Uma Prova de Amor

Uma Prova de Amor Emily Giffin

Resenhas - Uma Prova de Amor

Mari 11/11/2013

"[...] a maior decisão que uma mulher pode fazer na vida não é com quem se casar, mas quem será o pai de seus filhos."

A maioria das pessoas acha que o desejo natural das mulheres é casar e ter filhos, mas Claudia sentia que não precisava ser mãe para se sentir completa. Essa era a sua postura. Não que ela não tivesse afinidade com crianças, mas era sua opção de vida. Só que as vezes o medo do desconhecido também atrapalha, ou pelo menos nos confunde no momento de tomar decisões. As vezes perdemos - e muito - por egoísmo e por medo de se arriscar.

Claudia Parr é uma mulher de 30 anos. Independente, trabalha em uma editora de livros em Nova York, mas desde de nova sempre mostrou que ter filhos não passava por sua cabeça. Não mudava de opinião de jeito nenhum. As pessoas reparavam nisso, mas
achavam que quando ela se apaixonasse, essa opinião seria modifica. Mas será mesmo que isso aconteceria?

Seus relacionamentos começavam, terminavam, e Claudia já estava se acostumando a estar sozinha. Até que um dia, um casal de amigos a apresenta a Ben, um homem que por acaso, combinava muito com ela. Os dois se casam e vivem muito bem, até o dia em que Annye, amiga do casal, fica grávida. E quem diria que essa gravidez daria uma mexida na relação dos dois? Ben fica cada vez mais encantado com a criança, até que decide ter um filho. Ben é um homem incrível, embora o livro não fale muito dos sentimentos dele, ficamos encantadas pelo que Claudia narra da vida dos dois e da forma como ele a trata e age em cada situação.

Ben e Claudia acabam se separando, mas após o divórcio, tudo na vida de Claudia lembra Ben. Agora, entre a raiva de ter se divorciado, e a tristeza por Ben não mudar de ideia em relação a terem um filho, Claudia tem que tomar uma decisão logo, pois pode perder Ben de uma vez por todas.

Emilly Giffin iniciou o livro de forma dinâmica. Sentimos uma vontade enorme em continuar a leitura. Os pensamentos e as atitudes da personagem principal as vezes me faziam rir, outras me davam vontade de gritar com ela e dizer: “pare de ser teimosa, Claudia!” Somente quando o divórcio aconteceu, o livro ficou parado, foi se arrastando, a personagem vivia em meio a indecisões, inseguranças.... coisas que me incomodaram bastante. Sem falar que o desfecho me deixou um tanto desanimada. Por conta da sinopse, imaginava um final impactante, totalmente diferente do ocorrido.

LEIA A RESENHA COMPLETA EM: http://www.magialiteraria.net/2013/10/resenha-uma-prova-de-amor-emily-giffin.html

Dose Literária 11/11/2013

Ambos não querem filhos na relação... Um muda de idéia... Uma prova de amor, de Emily Giffin
Logo que li a sinopse Uma prova de amor, publicado pela Editora Novo Conceito, senti que deveria conhecer a obra de Emily Giffin a partir dele, pois até então, nunca tinha lido nada da autora, apesar de ela ser uma das mais 'famosinhas' do mundo blogueiro. Porém, o que me parecia ser uma leitura empolgante, na verdade não me surpreendeu tanto como eu gostaria. Não sei se coloquei expectativas demais [por ser o primeiro livro lido dela], ou se realmente a história não me empolgou tanto como eu pensei que fosse.

