Jardim de Inverno

Jardim de Inverno Kristin Hannah

Resenhas - Jardim de Inverno

Kamila.Melo 14/03/2018

Maravilhoso
Venho indicar o melhor livro que já li em todos esses Finalizei essa noite e desde que o iniciei eu sabia que ficaria com uma baita ressaca literária. Chorei, sorri, e só me fez pensar em como uma história pode ser tão triste e ao mesmo tempo tão linda.
O livro é maravilhoso, a história é emocionante e faz você valorizar muito os laços familiares, valorizar as pequenas coisas que perdemos em nossa família.
A história se passa durante a guerra, o que só mostra ainda mais quanto o amor move as pessoas nos tempos difíceis, sem deixá-las desistir. Com o passar do tempo, me vi tão envolvida com o livro que deu vontade de abraçar a Anya e dizer que a entende? é engraçado, mas é esse o sentimento que tive. Diversas vezes me senti praticamente dentro da história. Tenho certeza que esse livro seja uma experiência diferente para cada pessoa. Vale muito a pena ler. ??
Gabi 14/03/2018minha estante
Agora falta ler o rouxinol kkk vou colocar esse na minha listinha

Kamila.Melo 14/03/2018minha estante
Esse é o próximo ?

MarAlia.Berata 28/06/2022

Emocionante
Esse foi o primeiro livro da Kristin Hannah que eu li, há muito tempo atrás e eu resolvi reler. A história é muito emocionante e envolvente, ela realmente prende o leitor e como todos os livros da Kristin, mostra a força das mulheres e como podemos nos transformar.
Giovana 07/07/2022minha estante
amg esse livro tem migalhas de hot? menção a hot? hot não-explícito? qualquer coisa a ver com hot?

