O Enigma De Andrômeda

O Enigma De Andrômeda Michael Crichton

Resenhas - O Enigma De Andrômeda

Janaina 25/12/2022

Poderia ser um conto...
... se o autor trabalhasse o seu poder de síntese.
A premissa foi bem bacana, inteligente e apoiada na ciência. Ganhou pontos por isso.
Achei que o autor, embora de uma maneira bem didática e acessível, se alongou mais do que deveria nas descrições e partes científicas. Não precisava tanto.
O final foi eletrizante. Achei que poderia ter tido mais disso ao longo da trama.

GreiceG 10/12/2022

Andrômeda
Esse foi o primeiro romance escrito pelo médico Michael Crichton, mas não o primeiro que li. Tem muitos termos técnicos, que atrasam, mas não chegam a comprometer o ritmo da leitura.

Anderson.Amin 09/12/2022

Um bom livro, muito bem argumentado, com muito embasamento cientifico, fácil de imaginar a ambientação e os acontecimentos. É o primeiro livro q leio do autor, e gostei bastante da escrita dele.
Mas o final na minha opinião deixou a desejar. Depois de tanto esforço, tantos testes e pesquisas, a situação acaba de um jeito meio... blé

Leandro423 12/11/2022

Tentarei não ser tão crítico quanto ao livro.

E bem escrito, a história é boa e só.

O que tem me incomodado um pouco com os livros do autor, e esse não é o primeiro que leio, e a necessidade de transforma a história em um TCC, um tese de doutorado, em um artigo científico.

Até concordo que pelo decorrer da história muitas coisas devem ser explicadas, mas é no máximo para entender a história.

No caso dess3 livro, conta com aproximadamente 300 páginas, a história em si daria pra se contar em umas 100 páginas, pq ficava explicando muito sobre biomédicina, medicina, se apronfundava muito na ciência e a história ficou em segundo plano, chegava a cansar a leitura pois não chegava a lugar algum.

Outro ponto. O que era Andrômeda??? E serio, eu não vi a explicação, passou umas 50 páginas falando sobre testes e mais teste, ambiente estéril, extremamente limpo, iiiiiii????

Não sei se quem leu, teve a mesma sensação, mas por diversas vezes ele queria criar um mistério, do tipo "fulano pensou algo mas não sabia o quanto estava enganado" ou "Sicrano não podia estar mais enganado", iiiiii???? Não explicava o mistério, não falava o que podia haver, o que iria ocorrer... deixou várias lacunas em aberto.

E por fim, eu vi um baita potencial para história, mas achei o final tão xoxo, tão brochante....

Extremamente decepcionado.

Leandro423 11/11/2022minha estante
Estou tendo a mesno sensação que vc, e muita teoria, muita ciência que se mistura as personagens e não dá para saber o que é real e ficção, é a história não anda.
E um leitura fácil, estou na metade que sendo que a primeira metade li em um dia, mas é muito nla bla bla que poderia ser enxugado para ir direto ao ponto.

Andre.Victor 07/08/2022

Esperava BEM mais?
Sofrido. Sofrido foi ler esse livro até o final.

Até a marca de 50% estava interessante e ainda dava pra ignorar as centenas de referências científicas e médicas, mas passou dos 50% começou a ficar extremamente maçante. A história não tinha nenhum outro plot interessante a não ser o enigma e o mistério da sobrevivência dos dois humanos, e fora ficar só arrodeando esse mesmo problema ainda teve essas centenas de explicações científicas que eu não entendia bulhufas.
Os personagens não tem camadas e nada mais chamativo do que o trabalho em que ali estão e por isso não dei a mínima e muito menos me apaguei a nenhum.
Aparentemente para ler esse livro é preciso fazer faculdade de medicina antes. É um pré-requisito.

Lua 18/07/2022

Cansativo em alguns momentos
É um livro denso e cheio de termos científicos, em alguns momentos a leitura se tornou chata e arrastada para mim, acredito que se tivesse algumas cenas com mais ação a minha leitura teria se desenvolvido melhor.
Não gostei q algumas coisas ficaram em aberto no final mas fora isso é um livro bom, perfeito para quem gosta de ficção científica.

