O Enigma de Andrômeda

O Enigma de Andrômeda Michael Crichton

Resenhas - O Enigma De Andrômeda

Ro 26/02/2021

Crichton, tenho passado pano para você
Ok, tenho que confessar que adoro a escrita do Michael Crichton. O primeiro livro dele que li foi o Jurassic e desde de lá venho adorado o "pedantismo" dele em demostrar que é super entendido dos aspectos científicos e tecnológicos apresentado em suas obras. Onde mais encontraríamos um cara que se dedicaria a apresentar códigos binários, gráficos e tabelas em seus escritos ficcionais? Quero ler mais e quero lê-lo sempre.

Sheilinha 18/06/2021

Que livro ótimo!!!
Uma leitura que me pegou, não estava com muitas expectativas, mesmo sabendo da grandeza de outras obras do autor (que pretendo ler, com certeza).

Adorei a história, gostei dos personagens, me senti lá com eles e a cada capítulo ficava na expectativa dos acontecimentos seguintes. Muito bom mesmo!!!

E a edição também é uma lindeza!

Luciano.Soares 03/04/2021

Esperava mais
O livro tem um início intrigante e cheio de mistério. Mas depois a trama gira cerca de 80% em um laboratório tendo pano de fundo pesquisa científica em torno do tal alien. Fica um pouco arrastado e com isso não consegui mais me conectar. Apesar de no final ter um trecho eletrizante, achei simplório demais.

Andre.Victor 07/08/2022

Esperava BEM mais?
Sofrido. Sofrido foi ler esse livro até o final.

Até a marca de 50% estava interessante e ainda dava pra ignorar as centenas de referências científicas e médicas, mas passou dos 50% começou a ficar extremamente maçante. A história não tinha nenhum outro plot interessante a não ser o enigma e o mistério da sobrevivência dos dois humanos, e fora ficar só arrodeando esse mesmo problema ainda teve essas centenas de explicações científicas que eu não entendia bulhufas.
Os personagens não tem camadas e nada mais chamativo do que o trabalho em que ali estão e por isso não dei a mínima e muito menos me apaguei a nenhum.
Aparentemente para ler esse livro é preciso fazer faculdade de medicina antes. É um pré-requisito.

Zeca 18/04/2021

Me surpreendeu.
Suspense com ficção-científica do bom, a cada capítulo vc fica querendo saber o que vai acontecer, terminei de ler em dois dias, a leitura me fez lembrar da situação atual que nós estamos enfrentando atualmente com esse vírus.

Pedro 03/05/2021

Uma ameaça alienígena de tamanho peculiar!
Eis a primeira obra que leio de Michael Crichton, também responsável pela obra Jurassic Park. Quando procurei por uma obra de ficção, não esperava que seria uma invasão, ou melhor, uma "coleta" de seres microscópicos do espaço, com poder de dizimar a raça humana. Destaco que amantes de biologia, física e medicina possam ter um gostinho especial lendo esse livro, visto de todas as passagens tecnicas e de cunho acadêmico que são citadas muitas vezes.
Outro ponto que achei muito interessante foi a forma que a história é narrada, contando como se fosse um "documentário" ou uma "matéria jornalistica", visto que cita referências e várias outras passagens como se fosse após entrevistas e coleta de dados dos personagens que participam da trama.
Por fim, o final me agradou muito, tendo uma reviravolta completamente inesperada.
Indicaria a todos, em especial quem gosta de temas sobre biologia, medicina e física.

Isa 15/05/2021

O enigma de andrômeda
Meu primeiro contato com esse autor e já gostei. Nessa história, o satélite Scoop retorna a terra e pousa em uma cidadezinha dos EUA chamada Piedmont. O problema é que junto veio um elemento desconheço. Quando a cápsula do satélite é aberta por um dos moradores da cidade, todos os moradores morrem, alguns em apenas segundos, outros, enlouquecem e suicidam-se. Porém, dois moradores sobreviveram: um bebê de dois meses e um homem com diabetes. Um grupo de 5 cientistas ligados ao projeto Wildfire que pesquisa seres extraterrestres é convocado para irem até a sede e estudar esse "ser" letal vindo do espaço e, como essas duas pessoas sobreviveram e o que elas tem em comum . Isso é um enigma para os cientistas. Estes descobrem que o sangue das pessoas coagulam imediatamente após o contato, mas então, como duas pessoas sobreviveram? Após decifrar o enigma, vão conseguir salvar o país da contaminação? É um livro instigante, com um suspense muito bom e ótimo para quem quer iniciar na leitura de ficção de científica, pois a leitura é descomplica e a história muito interessante.

