O Enigma De Andrômeda

O Enigma De Andrômeda Michael Crichton

Resenhas - O Enigma De Andrômeda

lasthours 21/05/2021

Variedade Andrômeda
Me sentindo um otaria, pois esperava morte e destruição, recebi biologia em seu tom mais científico possível. Muito bom aprender e entender tudo, mas Andrômeda está de fato, a anos luz.

Matheus Barbosa 16/05/2021

Faltou tempo?
Sinceramente, o livro é incrível e a história é riquíssima. Entretanto, fiquei um pouco decepcionado (por isso não recebeu minhas 5 estrelas), pois o desfecho do autor foi apressado e de uma maneira que não fez muito sentido. Acredito que as 300 páginas do livro poderiam ser 600 páginas, tranquilamente, e seriam lidas com facilidade. Talvez houve uma precipitação e pressa do autor. Com relação ao designer do livro, simplesmente sensacional. Corte totalmente negro, capa incrível.

Natália Tomazeli 15/05/2021

O Enigma de "Porque eu não li nada desse autor antes"?
"Biologia, como dissera George Wald, era uma ciência singular pela incapacidade de definir seu elemento principal. Ninguém possuía uma definição para a vida. Ninguém, na verdade, sabia o que era ela. As velhas definições ? um organismo que mostrava ingestão, excreção, metabolismo, reprodução e assim por diante ? eram inúteis. Sempre se podiam encontrar exceções."

Vamos para as confissões: Eu peguei esse livro pra ler sem saber que foi escrito pelo mesmo autor de Jurassic Park e eu nem sequer tinha lido a sinopse, só sabia que se tratava de um sci-fi. E foi uma surpresa maravilhosa descobrir que esse livro era TUDO o que eu mais amo ler em ficção científica!

"O Enigma de Andrômeda" traz o meu tipo favorito de sci-fi, ou seja, os que envolvem biologia. A biologia é minha área da ciência e dá pra explorar tanta coisa nesse ramo, mas sempre acabamos nos deparando com outras ciências nesse gênero, principalmente. o que dá pra entender porque com uma citação do próprio, olha só: "A física foi a primeira das ciências naturais a se tornar totalmente moderna e altamente matemática. A química acompanhou a física, mas a biologia, o filho atrasado, ficou bem para trás. Mesmo no tempo de Newton e Galileu, os homens sabiam mais sobre a lua e outros corpos celestes do que sobre o seu próprio." engraçado isso né? Mas eu sempre tive fascínio por toda a "bio" existente e óbvio que tudo nesse livro foi um grande deleite pra mim. Aqui o autor traz com maestria VÁRIOS termos técnicos e coisas diversas sobre várias áreas da biologia, desde a mais complexa forma de vida até a mais simples, me senti tão bem lendo sobre coisas pelas quais sou tão fascinada em estudar. E ele usa desses recursos pra enriquecer totalmente a parte ficcional, nos dando uma história bem palpável. E se você acha que acabou por aqui, está enganado! A escrita dele é muito boa, cheia de sarcasmo e ironia, com aqueles toques de mini "spoiler" que enriquecem e aguçam o leitor a ler mais e mais. Fora os questionamentos éticos que envolvem ciência, o livro traz também algumas coisas sobre o espaço que eu nunca tinha cogitado, como a questão de organismos por lá prejudicarem seres humanos. E ai agora fico pensando "será que é sensacionalista dizer que esse é um livro sobre ataque de alienígenas?" porque no final é o que é, né? Mas de uma maneira MUITO mais plausível do que qualquer outra já relatada em qualquer lugar.

Enfim, agora eu só consigo pensar em uma coisa: PRECISO LER JURASSIC PARK!!!

"Costumava dizer com frequência que a inteligência humana provocava mais problemas do que vantagens. Era mais destrutiva do que criativa, mais confusa do que reveladora, mais desencorajadora do que satisfatória, mais egoísta do que caridosa. Às vezes via o homem, com seu cérebro gigante, como equivalente aos dinossauros. Todo estudante do primário sabia que os dinossauros haviam crescido para além de si mesmos e se tornado grandes e pesados demais para serem viáveis. Ninguém jamais pensara em considerar se o cérebro humano, a estrutura mais complexa do universo conhecido, fazendo demandas fantásticas ao corpo humano em termos de alimentação e sangue, não seria idêntico. Talvez o cérebro humano tivesse se tornado uma espécie de dinossauro para o homem, e talvez, no fim, provasse sua queda."

Isa 15/05/2021

O enigma de andrômeda
Meu primeiro contato com esse autor e já gostei. Nessa história, o satélite Scoop retorna a terra e pousa em uma cidadezinha dos EUA chamada Piedmont. O problema é que junto veio um elemento desconheço. Quando a cápsula do satélite é aberta por um dos moradores da cidade, todos os moradores morrem, alguns em apenas segundos, outros, enlouquecem e suicidam-se. Porém, dois moradores sobreviveram: um bebê de dois meses e um homem com diabetes. Um grupo de 5 cientistas ligados ao projeto Wildfire que pesquisa seres extraterrestres é convocado para irem até a sede e estudar esse "ser" letal vindo do espaço e, como essas duas pessoas sobreviveram e o que elas tem em comum . Isso é um enigma para os cientistas. Estes descobrem que o sangue das pessoas coagulam imediatamente após o contato, mas então, como duas pessoas sobreviveram? Após decifrar o enigma, vão conseguir salvar o país da contaminação? É um livro instigante, com um suspense muito bom e ótimo para quem quer iniciar na leitura de ficção de científica, pois a leitura é descomplica e a história muito interessante.

