Jardim de Inverno

Jardim de Inverno Kristin Hannah

Resenhas - Jardim de Inverno

Patrícia 18/05/2022

Triste, lindo e triste.
Na verdade, minha nota para este livro é 4,5/5, em razão do início lento. Inclusive, cheguei a pensar em desistir no início do livro. Ainda bem que dei mais tempo de leitura, pois valeu a pena. Apesar de triste, é um lindo livro.
Marcia 18/05/2022minha estante
Eu também achei lindo

Sâmella Raissa 11/09/2014

Resenha original para o blog SammySacional
Antes de mais nada, gostaria de deixar claro que ainda não sei direito o que falar sobre esse livro. Porque, verdade seja dita, e uma verdade universalmente conhecida é que, os livros de Kristin Hannah sempre me deixam em um estado de lágrimas, desespero e atordoamento durante e após a leitura. Na verdade, após a leitura, o choque é ainda maior, porque você não para de processar todos os acontecimentos e pensar coisas como "Não acredito que isso tudo aconteceu" ou "Como ela pôde fazer isso?", mas, uma outra verdade universalmente conhecida é que, depois de te tirar o fôlego, te fazer chorar que nem bebezinho, te desesperar até dizer chega, e te fazer chorar até a última lágrima, mesmo depois disso tudo, ela continua a provar que suas histórias vão além das páginas, e são verdadeiros retratos da vida real. Continua a provar, acima de tudo, que uma história pode marcar um leitor. E de repente, histórias com um fundo familiar nunca foram tão incríveis e marcantes como as dessa autora maravilhosa que eu tanto admiro.

- Seu pai pensa que não posso lidar com a morte dele.
- E você pode? Nina perguntou com simplicidade.
- Você ficaria surpresa com o que o coração humano pode suportar.
- Página 57 -

Tudo começa em um retrato particular do Natal, com uma Meredith e uma Nina pequenas dando os toques finais no que esperam ser o presente que tanto sonharam que a mãe, Anya, aprovasse. Mas o sonho das garotas cai por terra com a reação decepcionada da mãe, e os anos começam a serem mais frios do que nunca para a família Whiston, cujo único brilho é o patriarca, Evan. Já adultas, porém, Meredith e Nina têm de enfrentar a triste realidade de que o tão amado pai está partindo, e com ele, toda a pequena união que ainda existia entre as três mulheres dessa família. Como se já não bastasse tudo isso, o casamento de Meredith começa a estremecer e as coisas vão de mal a pior. E quando tudo parecia perdido, o último pedido de Evan à filha caçula, Nina, começa a rodear as irmãs. Convencer a mãe das garotas a contar, por completo, o conto de fadas de sua infância parece, inicialmente, não significar nada, mas logo mais Meredith e Nina compreenderão a extensão e profundidade de algo que sempre acharam ser uma simples história infantil, e terão a enfim chance de conhecer a mãe que nunca entenderam.

Em seus momentos problemáticos, Meredith se ocupava, Nina tirava fotos e Mamãe cozinhava. A única coisa que as mulheres Whitson nunca faziam era conversar.
- Página 73 -

Em Jardim de Inverno, temos uma história intensa e marcante que destaca e valoriza a família, através de uma relação conturbada de uma mãe com suas duas filhas que nunca sequer a conheceram de verdade, que sempre a encararam como uma quase estranha, e que se não fosse pelo pai, provavelmente teriam se distanciado muito mais do que realmente foram capazes. Em uma narrativa continuamente fluida, dotada de emoção e sensibilidade, mas não menos intensidade e dor, em alguns momentos, Kristin Hannah nos apresenta uma história que poderia ser - talvez até seja, de alguma forma - a realidade de muitas pessoas, de muitas famílias, de muitas crianças. Porque, além de nos contar a história principal, ainda embarcamos, com Nina e Meredith, por dentre os fragmentos e o sequente desenvolvimento de um conto de fadas que nunca foi tão real, e isso deixa a história ainda mais intensa e angustiante, porque são duas histórias que se completam de uma forma impactante.

