Jardim de Inverno

Jardim de Inverno Kristin Hannah

Resenhas - Jardim de Inverno

Meus Livros, Meu Mundo 01/10/2013

Nós mulheres fazemos escolhas pelos outros, não por nós mesmas. E quando somos mães, nós suportamos o que for preciso pelos nossos filhos.

Em Jardim de Inverno conhecemos a história de Meredith e Nina Whitson duas irmãs totalmente diferentes uma da outra. Meredith é mais apegada a família e vive até hoje em uma casa perto dos pais onde criou suas duas filhas, já Nina criou asas e vive viajando pelo mundo a fora por conta de seu trabalho.

Mas por conta da doença de seu pai a família esta novamente reunida, as duas são apegadas demais nele, pois ele foi o único que passou carinho e amor para elas, já que a mãe delas Anya sempre foi muito fria em relação a tudo e nunca conseguiu se aproximar das filhas de verdade.

"Pelo que pareceu uma eternidade, nenhuma das duas disse nada. Por fim, mamãe falou: - Seu pai pensa que não posso lidar com a morte dele. - E você pode? - Nina perguntou com simplicidade. - Você ficaria surpresa com o que o coração humano pode suportar"
Mesmo com os cuidados da família o pai das meninas acaba falecendo e em seu leito de morte deixa uma missão para suas tão amadas filhas, fazer com que a mãe delas conte á elas a verdadeira história da sua vida, para que assim elas possam finalmente se conhecer e se amarem e principalmente conhecer os motivos de Anya para ser tão fria.

Emocionante é a palavra que em minha opinião define esse livro, a história de Anya é incrível e nos mostra até que ponto um ser humano suporta pela família, o que somos capazes de fazer para salvar as pessoas que amamos.

‘’- Perder o amor é algo terrível - Mamãe disse suavemente -, mas virar as costas para ele é insuportável. Você vai passar o resto da vida repassando isso na sua cabeça? Imaginando se se afastou cedo demais ou com facilidade demais? Ou se vai algum dia amar alguém novamente com tanta profundidade?’’

Um drama com uma narrativa incrível, confesso que demorei um pouco para me envolver na história, mas vale muito a pena, os ensinamentos passados são muito valiosos. Me peguei chorando várias vezes durante o relato que Anya faz sobre sua história e outras vezes angustiada com as duas filhas lutando contra ás mágoas para conhecerem de verdade a mãe delas.

"Elas ficaram ali, as três, rindo juntas no meio do jardim de inverno, com as macieiras ao redor, e esse foi o melhor tributo que poderiam ter feito para ele. E mais tarde, quando Mamãe e Meredith já haviam entrado, Nina ficou ali, sozinha, no silêncio, olhando para um botão branco e aveludado de magnólia coberto pelo pó cinza.
- Você nos ouviu rindo? Nós nunca tínhamos feito isso antes, não as três, nunca juntas. Nós rimos para você, Papai..."

Recomendo demais esse livro para pessoas que procuram na leitura não só um passatempo, mas também um aprendizado.

A capa é belíssima e retratada a história de uma forma muito delicada e fiel quem leu vai entender ;) . São 416 pag amarelas superconfortáveis de pura emoção, reflexão e envolvimento.

