Jardim de Inverno

Jardim de Inverno Kristin Hannah

Resenhas - Jardim de Inverno

San... 26/12/2013

Infelizmente me vi obrigada a abandonar a leitura. Não sei se a tradução é ruim ou se a história não me cativou mesmo, o fato é que a narrativa cansou-me e que tenho uma pilha enorme de livros o que me leva a não perder tempo com uma leitura que não me prendeu. Como tenho o livro, possivelmente retornarei à leitura mais adiante e por isso ficará suspenso na estante.
10/02/2014minha estante
Estou empacada nele tbm, não simpatizei com nenhum dos personagens!

Armele 12/04/2014minha estante
No começo eu confesso que fiquei tentada a bandonar o livro, mas o desenrolar da história é emocionante!

Jessica1248 26/03/2023

Emocionante
"Apenas alguém extraordinário poderia ter sobrevivido. Então, sim, eu quero, sim, terminar como você."

Eu ia dar 5?, mas alguns detalhes me fizeram diminuir a nota. Porém, nada que prejudicasse o fator principal da história.

É um livro difícil, no sentido de pesado, carregado de sentimentos de culpa, medo, perda, auto depreciação, guerra e fome.

O início foi bem difícil para mim, tudo e todos me irritavam diante de uma situação que foi prolongada demais e virou bola de neve, ninguém falava, se abria, gritava ou xingava, só iam vivendo e guardando tudo.

Mas enfim, começou o desenrolar da história, os comos e porquês. A história fala de superação, perdão, amor, diálogo, compreensão, aceitação dos seus erros e a certeza de seguir em frente e continuar vivendo.

O livro tem um plot que jamais esperaria, não sei se pelo choque de toda a realidade vivida durante a guerra em Leningrado, mas me surpreendi.

Confesso que demorei para chorar, (geralmente choro muito fácil em livros dramáticos) o livro tem mortes, mas o que pegava eram detalhes tão explícitos, pequenas frases, pequenos gestos e não as mortes. A Kristin sabe o que está fazendo, você pode pensar que ela está enrolando ou se aprofundando demais, mas na verdade está preparando uma armadilha para o leitor, para nos fisgar e nos fazer pensar, repensar em tudo.

Recomendo a leitura com lencinhos e petiscos do lado kkkkkkk
Gisele.xl 27/03/2023minha estante
Faltou os petiscos do meu lado apenas kkkkkkk

Jessica1248 27/03/2023minha estante
Kkkkkkkkkkkk

Juliana Rodrigues 21/01/2022minha estante
Não posso ler essa resenha agora, mas em março vou poder hahahahaha

gabihott 21/01/2022minha estante
hHahahaahahahahahah volte depois

Stephany66 28/03/2023minha estante
Ok? agora eu quero ler!???

biacrz 28/03/2023minha estante
Esse livro é mto lindo ??

SalmaC 02/03/2022

o começo desse livro é terrível. terrível de chato. tive vontade de desistir diversas vezes, mas depois que eu engatei na leitura (lá pro meio do livro) comecei a me interessar mais e agora que eu finalmente acabei (um mês lendo) posso dizer que valeu a pena, que história linda, linda e emocionante, me segurei para não chorar em diversas partes do livro mas eu simplesmente não aguentei quando cheguei no final. essa história me invadiu de um jeito que eu não conseguia parar de chorar. mas até isso acontecer foi muita luta, porque eu não estava acostumada com a escrita extremamente detalhada da autora... agora vejo que ela soube construir um enredo que realmente me fez adentrar na história, você conhece tudo de todos, todos os detalhes de tudo. eu realmente não sei se eu leria novamente, talvez daqui uns bons anos, mas se você já começou a leitura e veio até aqui para ver se vale a pena continuar, eu digo: vale! e se você tem muita paciência e gosta de um romance dramático: vai que é sua!
todos os personagens e as relações entre eles me marcaram de alguma forma. eu amei demais.

"elas seriam sempre uma família, mas se havia aprendido alguma coisa nas últimas semanas, era que uma família não é algo estático. As mudanças ocorriam tempo todo. Como com os continentes, as mudanças, às vezes, eram invisíveis e subterrâneas, outras vezes, explosivas e mortais. O truque era manter o equilíbrio. Não era possível controlar a direção em que a família seguia, assim como não era possível impedir que a plataforma continental se rompesse. Tudo que se podia fazer era seguir com a maré."
Ray 03/03/2022minha estante
Amo tanto tanto esse livro ????