Matheus Barbosa 16/05/2021

Faltou tempo?
Sinceramente, o livro é incrível e a história é riquíssima. Entretanto, fiquei um pouco decepcionado (por isso não recebeu minhas 5 estrelas), pois o desfecho do autor foi apressado e de uma maneira que não fez muito sentido. Acredito que as 300 páginas do livro poderiam ser 600 páginas, tranquilamente, e seriam lidas com facilidade. Talvez houve uma precipitação e pressa do autor. Com relação ao designer do livro, simplesmente sensacional. Corte totalmente negro, capa incrível.

Luiza.Castro 25/05/2021

É prato cheio pra quem gosta de sci-fi cheio de termos científicos e explicações. Tem bons suspenses e reviravoltas, o que me fizeram não querer largar o livro até o fim. Termina de um jeito muito bom, apesar de saber que provavelmente algumas pessoas não vão gostar.

danielrgs 24/05/2021

Uma história de cientistas correndo contra o tempo para achar a cura de um novo vírus que matou toda uma cidadezinha. Mais atual impossível. Super divertido e empolgante. Algumas pessoas acham chato, mas eu adoro a escrita de Crichton.

Flavio Assunção 09/02/2012

Um satélite que coleta microorganismos no espaço sofre uma pane e cai em uma pequena cidade dos Estados Unidos, liberando partículas que, em pouco tempo, faz com que todas as pessoas da localidade morram subitamente ou enlouqueçam. Menos duas pessoas: um velho e uma criança. Qual a relação entre os dois? Porque não foram afetados? O que continha dentro do satélite? Essas são as perguntas que quatro cientistas precisam responder para tentar evitar que a praga se expanda, evitando uma catástrofe maior.

Como é comum nos livros de Michael Crichton, "O Enigma de Andrômeda" alterna entre explicações científicas, técnicas e ficcionais. É uma receita que muitas vezes dá certo nos livros do autor. O problema é quando as explicações tomam 80% livro e os momentos em que as coisas de fato acontecem, são nulas. Esse foi o maior problema do livro. As coisas simplesmente não se desenvolvem. Quando se pensa que teremos um momento de tensão, ação ou qualquer outra coisa que o tire da inércia, simplesmente voltamos ao início, com mais e mais explicações.

Outro ponto negativo são seus personagens. Não dá pra sentir apego ou simpatia por nenhum deles, tanto é que nem citei seus nomes. A trama focou tanto as explicações, que o lado psicológico e mental foi distante, frio, sem qualquer ponto de interesse.

No mais, para não dizer que o livro é completamente parado, em duas páginas do final existe um momento um pouco mais tenso. Mas o que são duas páginas - e não é exagero, são duas páginas exatas - em um livro de 340?

Portanto, se você se interessa por ciência, microorganismos, experiências, dentre outras coisas, esse é um livro bom. Se você prefere uma história bem desenvolvida, ágil, com diálogos leves e tudo o mais, passe bem longe de "O Enigma de Andrômeda". Do contrário, em vez de divertimento vai sentir que perdeu tempo.
livrosepixels 09/07/2018minha estante
Acredito que o objetivo do livro seja esse mesmo: o foco no micro-organismo. Os personagens são mera ferramentas narrativas, não há necessidade de drama ou desvio narrativo para eles. O foco é descobrir o que é o micro-organismo, se é ou não extraterrestre e como ele atua. A mini-serie de 2008 baseada no livro toma essa liberdade e introduz dramas aos personagens, mas ao mesmo tempo mostra-se igualmente desnecessária (qual a relevância de saber que o Dr. Stone estava se separando da esposa? Manchek possivelmente vilão? Receita do bolo padrão hollywoodiano).

Obs: dizem que o filme de 73 é a melhor adaptação; nesse não sei dizer, pois não assisti.

