O Enigma De Andrômeda

O Enigma De Andrômeda Michael Crichton

Resenhas - O Enigma De Andrômeda

Carlos531 03/09/2020

Melhor do que eu esperava!
Antes de falar do livro, vou mencionar minha primeira experiência com está história que foi a minisérie.

Ao assisti-la fiquei impressionado pois havia pesquisado e descobri que a base era um livro. Gostei muito da participação dos personagens, como foram retratados, e de um certo plot que não aparece no livro. Gostei muito da adaptação, incluindo as mulheres que foram apresentadas, pois a equipe de cinco cientistas, não são apenas de homens.

Porém, no livro existem algumas diferenças, que são a falta das personagens femininas, e mais alguns detalhes que não colocarei para não estragar a experiência de vocês. E apesar dessas mudanças na série, o livro não deixa de ser bom em momento algum! É incrível como um livro escrito há tanto tempo, ainda mexe conosco, nos deixa tensos, curiosos para saber o que vai acontecer no final.

Por isso, tanto a série quanto o livro me conquistou, e sim recomendo que leiam este livro e aproveitem tudo que acontece nessa incrível história de um clássico da ficção científica.

Boas leituras a todos e até breve!

Fernando Britto 02/09/2020

Surpreendente.
Incrível como Michael Crichton em uma obra inicial conseguiu prender a atenção durante toda a história. Muito bom. Sem dúvidas, um dos melhores do autor.

Ayrton.Silva 29/08/2020

Me surpreendeu muito positivamente. Comecei a ler sem expectativas e logo fiquei preso na narrativa. Ótimo livro !

Camila 24/08/2020

Chato, mas legal!
Eu gostei muito desse livro. Nunca tinha lido nada desse autor e foi um livro que me fez ter vontade de ler os outros livros dele!

Acho que devido aos termos técnicos no meio da história a coisa foi ficando bem chata, mas eu curti mesmo assim hehehe! Sério, acho que se eu fosse da área da saúde teria tido uma pequena aula de vírus, doenças e etc. Como não sou tive também, mas acho que teve muito menos impacto do que se eu fosse da área.

Acho também que o livro poderia ter tranquilamente mais uma 100 páginas que seria show. No geral a história foi bem desenvolvida, mas se tivesse trabalhado um pouquinho mais os personagens e até mesmo a tensão final da história seria 5 estrelas!!

Com certeza esse autor virou minha grande descoberta do ano!!

Erika Mourão 18/08/2020

Gostei mais do que eu esperava dessa leitura. Uma grande catástrofe evitada por causa da ciência.

Luiz.Machado 13/08/2020

Uma boa história de ficção científica, para se passar o tempo.

Ana.Giori 30/07/2020

Ciências
Uma maneira ótima de aprender um pouco e sentir a urgência de uma possível pandemia global. Leia se for capaz.

Enrique.Bohm 18/07/2020

Punheta para Cientista.
Livro extremamente bonito e bem-acabado, com uma das capas mais chamativas e bem feitas que já vi, tao bem feita que mereceu uma menção honrosa aqui nessa resenha. Corte trilateral em preto para não deixar nada a desejar no acabamento. mas o interior é tão atraente quanto o exterior?

Se você é um Nerd Hardcore, que se liga muito em ciências da natureza, esse livro sem nenhuma dúvida é pra você! Recheado de Gráficos, estatísticas e linguagem cientifica, O enigma de andrômeda é um deleite para qualquer professor na área de biologia; mas mesmo eu sendo um Nerd que ama ver toda essa excentricidade técnica, achei muito monótono e massante a leitura em alguns momentos do livro, perincipalmente quando a narrativa ficcional engrenava e logo era deixada de lado.

Quando essa narrativa começava a ficar mais interessante, logo mudava para mais uma seção de tecnicidade e palavrório cientifico, o que quebrava um pouco meu engajamento na leitura. Queria saber mais do desenrolar dos personagens, que mesmo não sendo os mais interessantes do mundo, me agradaram de uma certa maneira a ponto de querer saber mais deles.

Me senti um tanto frustrado com a leitura até a metade do livro, mas logo mudei a minha percepção sobre a leitura dele. Comecei a encarar ele mais como um relatório de um acontecimento e menos como uma ficção. O que, admito eu, que deveria ter feito desde o início do livro. Vendo o livro dessa outra forma me senti mais como um agente do governo lendo sobre algo extremamente confidencial e essa percepção me ajudou a terminar a leitura.