- Não há uma forma normal de lidar com algo assim. Eles estiveram casados por cinco décadas e agora ela está sozinha. Apenas a escute, se você conseguir; fale com ela. E não a deixe sozinha por muito tempo.
- Acredite, Jim, minha mãe está sozinha mesmo que eu esteja do lado dela.
- Então, fiquem sozinhas juntas.
- Página 102 -

Leia o resto da resenha em...

site: http://sammysacional.blogspot.com.br/2014/09/Resenha-JardimDeInverno.html
Tatiana 27/09/2014minha estante
Não consegui ler até o final... Doía meu coração em imaginar o medo, a fome e a morte que a guerra estava causando... Tenho um filho de 2 anos e tive que abandonar o livro antes de ler a morte do Léo.

Michele 12/05/2013

Encantadoramente lindo... como um jardim de inverno deve ser..
Quando somos mães, no´s... suportamos o que for preciso por nossas crianças. Você vai protege-las. Isso vai doer em você; isso vai doer nelas. Seu trabalho é esconder que seu coração esta se partindo e fazer o que elas precisam que você faca...
nossa fiquei estupefata depois que terminei de ler o livro... lagrimas a parte o livro é uma lição de vida surpreendente... me encantei com os personagens e Vera vai ficar para sempre na minha memoria..
o livro começa com uma parte da infância da Meredith e nina e com a mae nem um pouco afetuosa delas. Anya nao é uma mae convencional ela nao fica feliz com festas, nao abraca suas filhas e os invernos sao sempre muito difíceis para ela... Meredith cansou de tentar entender sua mae, e nina entao nem se fala de modo que cada uma tomou um rumo e a unica coisa que liga elas é o amor incondicional que ambas sentem pelo pai e marido Evan...
Agora a unica ligacao que elas tem esta indo embora junto com a vida de Evan... Evan ama Anya e por ela faz um ultimo pedido pede para sua filha Nina a mais teimosa conhecer a mae... como se fosse fácil... pede para ela que peca a mae para contar uma historia, a historia da camponesa e do principe... mas como uma historia um conto de fadas ira ajudar as filhas a conhecerem a mae?? isso so lendo o livro pra saber ..
Nós mulheres, fazemos escolhas pelos outros, nao por nos mesmas. E quando somos maes, nos suportamos o que for preciso por nossos filhos...

naniedias 02/07/2013

Jardim de Inverno, de Kristin Hannah
Novo Conceito - 414 páginas
A única maneira de Meredith e Nina conhecerem-se melhor, é conhecendo melhor sua mãe o passado dessa mulher guerreira.

Título: Jardim de Inverno
Ano da Edição: 2013
Ano Original de Lançamento: 2010
Nº de Páginas: 414

Sinopse:
Uma família que sofre com a distância da mãe. As duas meninas cresceram tendo uma excelente relação com o pai, mas sempre foram muito distantes da mãe, que agia com elas de forma fria.

Já adultas, tal distanciamento autoimposto continua. E quando o pai morre, leva junto o que unia as três.
Elas se veem perdidas e terão que conhecer melhor a si mesmas para poder seguir em frente. A melhor maneira de fazer isso será conhecendo melhor a história dessa mulher - uma guerreira cujo passado ficou enterrado para evitar dores.

O que eu achei do livro:
Excelente!

Esse foi meu segundo contato com livros escritos por Kristin Hannah e novamente me vi encantada pela trama tecida pela autora.

Para começar, a leitura é muito agradável! A escrita de Kristin Hannah é profunda, mas simples e delicada. Flui de maneira bastante dinâmica e encanta o leitor com suas descrições singelas e também com toda a gama de sentimentos que a autora consegue imprimir à sua narrativa.

Em Jardim de Inverno, conhecemos uma família que não se conhece. Duas filhas que estão muito distantes de sua mãe. E numa jornada que começa com um simples conto de fadas, as duas vão se aproximando dela e conhecendo ainda mais essa mulher que é muito mais forte do que elas poderiam imaginar.

Achei muito envolvente a a maneira como a autora vai contando os fatos e revelando o passado. É bastante intrigante a forma como o conto de fadas vai se tornando mais real, os elementos lúdicos vão sumindo e dando espaço à cruel realidade de tempos sombrios, a narrativa em terceira pessoa passa para a primeira e o que era uma história para crianças se torna o duro relato de um passado terrível.
Desde o princípio, o leitor sabe que a mãe das meninas é russa, sabe que ela foi para os Estados Unidos com o marido, que fora à Europa lutar na Segunda Guerra Mundial.
Tudo além disso é contado bem aos poucos, de uma maneira que deixa o leitor sedento por mais um pedacinho da narrativa e impede-o de deixar o livro de lado enquanto não conhece cada detalhe do que aconteceu.