Jeff.Rodrigues 28/12/2018

Resenha publicada no Leitor Compulsivo
Uma das questões que mais povoam o imaginário na literatura de ficção científica diz respeito a um possível contato nosso com uma civilização, ou tipo de vida, extraterrestre. A invasão bélica idealizada por H.G. Wells moldou por muito tempo uma ideia de que qualquer criatura vinda dos céus não traria consigo intenções pacíficas. E no decorrer do século XX diversos autores se debruçaram sobre possibilidades e fascinaram (ou amedrontaram) as pessoas com criaturinhas verdes, pistolas de raios de desintegração, e uma variedade de hipóteses para a tão sonhada confirmação de vida fora da Terra.

No embalo da locomotiva de inovações no campo da ciência, que a partir da segunda metade do século XX passou a ditar formas de comportamento e influenciar nossa rotina, somado aos projetos que opunham EUA e URSS na briga pelo domínio espacial, Michael Crichton, então um jovem estudante, estreou na literatura trazendo uma nova possibilidade para nosso contato com seres extraterrestres. O Enigma de Andrômeda, publicado em 1969, ano em que os EUA colocaram “os pés” na Lua, traz a vida alienígena sob uma nova visão. Sai de cena a criaturinha com traços humanos e entra uma vida microscópica, invisível ao olho nu.

Estaríamos nós preparados para lidar com um tipo de vida alienígena que ninguém pode ver? Por exemplo, uma bactéria, capaz de afetar nosso sistema imunológico, provocar doenças e talvez até matar. Se para uma invasão de naves espaciais, nossos autores pensaram uma gama de armamentos, o que teríamos em mãos no caso de algo impossível de ser visto? A partir de questionamentos como esses, O Enigma de Andrômeda se constrói em uma narrativa viciante e impossível de ser abandonada até que viremos a última página. Crichton escreve de forma dinâmica e envolve os leitores em um suspense recheado de jargões e termos científicos sem que em nenhum momento isso se torne enfadonho ou tedioso. Pelo contrário, a ficção é inteiramente baseada em argumentos, teorias e possibilidades reais e isso abre nossa imaginação e capta nossa curiosidade.

A ameaça narrada em O Enigma de Andrômeda se dá a partir de um satélite que retorna à Terra. Seu potencial letal é logo identificado e o governo norte-americano entrega a responsabilidade para solucionar o caso nas mãos de um quarteto de cientistas. A partir daí, é um jogo contra o tempo para não somente identificar que tipo de vida está diante deles, como para encontrar soluções antes que o problema se alastre. Nessa trama sobram citações de pesquisadores e cientistas consagrados, tanto que ao fim o livro traz uma respeitosa e considerável bibliografia. E nos leva, também, para um final bem chocante e perturbador.

site: http://leitorcompulsivo.com.br/2018/11/19/resenha-o-enigma-de-andromeda-michael-crichton/
Pepê 28/12/2018minha estante
Em 2019 eu quero chegar acima dos 100 livros como você.

Biblioteca Álvaro Guerra 16/05/2019

Minha cópia Resenha Histórico de Leitura Capa / Edição Editar para Troca LVHQRV PAEBAB O Enigma de Andrômeda
"Mesmo em se tratando da primeira obra escrita por Michael Crichton, já é facilmente possível identificar os principais elementos que logo iriam transformá-lo em um fenômeno de vendas. O Enigma de Andrômeda tem tudo para agradar aos fãs de suspense com pitadas de ciência, medicina e uma boa investigação espacial. Leitura imperdível e que vai mostrar, aos que ainda não o conhecem, o gigantismo e a versatilidade do imortal criador do parque de dinossauros."

Link da resenha completa: http://leitorcompulsivo.com.br/2018/11/19/resenha-o-enigma-de-andromeda-michael-crichton/

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788576570684

Khalerdo 03/10/2021

Maravilhoso
Esse livro me prendeu demais, amei cada página dele. Tem uma história boa e é bonito, tem detalhes mínimos que deixam muito mais legal, como por exemplo mapas, ou as imagens demonstrando o que os personagens estão vendo. O único ponto negativo foi o final, eu esperava outra coisa, mas apesar de tudo foi um bom final.

Alessandro Heverton 06/01/2021

Empolgante.
Uma investigação científica fantástica em que o raciocínio do leitor é desafiado junto com o dos protagonistas. A única coisa que falta é pesquisar quais citações e idéias apresentadas são reais e quais são ficção, pois a apresentação de um conteúdo (vasto) é impecável.