Jardim de Inverno

Jardim de Inverno Kristin Hannah

Resenhas - Jardim de Inverno

Sheila 18/07/2014

Resenha: "Jardim de Inverno" (Krinstin Hannah)
Por Sheila: Oi pessoas como vocês estão? Trago a vocês hoje resenha de mais uma autora best-seller do The New York Times (como será que se faz para ser considerado um autor best-seller? Por que eu já resenhei vários, mas não sei... alguém ai sabe?) Kristin Hannah (de quem eu também nunca tinha ouvido falar).

Bom se vocês forem se aventurar a ler este livro e gostarem de um bom drama, preparem seus lencinhos de papel. Vocês irão precisar. A contra-capa do livro diz que este é o romance mais bem escrito e comovente de Kristin, o que eu não posso avaliar já que não li os outros. Mas você com certeza vai se emocionar com a história destas três mulheres.

Meredith é a filha mais velha. Sempre cordata e obediente, fez o que todos esperavam dela: casou, teve filhos e, quando o pai ficou mais velho, assumiu o cuidado com o negócio da família: o pomar de macieiras Belye Nochi. Chegando aos 40, ela não sabe muito bem quando é que passou de senhorita para senhora.

Nina é a filha mais nova, uma fotógrafa impetuosa que viajou o mundo todo retratando dramas indizíveis, capturando momentos belíssimos e comoventes pelo olhar de sua lente. Nunca casou, e ter filhos é algo que não passa por sua cabeça de forma alguma.

Anya Withson era considerada uma mulher fria pelas filhas. Russa, sempre foi distante das filhas. Tanto a mãe, como as duas filhas, pareciam não ter absolutamente nada em comum. A única coisa que ainda fazia com que se sentissem uma família era o Sr Withson já que o pai, ao contrário de Anya, amava as filhas e se extremava nas demonstrações de carinho.

A única coisa que a mãe parecia fazer com as duas filhas era contar-lhes histórias – até isso acabou, quando Meredith tinha 12 anos e tentou encenar um dos contos de fadas para a mãe, durante uma festa natalina na casa em que moravam.
Meredith se virou, vendo a mãe no meio dos convidados, imóvel, o rosto pálido, os olhos azuis faiscando. Sangue escorria de sua mão. Ela havia quebrado o copo de coquetel e mesmo dali Meredith podia ver um caco de vidro fincado na mão dela.
- Chega – disse a mãe em tom ríspido. – Isso não é entretenimento para uma festa.
Os convidados não sabiam o que fazer; alguns levantaram, outros permaneceram sentados. A sala ficou em silêncio.
- Eu nunca deveria ter contado para vocês esses ridículos contos de fadas – Mamãe disse, o sotaque russo acentuado por causa da raiva. – Esqueci como meninas podem ser românticas e cabeça oca.
Desde este acontecimento da infância, Anya não contou mais histórias para as filhas, e estas simplesmente desistiram de ao menos tentar se aproximar da mãe. Só que agora, o pai das duas irmãs está morrendo e, em seu leito de morte, pede que as filhas se comprometam com ele, em um estranha promessa.
Ele segurou a mão dela e fitou os olhos marejados da filha.
- Importa sim – disse ele, os lábios tremendo, a voz tão fraca que ela mal conseguia ouvir. – Ela precisa de vocês... e vocês precisam dela. Prometa.
- Prometer o quê?
- Depois que eu me for. Conheça sua mãe.
- Como? - Ambos sabiam que não havia forma de se aproximar da mãe dela. – Eu tentei. Ela não fala conosco. Você sabe disso.
- Faça-a contar a história da camponesa e do príncipe. – Ao dizer isso, ele fechou os olhos novamente e sua respiração ficou ainda mais pesada. – Mas história inteira
Agora, Meredith e Nina terão que descobrir uma forma de se aproximarem – uma da outra e da mãe – enquanto esta última parece, gradativamente, perder a lucidez, e volta a lhes contar a história da camponesa, a mesma que sempre lhes contara quando eram pequenas – e que precipitou a desavença que pareceu fragmentar de forma tão permanente o relacionamento das três.