Ogaiht 13/07/2022

Divertido Mas Descartável
Michael Crichton, autor dos ótimos Jurassic Park e O Mundo Perdido e também roteirista da excepcional série de E.R (Plantão Médico) tem um talento extraordinário para escrever sobre assuntos científicos e complexos de maneira ágil, fácil e extremamente prazerosa e com este O Enigma de Andrômeda não é diferente.
A trama envolve a queda de pedaço de asteroide que cai numa cidade do interior dos Estados Unidos. Aparentemente, algum tipo de organismo extraterrestre veio junto com esses detritos, afetando a população local. Ao saber disso, o governo americano forma uma equipe de cientistas para investigar esse organismo num avançado laboratório. Mas uma falha na segurança colocará à vida de todos eles e da humanidade em perigo.
É uma boa narrativa e entretém, mas não possui a força de outros trabalhos do autor, mas de qualquer forma vale a pena conferir e se divertir com a leitura.

Fernando.Francisco 15/06/2022

Scifi Discovery Channel
Sci fi com cara de documentário científico. Se ignorar as tecnologias ultrapassas, é um roteiro com argumento que não envelhece!
O romance é tratado com detalhes que o tornam um pouco lento, é verdade, mas por outro lado dá ares de história de detetives, investigando e solucionando mortes misteriosas.
O final é ao mesmo tempo de tirar fôlego, porém balde de água gelada. Me decepcionei, achei potencial disperdiçado. Apesar das críticas, não acho que tire toso seu mérito da jornada, por seu destino brochante.
Geovana Rodrigues 15/06/2022minha estante
Eita kkkk

Abduzindolivros 12/06/2022

Gostei bastante do desenvolvimento, apesar de ter ficado meio estressada com o autor anunciando, a cada final de capítulo, que ia dar merda; só que, no final, não deu muita coisa ?????

G 31/05/2022

meu, parece que acabei de assistir a um filme
o cara conseguiu escrever uma história que se passa o tempo todo em um laboratório, com discussões sobre pesquisas e experimentos, sem vacilar no enredo e tornar algo tedioso ??? - além disso, conceitos extremamente científicos foram trazidos e explicados de forma simples e ?leve?

esse é o primeiro livro do Crichton que leio, fui atraída por comentários que elogiavam sua capacidade de descrever as cenas de tal forma que você se visualizava na situação - e meu, no meio do livro eu já tinha o desenho todinho do laboratório dos caras na cabeça, maluco demais!

(só tive a impressão de que o desfecho é desenrolado muito rápido, talvez fosse bacana investir um pouco mais ali no final, não sei)

from my window 19/05/2022

Antes de ler esse livro eu fiz uma pequena pesquisa pra saber a opinião das pessoas sobre ele, descobri que ele era a obra com mais jargões técnico do Michael Crichton e isso acabava dificultando a leitura. No entanto, assim como o Michael,na época que escreveu esse livro, eu também sou estudante de medicina, então pra mim essa parte técnica não foi dolorosa, foi até divertido o modo que ele integrou a ciência de verdade com a história.

Outro ponto legal é que a narração é feita como se os eventos tivessem acontecido algum tempo no passado, então o narrador já sabe os efeitos positivos e negativos de cada ação dos personagens. Assim, ao final de cada capítulo, o autor deixa um pequeno prelúdio do que acontece no futuro, isso te deixa com mais curiosidade ainda na história. Além disso, a forma que ele te joga no universo é muito boa, deixando sempre o suspense no ar.

O negócio que me incomodou foi só terem cientistas homens na história, o que era uma realidade triste do fim dos anos 60 quando a obra foi escrita. Além disso, eu também não gostei muuito do final parecia que teria que ter um mega acontecimento pra obra se concluir(falo do negócio q o Dr. Hall faz) mas pra mim todo *processo* da história até o final já tinha sido uma experiência incrível daquelas que você até anota no papel as pistas pra n esquecer, então a grande conclusão final acabou sendo bem desnecessária.