Recomento o livro a todos os Nerds de plantão e digo para eles, e o resto do público geral, que encare esse livro mais como um relatório falando de um acontecimento isolado e menos como uma história fantástica e muito dramática.

Aline BS 10/07/2020

ADOREI as 10 últimas paginas, e só!
O Enigma de Andrômeda foi o primeiro best seller de Michael Crichton (o mesmo autor de Jurassic Park), ele escreveu enquanto cursava a faculdade de medicina (Harvard Medical School). Isso explica muito, pois é um livro que deve ser maravilhoso para médicos. É cheio de termos e esquemas completamente desinteressantes que fazem com que tudo pareça mais uma planilha ou relatório do que um romance. Não há imersão. Não há empolgação.
????????????
Um satélite espacial cai na Terra causando a morte de quase todos em uma cidade pequena. Um senhor doente e um bebê sobrevivem. Num complexo secreto elaborado para a pesquisa e controle do agente causador, este é analisado e investigado no que é, como age e em como ser contido.
????????????
Tem partes interessantes, são as que envolvem interação humana e o acidente em si e suas consequências. Mas a enorme maioria do livro é sobre essa instalação governamental secreta. Uma narrativa arrastada, detalhada, redundante, e muito técnica sobre níveis e mais níveis e processos infindáveis de descontaminação para entrar nessa instalação. Maçante!
A ação, as páginas que nos deixam vidrados na história com o coração na mão infelizmente ficam só nas 10 últimas páginas.
#oenigmadeandromeda #michaelcrichton
#livro #livros #book #books #leitora #alineforbooks #ficcaocientifica #

Gu Vaz 30/06/2020

Muito intrigante.
A princípio é uma narrativa bem ágil que posiciona os acontecimentos de forma intrigante e misteriosa. Conforme a descoberta dos cientistas vai se aprofundando e os acontecimentos tornam-se mais urgentes me senti numa descoberta científica bastante realista, ainda que com certa liberdade que a ficção proporciona. O autor, por ser formado na área de medicina e biologia utiliza argumentos/teorias científicos e os incorpora na história através de significados e jargões bem específicos, o que pode ser um ponto negativo pra quem não tem interesse nessa parte mais teórica ou laboratorial.
Adorei o andamento da história e só achei o final muito repentino e um pouco conveniente, porém os elementos que contornam o resto são muitos bons.

Lucas1429 16/06/2020

Eletrizante!
Eu já tinha lido Jurassic Park antes, e ainda nesse mês vou ler O Mundo Perdido. Mas antes decidi me aventurar em O Enigma de Andrômeda. E não me arrependi. História eletrizante, bem detalhada, bem didática com partes de química e biologia. Michael Crichton era um cara muito inteligente e isso transparece na sua escrita.

elias. 14/06/2020

Eu adorei a contexto da história, porém o gênero não faz o meu tipo.

Furrinho 09/06/2020

Cérebro expandido em 43%
Gente, o livro oferece muito conhecimento, mas eu não teria entendido nada se eu não tivesse uma boa base de biologia.
So tô escrevendo aqui pra lembrar de que o melhor personagem é o bebê, porque somente existindo ele ajudou na descoberta do enigma, um ícone infantil.
PS: amigos mediciners, leiam esse livro, vocês vão gostar.

Jaque Moreira 20/05/2020

MARAVILHOSO
Livro muito bem feito, com termos técnicos bem explicados. Um enredo que nos envolve do início ao fim.

Natália 11/05/2020

Uma ficção científica das...
mais interessantes que já li. Como o enfoque são nos procedimentos científicos, tudo parece tão real e crível que não tem como parar de ler.

De início, pensei que a história teria toques de terror. Porém, o livro é sobre ciência, tecnologias, biologia, física, descobertas e discussões científicas. Tudo isso ligado pela situação extraordinária de um organismo vivo do espaço, diferente de qualquer outra coisa já vista na história.

O fato desse livro ter sido publicado pela primeira vez em 1969, só me fez ficar mais maravilhada com a criatividade do autor.

Super recomendo!