Jardim de Inverno

Jardim de Inverno Kristin Hannah

Resenhas - Jardim de Inverno

Lenise 02/11/2014

Jardim de Inverno - Kristin Hannah
Não há palavras capazes de expressar os sentimentos que são expressos nesse livro. Uma folha de papel ou um livro todo não seriam suficientes. Nada seria o suficiente.
Não é à toa que "Jardim de Inverno", de Kristin Hannah, tenha sido best-seller do The New York Times. O livro relata a história de Meredith e Nina, duas irmãs que prometem ao pai no seu leito de morte que tentarão descobrir qual a verdade por trás da fachada fria e indiferente de sua mãe, Anya.
A princípio, é um livro arrastado. Durante mais de cem páginas, é muito fácil se dispersar da leitura ou trocá-la por alguma outra coisa. O potencial do livro não é explorado de início; requer um tanto de coragem para chegar à parte emocionante. Contudo, não há como interromper a leitura depois de certo ponto.
Através de um "conto de fadas", a mãe de Meredith e Nina se aproxima das duas, criando um vínculo que parecia meramente impossível. As palavras são delicadas, mas carregam o gosto pesado do sofrimento dos personagens envolvidos no conto de fadas.
O livro mais triste e esperançoso que eu já li. Um relato incrível de coragem em tempos de guerra, cheio de lições de vida capazes de mudarem tudo o que se pensa. Perdi a conta de quantas vezes me embalei em minhas lágrimas - tanto de tristeza quanto de felicidade - durante a leitura.
Mais um livro que me deixou com a terrível sensação de vazio. Leitura obrigatória tanto para os mais corajosos quanto para os mais perdidos. Um reencontro encantador consigo mesmo.

site: http://livrosemestante.blogspot.com.br/2014/11/jardim-de-inverno-kristin-hannah.html

Ana Caroline 16/11/2014

Eu acabei de ler este livro e me sinto confusa. Não que o livro seja confuso de fato, mas eu ainda estou cheias de perguntas. Perguntas que eu preciso responder para saber se entendi o livro ou não.

Infelizmente eu não vou poder fazer essas perguntas para vocês, caso contrário, vou acabar contando o livro. Ou talvez eu coloque um aviso de SPOILER e faça as perguntas e quem já leu este livro me responda.

Jardim de Inverno, conta uma história de dor e amor. Uma história de perdão.

Meredith e Nina são filhas de Evan e Anya, enquanto Evan é puro amor, Anya é a frieza em pessoa. As filhas tentam de tudo conquistar o amor da mãe, contudo, depois de muito tentar simplesmente desistem.

Mais Evan que ama muito a sua família quer que as filhas tenham uma relação e por isso pede no seu leito de morte que as filhas conheçam a mãe e assim entendam porque ela tem o coração tão frio.

E assim depois de muita relutância, mãe e filhas sentam-se juntas para contar e ouvir um conto de fadas que na verdade trata-se da história de vida de Anya.

Uma vida simples e feliz que foi transformada em tristeza e dor. Que a fez ficar forte, mas ao mesmo tempo dura e fria. Incapaz de demonstrar sentimentos pelas filhas.

Ao conhecer mais a mãe Meredith e Nina vão se conhecendo e entendendo melhor muitas das suas escolhas na vida. A verdade une essas mulheres, une a família assim como Evan desejava.

Jardim de Inverno é uma história linda e marcante, que faz com que você pense não só na história de Anya e sim na história de milhares de pessoas que passaram e passam hoje em dia pelo o que ela viveu. Uma história triste e ao mesmo tempo linda que te faz chorar. E se já não bastasse a autora fez um final que apesar de triste e surpreendente.

Ouso dizer que não esperava tanto deste livro, mas estava enganada, pois o mistério de Anya me envolveu completamente e estive fascinada pelo livro em cada página que lia.