Uma prova de amor não é um livro ruim, de forma alguma. Li super rápido e até grifei algumas passagens interessantes. Ele só não me cativou ao ponto de ser meu favorito, mas também não me traumatizou a ponto de eu desistir de Emily Giffin. Certamente quero ler outros livros dela, e quem sabe eu me agrade mais de um deles. Não foi uma leitura espetacular, mas não me fez desistir da escrita de Giffin logo na primeira viagem.
continue lendo em http://www.doseliteraria.com.br/2013/11/ambos-nao-querem-filhos-na-relacao-um.html

03/11/2013

Amei!
Eu me sinto na obrigação de ler qualquer coisa que a Emily escreva, mas o tema desse livro me chamou especialmente a atenção. É um tema polêmico, ainda mesmo nos dias de hoje. Todos encaram como uma aberração uma mulher que não quer ter filhos. Mas Giffin é espetacular ao conduzir essa história tão bem escrita e com tanta verdade. Eu li em um dia e ainda queria mais. Vale a pena em cada página e é impossível não sentir um aperto no estômago com cada tentativa que a Claudia faz de descobrir suas próprias respostas.
Vale a pena! Emoção é uma coisa que não falta! Só leia sem ter hora para parar, provavelmente você não vai conseguir antes de terminar.

site: http://oscontossemfadas.blogspot.com.br/

Aione 30/10/2013

Algo que muito me agrada nos livros de Emily Giffin é a sua sensibilidade em escrevê-los, em criar personagens de dentro para fora, tão reais e próximas que torna impossível, para mim, não me envolver com elas. Com Uma Prova de Amor, não foi diferente.
É surpreendente a forma de como Giffin sempre consegue me manter atrelada as suas palavras até a última página. Mais do que curiosa pelos acontecimentos, me vejo encantada pelas reflexões feitas por suas personagens, pelas situações que me fazem pensar em minha própria vida. Apesar das diferentes mulheres que compõe o enredo, me vi refletida em cada uma delas, mesmo não sendo semelhante a nenhuma. Cada uma apresentou uma particularidade – ou várias – que me causou identificação, e essa proximidade certamente é um ponto mais do que positivo, já que torna sua obra universal.
Característica marcante de seus livros, Giffin novamente trouxe um assunto polêmico, embora comum. Contudo, pela primeira vez senti certo vestígio de julgamento que não afetou meu envolvimento com a obra, mas que me incomodou durante a leitura. Claudia nunca quis ter filhos, e seu relacionamento com Bem era perfeito até o instante em que ele muda de ideia e declara que deseja ser pai. Achei interessantíssimo a autora abordar a temática da maternidade não desejada pela mulher, e fiquei, até o fim, curiosa pelo desfecho porque, para que ele fosse feliz, alguém deveria ceder, como indica o título. Contudo, me desagradou o fato de justamente a família de Cláudia, mais precisamente sua mãe, ser desajustada, o que insinua ser essa a razão para ela não querer ter filhos.
O que me desagradou foi o fato de haver essa insinuação. Por mais que Cláudia afirme por todo o livro não ser sua mãe a razão de sua opção, paira a dúvida, como se fosse preciso haver um problema para ela não desejar ter filhos. Em minha opinião, uma mulher pode, perfeitamente, não querer ser mãe pura e simplesmente por não desejá-lo, sem que haja um trauma para isso – e isso não tem absolutamente nada a ver com minhas próprias vontades, desejo um dia ser mãe. Com essa lógica do trauma, há a insinuação de que não querer ter filhos é um problema, algo possível de ser curado, quando, na verdade, representa uma escolha e/ou uma vontade. O fato de encarar tal opção como um problema demonstra certo julgamento, e isso não me agradou, principalmente por me parecer atípico nas obras de Giffin.
Também, a escolha da tradução do título não me pareceu tão apropriada, uma vez que sugere o desfecho, como já mencionado, enquanto o título original – Baby Proof – deixa mais claro o sentido da provação passada por eles devido ao súbito desejo de paternidade de Ben, não compartilhado por Claudia.
Tirados esses pontos, e esclarecido o fato do título ser apenas uma observação e não um obstáculo de leitura, minha experiência com Uma Prova de Amor foi excelente. Novamente, me deliciei com a escrita fluida e reflexiva de Giffin, e pude rapidamente me envolver com o enredo, sem querer me afastar dele até ter terminado a leitura. E um breve comentário é que a rápida aparição de Ethan, além da menção de Darcy, personagens de O Noivo da Minha Melhor Amiga e Presentes da Vida, foi uma grata surpresa que não apenas me alegrou por me dar notícias sobre eles como também me deixou nostálgica e com a sensação de eles serem reais, como se suas vidas realmente estivessem acontecendo em paralelo a essas outras histórias.
Agora, já tendo lido todas as obras de Emily Giffin, posso afirmar sem sombra de dúvidas que ela está entre minhas autoras favoritas, algo que eu já dizia antes mesmo de ter entrado em contato com todos os seus livros. Seu estilo reflexivo, porém de fácil leitura, abordando temáticas universais e permitindo uma fácil identificação com as personagens apresenta todos esses pontos na medida certa para agradar o leitor. Já vi muitas pessoas dizerem que acham seus livros monótonos; contudo, se você gosta de leituras que permitem certa introspecção e, ao mesmo tempo, são bastante agradáveis para se passar o tempo, essa é a pedida certa.