Não é um livro sobre a guerra. Tampouco é um livro sobre o comunismo.
Você irá encontrar um pouco de ambos, porque fazem parte do passado da protagonista, mas tais aspectos não são aprofundados nessa obra.
Essa é, sobretudo, uma história sobre amor, escolhas e erros. Contém passagens lindas e emocionantes (até mesmo fiz um post impulsionada por uma citação do livro), que nos levam a refletir sobre as nossas próprias escolhas. É um livro que faz pensar, sonhar, chorar.

A autora é conhecida pelos dramas que escreve. Não é diferente nesse livro.
O drama familiar é pungente e as lágrimas inevitáveis. O livro não é recheado de catástrofes ou tragédias, mas elas estão presentes. Entretanto, o que me levou às lágrimas ao ler essa história não foram as tristezas ou mazelas, mas as alegrias - os momentos de superação. Apesar de ser um drama, de ter momentos terríveis, o livro me fez chorar pelas coisas boas e isso é uma delícia!
O final é surpreendente e maravilhoso - eu adorei e não poderia pensar em um só detalhe que poderia torná-lo melhor do que foi.

Um livro emocionante que fala da importância do amor - entre irmãos, entre pais e filhos, amigos ou namorados -, da união, do passado e de superação. Uma história linda cuja leitura vale a pena.

Nota: 10

Leia mais resenhas no blog Nanie's World!

site: http://www.naniesworld.com/2013/07/jardim-de-inverno-kristin-hannah-novo-conceito.html

GLAUCE 03/07/2013

Amei Jardim de inverno
Essa história foi sensacional!!Um amor incondicional entre mãe e filhos!!também achei muito surpreendente.

Adriana 07/08/2013

"Que livro!"
Jardim de Inverno foi a maior reviravolta de opiniões que eu já tive ao ler um livro, isso porque de começo eu estava odiando. A falta de capacidade das três personagens para expressar seus sentimentos e de fazer aquilo que tinham vontade me deixou muito frustrada, todos os diálogos eram cheios de coisas não ditas e eu tive medo de que fosse assim até o final.
Felizmente a medida que Anya vai contando sua história para as filhas a vida dessas três mulheres sofre mudanças, elas se encontram, começam a conhecer tanto a si mesmas como umas as outras e o desenvolvimento dessa relação de início tão complicada fez com que lá pela centésima página minha opinião sobre o livro já tivesse melhorado muito e ao terminar - com os olhos embaçados de tanto chorar, com uma pilha de lenços (De verdade mesmo) molhados no criado mudo eu só conseguia pensar: "Que livro!" Não tenho muito o que dizer, ou melhor tenho, mas não encontro palavras, é sem dúvida o livro mais triste e tocante que já li, e entrou pros meus favoritos sem dúvida.

site: http://hobbyecletico.blogspot.com.br/2013/08/jardim-de-inverno-kristin-hannah.html

Bea 09/08/2013

Lindo demais!!!
Um livro emocionante que conta a história de uma mãe, suas escolhas e as consequências que isso tudo poder trazer para suas filhas!
Lindo! Lindo! Lindo!
O final é surpreendente!!!
Recomendo!

Rai @atequeolivronosrepare 16/08/2013

Um livro que traz o que pouco se vê em um bestseller: emoção.
Comprei o livro por motivos vergonhosos que uma fanática por livros não gostaria de assumir, mas quem nunca fez o que vou dizer? Bom, primeiro, foi pela capa. Linda, como podem ver aí em cima. Instigadora, capaz de fazer eu passar por cima das minhas economias para ver o que tinha no livro.
Segundo, fala sobre maternidade. E quem me conhece sabe que esse motivo basta.
Contudo, mesmo agindo no ímpeto, sem nunca ter lido recomendações sobre Jardim de Inverno, comprei. Diferente da maioria dos bestsellers, este merece ser comprado, lido, comentado, chorado... Enfim, vivido.
No início é beeeem chato, mas vale a pena. A Kristin tem uma característica ótima de descrever bem cada um dos personagens (claro que não chega a ser como J.K. Rowling, Lewis ou Tolkien), mas pra quem não dava nem um tostão pela autora (que eu só tinha visto de nome, de foto e derivados), ela me surpreendeu e sim, com apenas uma obra, já está nos meus autores favoritos.
Descobri que Kristin sabe escrever muito bem, de forma que realmente toca o leitor. Ah, vamos lá: algumas ressalvas devem ser feitas. Nem todo leitor. Mas me tocou (considerando que de tanto ler, poucos livros têm me emocionado), eu quase chorei nesse. Quase, chegou bem perto, mas não aconteceu. Emociona muito.
Voltando às ressalvas... Creio que mulheres, principalmente mães, irão se deliciar mais com o enredo. Aliás, se você gosta de História, principalmente no contexto das grandes guerras, leia! Sério, achei tudo que eu mais gosto em apenas 400 e tantas páginas. E não, não desista da leitura nos primeiros 20 capítulos. Pois é. Precisa passar por tudo isso para sentir a emoção (que há tempos eu não sentia) que só um grande conto de superação, amor, frieza e maternidade poderiam trazer.