MarAlia.Berata 07/07/2022minha estante
Nadinha de hot ahahaha

Ericona 30/11/2014

Jardim de Inverno é um livro contundente. Essa é a palavra. É um livro que tem um poder incrível de nos tocar, de nos chacoalhar, de nos envolver. Kristin Hannah construiu uma obra maravilhosa que envolve amor, em suas mais variadas formas, guerra, perdas e conto de fadas.
Quanto mais leio, mais me convenço de que o melhor é não pesquisar muito antes de ler um livro. É, não leia muitas resenhas, não se apegue muito ao que os outros disseram sobre tal livro. Prefira as resenhas que pouco dizem sobre o enredo, mas se apegam mais ao contexto da obra e às emoções que brotaram no coração do leitor ao longo da leitura.
Assim foi comigo com Jardim de Inverno. Eu não pesquisei muito. Para ser sincera, eu não lembro de ter pesquisado ou procurado opiniões sobre o livro em nenhum momento. Na verdade, o que me chamou a atenção desde a primeira vez que vi esse livro e o tive em minhas mãos foi a capa e a sinopse. Eu sabia que havia uma grande estória por trás desse livro. E não me enganei. Nem um pouco.
Aterei-me muito pouco ao conteúdo do livro, quero dizer, direi muito pouco da estória: prefiro contar dos sentimentos que afloraram com o decorrer da leitura.
Meredith e Nina Whiston tiveram uma infância um tanto difícil no âmbito familiar. Não era o relacionamento dos pais que causava transtorno no lar. Era a frieza da mãe para com as filhas. O pai tentava a todo momento remediar todas as grosserias que a Mamãe Anya fazia ou dizia com as meninas. No entanto, nem mesmo o amor do pai - que era tão grande - era capaz de curar as dores e cicatrizar as feridas causadas pela indiferença de Mamãe Anya. Por um tempo, Meredith tentou se aproximar da mãe, mas sempre era empurrada para longe. Vendo que Meredith tentava, inutilmente, se achegar a mãe, Nina sequer tentava. O único momento em que a mãe falava com as filhas era à noite, quando contava a estória de um príncipe e uma camponesa e um reino de gelo. O mais curioso é que Mamãe nunca terminava de contar a estória. Obviamente, ter a mãe nesses breves momentos noturnos não era suficiente. Por essa razão, ambas as irmãs aprenderam a esconder seus sentimentos e a seguir em frente, mesmo magoadas, mesmo com um vazio no peito, mesmo com as mágoas e os rancores fervendo dentro de suas almas de quando em quando.
Mas, caro(a) leitor(a), sabe aquela frase que diz que "o mundo dá voltas"? É verdadeira e sempre que possível ela se faz comprovar no nosso dia a dia. Não foi diferente com Anya, Meredith e Nina. Depois que Papai ficou muito doente e acabou falecendo. Antes de falecer, porém, pediu que Meredith e Nina tivessem paciência com a Mamãe Anya e que não desistissem de fazê-la contar todo o conto de fadas do reino gelado. No momento, as irmãs não conseguiram entender muito bem o que o Papai queria dizer com aquilo e como o simples fato de ouvir a mãe contar uma estória iria aproximá-las.
E é nesse ponto que a estória que Kristin Hannah se agiganta e nos prende de uma maneira quase mágica. À medida que Mamãe vai contando o misterioso e longo conto de fadas, Nina e Meredith iniciam uma pesquisa pela vida da mãe e por todo o seu passado. É o momento no qual as três entram num processo de autodescoberta e de descoberta, porque, com todas as revelações, elas conseguem não só conviver melhor uma com a outra, como também largam medos do passado e ousam ser quem sempre quiseram ser.
A estória de Anya é tão pesada, tão forte, e é bonita, ainda que seja mais triste do que bonita. É que há uma poesia tristeza, uma canção melancólica em volta da vida de Anya. Ela vivenciou coisas tão terríveis, tão dolorosas, tão inacreditavelmente chocantes. Não há mente e coração que consigam permanecer os mesmos depois do que ela viveu. Só com muito amor, muita compreensão e muita insistência para quebrar o gelo que se formou em volta dessa mulher.
O desenrolar do livro me prendeu imensamente. Eu não conseguia deixar de ler Jardim de Inverno por muito tempo. Fiquei muito contente com a evolução das personagens, o quanto que elas cresceram como seres humanos e o quanto elas conseguiram dar passos importantes na jornada rumo a felicidade e a paz de espírito. O livro ensina, nas entrelinhas, a quebrar o gelo, quebrar as barreiras que nos separam do mundo e dos outros. Ensina-nos, também, a ter paciência e tentar compreender antes de julgar, a olhar com mais amor e menos reprovação para as pessoas que nos cercam. Por razões óbvias, a de ser um livro encantador e arrebatador, entrou para a minha lista de favoritos.
Indico essa obra a quem gostar de livros que abordem a temática família, guerra, perdas, autodescobertas, descobertas e superação.

site: http://ericaferro.blogspot.com.br/2014/11/resenha-jardim-de-inverno-kristin-hannah.html
Vanessa Bittencourt 01/12/2014minha estante
Como eu amo esse livro

Hester1 06/12/2014minha estante
Ótima resenha. Também nao conseguia deixar o livro, virei a noite até acabá-lo e nem percebi. O que achei fantático foi a redescoberta delas mesmas, das três. A mae com medo de que as filhas fossem condená-la, sentindo se ainda culpada depois de tudo que passou me levou as lágrimas.