site: http://www.minhavidaliteraria.com.br/2013/10/resenha-uma-prova-de-amor-emily-giffin.html

Ana 29/10/2013

Maravilhoso....Como todos da Emily Giffin! Adorei!

Aline 24/10/2013

Em Uma Prova de Amor temos o casal Cláudia e Ben, que como casados tem uma vida perfeita e concordam em tudo, inclusive com o desejo de ambos não quererem ter filhos. Porém quando um dos dois decide mudar de ideia quanto ao assunto "filhos" é que a história começa.

Não foi um livro que me prendeu, inclusive sua leitura foi bem arrastada, levei duas semanas para ler 100 e poucas páginas. Depois disso a leitura fluiu um pouco melhor mas mesmo assim não foi tudo aquilo. Acredito que tenha sido por culpa da protagonista, não concordo muito com uma mulher não querer ser mãe e além disso achei ela muito cabeça dura, o que acabou me irritando um pouco. Mas é uma leitura leve, legalzinho mas nada de mais.

thirtywishes 24/10/2013

Havia comentado há algumas semanas atrás no post da Bienal do Livro que consegui o meu primeiro autógrafo ~estrangeiro~ com ninguém menos do que Emilly Giffin. Para quem não conhece, Emily é a autora dos bestsellers americanos Ame o Que é Seu e O Noivo da Minha Melhor Amiga, esse último adaptado para os cinemas em 2010. Como nunca havia pegado nenhum de seus romances, optei por comprar no evento o último lançado aqui no Brasil - Baby Proof, traduzido para Uma Prova de Amor (Sem comentários) - pois era a obra que Emily veio promover na visita. Me pergunto se essa foi a melhor forma de conhecê-la...

Termine de ler a resenha no Escolhendo Livros!

site: http://www.escolhendolivros.com.br/2013/10/uma-prova-de-amor-emilly-giffin-por.html

Josiane 21/10/2013

Foi Amor a Primeira página (:
É tão único quando achamos uma leitura tão especial e ao mesmo tempo sem deixar de ser cativante, que chega a ser difícil "say goodbay", porque eu me apeguei tanto, mas tanto a Uma Prova de Amor, que ainda doe só de pensar que as páginas não se multiplicaram da forma que eu tanto ansiava. Então, resultado: #DepressãoPósLivro e isso só é comum com livros bons, acreditem, e Emilly Giffin - minha mais nova autora favorita - comprovou isso.
Vou sentir falta da Claudia - com a sua determinação e sua capacidade de sofrer "calada" -, do Ben - com a sua mudança de planos, e com seu amor incondicional, capaz de mudar a quem tanto ama... De todos, até mesmo da fofura da Zoe (: ou da cumplicidade entre irmãs e amigas... Isso é tão mágico *-*
Sentirei falta de tudo, mas tenho o conforto de sempre olhar esse livro magnifico em meu guarda roupa e agradecer por eu tê-lo conhecido, e que sempre terei o conforto de relê-lo e sentir AGAIN tudo o que senti. Eu sei que isso se repetirá sempre, e que eu jamais serei capaz - mesmo que em algum surto momentânio - de esquecer Uma Prova de Amor, e de todos os ensinamentos que pude adquirir, pois uma leitura boa é isso: se descobrir, ou redescobri... buscar algo que só agora pôde sentir falta...