site: http://raissa-muniz.blogspot.com.br/2013/08/dica-jardim-de-inverno-kristin-hannah.html

kelly 17/08/2013

EMOÇÃO A FLOR DA PELE
QUANDO COMECEI A LER ESSE LIVRO NÃO IMAGINAVA A INTENSIDADE DA HISTORIA SOBRE MIM. NO COMEÇO ACHEI QUE A HISTORIA NÃO FAZIA SENTIDO, MAS A PARTIR DO MOMENTO QUE A MÃE COMEÇA A CONTAR SUA VERDADEIRA HISTORIA PARA FILHAS É CATIVANTE, É BOM TODO LEITOR ESTAR MUNIDO DE LENÇOS AO SEU ALCANCE POIS MUITAS LAGRIMAS E SOLUÇOS VIRÃO. SIMPLESMENTE MARAVILHOSO.

Marcela Pires 30/09/2013

Lindo!
"- Seu pai pensa que não posso lidar com a morte dele.
- E você pode? - Nina perguntou com simplicidade.
- Você ficaria surpresa com o que o coração humano pode suportar." (p. 57)

"Jardim de Inverno" começa em 1972 quando as irmãs Meredith e Nina preparam uma peça de final de ano com um conto de fadas que sua mãe Anya sempre contava. Essa é a forma que a filha mais velha Meredith, encontrou de tentar amolecer o coração gelado da mãe, (que sempre foi fria com as filhas, deixando todo o amor que sentia para o marido), porem o que Mere não sabia é que esse dia a marcará para sempre sua vida, pois Anya tem uma reação oposta ao planejado, e com gritos e rispidez manda com que todos parem com a apresentação.

Meredith, hoje, é uma mulher de 40 anos, casada com Jeff, o amigo de infância que sempre se amaram, eles tem duas filhas. Nina é uma fotografa famosa, no entanto ambas não conseguem expressar o amor que sentem pelos seus entes queridos.
O casamento de Mere com Jeff está abalado pela frieza, a mesma frieza que Anya envolveu as filhas nesses anos todos. Amor elas só viram e sentiram do pai Evan.
Contudo, ele sofre um ataque cardíaco, e falece, mas deixa um último pedido para as filhas: conheçam sua mãe.

A única lembrança que elas tem da mãe são os contos de fadas, que cessaram após a apresentação fracassada em 1972. Agora Nina terá que descobrir da mãe o que no seu passado a feriu tanto, e o que suas estórias tem a ver com a vida real.

Eu amei esse livro, já vou adiantando.
Adoro romances e dramas que envolvem crescimento psicológico/sentimental das personagens, e esse é um exemplo clássico!
Conhecendo a mãe, Meredith, conseguirá entende-la e entender-se, conseguirá humanizar-se, o que é lindo!

Nina é a filha que sai de casa a procura de uma referência feminina, é a filha que ninguém pode contar, pois viaja pelo mundo a trabalho, e por isso também não amarra sua vida a nada, nem ao apaixonado Danny que quer um relacionamento sério com ela.

Anya tem todas as respostas, mas é uma mulher fechada, trancafiada no seu mundo e no seu passado, passa horas em seu jardim de inverno perdida em pensamentos e sentimentos.

"Jardim de Inverno" me surpreendeu, eu não esperava tanto, nas páginas finais eu já estava as lágrimas, é surpreendente, e lava a alma do leitor.
Narrado na 3a pessoa a escrita é bem envolvente, e a trama divide-se nas estórias de Anya e na vida atual sem Evan.