site: http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

Sheyna 28/08/2015

Destruída!
Minha primeira resenha! Então, ja me desculpo se houver muitos erros, porque estou escrevendo no tablet.
Jardim de inverno foi uma leitura que me destruiu.
Li muitas resenhas falando sobre o suposto início chato do livro e resolvi escrever justamente por conta disso.
A leitura desse livro cimentou a minha teoria que os melhores livros precisam de muitos detalhes pra compor e justificar um enredo. Desconheço um livro que remete a reflexão e faz emergir nas pessoas uma imensidão de emoções que já te vicie no início.
Pois, vamos ao que interessa...
O cenário principal da estória acontece durante a invasão da Alemanha Nazista a União Soviética no período da segunda guerra mundial. É uma ficção contada pela ótica de uma mulher que sofreu os horrores e devastação que uma guerra faz na vida de quem viveu, me fazendo acreditar que a morte em algumas situações parece algo leve pra quem morreu. Nessa escrita, se encontra muita tristeza, perdão, amor, romance, julgamento e uma força agonizante.
Prefiro não entrar em detalhes do livro, vou me deter a dizer que a escrita é maravilhosa e comovente, com personagens sofridos, fortes e muito bem construídos... e que acima de tudo afirma o meu conceito que por trás de muita dureza existe muita história e que não temos o poder de julgar alguém. É uma das minhas leituras favoritas e pela capacidade da autora em relatar com tal precisão o que acontece em meio ao caos, dou sim as 5 estrelas.
É triste imaginar que milhares de pessoas passaram por situações similar!
Recomendo sem pestanejar essa leitura! Chorei muito, mas amei de coração.

Clóvis Marcelo 02/09/2015

ENREDO

A família Whiston não é nem um pouco convencional. Com duas irmãs que mal se vêem e uma mãe que não se comunica ou sequer olha nos olhos das filhas, o que resta a essas mulheres é o amor de um pai e marido que sempre esteve presente para mediar esse convívio.

Meredith, a filha mais velha, com o passar dos anos preferiu ficar em casa para cuidar dos filhos e da família. Enquanto Nina, sempre aventureira, seguiu seus sonhos e viajou o mundo para tornar-se uma fotojornalista famosa, que captura cenas peculiares sobre a existência da humanidade.

O que faz essas irmãs se unirem novamente – algo que não acontecia desde a infância, depois de uma peça teatral que acabou de uma forma desastrosa – é a doença do pai, que as deixa ao lado de sua fria mãe, Anya, que não oferece qualquer conforto ou emoção mesmo num momento como esse.

Contudo, o verdadeiro motivo para Anya ser assim é uma comovente história de amor que se estende por mais de 65 anos entre a gelada Leningrado da Segunda Guerra (a atual São Petersburgo) e o não menos frio Alasca. Para cumprir uma promessa ao pai em seu leito de morte, as irmãs deverão se esforçar e fazer com que a mãe lhes conte esta extraordinária história, que as meninas sempre ouviram sob a forma de um conto de fadas.

Assim, Meredith e Nina vão, finalmente, conhecer o passado secreto de sua mãe e descobrir uma verdade que mudará tudo o que elas viveram ou pensam que são.

COMENTÁRIOS

O livro tem uma cronologia ampla e cíclica. Começa em 1972 com Meredith e Nina ainda crianças. Salta 28 anos no tempo para o ano de 2000 e finaliza a história 10 anos depois com um desfecho emocionante. Sem contar os retrocessos que Anya faz contando sua história de vida e tudo que passou antes das filhas nascerem.

A princípio a história pode parecer morna. Afinal, assistimos as frustrações e dramas do cotidiano de uma família. Somos expectadores de uma história melancólica, onde essas três mulheres são distantes umas das outras, sabem como podem mudar a situação, mas não o fazem. Algo que torna difícil se afeiçoar a alguma delas.

A vida tratou de deixar Meredith amarga, fria e metódica. E Nina, talvez, tão indiferente quanto a mãe, já que em sua vida despojada e livre, não parece se importa com problemas, canalizando tudo nas fotografias. Anya é a pior de todas, ao ser impassível e parecer não sentir nada pelas filhas.

Até que, o conto de fadas acontece. As melhores partes do livro são essa história, que inicia num faz de conta para depois se mostrar uma fábula da guerra em Leningrado, fato que realmente aconteceu e a mãe esteve presente.

É através dessas narrações que entendemos as pontas soltas da história, ficamos curiosos para tentar combinar o passado de Anya com o presente, e emocionados com todo o sofrimento e amor vivido por essa complexa personagem russa.

Sendo assim, além de um novelão sobre dramas familiares, Jardim de Inverno traz também ensinamentos sobre a guerra, a dor, a perda e o amor. Fica a dica de um ótimo romance que pode abalar o coração daqueles leitores mais sensíveis e que curtem histórias emocionantes.