SalmaC 03/03/2022minha estante
(depois de muita luta) eu amei também ???

sarah830 24/06/2022

Terminei esse livro com lágrimas nos olhos, muito emocionante a história e muito bonita . No começo e um pouco arrastado mais depois a história vai fluindo e ficando mais interessante , mais super vale a pena recomendo super
Giovana 07/07/2022minha estante
amg esse livro tem migalhas de hot? menção a hot? hot não-explícito? qualquer coisa a ver com hot?

sarah830 07/07/2022minha estante
Sim , só sita menções nada pesado

Betinha 09/03/2021

Eu tinha certeza que não daria 5 estrelas...
O começo do livro não desenrola tão rápido e por esse começo e até uma certa raiva de algumas atitudes das personagens eu tinha certeza que não daria uma nota tão alta para o livro e comecei a ficar sem entender essa nota alta que ele tem aqui no Skoob. Quando passamos da metade as coisas começaram a mudar e no fim eu acabei me rendendo. Eu estava decidida a não chorar e chorei, estava determinada a não perdoar as falhas das personagens e não só perdoei como senti vontade de abraçar, e também estava decidida a não dar as 5 estrelas e aí estão elas. Leiam.
raissa.pinto.9 09/03/2021minha estante
Fiquei curiosa :)

Betinha 12/03/2021minha estante
Pode dar uma chance que você não vai se arrepender! :)

Lu Oliveira 12/02/2020

Há um bom tempo, eu queria conhecer a escrita da Kristin Hannah, pois sabia que se gostasse dos livros dela, teria muitos outros a descobrir.

Jardim de Inverno conta a história das irmãs Meredith e Nina, que recebem do amável pai, em seu leito de morte, o pedido "conheçam sua mãe".
A mãe é uma mulher extremamente fria, que mesmo na infância delas, pouco dirigia uma palavra, um olhar, que o diga algum afeto às filhas.
Então, elas cresceram, de certa forma, espelhando-se nesse comportamento, embora tendo seus próprios relacionamentos, considerando uma "fraqueza" se deixar apoiar.

Gosto muito de histórias que envolvem segredos de família. Mas depois de ler tantos livros com essa temática, às vezes, o diferencial acaba sendo não o segredo em si, mas como o/a autor/a vai nos conduzir a desvendá-lo.

De início, o livro demora para engatar, vivenciamos dia após dia após dia, a tristeza do luto.
Meredith se refugia em suas tarefas, e está sempre dizendo "não posso", e eu me impacientava pelo momento em que ela perceberia que podia sim!

E então, a história foi crescendo de um jeito que não consegui me desprender.
Nesse livro, pude descobrir uma face da história que eu não conhecia: os horrores do Cerco de Leningrado (atualmente S. Petersburgo- Rússia) durante a 2ª Guerra Mundial.

A escrita de Kristin Hannah não só me levou da África ao Alasca, como me trouxe o conforto de voltar para casa, de conversar com um livro e novamente perceber porque eu amo tanto ler.

Emocionalmente recomendado!

site: http://www.instagram.com/lueseuslivros
Aryana 04/06/2021minha estante
Eu comprei esse livro hoje, agora li sua resenha e fiquei com mais vontade de ler.

Lu Oliveira 05/06/2021minha estante
Fico feliz, Aryana :) Recomendo muito. Kristin Hannah se tornou uma das minhas autoras favoritas!

L 24/06/2013

Muito emocionante. Kristin Hannah é demais!

Já li jardim de inverno, o caminho para casa, quando você voltar, lembranças de nós dois, entre irmãs, e além da esperança. Os três primeiros são excelentes, quem ainda não leu, leia! Os outros também são bons. O mais fraco é o último, mas soube que a versão que eu li foi publicado como livrinho de banca e deceparam "só" umas 150 páginas do livro(sacanagem).

Enfim... Pelo que vi, ela tem mais livros, mas sem tradução para o português. Provavelmente lerei em inglês mesmo, porque não aguento esperar alguém publicar por aqui.
Elves com 2 E 26/06/2013minha estante
Entrou na lista de preferidos tbm...
Perfeita, so não sabia da existência de tantos livros dela !

