, consigam utilizar dessa "ferramenta" para se aprofundar e conhecer o passado da mãe.

E é assim que passamos a mergulhar no universo de Anya...

Além dessa história entre a mãe e as filhas, há também a relação delas com seus maridos/namorados/filhos, tornando a trama interessante, real e bem desenvolvida.

Achei o livro muito bem escrito e a narrativa da autora gostosa demais!
O início é meio parado, mas necessário para podermos conhecer com maior profundidade as personagens.

A única coisa que não gostei foi do final. Achei muito forçado!
E alguns acontecimentos no decorrer da história também não me convenceram... Mas, como um todo, achei o livro muito bom e emocionante!

Apesar de não ter me feito derrubar nenhuma lágrima... as mais sensíveis que se preparem. Pois, vão precisar de vários lenços de papel! Hihihi

Enfim... Jardim de Inverno é um livro que indico sem restrições!
Bom demais! :D

site: http://pensamentotangencial.blogspot.com
Gisele 20/08/2013minha estante
Adorei a resenha, fiquei com muita vontade de ler, apesar do comentário sobre o final forçado... :)

angel31 21/08/2013minha estante
Espero ler logo!

ester 23/08/2013minha estante
nossa, esse livro parece ser muito interessante. Gosto de livros que misturam fatos reais com ficção. parabéns pela resenha.

Camila B. Monteiro 24/08/2013minha estante
Sabe que eu senti a mesma coisa quando peguei o livro A MENINA QUE ROUBAVA LIVROS - Essa magia e delicadeza, daí acabei me decepcionando e larguei a leitura, mas agora estou voltando...

Gostei desse cenário que vc mostrou e a forma como mostrou. Bem sou fã das suas resenhas e meio que me apaixonei por esse livro!

Tô querendo agora! hehehe

Beijos!

Jada171 17/09/2013minha estante
Resenha bem escrita, abordando pontos importantes do livro, facilitando o entendimento dos leitores e despertando o interesse.

Bella 02/09/2022

Adorei!
Acabei de terminar e se você busca um livro com temática de guerra, drama e a tematica sobre mulheres/mães, este é o certo! ?

Não sei quem foi a personagem mais F0da do livro, mas posso dizer que cada mulher incrível nele ?

Recomendo ??

E PREPAREM OS LENÇOS ?

Instagram: @leitura_da_bella ?
Mari Cafezeira 02/09/2022minha estante
Minha irmã também leu esse livro e amou! Chorou horrores aqui em casa kkkk ainda preciso lê-lo.

Bella 02/09/2022minha estante
Mari leia-o! Foi ótima a experiência ????

Duda 02/09/2022minha estante
Esse livro parece ser bem interessante, vou colocar na minha lista

Bella 02/09/2022minha estante
Boa Duda PFV ??

Brunna 30/03/2022

Uma surpresa...
Quando comecei a ler esse livro não imaginava q ia ficar tão cativada com essa história, confesso q até uns 20% do livro ele tava meio qlqr coisa, ainda não tinha me prendido nele, mas depois q a mãe começa a contar a história dela, MDS!!! Foi uma montanha russa de emoções!!!

E falando em russa, o livro tem várias referências da Cultura russa, uma coisa q eu amo MT (MT obg Joana ???) e não imaginava q esse livro ia trazer essa temática.

Agora oq me deixou com o coração na mão (e chorando igual criança triste) foi o relato da 2° guerra, como ela sofreu durante a invasão em Leningrado (atual São Petersbugo), eu sei q é só um livro, mas msm assim a guerra não deixa de ser menos pior por causa disso, TD oq foi perdido, e TD oq ela passou, é triste demais ?

Mas oq fechou com chave de ouro foi o final, não vi chegando e me atingiu de uma forma q ainda não superei.
joana 31/03/2022minha estante
Meu nome ali ???

Brunna 31/03/2022minha estante
Influenciadora q chama né

manias_de_leitora 13/04/2022minha estante
Preciso ler esse!!!!

Brunna 13/04/2022minha estante
Leia!! É lindo demais, comecei a ler sem expectativa nenhuma e fui surpreendida

Hellen.Souza 27/12/2016

Emocionante
Depois de várias opiniões positivas resolvi ler esse livro, não se desista de ler se em algum momento ele parecer não ter lógica, minha diva é: persista!!! Um livro tão lindo, uma estória rica e emocionante, impossível não ir as lágrimas!!!
28/12/2016minha estante
Tb chorei

Hellen.Souza 02/01/2017minha estante
Muito linda a história, eu adorei!