Arthur Peixoto 11/05/2021

Um livro para amantes de biologia...
Para quem ama biologia (como o meu caso), a leitura desse livro se torna muito prazerosa, devorando-o praticamente. O livro retrata as ações de uma equipe de cientistas que correm contra o tempo para investigar e aprender sobre uma nova forma de vida. Cheio de referências científicas e baseadas em estudos verídicos, essa aventura é muito interessante. Recomendo.

Thiago Araujo 04/05/2021

Livrão de biologia...
Um verdadeiro compêndio sobre micro organismos, O Enigma de Andrômeda é muito mais um livro de ciências que de aventura.

Basicamente não há um crescimento dos personagens, mas sim o do objetivo ou do núcleo da narrativa. Talvez por isso o livro fica meio arrastado em algumas partes, deixando as viradas mais para a última parte.

Em resumo, o livro se salva muito pelo clima de suspense de seu início, que provoca a curiosidade para a leitura, mas a medida que o tempo passa e as informações vão sendo reveladas, perde um pouco da vitalidade da narrativa.

Minha expectativa era alta, mas não se concretizou. Mas deixou um boa escrita, mas espero que os outros livros do autor não sejam tão "científicos" assim.

Pedro 03/05/2021

Uma ameaça alienígena de tamanho peculiar!
Eis a primeira obra que leio de Michael Crichton, também responsável pela obra Jurassic Park. Quando procurei por uma obra de ficção, não esperava que seria uma invasão, ou melhor, uma "coleta" de seres microscópicos do espaço, com poder de dizimar a raça humana. Destaco que amantes de biologia, física e medicina possam ter um gostinho especial lendo esse livro, visto de todas as passagens tecnicas e de cunho acadêmico que são citadas muitas vezes.
Outro ponto que achei muito interessante foi a forma que a história é narrada, contando como se fosse um "documentário" ou uma "matéria jornalistica", visto que cita referências e várias outras passagens como se fosse após entrevistas e coleta de dados dos personagens que participam da trama.
Por fim, o final me agradou muito, tendo uma reviravolta completamente inesperada.
Indicaria a todos, em especial quem gosta de temas sobre biologia, medicina e física.

Ina 29/04/2021

Crichton eu te amo
Com toda certeza Michael Crichton é meu escritor favorito. Todos os seus livros escritos são extremamente inteligentes e divertidos! Me sei to a própria cientista lendo esse sci-fi, que só serviu pra me deixar mais intrigada sobre Oq há no nosso imenso espaço.
Jurassic park foi um acerto astronômico, dentes de dragão um livro esplêndido e o enigma da Andrômeda não ficou atrás!
Recomendo para os amantes de ficção científica e curiosos pela vida extraterrestre.

Helder 26/04/2021

Ficção científica no seu melhor
O livro em si é bastante interessante para quem gosta de ficção científica. Mas muitas partes são bastante arrastadas e poderia ser menos detalhadas.

No geral eu gostei. Recomendo fortemente para os amantes da FC.

Dhalila 25/04/2021

Melhor leitura acadêmica da minha vida
Quando li sobre esse livro fiquei muito receosa de ler, não porque era o primeiro romance. Mas porque ele ficou conhecido por ter uma escrita acadêmica que explicava a partir de metodologia como a inteligência se comportaria caso encontrasse um corpo alienígena na terra.

Mas foi uma leitura surpreendente, a construção de mundo, de personagens e até da anomalia terrestre foi muito bem feito. A leitura flui e você realmente não sabe o que vai acontecer. É quase um livro de detetive. Extremamente poderoso!
Super recomendo

Zeca 18/04/2021

Me surpreendeu.
Suspense com ficção-científica do bom, a cada capítulo vc fica querendo saber o que vai acontecer, terminei de ler em dois dias, a leitura me fez lembrar da situação atual que nós estamos enfrentando atualmente com esse vírus.

Mateus 16/04/2021

Livro bem gostosinho de ler, principalmente pra quem gosta de um sci-fi hard e metódico como eu.

grazisapienza 14/04/2021

Arraste Andrômeda
? Nós demoramos a entender, seguimos por diversos erros até ser tarde demais.

Olha, vou ser o mais objetiva aqui... Não gostei não.

Eu estava esperando algo um pouco mais emocionante ou, talvez, algo com um clímax ou uma narrativa que me trouxesse mais empolgação durante a leitura. Eu não senti nada durante isso.

Boa parte da narrativa foi construída de maneira que parecia uma espécie de documentário científico sobre a Variação Andrômeda. Eu achei extremamente fascinante como Crichton pesquisou muito para poder escrever com exatidão e da maneira verossímil sobre infecções, bactérias e funcionamento do corpo humano. Mas achei que faltou um toque de agonia, ou de suspense.

Outra coisa que eu senti falta também foi do fechamento de alguns pontos na história. Próximo ao final, dizem que resolveram o problema... Mas você não tem a informação completa do que foi descoberto, como foi resolvido e as medidas tomadas pelo Complexo.

Para quem gostar de uma leitura com teor mais científico, eu recomendo a leitura. Se quiser algo na pegada mais animada, não recomendo.