SalmaC 02/03/2022

o começo desse livro é terrível. terrível de chato. tive vontade de desistir diversas vezes, mas depois que eu engatei na leitura (lá pro meio do livro) comecei a me interessar mais e agora que eu finalmente acabei (um mês lendo) posso dizer que valeu a pena, que história linda, linda e emocionante, me segurei para não chorar em diversas partes do livro mas eu simplesmente não aguentei quando cheguei no final. essa história me invadiu de um jeito que eu não conseguia parar de chorar. mas até isso acontecer foi muita luta, porque eu não estava acostumada com a escrita extremamente detalhada da autora... agora vejo que ela soube construir um enredo que realmente me fez adentrar na história, você conhece tudo de todos, todos os detalhes de tudo. eu realmente não sei se eu leria novamente, talvez daqui uns bons anos, mas se você já começou a leitura e veio até aqui para ver se vale a pena continuar, eu digo: vale! e se você tem muita paciência e gosta de um romance dramático: vai que é sua!
todos os personagens e as relações entre eles me marcaram de alguma forma. eu amei demais.

"elas seriam sempre uma família, mas se havia aprendido alguma coisa nas últimas semanas, era que uma família não é algo estático. As mudanças ocorriam tempo todo. Como com os continentes, as mudanças, às vezes, eram invisíveis e subterrâneas, outras vezes, explosivas e mortais. O truque era manter o equilíbrio. Não era possível controlar a direção em que a família seguia, assim como não era possível impedir que a plataforma continental se rompesse. Tudo que se podia fazer era seguir com a maré."
Ray 03/03/2022minha estante
Amo tanto tanto esse livro ????

SalmaC 03/03/2022minha estante
(depois de muita luta) eu amei também ???

lilica 30/12/2020

Um dos livros mais viciantes da minha vida. O desenvolvimento da relação da Anya com suas filhas é lindo. Uma mulher fria que escondeu os horrores vividos por tanto tempo e suas filhas de personalidades totalmente diferentes que buscam compreender isso enquanto lidam com seus próprios problemas. A cada capítulo você sente mais vontade de ler. Recomendo muito.
laralia 01/08/2021minha estante
vou colocar na minha meta esse

Vann.Deodato 05/02/2021

Os últimos 30% compensam? Não sei.
Pensei que iria sem melhor. O livro veio ficar melhorzinho a partir de mais ou menos 70%. Antes disso, muita encheção de linguiça. Muitas vezes pensei em abandonar, mas me disseram que era um livro tão bom que continuei. Bom... Aí está.
Nota: 2,5/5
Natalia Oliveira 27/02/2021minha estante
Concordo plenamente...???? Muito enrolado...a história é linda...o final razoável, porém muito enrolado... acabei perdendo o interesse...

Ana 06/09/2020

Jardim de Inverno
A ansiedade vem da história da mãe das meninas. Eu ficava ansiosa para conhecer o restante da história assim como elas. O que de tão terrível ela poderia ter feito para se tornar quem se tornou?
No fim das contas, a grande virada me deixou totalidade arrepiada.
Suhentrepaginasele 06/09/2020minha estante
Gostei. Vou por na minha lista.

Karoltoso 20/09/2020

Esperava mais
O jardim de inverno é um livro muito tocante e que me arrancou várias lágrimas, mas apesar de ser um história realmente emocionante, tenho algumas ressalvas...
A escrita da autora não funcionou comigo, parecia que quanto mais eu lia, mais arrastado e cansativo ficava, cheguei ao ponto de pular algumas páginas. Além disso, não consegui me conectar com os personagens e isso é algo que prezo muito nas minhas leituras;
?????????
?Apoiar-se nos outros em busca de conforto nunca fora natural para ela. A última coisa que queria era dar a alguém o poder de machucá-la. A autopreservação era a única coisa que aprendera com a mãe.?
?????????
Mas é claro que o livro tem os seus pontos positivos, o mistério que existe em torno da história foi o principal motivo para que eu não abandonasse, a autora soube trabalhar bem nesse sentido. Kristin trabalhou em vários caminhos durante a história, não apenas no problema principal, o que nos permite enxergar todas as vertentes que a história em si causou.
?????????
Apesar de tudo eu recomendo o livro para quem busca uma história comovente que mistura romance, drama e problemas familiares, entre outros ?
Lembrem-se que essa foi a minha experiência de leitura, a sua pode ser completamente diferente!
Thatiane 04/10/2020minha estante
Também estou lendo e estou sentindo tudo isso que vc falou .