Só que as duas irmãs descobrirão que a mãe é uma mulher muito mais profunda do que imaginavam e que, por trás de seu semblante frio, carrega uma dor e tristeza que começarão a entender, quando descobrirem que a história da camponesa é muito mais do que uma forma que a mãe tinha de fazê-las dormir.

“Jardim de Inverno” é uma história belíssima e comovente, que vai falar sobre perdas devastadoras, mas também da possibilidade de superação e redenção. Sobre verdades escondidas por medo, mas também do amor incondicional que uma mãe pode ter por seus filhos – mesmo que estes venham a nunca ficar sabendo.

Agora só falta você comprar seu lencinho, e se aventurar pelas linhas lindamente traçadas por K. Hannah. Recomendadíssimo.

site: http://www.dear-book.net/2014/07/resenha-jardim-de-inverno-krinstin.html

Três Leitoras 22/07/2014

Resenha: Jardim de Inverno
Desde o dia que comecei a ler esse livro, achei que seria fácil falar sobre ele, mas como eu estava enganada.....

"... quando somos mães, nós... suportamos o que for preciso por nossas crianças. Você vai protegê-las. Isso vai doer em você; isso vai doer nelas. Seu trabalho é esconder que seu coração está se partindo e fazer o que elas precisam que você faça."

Esse livro conquistou um lugar especial no meu coração, ele contém uma história de família, uma história de mulheres. Minha família é formada em sua maioria por mulheres e as vejo enquanto mães fazendo escolhas e com esse livro, a ideia de um amor incondicional se fortaleceu em minha vida.

Meredith e Nina cresceram acreditando que a mãe Anya não gostava delas, pois a mãe vivia isolada e os únicos momentos de carinho que a mãe devotava era ao marido, o pai das meninas. Com esse sentimento, restou as filhas aproveitarem todo o amor que o pai ofertava a elas e aprender a lidar com a frieza da mãe.

Continue lendo no link

site: http://tresleitoras.blogspot.com.br/2014/02/resenha-jardim-de-inverno.html

day 12/08/2014

maravilhoso!
Mais um maravilhoso livro da Kristin Hannah!!
linda história de três mulheres que são tão diferentes e tão parecidas na verdade.
uma história sobre perdas,passado e segredos escondidos.
O livro é simplesmente maravilhoso!
Com uma mistura de presente e passado ,vai se desenrolando uma história surpreendente e que me fez ficar ansiosa a cada página.
Porque a mãe de Nina e Meredith é tão fria e distante?
porque só os contos de fadas a fazem ser mais próxima?
o que o passado dela esconde?
É um livro que vale a pena ler,tem uma lição maravilhosa ,um livro que marca e deixa saudades.

site: http://escreverdayse.blogspot.com.br/

Joice 01/09/2014

Sem palavras e sem lagrimas... chorei tudo que eu tinha.
esse livro mexe com a gente, nos faz refletir sobre familia, sobre julgar o outro sem conhecer seus motivos.
Lindissimo... não tenho o que falar mal desse livro.

Janete 02/09/2014

Jardim de inverno
Como é fácil chorar com esse livro, se envolver com a história e de certa forma se fazer presente em vários momentos. Eu já li vários que contassem sobre a segunda guerra mas esse é diferente. Eu me apaixonei por Any e Léo e me encontrei nas meninas Nina e Meredy. A neve e o frio e o calor do amor isso é contraditório mas o centro desta história.

Rita De Cássia 10/09/2014

Lindo e profundo
chorei todas as minhas lágrimas com esse livro, sorri de emoção também, um dos livros mais lindos que já li! uma leitura que nos faz pensar em família, julgamentos errados, solidão, nossas escolhas, amor... enfim muito bom!Recomendo

Juh 13/09/2014

Emocionante
No início o livro é bem parado, mas não desistam da leitura, ela realmente vale apena. Para mim, foi uma das melhores leituras do ano.

O livro é narrado com o ponto de vista das irmãs Nina e Meredith.
Nina é uma famosa e premiada fotojornalista, seu foco são cenas de guerras e desgraças, ela nunca está em casa, na verdade ela nunca tem lugar fixo. Já Meredith é a mais velha das duas tem uma vida mais estável, duas filhas já adultas, vive para o trabalho e seu casamento vai de mal a pior.