site: http://www.meulivromeumundo.com/

Gíh Santos 02/10/2013

Resenha do Blog Livros Lovers
Meredith e Nina são irmãs completamente diferentes, com 40 e 37 anos respectivamente, podemos observar como o caminho de duas mulheres podem-se tomar tão distintos. Neste meio esta Anya – a mamãe – uma mulher com 80 anos incrivelmente fria. Durante toda a vida das filhas não houve um momento sequer de afeto. Está falta de amor materno determinou quem Meredith e Nina se tornaram como adultas.
Meredith se esforça ao máximo para ser o total oposto da mãe. É uma esposa dedicada, mãe apaixonada por suas duas filhas, mulher de negocio, esta sempre ativa, tenta o todo custo fazer tudo para deixar todos satisfeitos. Entretanto, neste processo ela se esquece de si mesma, não sabe sequer quando ela pensou em si própria, quando foi que colocou suas vontades na frente de tudo. O marido Jeff, já esta cansado desta pessoa que Meredith se tornou, e consequentemente, estão sofrendo de problemas conjugais.
Nina é a jovem mulher moderna, uma fotojornalista famosa que viaja pelo mundo, literalmente ama o que faz, e não pensa em criar raízes em nenhum lugar. Como companhia ela tem Danny o namorado irlandês charmoso, mas seu medo de compromissos esta deixando sua relação com Danny na corda bamba.
A morte do amoroso pai coloca estas três mulheres tão distintas frente –a – frente, uma promessa no leito de morte do Pai, promete tornar este relacionamento mãe e filhas possível. Mas seria possível que um simples “Conto de Fadas” tivesse este poder? O Conto de Fadas é o único momento em que Anya se torna mais “humana”, com sua voz mágica, mesmo relutante, ela passa a narrar à história da “Camponesa e o Príncipe”. Um conto que logo deixa de ser algo leve e florido para tornar-se uma história de sofrimento, desespero e desesperança, um drama real.

CONTINUE LENDO>>>

site: http://livroslovers.blogspot.com.br/2013/08/resenha-jardim-de-inverno.html#.UkykAdLUmHs

Nii. 02/10/2013

Jardim de Inverno é uma história sobre como o passado pode permanecer latente na vida das pessoas e de como uma família pode ser desestruturada por isso.
Meredith e Nina cresceram num lar onde a mãe sempre foi distante e uma espécie de incógnita. O pai sempre foi o elo, o que mantinha a família inteira mesmo que só aparentemente.

Meredith e Nina tornam-se adultas e a vida leva cada uma a tomar rumos diferentes. Meredith se encarrega de cuidar dos negócios da família, do marido e das filhas. Já Nina ganha a vida viajando como fotógrafa jornalística.

Elas voltaram a se encontrar e enfrentar o passado e a família desestruturada quando o pai fica doente. As duas vão, através de uma situação difícil, ter a oportunidade de saber mais sobre o porquê da distância da mãe e da história da própria família.

Eu gostei muito desse livro, algo que não me surpreendeu. Afinal adorei o título, a capa, o clima frio e o contexto da história da família Whiston.

A autora possui um ritmo de escrita aconchegante e me vi envolvida rapidamente por toda a vida das personagens. Os segredos, a medida com que foram sendo revelados, deixaram a história ainda mais emocionante.

Não posso deixar de falar sobre o quanto os ‘mocinhos’ desta história sofreram. As ‘mocinhas’ realmente não são fáceis nesse livro. Por vezes despertaram a minha raiva intrínseca. Mas no fim tudo valeu a pena.

Adorei conhecer o Jardim de Inverno. E digo isso também literalmente. Kristin Hannah é uma autora que vale a pena conhecer. Outros títulos lançados no Brasil são: O caminho para Casa e Quando você voltar.

Su 02/10/2013

Dramático, triste e emocionante
Quando comecei a ler este livro tive a certeza de que seria diferente de todos os tipos de leitura que habitualmente faço. Apesar de descrito como um romance eu considerei que o livro deveria estar enquadrado na categoria drama. Confesso que chorei muito nos últimos capítulos, talvez porque tudo fugisse um pouco do que esperava. Uma história de amor e guerra, com um desfecho encantador e inesperado. Enfim, acho que é uma história apaixonante, muito emocionante e real.