É uma estória de como podemos mudar nosso destino, do preço que pagamos pelas nossas escolhas, e o que faríamos por amor.

site: www.mulhericesecialtda.com

Meus Livros, Meu Mundo 01/10/2013

Nós mulheres fazemos escolhas pelos outros, não por nós mesmas. E quando somos mães, nós suportamos o que for preciso pelos nossos filhos.

Em Jardim de Inverno conhecemos a história de Meredith e Nina Whitson duas irmãs totalmente diferentes uma da outra. Meredith é mais apegada a família e vive até hoje em uma casa perto dos pais onde criou suas duas filhas, já Nina criou asas e vive viajando pelo mundo a fora por conta de seu trabalho.

Mas por conta da doença de seu pai a família esta novamente reunida, as duas são apegadas demais nele, pois ele foi o único que passou carinho e amor para elas, já que a mãe delas Anya sempre foi muito fria em relação a tudo e nunca conseguiu se aproximar das filhas de verdade.

"Pelo que pareceu uma eternidade, nenhuma das duas disse nada. Por fim, mamãe falou: - Seu pai pensa que não posso lidar com a morte dele. - E você pode? - Nina perguntou com simplicidade. - Você ficaria surpresa com o que o coração humano pode suportar"
Mesmo com os cuidados da família o pai das meninas acaba falecendo e em seu leito de morte deixa uma missão para suas tão amadas filhas, fazer com que a mãe delas conte á elas a verdadeira história da sua vida, para que assim elas possam finalmente se conhecer e se amarem e principalmente conhecer os motivos de Anya para ser tão fria.

Emocionante é a palavra que em minha opinião define esse livro, a história de Anya é incrível e nos mostra até que ponto um ser humano suporta pela família, o que somos capazes de fazer para salvar as pessoas que amamos.

‘’- Perder o amor é algo terrível - Mamãe disse suavemente -, mas virar as costas para ele é insuportável. Você vai passar o resto da vida repassando isso na sua cabeça? Imaginando se se afastou cedo demais ou com facilidade demais? Ou se vai algum dia amar alguém novamente com tanta profundidade?’’

Um drama com uma narrativa incrível, confesso que demorei um pouco para me envolver na história, mas vale muito a pena, os ensinamentos passados são muito valiosos. Me peguei chorando várias vezes durante o relato que Anya faz sobre sua história e outras vezes angustiada com as duas filhas lutando contra ás mágoas para conhecerem de verdade a mãe delas.

"Elas ficaram ali, as três, rindo juntas no meio do jardim de inverno, com as macieiras ao redor, e esse foi o melhor tributo que poderiam ter feito para ele. E mais tarde, quando Mamãe e Meredith já haviam entrado, Nina ficou ali, sozinha, no silêncio, olhando para um botão branco e aveludado de magnólia coberto pelo pó cinza.
- Você nos ouviu rindo? Nós nunca tínhamos feito isso antes, não as três, nunca juntas. Nós rimos para você, Papai..."

Recomendo demais esse livro para pessoas que procuram na leitura não só um passatempo, mas também um aprendizado.

A capa é belíssima e retratada a história de uma forma muito delicada e fiel quem leu vai entender ;) . São 416 pag amarelas superconfortáveis de pura emoção, reflexão e envolvimento.

site: http://www.meulivromeumundo.com/

Gíh Santos 02/10/2013

Resenha do Blog Livros Lovers
Meredith e Nina são irmãs completamente diferentes, com 40 e 37 anos respectivamente, podemos observar como o caminho de duas mulheres podem-se tomar tão distintos. Neste meio esta Anya – a mamãe – uma mulher com 80 anos incrivelmente fria. Durante toda a vida das filhas não houve um momento sequer de afeto. Está falta de amor materno determinou quem Meredith e Nina se tornaram como adultas.
Meredith se esforça ao máximo para ser o total oposto da mãe. É uma esposa dedicada, mãe apaixonada por suas duas filhas, mulher de negocio, esta sempre ativa, tenta o todo custo fazer tudo para deixar todos satisfeitos. Entretanto, neste processo ela se esquece de si mesma, não sabe sequer quando ela pensou em si própria, quando foi que colocou suas vontades na frente de tudo. O marido Jeff, já esta cansado desta pessoa que Meredith se tornou, e consequentemente, estão sofrendo de problemas conjugais.
Nina é a jovem mulher moderna, uma fotojornalista famosa que viaja pelo mundo, literalmente ama o que faz, e não pensa em criar raízes em nenhum lugar. Como companhia ela tem Danny o namorado irlandês charmoso, mas seu medo de compromissos esta deixando sua relação com Danny na corda bamba.
A morte do amoroso pai coloca estas três mulheres tão distintas frente –a – frente, uma promessa no leito de morte do Pai, promete tornar este relacionamento mãe e filhas possível. Mas seria possível que um simples “Conto de Fadas” tivesse este poder? O Conto de Fadas é o único momento em que Anya se torna mais “humana”, com sua voz mágica, mesmo relutante, ela passa a narrar à história da “Camponesa e o Príncipe”. Um conto que logo deixa de ser algo leve e florido para tornar-se uma história de sofrimento, desespero e desesperança, um drama real.