Maria Izabel 20/01/2014minha estante
acabei de ler o livro e gostei muito, no que der vou ver o outro que sita também, sempre compro um ou 2 por mês então no que der compro.obrigada pelas dicas tão certa.

Vivi 04/12/2022

A história inicia-se um pouco arrastada mais vai tomando uma proporção imaginável.
Uma das histórias mais lindas, inesperadas e emocionantes que já li.
A autora é de uma luz e de uma sensibilidade que não poderia ter um desfecho tão belo!!
Helen.Santos 05/01/2023minha estante
Quero ler esse!

Vivi 21/01/2023minha estante
Já estou vendo o choro!

Mari Siqueira 08/06/2013

O melhor livro do ano, até agora *-*
Jardim de Inverno é uma das melhores leituras do ano. Entre outras que eu já postei aqui, inclusive recentemente, se assemelha bastante ao Violetas de Março da Sarah Jio. A história não fluiu rapidamente para mim, no começo tive um pouco de vontade de desistir, porque me confundi um pouco com as personagens Meredith e Nina, que foram detalhadamente descritas por quase metade do livro. Mas então, as irmãs descobrem que o pai está prestes a morrer, e aí a história de fato começa. Antes de morrer, Evan, pede às filhas que realizem seu último desejo, conheçam sua mãe, de verdade. A mãe das meninas, Anya é uma criatura fria, que não demonstra nenhum tipo de afeto pelas duas, e que vive as desapontando com sua indiferença perante as filhas. O único tipo de amor que ela parece conhecer é o de seu marido, e quando ele se vai, ela e as filhas ficam perdidas, pois o pai era o único elo entre as três. Anya costumava contar histórias para as filhas quando pequenas, e este era o único momento bom que ela tinha com as filhas, assim que a história acabava, ela voltava a ser a pessoa fria e quieta que sempre fora. Um desses contos de fadas é a história da camponesa e do príncipe, uma história que a mãe nunca terminou de contar. No leito de morte, o pai diz às meninas que elas devem pedir à mãe para contar o final do conto de fadas. As filhas, agora adultas, ambas com problemas em seus relacionamentos, por conta dos problemas que tiveram em casa, com a constante indiferença da mãe, são obrigadas a partir nessa jornada para conhecer a mãe e também à elas mesmas. Lindo demais! Emocionante, me fez chorar em muitos momentos. Daria mais de cinco estrelas, fácil. Merece
Michele 27/06/2013minha estante
este realmente é um livro incrivel... difícil nao chorar eu mesmo me debulhei em lagrimas principalmente na parte do trem..
Ps. Muito boa suas resenhas

Lívia Gomes 21/01/2015minha estante
esse tá na minha meta de leitura de 2015! sou fã incorrigível de dramas. já vou preparar os lencinhos, rs
ótima sua resenha!

Bia Rodrigues 27/05/2013

Jardim de inverno é um dos livros mais emocionante e marcante que eu li na vida. Nunca pensei que pudesse me emocionar ainda mais com uma historia sobre a segunda guerra mundial, já li muitas historias sobre o tema, seja ela fictícia ou não, e achava que não poderia encontrar uma que conseguisse quebrar ainda mais o meu coração.

Kristin Hannah tem aquele poder que poucos autores no mundo conseguem ter, consegue te fazer rir e chorar com a mesma historia. Consegue fazer com que aquela historia te marque tanto a ponto de fazer você ver a vida de uma forma diferente depois dela. Não tem como ler esse livro e não parar para refletir. Não tem como ler esse livro e continuar vendo o inverno da mesma maneira.

O inicio do livro é um pouco lento, mas isso é necessário para que possamos conhecer melhor a personalidade dessas duas irmãs tão diferentes. Mas que ao mesmo tempo sentem a falta da mesma coisa, do afeto e do amor da mãe. Com relação a Anya ela é uma incógnita desde as primeiras paginas, é uma personagem que me fascinou e me fez sentir ódio em iguais proporções, eu precisava ler o livro o mais rápido possível para entender porque ela agia dessa forma fria com as filhas.