Apaixonadas por 21/10/2013

Resenha publicada no blog Apaixonadas por Livros
Claudia é a protagonista de Uma Prova de Amor,com uma sólida carreira e independente,sempre soube o que queria ,porém em seus planos ela não tinha incluído ter filhos,ela realmente abominava essa ideia,terminou vários relacionamentos devido a sua determinação em não ser mãe.Mesmo assim ela gostaria de conhecer uma pessoa com os mesmos ideais que ela,em um encontro arranjado ela conhece Ben com os mesmos pensamentos e eles se apaixonam,para ela, Ben era sua alma gêmea,partilhavam os mesmos sonhos,os mesmos amigos,e aniversários em família.

Claudia tem duas irmãs ,em situações diferentes Maura ,que vive para cuidar dos filhos com uma ótima condição econômica e Daphne que tentava loucamente engravidar mas sem êxito,em sua vida,ela ainda conta com a amiga Jess que está querendo engravidar do seu amante para não perdê-lo,neste emaranhado de situações adversas eles conseguem conviver muito bem o amor que sentem um pelo outro ,um fato inesperado faz Ben repensar na situação deles,mudando totalmente o relacionamento.Claudia como uma pessoa teimosa não aceita essa mudança ,mesmo ele sendo o amor de sua vida,o inevitável acontece,mudando drasticamente o rumo de suas vidas.

O que você mais teme pode acontecer a qualquer momento.E ,quando acontece,você sente que foi traída,já que sentiu todo aquele medo no início.”
Gostei muito da leitura,todos o livros da autora são muito bons,Claudia se mantém firme na ideia de não ter filhos,mesmo tendo dois sobrinhos lindos, filhos de sua irmã Maura,e adora ficar com eles,mesmo sabendo que sua irmã Daphne está doida para engravidar,e todos a sua volta estarem tendo filhos,Claudia não se vê gravida,no fundo ela tem um trauma devido ao seu relacionamento com sua mãe,as negligencias sofridas e a separação de seus pais.

Ela se vê num tremendo dilema,mas será que isso vai faze-la mudar de ideia com relação a ter filhos?Leia o livro e descubra as delicias e amarguras de Claudia te garanto que você vai se surpreender com o final.

Mas,por enquanto,é Natal,e eu estou com Ben,e só isso importa.Eu o seguro com força e murmuro seu nome.Um desejo e uma promessa de coisas que virão.”

site: http://www.apaixonadasporlivros.com.br/uma-prova-de-amor-de-emily-giffin-resenha/

Clube do Livro 17/10/2013

Resenha
Esse livro me confundiu no começo. O título e a capa sugerem uma coisa bem romântica e tal mas na verdade ele trata o amor de forma até bem humorada, já que na maioria dos romances a mocinha sonha em se casar, ter filhos e ser a esposa perfeita de um marido ideal para todo o sempre, amém. Neste caso a mocinha não quer ter filhos e marido também não, isso até que a "paternidade" o alcança e ele muda de ideia. Só que agora Claudia esta vivendo um dilema e como se isso não fosse drama suficiente vem a comédia/ironia fazer suas gracinhas... uma irmã de Claudia só se casou por causa dos filhos, e a outra irmã sempre quis ser mãe e não consegue engravidar, a melhor amiga quer ter um filho só para manter o amante e tudo isso se junta ao problema que ela estávivendo ao mesmo.

