O Enigma De Andrômeda

O Enigma De Andrômeda Michael Crichton

Resenhas - O Enigma De Andrômeda

Camaradalopes07 07/04/2021

Perfeito!
"A verdadeira genialidade está na capacidade de avaliação de informações incertas, arriscadas e conflitante."

- Winston Churchill -

O livro é excelente, trás uma abordagem científica sobre um novo microorganismo que 4 cientistas tentam descobrir como ele funciona. Esse livro é simples com um vocabulário técnico/científico. O autor fez algo incrível colocando uma questão científica dentro de um gênero narrativo fazendo com que o leitor possa entender alguns conceitos científicos e principalmente na área da biologia como a bioquímica e microbiologia. O livro é excelente para quem gosta muito de métodos científicos e biologia.
Carolina Del Puppo 07/04/2021minha estante

Diego 05/04/2021

Bom, embora abaixo da expectativa
Tava na minha lista há um bom tempo, afinal o autor escreveu Jurrasic Park. Li rapidamente, em menos de 3 dias. Narrativa cativante, estimulante que cria uma expectativa enorme. O final é bom, inesperado, mas muito aquém do que esperava. Houve uma leve decepção. Mas recomendável sim.

Luciano.Soares 03/04/2021

Esperava mais
O livro tem um início intrigante e cheio de mistério. Mas depois a trama gira cerca de 80% em um laboratório tendo pano de fundo pesquisa científica em torno do tal alien. Fica um pouco arrastado e com isso não consegui mais me conectar. Apesar de no final ter um trecho eletrizante, achei simplório demais.

Carinx 31/03/2021

adorei o livro por ser uma ficção científica que trata muito sobre a biologia que é meu campo favorito da ciência, é muito gostos de ler

Maria 25/03/2021

Resenha: O enigma de Andromeda - Michael Crichton
Em O enigma de Andromeda conta a história do dia em que o homem teve contato com um organismo vivo que véi diretamente da órbita terrestre alojado em um satélite.
_________________________________

Minha experiência foi um pouco mista. Eu me envolvi muito com o livro e antes de dormi sempre lia um capítulo ou mais querendo saber no que ia dar, como o organismo funcionava, porque ele reagia de formas diferentes e saber se os cientistas ficariam bem.
Fiquei fassinada com as conexões científicas e como Crichton me fez ter dúvidas se era ficção ou não.
Ele seria um livro 5 estrelas se não fosse pelo final. Eu não gostei, mas talvez funcione para outras pessoas.
_________________________________

De qualquer forma eu recomendo muito o livro, é de mexer com a cabeça e te envolve de um jeito, que você pode chegar a jurar que tudo era real.

Att,
Vitória Saraiva.

Leandro.Battu 23/03/2021

Gostei do início da história. Mas o meio se tornou um pouco cansativo com todos aqueles relatórios científicos. Mas o final acabou me prendendo novamente.

Geovania.Maria 23/03/2021

O enigma de Andromeda é uma ficção beem científica, vários estudos são citados durante a narrativa, além do enorme número de siglas. No geral eu gostei de como o autor construiu a história, mas eu esperava um pouco mais do final.

Bianca1210 16/03/2021

História muito boa, une ficção científica com doses de conhecimento.
A leitura é fluída e te instiga a ler mais um capítulo para ver o que irá acontecer. Entretanto achei que o final poderia ter um potencial maior, tive a impressão que o autor teve pressa para terminar o livro e colocou um final rápido e simples em comparação com o resto do livro.

gabriella.malta 16/03/2021

Diferentão
Muito bom! Achei que seria uma leitura muito técnica e arrastada por isso adiei, mas quando finalmente peguei não consegui largar, me vi completamente imersa nessa história é amei tudo, só não dei 5* por que não achei o final perfeito, mas não deixa de ser interessante.

Inácio 16/03/2021

Livro bom para passar o tempo, não chega aos pés de Jurrassic Park, ou do Linha do Tempo, mas é um bom livro que se basea em vários dados técnicos.

Pmont 15/03/2021

O que falar desse livro? Simplesmente amei. Será que o único conceito existente de vida é o humano? E se não for? E se vida, para além da Terra, for muito diferente do que esperamos? Sem homens verdes ou um aparato tecnológico superdesenvolvido? Se a vida extraterrestre for microscópica, não depender de oxigênio e possuir um mecanismo de adaptação muito mais desenvolvido do que o nosso, podendo sofrer mutações em questão de minutos? Como combater esse inimigo? A ciência possui suas limitações, pode até conseguir entender, mas nem sempre combater. Existem filme e série baseados nesse livrinho denso. Recomendadíssimo.

site: https://www.instagram.com/all_we_need_is_read/

Lothbroker 14/03/2021

Muito contexto e teoria, pouco desenvolvimento e substância.
A sensação que tive é que o livro perde muito tempo apresentando os personagens e apresentando termos/explicações técnicas além do necessário, enquanto o PRINCIPAL da história que é a questão do mistério foi pouco explorada.