Quando crianças Anya tinha o costume de contar uma historia de conto de fadas para as meninas e esse era o único momento em que as filhas se sentiam ligadas a mãe. Com a morte do pai e o pedido para que fizessem a mãe contar aquela historia até o fim tudo na vida delas começa a mudar, e somente o final de um conto de fadas pode faze-las entender tudo e finalmente poderem se descobrirem.

A forma como a autores escolheu para compartilhar a historia do passado de Anya foi essencial para tornar esse livro único. Se essa historia de amor que se passou na gelada Leningrado da Segunda Guerra e o não menos frio Alasca não tivesse sido contada em capítulos dia a apos dia em formato de conto de fadas o livro com certeza teria perdido essa leveza que a autora conseguiu mesmo ralando uma historia que se passou em uma época tão ruim.

Comovente, unica, surpreendente e de cortar o coração. Jardim de inverno é o tipo de livro que você não pode passar a vida sem ler, e o tipo de leitura que você nunca vai esquecer.
Cynthya 10/11/2013minha estante
Bia, perfeita sua resenha. Exatamente o que senti... é um livro inesquecível. Impossível ler sem se emocionar.

Patricia.Siqueira 09/12/2016minha estante
Anya realmente nos faz sentir ódio dela no início, mas no decorrer da leitura do livro ela nos fascina mesmo. Muito boa a resenha.
No início tive dúvidas se continuava a ler o livro, mas insisti mais um pouco e não me arrependi, posso dizer que foi o melhor livro que li e que me emocionou de verdade. Quem é mãe, com certeza se emociona muito mais, faz a gente pensar que devemos aproveitar cada momento com nossos filhos, não imagino passar por tudo o que a personagem passou e ainda sobreviver.

Kamila.Melo 14/03/2018

Maravilhoso
Venho indicar o melhor livro que já li em todos esses Finalizei essa noite e desde que o iniciei eu sabia que ficaria com uma baita ressaca literária. Chorei, sorri, e só me fez pensar em como uma história pode ser tão triste e ao mesmo tempo tão linda.
O livro é maravilhoso, a história é emocionante e faz você valorizar muito os laços familiares, valorizar as pequenas coisas que perdemos em nossa família.
A história se passa durante a guerra, o que só mostra ainda mais quanto o amor move as pessoas nos tempos difíceis, sem deixá-las desistir. Com o passar do tempo, me vi tão envolvida com o livro que deu vontade de abraçar a Anya e dizer que a entende? é engraçado, mas é esse o sentimento que tive. Diversas vezes me senti praticamente dentro da história. Tenho certeza que esse livro seja uma experiência diferente para cada pessoa. Vale muito a pena ler. ??
Gabi 14/03/2018minha estante
Agora falta ler o rouxinol kkk vou colocar esse na minha listinha

Kamila.Melo 14/03/2018minha estante
Esse é o próximo ?