Clã 05/10/2013

Clã dos Livros - Jardim de Inverno
A vida das irmãs Meredith e Nina Whitson é marcada pela relação difícil com a mãe Anya, uma russa de “sangue frio”. As meninas tentaram conquistar o amor materno durante anos, mas desistiram. Sua relação de afeto era inteiramente com o pai, pelo qual as duas eram absolutamente apaixonadas. O único momento de proximidade entre elas, era quando a mãe contava histórias da Rússia, Contos de Fadas.
As meninas viram mulheres. Meredith casa e tem duas filhas, conseguindo, apesar dos pesares, criar vínculos com suas meninas. Assume os negócios da família e se vê envolta em obrigações e tarefas que os outros querem que faça. Nina é uma fotojornalista bem sucedida, mundialmente reconhecida, que cobre notícias de guerra, fome, miséria, acompanhando o sofrimento do mundo. Seu projeto especial são fotos de mulheres fortes, guerreiras, que vencem a vida apesar das dificuldades. Porém, apesar do sucesso aparente, ambas são marcadas pela relação, ou a falta dela, com sua mãe. Não conseguem se permitir amar e demonstrar esse amor.
A relação de Meredith com Jeff, seu marido, esta desgastada. Suas filhas cresceram e estão na faculdade, os dois se afastaram e fingem continuar, porém há muito tempo não ficam juntos realmente. Jeff tenta se aproximar de sua esposa, mas encontra barreiras gigantes, o que os afasta ainda mais.
Nina tem um namorado jornalista, que é totalmente apaixonado por ela. Estão juntos a 4 anos, mesmo assim ninguém de sua família sabe. Não consegue assumir sua afeição e sua relação. Quando ele tenta se aproximar, ela se afasta. A grande dificuldade das irmãs em expressar o amor por seus homens é frustrante e muito triste. Em alguns momentos dá vontade de estender a mão para dentro das páginas e tomar uma atitude por elas, sacudi-las, falar por elas.... Um “Eu te amo”, “Volta pra mim”, “Fica comigo”, “Me ajuda” ... Porém elas não conseguem! É como se as emoções ficassem presas dentro da garganta sem sair... Nina e Meridith lutam por vencer essa barreira e falar sobre o que sentem. Precisam descobrir que as palavras realmente importam.
Meridith, se dá conta do quanto deixou de falar sobre seus desejos e vontades, durante tantos anos de relacionamento, mas agora pode ser tarde demais para salvar seu casamento.

“ – Eu nunca contei para você que queria ir ao Alasca....- Eu queria que você tivesse dito.- Sim. Eu também.-As palavras importam, eu acho – ele disse por fim. – Talvez seu pai soubesse disso o tempo todo.”
Meredith e Jeff

Em meio a todos esses problemas e dificuldades, o pai adoece gravemente e está à beira da morte. Neste momento, ele faz Nina prometer que fará sua mãe contar um de seus contos até o fim. Nina pensa que ele só quer aproximá-las, lembrando-as dos pequenos momentos juntas, durante a infância, e se afasta de todo o sofrimento e das obrigações, inclusive da promessa que fez ao pai, indo embora para cobrir outra desgraça no mundo.
Depois de muitas idas e vindas, a saída de Jeff da casa do casal, a sobrecarga emocional e física pela qual passa Meredith, a suposta loucura da mãe e sua internação em um asilo, a impossibilidade de Nina de continuar com seu trabalho, sentindo de repente, muito mais a dor de seus registros fotográficos, do que antes, a briga entre as irmãs, que se percebem agora tão afastadas. A família realmente parece estar desmoronando após a morte do pai.
Em meio a esse caos, Anya começa o Conto de Fadas. As mulheres então, viram meninas novamente, relembrando os momentos de sua infância. Porém ao longo da história algo parece ter mudado, os Contos antes tão mágicos, começam a se mostrar muito reais. A russa parece dar alguns deslizes durante as histórias, como o nome de alguns lugares, agora reais na antiga Leningrado, detalhes que despertam o interesse de Nina e Meredith.
As filhas de Anya estão prestes a descobrir que sua mãe é muito mais do que parecia. Essa descoberta pode transformar a vida das mulheres da família, libertando-as da clausura emocional na qual se encontravam.

“ ... quando somos mães, nós... suportamos o que for preciso por nossas crianças. Você vai protege-las. Isso vai doer em você; isso vai doer nelas. Seu trabalho é esconder que seu coração está se partindo e fazer o que elas precisam que você faça.”