CITAÇÕES

“[...] mas havia aprendido uma ou duas coisinhas nos meses desde a morte de Papai. Cada escolha mudava a estrada pela qual se seguia e era fácil demais terminar indo na direção errada. Às vezes, se estabelecer podia ser apenas desistir.” Pág. 273

site: http://defrentecomoslivros.blogspot.com/2015/09/resenha-jardim-de-inverno-kristin-hannah.html

Tatianne.Brauer 04/09/2015

Tocante
Me indicaram esse livro e resolvi comprar mesmo sem saber da história. O começo é bem lento e um pouco cansativo, pois descreve bem as situações das personagens e é um pouco entediante, mas ao mesmo tempo, curioso. Chega uma hora que você já não quer parar de ler e se envolve na história. Me fez refletir o tempo todo sobre minha relação com meus pais, sobre o quanto devemos valorizar tudo que eles fazem e fizeram pela gente. Realmente tocante. Recomendo a leitura. Final lindo e emocionante!

Andrea.Sacher 04/09/2015

Me levou as lágrimas
O começo achei meio lento, pois descreve bem as situações das personagens e é meio entediante, mas ao mesmo tempo, curioso. De repente você já não consegue parar de ler e se envolve na história. Delicado, tocante. Um final lindo de arrancar lágrimas. super recomendo!!

Karolina 04/09/2015

todos os sentimentos
passa por todos os sentimentos, de raiva, tristeza, alegria e esperança. Amei esse livro.

Carla.Brantes 07/09/2015

linda surpresa!!
acabei de ler a dois dias e ainda me deparo pensando nos personagens e principalmente na lição de vida que ele transmite. O começo é bem devagar, chegando a ser cansativo, mas no meio a história começa a ter envolver e o final é surpreendente. Vale muito a pena ler.

Bellac2 14/06/2024

Magnífico
Apesar da leitura ser bem linear, a autora sempre surpreende o leitor com finais chocantes, emocionantes e maravilhosos. Eu fico impressionada com o tando de pesquisa histórica que ela faz para escrever excelentes livros como esse e jos transportar para dentro da narrativa.
Jardim de Inverno fala sobre autoconhecimento, sobre a gente buscar qconhecer o próximo e entender suas dores e não desistir daqueles que amamos.
É lindo ver o processo de aproximação das filhas com a mãe e aonde isso leva no final da história.
Incrível!

Larissa Daniela 11/09/2015

Muito bom!
Sabe aquela história que você lê e se imagina num filme? É essa!!! "Jardim de inverno" traz uma história sobre tudo aquilo que não foi possível ser dito, sobre as "ausências" dolorosas...Uma família com uma vida permeada por silêncios, até que o último pedido do pai é que a mãe termine o conto de fadas e que as filhas escutem, aí os segredos começam a ser revelados! Um drama com perdas, decisões difíceis, lutos não vividos, mas sobretudo uma linda história de amor, uma história sobre fios esgarçados que sustentam uma família. Impossível não se comover!!
"(...) As mães não se olham; dói demais ver sua própria dor refletida nos olhos de outra mulher. "

Paticypa 17/09/2015

seria um ótimo filme
simplesmente perfeito!

Tatynha - @cantinho_datati 06/10/2015

Citação do livro.
"Nó mulheres,fazemos escolhas por outros,não por nós mesmas e,quando somos mães,nós suportamos o que for preciso por nossas crianças.Você vai protegê-las.Isso vai doer em você;isso vai doer nelas.Seu trabalho é esconder que seu coração esta se partindo e fazer o que elas precisam que você faça."

"Como era possível que sua vida inteira fosse destilada nessa verdade tão simples? As palavras importam.Sua vida fora definida por coisas ditas e não ditas,e agora seu casamento era ameaçado pelo silêncio."

"Perder o amor é algo terrível,mas virar as costas para ele é insuportável."

Stephany.Gabina 19/11/2015

melhor livro
esse livro com certeza foi o melhor livro que ja li ele começa parado para você conseguir entrar na pele dos personagens e depois você começa a amar os personagens e se apegar muito a eles. eu recomendo este livro é muito bom.

@lendosonhando 21/11/2015

Jardim de Inverno
Esse livro é espetacular! Anya eh uma senhora russa casada com Evan e aparentememte mto distante emocionalmente de suas filhas Meredith e Nina. Ambas sentem essa falta desse afeto da mae e desenvolvem personalidades distintas: Meredith torna se uma mulher q coloca o desejo dos outros acima dos seus , ja Nina eh uma fotografa que nao quer criar raizes em lugar nenhum. Apos a morte de Evan as meninas sao incubidas de uma missao: conhecer melhor sua mae e escutar a historia que Anya tem para contar. So posso dizer q tem como plano de fundo a segunda guerra mundial, a participacao da Russia e a ditadura de Stalin e afirmo q esse periodo deixou marcas produndas nessa familia. Enfim, leiam ! Mto emocionante