CONTINUE LENDO>>>

site: http://livroslovers.blogspot.com.br/2013/08/resenha-jardim-de-inverno.html#.UkykAdLUmHs

Nii. 02/10/2013

Jardim de Inverno é uma história sobre como o passado pode permanecer latente na vida das pessoas e de como uma família pode ser desestruturada por isso.
Meredith e Nina cresceram num lar onde a mãe sempre foi distante e uma espécie de incógnita. O pai sempre foi o elo, o que mantinha a família inteira mesmo que só aparentemente.

Meredith e Nina tornam-se adultas e a vida leva cada uma a tomar rumos diferentes. Meredith se encarrega de cuidar dos negócios da família, do marido e das filhas. Já Nina ganha a vida viajando como fotógrafa jornalística.

Elas voltaram a se encontrar e enfrentar o passado e a família desestruturada quando o pai fica doente. As duas vão, através de uma situação difícil, ter a oportunidade de saber mais sobre o porquê da distância da mãe e da história da própria família.

Eu gostei muito desse livro, algo que não me surpreendeu. Afinal adorei o título, a capa, o clima frio e o contexto da história da família Whiston.

A autora possui um ritmo de escrita aconchegante e me vi envolvida rapidamente por toda a vida das personagens. Os segredos, a medida com que foram sendo revelados, deixaram a história ainda mais emocionante.

Não posso deixar de falar sobre o quanto os ‘mocinhos’ desta história sofreram. As ‘mocinhas’ realmente não são fáceis nesse livro. Por vezes despertaram a minha raiva intrínseca. Mas no fim tudo valeu a pena.

Adorei conhecer o Jardim de Inverno. E digo isso também literalmente. Kristin Hannah é uma autora que vale a pena conhecer. Outros títulos lançados no Brasil são: O caminho para Casa e Quando você voltar.

Su 02/10/2013

Dramático, triste e emocionante
Quando comecei a ler este livro tive a certeza de que seria diferente de todos os tipos de leitura que habitualmente faço. Apesar de descrito como um romance eu considerei que o livro deveria estar enquadrado na categoria drama. Confesso que chorei muito nos últimos capítulos, talvez porque tudo fugisse um pouco do que esperava. Uma história de amor e guerra, com um desfecho encantador e inesperado. Enfim, acho que é uma história apaixonante, muito emocionante e real.