Neste livro notamos a diferença da escrita da autora que em seus outros livros intercala os narradores. E nos questionamos sobre que posição a mocinha irá tomar, como todo esse drama, cômico, irá se resolver...
Eu recomendo este livro para os que curtem a temática Família/Amor/Filhos.
Beijos pessoinhas do Clube.
Até uma próxima resenha minha!!!

Por Agatha Felix.

renatinha 10/10/2013

Simplesmente Adorável e surpreendente!

Achei interessante Emily Giffin tratar dessa temática no livro, uma vez que muitas autoras justamente tratam do inverso. Ela apontou exatamente como a maioria das pessoas enxergam mulheres que não pensam em ter filhos e como essas se sentem em relação a reação dos outros.
Como sempre, Emily Giffin conduziu muito bem os fatos, amarrou direitinho todos os pontos da história e soube como causar muita emoção e surpresas para seus leitores. Se você gosta de temas como família, amor, imprevistos, escolhas, futuro, prioridades, reviravoltas, amizades e limites não pode deixar de ler esse livro!

Adoro os livros de Emily Giffin, acho incrível a capacidade que ela tem de construir personagens imperfeitos que são adoráveis, e parecem com pessoas que poderíamos conhecer.

É uma leitura leve e aconchegante!

Ana 08/10/2013

Amei, amei e Amei !
"Uma prova de Amor" conta a história de Claudia Parr, ela é editora muito bem sucedida na carreira que tem idéias as bem decididas sobre sua própria vida, ao contrário do que a maioria das mulheres querem ela nunca quis ter filhos, e isso a fez procurar por muito tempo um relacionamento que fosse condizente com essa questão. E esse foi sempre um dilema para todos que rodeiam Claudia,
" Como assim uma mulher não querer um filho? " , " quem não tem filhos não tem uma relação completa." entre outras questões.
Para todos o natural é namorar - casar - ter filhos para um dia ter netos e viver sua velhice junto do seu marido. Nesse livro vemos uma pessoa ir fora dos padrões e como isso torna difícil a convivência em certos pontos. Sempre tem alguém para questionar, para olhar feio ou achar que sabe o que é certo. Mas não é bem assim.

Claudia já tem 31 anos e já está satisfeita com sua vida profissional e pessoal, com muitas viagens, amigos e festas se conforma que sua vida amorosa está fadada a ser ela com ela mesma.
Até que um dia encontra Ben em um encontro as cegas armada por seus amigos Annie e Ray, ele tem muito em comum com Claudia em vários aspectos e um deles é que ele também nunca quis ter filhos. Ali nasce um casal encantador, um romance que todas as mulheres querem viver.
Neste livro a palavra maternidade está envolvida em vários aspectos diferentes apresentada pelos personagens secundários. Jess é amiga de Claudia muito bem sucedida porém sua vida amorosa sempre foi muito conturbada ela tem um dedo podre para homens galinhas que não ligam para ela, ainda se envolve com homens casados, o sonho dela ser mãe não importando quem seja. Annie e Ray estão vivendo a alegria da maternidade. Maura sua irmã é casada com Scott têm três filhos porém seu marido é infiel a ela, ou seja um casamento que vive de aparências para "proteger" os filhos. Daphne ( outra irmã de Claudia) é casado com Tony, ela é louca para engravidar porém não consegue. Ainda temos os pais de Claudia que se separaram quando ela ainda era criança.

Tudo ia ótimo até que um dia Claudia e Ben conversam e um deles mudam de ideia na questão filhos. Obviamente não vou dizer quem é, mas posso dizer que a história dos dois é linda. Apesar de achar que as atitudes dos dois perante um primeiro problema de discordância na relação dos dois tenham sido muito infantil, pareciam dois adolescentes orgulhosos que não querem dar o braço a torcer. Mas tudo bem.