Claudia.Correia 02/11/2020

Jardim de Inverno - Kristin Hannah
Ainda chocada com este livro. A autora nos presenteia com uma narrativa tão rica em detalhes que nos envolve com seus personagens a ponto de nos trazer muitas reflexões. Uma história triste sobre o quê a perda, a dor e os traumas fazem com as pessoas, mas acima de tudo uma história linda sobre amor, compreensão e perdão.
Sah 09/04/2023minha estante
Na lista. ?

Damares Honnef 01/05/2018

Demorou mas emocionou....
Li tantos comentários bons sobre este livro q acabei comprando..mas demorei p me empolgar achei às primeiras 100 pg.sem graça até q Anya começa a contar seu "conto d fadas"e aguça a curiosidade fica-se pensando qual será o desenrolar do triste "conto" e qndo se pensa q terminou a vida tbm tem 1 "conto"p Anya.Fiquei apaixonada por este personagem tão forte como dizem q só as mães podem ser.Como disse demora p ficar bom mas emociona...vale a pena.
Rosângela 16/07/2018minha estante
Aconteceu o mesmo comigo, o começo é mio arrastado. Mas ainda bem que não desisti, o livro é emocionante...

Maria.Fernanda 05/03/2020

Sensível e cru do jeito que só Kristin Hannah sabe escrever
?A vida e o amor podem acabar em um segundo. Quando você os tem, precisa se agarrar a eles com toda a força e saborear cada segundo.?

Ainda não tenho palavras pra descrever tamanha obra prima... apenas leiam.
(leiam o rouxinol da mesma autora eu juro que consegue ser ainda melhor!)
Denise 05/03/2020minha estante
Amei esse livro

C.Renata 15/07/2019minha estante
Eu amei esse livro. É maravilhoso.

Camila.Coninck 19/06/2020

Porque nunca se sabe quando um coração forte pode desistir
Excepcional, intimidador e comovente: Jardim de Inverno. Indicação para quem gosta, uma leitura maravilhosa e cheia de ensinamentos.
" e talvez assim as coisas devessem ser, a forma como a vida se desdobra quando você a viveu o suficiente. Alegria e tristeza eram parte do pacote; o truque, talvez, fosse permirtir-se sentir tudo, mas agarrar-se à alegria um pouquinho mais, porque nunca se sabe quando um coração forte pode desistir."
Jana 19/06/2020minha estante
Lindo. Chorei horrores.

Cady 17/04/2018

Livro bem monótono, mas no final consegue ser interessante.
A história é bem cansativa no começo, não prende e não envolve. Demorou muito para que conseguíssemos conhecer a real história de Anya, passa das 300 páginas e ainda estamos tentando entender. Acho que aqui foi um dos problemas para mim. Demorou muito para desenvolver essa parte da narrativa e isso se tornou cansativo e entediante. Contudo, o final consegue ser bem desenvolvido e muito bem escrito, rico em detalhes e lições de vida. Bem típico da escrita da autora, me lembrou um pouco de O Rouxinol (Meu livro preferido dela). Gostei do livro pelas últimas páginas dele, mas foi bem custoso chegar até lá, pois a história não me prendeu. Se tiver paciência para chegar até O fim, terá uma agradável leitura.
Cady 17/04/2018minha estante
undefined

Gabriela 18/02/2021

Terminei o livro dois dias atrás e até agora não sei expressar o que sinto depois de terminar.
Que livro maravilhoso, rápido de ler, você não quer largar pra nada, chorei muito e também ri muito.
Tem seus problemas, como ser bem enrolado no começo, mas quando flui, é perfeito. Um dos meus preferidos desse ano até agora.
Vogel 05/03/2021minha estante
Ja li várias vezes, esse livro é maravilhoso demais