A segunda metade do livro é consideravelmente mais interessante que a primeira, mas ao chegar nesse ponto eu confesso que o livro já tinha me perdido...

O final poderia aliviar essa sensação amarga sendo recompensador, mas acabou frustrando ainda mais sendo bem anticlimático.

Não é horroroso mas não leria de novo e não recomendo.

Bu 06/03/2021

Sistemático
Excelente livro, envolvente e nos deixa aflitos nós momentos certos.

Ponto positivo pra mim que pra muitos que vi suas resenhas são as explicação científicas, sem ela o livro iria ser muito superficial, assim conseguimos mensurar qual trabalho dá em uma pesquisa, muito embora o livro só se passe em menos de uma semana, mas os cuidados que se tem, e sem falar que essa é a proposta do livro, e isso que te envolve e te joga na história. Bem desenvolvido nós deixando sempre apreencivos a cada nova descoberta, sem falar na dúvidas que são semeadas , os últimos capítulos tem deixa uma pilha pra saber como tudo vai acabar.

Como eu disse dependendo das resenhas teria abandonado antes mesmo de ler a primeira página, fui teimoso e colhi bons frutos, indico que todos façam igual, sempre tente experimentar, caso não goste abandone, mas nunca abandone antes de provar.

Eduardo Mendes 06/03/2021

Pandemia!
Logo no começo da pandemia escolhi sem querer um livro que fala sobre uma bactéria invisível. Em O Enigma de Andrômeda, um satélite em órbita cai próximo a uma pequena cidade do Arizona. Os habitantes resgatam o objeto sem ter ideia do iminente perigo e acidentalmente liberam um vírus altamente mortal, capaz de matar em poucos minutos. Apenas duas pessoas sobrevivem, mas por quê?

Rapidamente nos pegamos pensando em como a humanidade lidaria com uma espécie de vírus alienígena. Entretanto, não é possível traçar um paralelo entre a ficção de O Enigma de Andrômeda e a realidade que tivemos que enfrentar com o Covid-19. A história de Michael Crichton segue outro caminho.

Apesar dessa tensão inicial, a trama foi perdendo fôlego e me deixando cada vez mais entediado. Com uma pegada diferente de histórias que falam sobre epidemias misteriosas, O Enigma de Andrômeda passa boa parte de suas páginas com cientistas enfiados em laboratórios e relatórios chatos e sem graça. Outro ponto importante é que as tecnologias descritas aqui ficaram um pouco datadas.

Descobri depois que o Autor foi médico, isso explica muitas passagens do livro com dissertações biológicas e descrições enfadonhas de laboratórios subterrâneos.

O livro simplesmente não funcionou comigo. O mistério e o esforço em prender o leitor se perdem em personagens difíceis de se conectar. É uma história promissora, mas rasa.

A trama não é ruim, consegui chegar ao fim tranquilamente, e até torci um pouco pelos protagonistas, mas perto de outras obras de ficção científica este livro me pareceu, digamos, insosso.

site: https://jornadaliteraria.com.br/o-enigma-de-andromeda/

Gustavogl 01/03/2021

Desde criança eu sonhava em ser cientista.
Ler esse livro me fez revisitar o Gustavo de 14 anos. Se eu tivesse lido esse livro naquela época, ele teria mexido muito comigo porque o personagem principal é a metodologia científica. Seria a minha descoberta sobre como de fato é o meu trabalho atual.
A história começa quando uma sonda espacial ao cair nos EUA traz consigo uma "ameaça invisível" que infecta e mata as pessoas em poucos segundos. Um grupo de cientistas é reunido para caracterizar essa doença mortal e impedir que isso se torne uma pandemia. Vejam que ele conversa com o momento que estamos vivendo.
Observações, coleta de amostras, levantamento de hipóteses, testes, ensaios e inferências são narrados de uma maneira envolvente que só quem escreveu Jurassic Park, ER e Westworld poderia fazê-lo.
Pra quem tem curiosidade de saber como funcionam as ciências biológicas e exatas é um prato cheio. É bomito de ver. E pra quem pensa que as vacinas contra a Covid "vieram rápido demais" poderão ver que quando há cientistas capacitados como todo o corpo discente de nossas universidades públicas e recursos econômicos as soluções são alcançadas rapidamente sim!
É um dos maiores tributos à Ciência em forma de ficção científica.