Alana 05/01/2017minha estante
Quase desisti de ler, depois que terminei de ler, se tornou o melhor livro que já li.

Hellen.Souza 06/01/2017minha estante
Ah eu também, como tinha lido muitas resenhas do pessoal dizendo: "não desista", já comecei o livro sabendo que não poderia parar e ainda bem que não parei rs

Lê Rebeschini 17/01/2024

Vc com certeza vai terminar esse livro chorando
Mais um livro da Kristin onde encontramos personagens femininas fortes, com uma história de vida e superação onde só é encontrado nos livros dela. Esse dela em particular me fez chorar tanto (digo isso como uma leitora desde a infância que só chorou com dois livros na vida) e querer entrar no livro para estender as mãos para os personagens para tirar eles daquele cenário. Com um fundo de mistério que só deixou o livro melhor pra mim, acho difícil outro livro dela superar esse. Simplesmente maravilhoso, sensível e lindo!!
Allie 17/01/2024minha estante
Ah leia o rouxinol

Camila.Mendonca 17/01/2024minha estante
Vou ler!!!!!!! ????????

Lê Rebeschini 18/01/2024minha estante
Aahh vou ler. Quero ler todos os livros dela

Lê Rebeschini 18/01/2024minha estante
Vc vai se desidratar

Cris 08/12/2016

Nem todas as estrelas do céu poderiam descrever este livro...
Terminei "Jardim de Inverno" e me encontro chorando e rindo, rindo e chorando! Tentar explicar o que estou sentindo neste momento é impossível. Apenas quero indicá-lo a todos sem nenhuma exceção. Não tenho dúvida de que vivi uma das melhores experiências literárias de 2016.
O pano de fundo da Guerra sempre esteve em um lugar delicado dentro do meu coração, sofro ao imaginar o que tantos e tantos passaram... só por este motivo este livro já poderia tornar-se imensuravelmente especial, no entanto, não pense que a autora usou e abusou desse tema tão dolorido e inesquecível em nossas mentes. Com uma maestria e sensibilidade ímpar, Kristin Hannah soube dosar cada página, e, por mais triste, frio e cruel que fosse, ela conseguiu passar e deixar uma mensagem de amor e força inabaláveis, memoráveis!

A princípio vamos conhecer duas irmãs, Meredith e Nina, elas são completamente o oposto uma da outra, enquanto Meredith resolveu criar raízes em sua cidade natal casando e tomando conta dos negócios do pai, Nina decidiu viajar o mundo ao lado de sua melhor amiga, a câmera fotográfica. Mesmo sendo totalmente diferentes, ambas sofrem imensamente a indiferença da mãe, uma mulher que sempre esteve por perto, mas em nenhum momento se fez presente na vida e criação de suas filhas. Essa falta de amor e cuidado aos olhos do pai tem um porquê, e em seu leito de morte, ele praticamente implorou para que suas filhas forcem Anya a contar sua verdadeira história... somente assim, elas entenderiam e perdoariam todo descaso e apatia tão presente na vida de cada uma desde a infância.

"Talvez assim as coisas devessem ser, a forma como a vida se desdobra quando você viveu o suficiente. Alegria e tristeza eram parte do pacote; o truque, talvez, fosse permitir-se sentir tudo, mas agarrar-se à alegria um pouquinho mais, porque nunca se sabe quando um coração forte pode desistir."

Resenhar um livro como este é uma tarefa dificílima pois a riqueza de detalhes e lições deixadas excedem minha habilidade em escrever de maneira justa e à altura. Sei que fiquei marcada. Sei também que não esquecerei tão fácil muitos personagens maravilhosamente bem apresentados. Assim que comecei a ler, ouvi algumas críticas quanto ao começo, muitas pessoas me disseram que as primeiras cem páginas seriam maçantes, enfadonhas blá-blá-blá, porém, confesso que caí de amores logo no prólogo, conforme já informei, tenho um interesse muito grande por livros que tenham a Guerra como pano de fundo, sendo assim, iniciei minha leitura certa de que seria roubada desde o início. Pois bem, em nenhum momento cogitei a possibilidade de achar algo parado ou até mesmo incoerente, sabia que tudo teria uma explicação congruente para leitor nenhum colocar defeito. Bem como sua introdução, a construção da história apenas toma forma a cada virar de página, posso dizer que temos um começo questionador, um meio destruidor e um epílogo a ponto de tocar o céu de tão perfeito e emocionante.