O livro é LINDO! A surpresa da história é mesmo o Conto de fadas tornando-se realidade. São fatos acontecidos durante a 2º guerra mundial, na Rússia de Stalin e depois durante a invasão nazista. As descrições do Conto de Fadas são extremamente verdadeiras, reais, e acredito que é isso que torna o livro tão especial. Você pode mesmo sentir o que os personagens estão vivendo. É doloroso, absurdamente triste e ao mesmo tempo mágico. Saber que muitas pessoas, de verdade passaram pelas mesmas provações, é assustador.
Como pode uma pessoa sobreviver a tanta dor? Tantas perdas e ainda continuar, ainda viver?
Geralmente corro de livros que parecem tristes, (e preparem a torneirinha, pois eu chorei muito), porém Jardim de Inverno me surpreendeu. É um livro para ler, e relembrar. Recomendo!!!

site: http://cladoslivros.blogspot.com.br/2013/07/resenha-o-jardim-de-inverno-kristin.html

Ka 06/10/2013

Maravilhoso
Acho que é válido dizer que ninguém tem uma infância perfeita não é? Até porque, perfeição de fato não existe. Sempre somos moldados por relações de amor, distâncias, raivas, problemas, felicidades, amizades, família... Tudo. E acho que é por isso que Jardim de Inverno consegue nos tocar tão profundamente.

Claro que a infância de Meredith e Nina é algo bem mais intenso. Não duvido que alguém tenha passado por algo bem semelhante, mas independente de termos ou não passado por aquela situação, não conseguimos deixar de nos identificar com o que lemos.
Elas cresceram nos braços de um pai amoroso e aos olhos de uma mãe fria e distante, e isso criou uma mágoa, um ressentimento com a mãe. Elas cresceram e criaram suas próprias vidas, longe da mãe, nunca a perdoando realmente e nunca entendendo o motivo de tamanha distância e frieza.
Após a morte do pai, atendendo ao último pedido do mesmo, elas começam a colocar a sua mágoa de lado e se esforçam para conhecer a história da mãe e talvez assim entendê-la.

‘’- Perder o amor é algo terrível - Mamãe disse suavemente -, mas virar as costas para ele é insuportável. Você vai passar o resto da vida repassando isso na sua cabeça? “

Intenso como poucos, Jardim de Inverno é cheio de sentimentos, sacrifícios e lições de vida. Ele nos mostra como o ser humano é forte, o quanto ele pode aguentar por amor e, principalmente, que devemos tentar conhecer verdadeiramente alguém antes de julgá-lo.

A maneira como a autora conseguiu nos envolver é simplesmente maravilhosa, a escrita é cativante e, apesar do inicio do livro ser um pouco mais lento, quando começamos a conhecer mais a mãe, ele flui com rapidez e muitas, muitas lágrimas.

Gente, esse é realmente um livro de leitura obrigatória, pois ele só tem a acrescentar em nossas vidas e certamente nos fará um pouco melhores.
Recomendo a todos.

site: http://www.achoquecresci.com

day 12/08/2014

maravilhoso!
Mais um maravilhoso livro da Kristin Hannah!!
linda história de três mulheres que são tão diferentes e tão parecidas na verdade.
uma história sobre perdas,passado e segredos escondidos.
O livro é simplesmente maravilhoso!
Com uma mistura de presente e passado ,vai se desenrolando uma história surpreendente e que me fez ficar ansiosa a cada página.
Porque a mãe de Nina e Meredith é tão fria e distante?
porque só os contos de fadas a fazem ser mais próxima?
o que o passado dela esconde?
É um livro que vale a pena ler,tem uma lição maravilhosa ,um livro que marca e deixa saudades.

site: http://escreverdayse.blogspot.com.br/

Rita De Cássia 10/09/2014

Lindo e profundo
chorei todas as minhas lágrimas com esse livro, sorri de emoção também, um dos livros mais lindos que já li! uma leitura que nos faz pensar em família, julgamentos errados, solidão, nossas escolhas, amor... enfim muito bom!Recomendo

Juh 13/09/2014

Emocionante
No início o livro é bem parado, mas não desistam da leitura, ela realmente vale apena. Para mim, foi uma das melhores leituras do ano.