Sou muito suspeita para falar dos livros da Emily Giffin, sou fã dos livros dela, gosto do jeito que ela se aprofunda na história dos personagens, não deixa aquela curiosidade sobre ninguem sabe? Mesmo que você não se identifique com a história do personagem principal você acaba se identificando com outro personagem. Isso é maravilhoso. Você ri, chora e fica tensa junto de cada situação. Até espera uma ligação na próxima pagina e xinga quando o "ser" não liga. ( será que só eu faço isso? ).

Leiam este livro. É só o que digo.

Fernanda 08/10/2013

Resenha: Uma Prova de Amor
Resenha: “Uma prova de amor” de Emily Giifin apresenta uma premissa sutil e ao mesmo tempo determinante. A autora, conhecida por suas obras obstinas e dinâmicas, cria um ambiente dramático e reflexivo, fazendo com que o leitor se coloque na pele dos personagens e tente entendê-los a fundo. É, portanto, o tipo de história que parece leve, mas percebe-se o quanto é carregada de sentimentos e escolhas difíceis.

As pessoas tem suas próprias opiniões em relação a maternidade: alguns casais ficam ansiosos, outros decidem adiar por um tempo a vontade de ter filhos e ainda existe aqueles que não querem passar por esse momento. É difícil achar quem tenha a mesma opinião sobre esse assunto e Claudia Parr sabe bem desse fato. Ela se encaixa na terceira opção e nunca pensou em ser mãe e nem se vê nesse papel.

Era difícil entender suas razões, porém mais complicado ainda era encontrar alguém que a entendesse por completo, respeitasse sua decisão e ainda pensasse do mesmo modo. Ela realmente tinha a convicção que esse dia chegaria. Aos trinta anos, Claudia já estava aceitando que poderia ficar sozinha, até que conheceu Ben.

“Lindo, gentil e engraçado. Parecia bom demais para ser verdade, especialmente depois que fiquei sabendo que ele pensava o mesmo que eu sobre ter filhos.” Pg.12

Logo, os dois perceberam que tinham muito mais em comum do que imaginavam. Gostavam de viajar, valorizavam suas carreiras e adoravam aproveitar as coisas boas da vida. Estavam apaixonados e se completavam de uma maneira única e verdadeira. Os dois aprenderam muito juntos e para Claudia foi como se ela estivesse se readaptando a novos sentimentos e idéias, como, por exemplo, a idealização de uma alma-gêmea: ela só passou a acreditar nisso depois que o conheceu.

Não demorou muito para que se casassem e juntos conseguiram criar um ambiente repleto de sincronismo e sinceridade. Muitos perguntavam por filhos, mas eles sempre respondiam de forma que mais os convinha. Toda essa pressão leva a crer que muitas pessoas se sacrificam por um objetivo maior, outras não tem escolha e ainda tem quem não pense muito no assunto: apenas agem como se a vida fosse um cronograma rígido a ser seguido – e não houvesse escolhas.

Mas o relacionamento começou a seguir um caminho diferente ao planejado. Depois de irem a uma viagem e descobrirem que sua amiga estava grávida, Claudia não esperava por isso e Ben ficou feliz. Depois de um tempo, notou-se uma mudança que foi crescendo e afinal de contas Ben queria ter filhos.

“A princípio, foi uma mudança sutil, como costumam ser as mudanças nos relacionamentos, fica difícil saber quando de fato começou. Mas, relembrando, acho que tudo começou quando fizemos uma viagem para esquiar com Annie e Ray, o casal que tinha nos apresentado.” Pg.22

O enredo passa por muitos desencontros, medos e anseios. Outros personagens entram na história para desencadear cenas inesperadas e representar passagens de motivação e adaptações. O foco principal ainda são os relacionamentos e o quanto é possível mudar por causa deles.

site: http://www.segredosemlivros.com/2013/10/resenha-uma-prova-de-amor-emily-giffin.html
Hester1 21/09/2015minha estante
Gostei da sua resenha. Estava afim de ler o livro, após ler a resenha, descartei. Nao sou muito fan da autora, já me decepcionei com outros, entao nao vou perder meu tempo.