Clã 05/10/2013

Clã dos Livros - Jardim de Inverno
A vida das irmãs Meredith e Nina Whitson é marcada pela relação difícil com a mãe Anya, uma russa de “sangue frio”. As meninas tentaram conquistar o amor materno durante anos, mas desistiram. Sua relação de afeto era inteiramente com o pai, pelo qual as duas eram absolutamente apaixonadas. O único momento de proximidade entre elas, era quando a mãe contava histórias da Rússia, Contos de Fadas.
As meninas viram mulheres. Meredith casa e tem duas filhas, conseguindo, apesar dos pesares, criar vínculos com suas meninas. Assume os negócios da família e se vê envolta em obrigações e tarefas que os outros querem que faça. Nina é uma fotojornalista bem sucedida, mundialmente reconhecida, que cobre notícias de guerra, fome, miséria, acompanhando o sofrimento do mundo. Seu projeto especial são fotos de mulheres fortes, guerreiras, que vencem a vida apesar das dificuldades. Porém, apesar do sucesso aparente, ambas são marcadas pela relação, ou a falta dela, com sua mãe. Não conseguem se permitir amar e demonstrar esse amor.
A relação de Meredith com Jeff, seu marido, esta desgastada. Suas filhas cresceram e estão na faculdade, os dois se afastaram e fingem continuar, porém há muito tempo não ficam juntos realmente. Jeff tenta se aproximar de sua esposa, mas encontra barreiras gigantes, o que os afasta ainda mais.
Nina tem um namorado jornalista, que é totalmente apaixonado por ela. Estão juntos a 4 anos, mesmo assim ninguém de sua família sabe. Não consegue assumir sua afeição e sua relação. Quando ele tenta se aproximar, ela se afasta. A grande dificuldade das irmãs em expressar o amor por seus homens é frustrante e muito triste. Em alguns momentos dá vontade de estender a mão para dentro das páginas e tomar uma atitude por elas, sacudi-las, falar por elas.... Um “Eu te amo”, “Volta pra mim”, “Fica comigo”, “Me ajuda” ... Porém elas não conseguem! É como se as emoções ficassem presas dentro da garganta sem sair... Nina e Meridith lutam por vencer essa barreira e falar sobre o que sentem. Precisam descobrir que as palavras realmente importam.
Meridith, se dá conta do quanto deixou de falar sobre seus desejos e vontades, durante tantos anos de relacionamento, mas agora pode ser tarde demais para salvar seu casamento.

“ – Eu nunca contei para você que queria ir ao Alasca....- Eu queria que você tivesse dito.- Sim. Eu também.-As palavras importam, eu acho – ele disse por fim. – Talvez seu pai soubesse disso o tempo todo.”
Meredith e Jeff

Em meio a todos esses problemas e dificuldades, o pai adoece gravemente e está à beira da morte. Neste momento, ele faz Nina prometer que fará sua mãe contar um de seus contos até o fim. Nina pensa que ele só quer aproximá-las, lembrando-as dos pequenos momentos juntas, durante a infância, e se afasta de todo o sofrimento e das obrigações, inclusive da promessa que fez ao pai, indo embora para cobrir outra desgraça no mundo.
Depois de muitas idas e vindas, a saída de Jeff da casa do casal, a sobrecarga emocional e física pela qual passa Meredith, a suposta loucura da mãe e sua internação em um asilo, a impossibilidade de Nina de continuar com seu trabalho, sentindo de repente, muito mais a dor de seus registros fotográficos, do que antes, a briga entre as irmãs, que se percebem agora tão afastadas. A família realmente parece estar desmoronando após a morte do pai.
Em meio a esse caos, Anya começa o Conto de Fadas. As mulheres então, viram meninas novamente, relembrando os momentos de sua infância. Porém ao longo da história algo parece ter mudado, os Contos antes tão mágicos, começam a se mostrar muito reais. A russa parece dar alguns deslizes durante as histórias, como o nome de alguns lugares, agora reais na antiga Leningrado, detalhes que despertam o interesse de Nina e Meredith.
As filhas de Anya estão prestes a descobrir que sua mãe é muito mais do que parecia. Essa descoberta pode transformar a vida das mulheres da família, libertando-as da clausura emocional na qual se encontravam.

“ ... quando somos mães, nós... suportamos o que for preciso por nossas crianças. Você vai protege-las. Isso vai doer em você; isso vai doer nelas. Seu trabalho é esconder que seu coração está se partindo e fazer o que elas precisam que você faça.”

O livro é LINDO! A surpresa da história é mesmo o Conto de fadas tornando-se realidade. São fatos acontecidos durante a 2º guerra mundial, na Rússia de Stalin e depois durante a invasão nazista. As descrições do Conto de Fadas são extremamente verdadeiras, reais, e acredito que é isso que torna o livro tão especial. Você pode mesmo sentir o que os personagens estão vivendo. É doloroso, absurdamente triste e ao mesmo tempo mágico. Saber que muitas pessoas, de verdade passaram pelas mesmas provações, é assustador.
Como pode uma pessoa sobreviver a tanta dor? Tantas perdas e ainda continuar, ainda viver?
Geralmente corro de livros que parecem tristes, (e preparem a torneirinha, pois eu chorei muito), porém Jardim de Inverno me surpreendeu. É um livro para ler, e relembrar. Recomendo!!!

site: http://cladoslivros.blogspot.com.br/2013/07/resenha-o-jardim-de-inverno-kristin.html