O livro é narrado com o ponto de vista das irmãs Nina e Meredith.
Nina é uma famosa e premiada fotojornalista, seu foco são cenas de guerras e desgraças, ela nunca está em casa, na verdade ela nunca tem lugar fixo. Já Meredith é a mais velha das duas tem uma vida mais estável, duas filhas já adultas, vive para o trabalho e seu casamento vai de mal a pior.

"... quando somos mães, nós... suportamos o que for preciso por nossas crianças. Você vai protegê-las. Isso vai doer em você; isso vai doer nelas. Seu trabalho é esconder que seu coração está se partindo e fazer o que elas precisam que você faça."

Quando crianças elas tentavam fazer de tudo para agradar a mãe, Anya, que sempre as desprezou, coisa que elas nunca entenderam, já que, a mãe sempre tratou o esposo com muito carinho e amor. O único momento que ela passava com as filhas, era a noite, momentos antes de as garotas dormirem, ela, entrava no quarto delas, apagava as luzes e contava uma história de conto de fadas. O interessante é que ela contava sempre a mesma história, mas nunca chegava ao final.

"Você nos ouviu rindo? Nós nunca tínhamos feito isso antes, não as três, nunca juntas. Nós rimos para você, Papai..."

Conforme foram se tornando mulheres, elas deixaram a mãe de lado, e desistiram de agradá-la, até o dia em que o pai delas, antes de falecer, fez elas prometerem que escutariam o conto de fadas até o final. E é aí que as três, passando por muitas aflições e intrigas, se aproximam. Depois de muitas tentativas em fugir do assunto, Anya, finalmente começa a contar a história e ela faz revelações surpreendentes sobre seu passado.

"- Eu não sei o que vai acontecer - Meredith disse por fim. - Acho que talvez o amor possa simplesmente... dissolver.
- Não, não pode - a mãe disse.
- Então, como...
- Você aguenta - a mãe disse. - Até suas mãos estarem sangrando, e mesmo assim você não larga."

Jardim de Inverno, passa uma mensagem emocionante, quem gosta de ler histórias comoventes sobre a segunda guerra vai adorar esse livro. E ele possui um final admirável.

site: http://umminutoumlivro.blogspot.com.br/2014/08/resenha-jardim-de-inverno.html

Evellyn @2.beijos 19/09/2014

"E talvez assim as coisas devessem ser, a forma como a vida se desdobra quando você viveu o suficiente. Alegria e tristeza eram parte do pacote; o truque, talvez, fosse permitir-se sentir tudo, mas agarrar-se sentir tudo, mas agarrar-se à alegria um pouquinho mais, porque nunca se sabe quando um coração forte pode desistir."

24/09/2014

Denso
Eu tive algumas dificuldades pra engatar na história, eu achava as personagens meio chatinhas e não conseguia me identificar com nenhuma delas. Mas acho que da metade pro final, tudo ganhou mais força e a trama fica impossível de largar. Acho que vale a pena insistir na leitura, caso aconteça o mesmo com você. Como não gosto de abandonar livros, fui até o fim e valeu a pena!