A escrita de Kristin Hannah choca e ao mesmo tempo nos toca no íntimo, sua delicadeza em relatar algo doloroso beira a perfeição e, embora tenha sofrido em demasia grande parte do livro, pude terminá-lo em estado de graça, me sentindo grande e disposta para ser mais forte diante de alguma dificuldade que julgo ser impossível de enfrentar. Me sentindo feliz e até aliviada pelo simples fato de ser livre para ir e voltar de onde quero. Enfim, terminei minha leitura agradecida pela vida que tenho a sorte de viver.
Para encerrar, tenho certeza de que "Jardim de Inverno" deve ser lido por todos, desde o mais amigável, até o mais difícil de se apegar, não há dúvidas que esta leitura muda qualquer um. Ela liberta e nos faz voar como pássaros livres.

"Você ficaria surpreso com o que o coração humano pode suportar."
Larissa 08/12/2016minha estante

Amei! ????

Cris 09/12/2016minha estante

Linda 15/02/2016

Surpreendente!
Ao iniciar a leitura desse livro confesso que o achei um tanto chato e odiei aquela "mãe", seca, fria,distante......me identifiquei e me sensibilizei bastante com algumas entre muitas marcas que foram feitas e que obviamente prejudicaram bastante as filhas da Srª Whitson.....
Eu simplesmente "odiei" ela (a mãe) pelo modo como a mesma trata as filhas.
Porém, apesar de ainda não ter chegado ao final dessa história, já noto que a mesma terá um final surpreendente!

é uma história sem dúvida emocionante, cheia de mistérios, é uma história de perdas, é uma história de cultura pois fala bastante sobre a Rússia e o "camarada Stalin".......mais é principalmente e não menos importante: uma história de amor e o que nós mães somos capazes de fazer pelos nossos filhos!

site: https://vocenaopodedeixardeler.blogspot.com.br/
Maitê Kp 15/12/2016minha estante
Também fiquei com raiva da mãe... mas no decorrer da história descobrimos por tudo o que ela passou. E o final... ahhh o final... sem igual... de te deixar de queixo caído....

Linda 20/12/2016minha estante
Uffa! Nem me fale, todas as vezes que lembro desses livros tenho uma ressaca terrível, além de ficar com o queixo caído com o final, você simplesmente fica com a imensa sensação de que não acabou, mesmo diante do fim, mesmo tendo-a odiado no início, ainda sim a vontade é de pega-la no colo, de fazer algo por ela, para mudar aquela situação?eis um livro no qual sem dúvida eu desejaria modificar completamente o final.

Katia.Marim 19/02/2017minha estante
Kkkk. Tbm tive esses sentimentos. Passei até a olhar com outros olhos a minha irmã e minha mãe

Linda 02/03/2017minha estante
Somos duas! rsrsrsrsrs
Acho que irá acontecer com todos que o ler

Cristinaa 08/08/2020

Jardim de Inverno [Resenha literária]
“Cada escolha mudava a estrada pela qual se seguia e era fácil demais terminar indo na direção errada. Ás vezes, se estabelecer podia ser apenas desistir”.

''Jardim de Inverno'' foi escrito pela autora Kristin Hannah, publicado pela Editora Novo Conceito. Esse livro apresenta um linda e emocionante história de força.
De uma maneira envolvente o livro ''Jardim de Inverno'' narra a história de Anya, Meredith e Nina. Anya é uma mulher que trata as filhas Meredith e Nina de maneira totalmente fria, e por causa disso, a frieza da mãe deixou marcas na vida adulta das filhas.

Na idade adulta, as irmãs criam uma barreira entre si, o medo ao expressar-se e demonstrar seus sentimentos, causa barreiras ao ponto de tomarem caminhos diferentes e nunca mais se encontrarem. O pai de Meredith e Nina acaba adoecendo, fazendo com que as duas se reencontrarem depois de muito tempo separadas.

Antes de morrer, o pai faz Nina prometer que irá fazer a mãe contar o conto de fadas, pois sabia que o único momento em que as filhas se sentiam ligados com a mãe era quando a sua mulher contava de maneira fascinante a história do príncipe e da camponesa. Entretanto, mal sabiam elas que aquela história não era apenas um conto de fadas.

“Se havia uma coisa que ela aprendera com tudo isso era que a vida- e o amor- podem acabar em um segundo. Quando você os tem, precisa se agarrar a eles com toda a força e saborear cada segundo”.