Ericona 30/11/2014

Jardim de Inverno é um livro contundente. Essa é a palavra. É um livro que tem um poder incrível de nos tocar, de nos chacoalhar, de nos envolver. Kristin Hannah construiu uma obra maravilhosa que envolve amor, em suas mais variadas formas, guerra, perdas e conto de fadas.
Quanto mais leio, mais me convenço de que o melhor é não pesquisar muito antes de ler um livro. É, não leia muitas resenhas, não se apegue muito ao que os outros disseram sobre tal livro. Prefira as resenhas que pouco dizem sobre o enredo, mas se apegam mais ao contexto da obra e às emoções que brotaram no coração do leitor ao longo da leitura.
Assim foi comigo com Jardim de Inverno. Eu não pesquisei muito. Para ser sincera, eu não lembro de ter pesquisado ou procurado opiniões sobre o livro em nenhum momento. Na verdade, o que me chamou a atenção desde a primeira vez que vi esse livro e o tive em minhas mãos foi a capa e a sinopse. Eu sabia que havia uma grande estória por trás desse livro. E não me enganei. Nem um pouco.
Aterei-me muito pouco ao conteúdo do livro, quero dizer, direi muito pouco da estória: prefiro contar dos sentimentos que afloraram com o decorrer da leitura.
Meredith e Nina Whiston tiveram uma infância um tanto difícil no âmbito familiar. Não era o relacionamento dos pais que causava transtorno no lar. Era a frieza da mãe para com as filhas. O pai tentava a todo momento remediar todas as grosserias que a Mamãe Anya fazia ou dizia com as meninas. No entanto, nem mesmo o amor do pai - que era tão grande - era capaz de curar as dores e cicatrizar as feridas causadas pela indiferença de Mamãe Anya. Por um tempo, Meredith tentou se aproximar da mãe, mas sempre era empurrada para longe. Vendo que Meredith tentava, inutilmente, se achegar a mãe, Nina sequer tentava. O único momento em que a mãe falava com as filhas era à noite, quando contava a estória de um príncipe e uma camponesa e um reino de gelo. O mais curioso é que Mamãe nunca terminava de contar a estória. Obviamente, ter a mãe nesses breves momentos noturnos não era suficiente. Por essa razão, ambas as irmãs aprenderam a esconder seus sentimentos e a seguir em frente, mesmo magoadas, mesmo com um vazio no peito, mesmo com as mágoas e os rancores fervendo dentro de suas almas de quando em quando.
Mas, caro(a) leitor(a), sabe aquela frase que diz que "o mundo dá voltas"? É verdadeira e sempre que possível ela se faz comprovar no nosso dia a dia. Não foi diferente com Anya, Meredith e Nina. Depois que Papai ficou muito doente e acabou falecendo. Antes de falecer, porém, pediu que Meredith e Nina tivessem paciência com a Mamãe Anya e que não desistissem de fazê-la contar todo o conto de fadas do reino gelado. No momento, as irmãs não conseguiram entender muito bem o que o Papai queria dizer com aquilo e como o simples fato de ouvir a mãe contar uma estória iria aproximá-las.
E é nesse ponto que a estória que Kristin Hannah se agiganta e nos prende de uma maneira quase mágica. À medida que Mamãe vai contando o misterioso e longo conto de fadas, Nina e Meredith iniciam uma pesquisa pela vida da mãe e por todo o seu passado. É o momento no qual as três entram num processo de autodescoberta e de descoberta, porque, com todas as revelações, elas conseguem não só conviver melhor uma com a outra, como também largam medos do passado e ousam ser quem sempre quiseram ser.
A estória de Anya é tão pesada, tão forte, e é bonita, ainda que seja mais triste do que bonita. É que há uma poesia tristeza, uma canção melancólica em volta da vida de Anya. Ela vivenciou coisas tão terríveis, tão dolorosas, tão inacreditavelmente chocantes. Não há mente e coração que consigam permanecer os mesmos depois do que ela viveu. Só com muito amor, muita compreensão e muita insistência para quebrar o gelo que se formou em volta dessa mulher.
O desenrolar do livro me prendeu imensamente. Eu não conseguia deixar de ler Jardim de Inverno por muito tempo. Fiquei muito contente com a evolução das personagens, o quanto que elas cresceram como seres humanos e o quanto elas conseguiram dar passos importantes na jornada rumo a felicidade e a paz de espírito. O livro ensina, nas entrelinhas, a quebrar o gelo, quebrar as barreiras que nos separam do mundo e dos outros. Ensina-nos, também, a ter paciência e tentar compreender antes de julgar, a olhar com mais amor e menos reprovação para as pessoas que nos cercam. Por razões óbvias, a de ser um livro encantador e arrebatador, entrou para a minha lista de favoritos.
Indico essa obra a quem gostar de livros que abordem a temática família, guerra, perdas, autodescobertas, descobertas e superação.

site: http://ericaferro.blogspot.com.br/2014/11/resenha-jardim-de-inverno-kristin-hannah.html
Vanessa Bittencourt 01/12/2014minha estante
Como eu amo esse livro

Hester1 06/12/2014minha estante
Ótima resenha. Também nao conseguia deixar o livro, virei a noite até acabá-lo e nem percebi. O que achei fantático foi a redescoberta delas mesmas, das três. A mae com medo de que as filhas fossem condená-la, sentindo se ainda culpada depois de tudo que passou me levou as lágrimas.

Déa Moury 22/07/2018

Razoável
Tinha tudo pra ser um bom romance, mas não passa de uma leitura razoável, com várias partes cansativas. Não conseguiu me prender.
Josielem Lima 15/09/2018minha estante
undefined

Erika 23/11/2018minha estante
Cansativo e injusto. Mas me revoltou que tocou.