Lais 28/09/2014

Fantástico! - pequeno spoiler (contem na sinopse do livro tbm)
Margareth e Nina são irmas, eram muito ligadas quando pequenas. Faziam tudo juntas. Anna, mãe das meninas, era uma mulher muito reservada e distante, segundo elas. Uma mãe que não conversava com as filhas, exceto quando contava contos de fadas antes de dormir, com a condição das luzes apagadas e silêncio. As meninas adoravam esse momento com a mãe, era único pra elas, era o momento delas aproveitarem a mãe e passarem um tempo com ela. Não havia outro jeito de se aproximar de Anna. Certo dia Margareth encena o conto de fadas da mãe, na escola em que estuda. A mãe, da platéia, fica irritadíssima com a surpresa e demonstra isso. Margareth jura que nunca mais irá ouvir os contos da mãe. Anna jura que nunca mais contará os contos de fadas para as meninas.
E assim os anos passam... Com as promessas sendo cumpridas. O tempo fez com que essa família se distancie, porem o pai sempre dava um jeito de aproximar as mulheres da família. Ele era um pai amoroso e um marido exemplar, estava sempre agradando elas. Quando as meninas se sentiam triste pela distancia da mãe, o pai fazia a vez de Anna. Ia até o quarto das meninas e falava o quanto Anna amava elas, que não era pra pensarem o contrario.
O pai era o alicerce.
Até que o pai vai parar numa cama de hospital, e sente que seus dias estão chegando ao fim. Pede para Nina que prometa que ira conhecer melhor a mãe, pede que ela peça a mãe pra contar o conto de fadas. Mas dessa vez a história toda.
Ambas tem motivos pra se manter distantes, mas promessa é divida e precisam deixar as 'supostas' diferenças de lado e tentar.
E é nesse ponto que a história se torna uma linda e emocionante viagem para uma nova historia dentro da mesma historia.
A luta que se segue pra unir essas meninas, é um drama que nos prende desde que se inicia. O conto de fadas traz uma historia linda e histórica, detalhes da segunda guerra são mencionados. A cada nova descoberta, um 'oh' é dado. Anna tem uma história. Nina e Margareth não são mais meninas, são mulheres com novas historias e precisam se conhecer melhor. A autora coloca elas em cena, de uma forma que tudo parece andar conforme uma musica, ja disse que é bem escrito esse livro? Pois é, tudo faz sentido, tudo se encaixa e sinto como se tivesse visto um filme na minha frente. Um dos livros mais incríveis que já li.
Kristin Hannah consegue emocionar em cada nova pagina. A descrição dada para cada personagem desse livro, são detalhes pequenos com imaginação gigante. Parece que conhecemos de perto os personagens. Alem de dar o detalhe, Kristin Hannah criou situações como exemplo do detalhe, que fixa um personagem completo na nossa cabeça. Uma autora espetacular na escrita e se devo resumir em uma palavra essa obra, eu diria FANTÁSTICA.

Ro Souza 01/10/2014

para ler com um lencinho
Acabei de ler Jardim de Inverno, pensem num livro forte, tenso, carregado de emoção e surpresas. Triste e ao mesmo tempo cheio de esperança e fé na vida.
A história (baseada em fatos reais) se passa durante a segunda guerra e fala sobre o cerco de Leningrado, que foi sitiado pelo exercito nazista durante quase 3 anos, passaram fome, sede e frio, mas nunca perderam a fé. Um relato chocante da pior face do ser humano, mas também necessário para que agente valorize mais a vida pacifica que temos....No fim, uma bonita historia de amor e coragem em meio a guerra, chorei muito.

vicky 04/10/2014

Caixinha de surpresas
Quando eu comprei o livro, imaginava que falava sobre o amor materno, família e que as irmãs receberiam uma missão da mãe.
Errei. Comprei o livro no intuito de ser um estilo diferente de leitura do que estava acostumada. Na verdade, foi o livro que mais me identifiquei.
É uma história sobre uma família que sofreu durante anos com a falta de amor da mãe,dependendo da relação paternal para que houvesse algum tipo de comunicação.
Com a morte do pai, as filhas se unem para lutar contra a solidão. A Meredith ,irmã mais velha, com seu casamento arruinado, e longe das filhas, se dedica por inteiro ao pomar. Antigo projeto do pai de muito sucesso. A Nina,irmã mais nova, viaja too mundo fotografando a tristeza das mulheres em busca de encontrar a si mesma. O pai pede a Nina para cumprir a promessa de conhecer sua mãe. Como? com os contos de fadas que ela parou de contar."O príncipe e a camponesa".
A partir dai elas vão ouvindo o contos de fadas e começam a conhecer sua mãe. Anya começa a ter uma comunicação com suas filhas. A rir e conversar durante as refeições. Suas idas ao Jardim de Inverno aumento significativamente.
As filhas descobrem muitos segredos.
Um livro cheio de surpresas. Capaz de te prender a leitura, e quando terminar, pedir por mais.
Uma história sobe a importância do amor entre familiares. O quanto segredos podem distanciar as pessoas não importando o quão próximas estivessem.E principalmente, sobre A importância do perdão. Nunca deixar nada para depois, porque pode ser tarde demais. E SEMPRE correr atrás do que quer.

Dani 20/10/2014

Maravilhoso!!!!!