Quando crianças elas tentavam fazer de tudo para agradar a mãe, Anya, que sempre as desprezou, coisa que elas nunca entenderam, já que, a mãe sempre tratou o esposo com muito carinho e amor. O único momento que ela passava com as filhas, era a noite, momentos antes de as garotas dormirem, ela, entrava no quarto delas, apagava as luzes e contava uma história de conto de fadas. O interessante é que ela contava sempre a mesma história, mas nunca chegava ao final.

"Você nos ouviu rindo? Nós nunca tínhamos feito isso antes, não as três, nunca juntas. Nós rimos para você, Papai..."

Conforme foram se tornando mulheres, elas deixaram a mãe de lado, e desistiram de agradá-la, até o dia em que o pai delas, antes de falecer, fez elas prometerem que escutariam o conto de fadas até o final. E é aí que as três, passando por muitas aflições e intrigas, se aproximam. Depois de muitas tentativas em fugir do assunto, Anya, finalmente começa a contar a história e ela faz revelações surpreendentes sobre seu passado.

"- Eu não sei o que vai acontecer - Meredith disse por fim. - Acho que talvez o amor possa simplesmente... dissolver.
- Não, não pode - a mãe disse.
- Então, como...
- Você aguenta - a mãe disse. - Até suas mãos estarem sangrando, e mesmo assim você não larga."

Jardim de Inverno, passa uma mensagem emocionante, quem gosta de ler histórias comoventes sobre a segunda guerra vai adorar esse livro. E ele possui um final admirável.

site: http://umminutoumlivro.blogspot.com.br/2014/08/resenha-jardim-de-inverno.html

Evellyn @2.beijos 19/09/2014

"E talvez assim as coisas devessem ser, a forma como a vida se desdobra quando você viveu o suficiente. Alegria e tristeza eram parte do pacote; o truque, talvez, fosse permitir-se sentir tudo, mas agarrar-se sentir tudo, mas agarrar-se à alegria um pouquinho mais, porque nunca se sabe quando um coração forte pode desistir."

24/09/2014

Denso
Eu tive algumas dificuldades pra engatar na história, eu achava as personagens meio chatinhas e não conseguia me identificar com nenhuma delas. Mas acho que da metade pro final, tudo ganhou mais força e a trama fica impossível de largar. Acho que vale a pena insistir na leitura, caso aconteça o mesmo com você. Como não gosto de abandonar livros, fui até o fim e valeu a pena!

Lais 28/09/2014

Fantástico! - pequeno spoiler (contem na sinopse do livro tbm)
Margareth e Nina são irmas, eram muito ligadas quando pequenas. Faziam tudo juntas. Anna, mãe das meninas, era uma mulher muito reservada e distante, segundo elas. Uma mãe que não conversava com as filhas, exceto quando contava contos de fadas antes de dormir, com a condição das luzes apagadas e silêncio. As meninas adoravam esse momento com a mãe, era único pra elas, era o momento delas aproveitarem a mãe e passarem um tempo com ela. Não havia outro jeito de se aproximar de Anna. Certo dia Margareth encena o conto de fadas da mãe, na escola em que estuda. A mãe, da platéia, fica irritadíssima com a surpresa e demonstra isso. Margareth jura que nunca mais irá ouvir os contos da mãe. Anna jura que nunca mais contará os contos de fadas para as meninas.
E assim os anos passam... Com as promessas sendo cumpridas. O tempo fez com que essa família se distancie, porem o pai sempre dava um jeito de aproximar as mulheres da família. Ele era um pai amoroso e um marido exemplar, estava sempre agradando elas. Quando as meninas se sentiam triste pela distancia da mãe, o pai fazia a vez de Anna. Ia até o quarto das meninas e falava o quanto Anna amava elas, que não era pra pensarem o contrario.
O pai era o alicerce.
Até que o pai vai parar numa cama de hospital, e sente que seus dias estão chegando ao fim. Pede para Nina que prometa que ira conhecer melhor a mãe, pede que ela peça a mãe pra contar o conto de fadas. Mas dessa vez a história toda.
Ambas tem motivos pra se manter distantes, mas promessa é divida e precisam deixar as 'supostas' diferenças de lado e tentar.
E é nesse ponto que a história se torna uma linda e emocionante viagem para uma nova historia dentro da mesma historia.
A luta que se segue pra unir essas meninas, é um drama que nos prende desde que se inicia. O conto de fadas traz uma historia linda e histórica, detalhes da segunda guerra são mencionados. A cada nova descoberta, um 'oh' é dado. Anna tem uma história. Nina e Margareth não são mais meninas, são mulheres com novas historias e precisam se conhecer melhor. A autora coloca elas em cena, de uma forma que tudo parece andar conforme uma musica, ja disse que é bem escrito esse livro? Pois é, tudo faz sentido, tudo se encaixa e sinto como se tivesse visto um filme na minha frente. Um dos livros mais incríveis que já li.
Kristin Hannah consegue emocionar em cada nova pagina. A descrição dada para cada personagem desse livro, são detalhes pequenos com imaginação gigante. Parece que conhecemos de perto os personagens. Alem de dar o detalhe, Kristin Hannah criou situações como exemplo do detalhe, que fixa um personagem completo na nossa cabeça. Uma autora espetacular na escrita e se devo resumir em uma palavra essa obra, eu diria FANTÁSTICA.