No começo da leitura a frieza de Anya me assustou, a forma como ela trata as filhas e a diferença em que tratava o marido, mas conforme os capítulos eram passados é possível entender o motivo pelo qual ela tratava as filhas daquela maneira, descobrimos seus medos e principalmente sua força. Ademais, em alguns capítulos foi triste acompanhar as atitudes das duas irmãs para se manterem afastadas das pessoas que amavam.

“Cada um carrega as próprias dores durante a vida toda. Não há como escapar”.

''Jardim de Inverno'' conta com um enredo bem construído, com personagens interessantes e bem desenvolvidos, realmente uma bela e emocionante história. Me emocionei muito com a história, a escritora conseguiu criar reviravoltas realmente surpreendentes. Esse livro foi meu primeiro contato coma escrita de Kristh Hannah e devo confessar que minhas futuras listas tanto de leituras quanto de compra, os livros dela estarão lá.

site: https://febredelivro.blogspot.com/2020/07/jardim-de-inverno-resenha-literaria.html
Victor Dantas 08/08/2020minha estante

Cristinaa 08/08/2020minha estante
Victor Dantas, obrigadaa!

Julia 16/03/2021

Acabou com minhas estruturas | @resenhas.bubbles
Estou me sentindo VAZIA. É desse tanto que esse livro é bom, como se tivesse se tornado parte de mim nos curtos dois dias que eu tirei para lê-lo e agora essa parte estivesse sendo levada do meu peito.

Ele me fez refletir sobre tantas coisas e tão diversas que estou chocada. Casamento, vida adulta, perdão, amor, segundas chances, egoísmo. Ele me fez repensar até mesmo a minha própria relação com minha mãe.

Foi o primeiro livro a me fazer chorar, mesmo eu sendo uma fã de drama. Por isso, te aviso: se prepare para uma avalanche de sentimentos. Me peguei chorando nas primeiras 50 páginas do livro por um personagem que eu nem mesmo sabia que gostava.

A autora te cativa de forma sutil, te pegando de surpresa quando quer como se puxasse um tapete sob os seus pés. Então, de repente, você só pode aceitar a queda e aproveitar a dor. Ela usa as palavras certas, no momento certo e da forma certa. Antes que eu pudesse perceber, eu estava amando e evoluindo junto com os personagens. Na metade, eu não consegui parar de ler até que chegasse no final.

Ah, o final... tapa atrás de tapa, pode-se dizer. Quando eu começava a levantar, já estava no chão de novo. As últimas 20 páginas do livro são tudo: tristeza, dor, perda, melancolia, saudade. Você sente tudo que a protagonista sente. Ah, a melancolia é tão presente que é palpável. Tudo se torna claro finalmente, mas você fica tão em choque que não sabe o que fazer da vida a partir de agora.

Por fim, quando você acha que não pode sentir mais nada, a autora joga uma bomba em sua cabeça te dando uma última esperança em meio à essa história depressivamente real. Esperança essa, sinto dizer, que ela acaba logo em seguida. Mas você não se sente bravo, não. A autora, tanto no final como no decorrer do livro inteiro, arruma uma forma de te mostrar que isso é a vida. A vida é feita de começos, perdas e recomeços e sempre haverá um amanhã.
Carol 17/03/2021minha estante
Sua resenha foi espetacular! Definiu tudo o que estou sentindo após ler esse livro.

Julia 17/03/2021minha estante
Obrigada, Carol ? eu tô impactada com essa leitura até agora, pra você ter ideia

Carol 18/03/2021minha estante
Eu também, foi muito forte ???

Joiciane 19/06/2013minha estante
Da mesma maneira que você, esse tbm é um livro que nunca vou esquecer, essa historia apesar de triste e sofrida é linda, e esse é um dos poucos livros que eu tenho vontade de ler novamente...
Adorei sua resenha.

Eliane Maria 20/06/2013minha estante
Obrigada Joiciane.
Eu sempre que o inverno surgir, eu vou me lembrar desse livro.

Deborah 01/03/2015minha estante
Eliane, comecei a ler ontem a noite e hoje já acabei. Não acho necessário acrescentar comentarios a sua resenha. Esse livro é envolvente, uma historia triste, mas que de algum modo tiveram a oportunidade de ter um novo fim. As passagens ou melhor as lembranças da primeira guerra são fatos historicos reais , e forem bem pesquisados pela autora. Enfim, um livro belo e comovente, desses que fazem vc parar e pensar na dor de todas as familias que passaram por esses episodios e
aqueles que perderam seus entes queridos.