Ro Souza 01/10/2014

para ler com um lencinho
Acabei de ler Jardim de Inverno, pensem num livro forte, tenso, carregado de emoção e surpresas. Triste e ao mesmo tempo cheio de esperança e fé na vida.
A história (baseada em fatos reais) se passa durante a segunda guerra e fala sobre o cerco de Leningrado, que foi sitiado pelo exercito nazista durante quase 3 anos, passaram fome, sede e frio, mas nunca perderam a fé. Um relato chocante da pior face do ser humano, mas também necessário para que agente valorize mais a vida pacifica que temos....No fim, uma bonita historia de amor e coragem em meio a guerra, chorei muito.

vicky 04/10/2014

Caixinha de surpresas
Quando eu comprei o livro, imaginava que falava sobre o amor materno, família e que as irmãs receberiam uma missão da mãe.
Errei. Comprei o livro no intuito de ser um estilo diferente de leitura do que estava acostumada. Na verdade, foi o livro que mais me identifiquei.
É uma história sobre uma família que sofreu durante anos com a falta de amor da mãe,dependendo da relação paternal para que houvesse algum tipo de comunicação.
Com a morte do pai, as filhas se unem para lutar contra a solidão. A Meredith ,irmã mais velha, com seu casamento arruinado, e longe das filhas, se dedica por inteiro ao pomar. Antigo projeto do pai de muito sucesso. A Nina,irmã mais nova, viaja too mundo fotografando a tristeza das mulheres em busca de encontrar a si mesma. O pai pede a Nina para cumprir a promessa de conhecer sua mãe. Como? com os contos de fadas que ela parou de contar."O príncipe e a camponesa".
A partir dai elas vão ouvindo o contos de fadas e começam a conhecer sua mãe. Anya começa a ter uma comunicação com suas filhas. A rir e conversar durante as refeições. Suas idas ao Jardim de Inverno aumento significativamente.
As filhas descobrem muitos segredos.
Um livro cheio de surpresas. Capaz de te prender a leitura, e quando terminar, pedir por mais.
Uma história sobe a importância do amor entre familiares. O quanto segredos podem distanciar as pessoas não importando o quão próximas estivessem.E principalmente, sobre A importância do perdão. Nunca deixar nada para depois, porque pode ser tarde demais. E SEMPRE correr atrás do que quer.

Dani 20/10/2014

Maravilhoso!!!!!

catinha4 21/10/2014

Uma historia maravilhosa, envolvente e diferente onde é contado sobre amor, família e o outro lado de uma guerra contada na voz de uma mulher, seus sofrimentos,perdas e reencontros principalmente com sua dor e seu passado.INCRÍVEL,chorei nos últimos capítulos.

Fernanda 27/10/2014

Um conselho para aqueles que pretendem ler esse livro: não o abandone! No início eu corria dele. Queria abandonar por sua introdução chata, melancólica, com personagens frustados e com problemas sociais e pessoais. Mas ainda bem que minha vontade de não abandonar o livro foi maior e eu consegui terminar a leitura. A surpresa vem na metade do livro. E posso dizer que ele é surpreendente e maravilhoso.