O Enigma de Andrômeda

O Enigma de Andrômeda Michael Crichton

Resenhas - O Enigma De Andrômeda

Caroline Z. 18/01/2021

Não leia durante uma pandemia ?
Comecei este livro achando que leria sobre invasão alienígena, ou algo assim. Mas não era sobre isso. O livro é sobre a contenção de um organismo infeccioso que veio do espaço.
Começa com dois militares chegando numa cidadezinha do interior à noite para resgatar um satélite; e eles não levam muito tempo para notar que há corpos por toda parte nas ruas.
O livro segue com um grupo de cientistas numa base subterrânea tentando entender como este organismo funciona, e buscando uma cura. E o autor fez um trabalho muito bom, a obra toda é muito bem escrita.
No entanto, é uma péssima leitura pra se fazer no meio de uma pandemia. Eu tive vários pesadelos com vírus se espalhando e mortes em massa acontecendo.
Tem uma parte do livro em que o organismo sobre uma mutação e eles ficam desesperados porque sabem que algo pior pode acontecer. No dia em que eu tinha acabado de ler isso eu fui pra sala e estava passando no jornal que o nosso vírus real tinha sofrido mutação e havia muitos mortos no Amazonas.
Enfim, eu não gostei do final desse livro. Achei conveniente demais e pouco emocionante. Mas de qualquer forma, vale a pena, é uma obra escrita com muito cuidado, isso é visível. E é do mesmo escritor de Jurassic park. Só sugiro que você leia depois que a pandemia passar.

Natália 11/05/2020

Uma ficção científica das...
mais interessantes que já li. Como o enfoque são nos procedimentos científicos, tudo parece tão real e crível que não tem como parar de ler.

De início, pensei que a história teria toques de terror. Porém, o livro é sobre ciência, tecnologias, biologia, física, descobertas e discussões científicas. Tudo isso ligado pela situação extraordinária de um organismo vivo do espaço, diferente de qualquer outra coisa já vista na história.

O fato desse livro ter sido publicado pela primeira vez em 1969, só me fez ficar mais maravilhada com a criatividade do autor.

Super recomendo!

Pedro 03/05/2021

Uma ameaça alienígena de tamanho peculiar!
Eis a primeira obra que leio de Michael Crichton, também responsável pela obra Jurassic Park. Quando procurei por uma obra de ficção, não esperava que seria uma invasão, ou melhor, uma "coleta" de seres microscópicos do espaço, com poder de dizimar a raça humana. Destaco que amantes de biologia, física e medicina possam ter um gostinho especial lendo esse livro, visto de todas as passagens tecnicas e de cunho acadêmico que são citadas muitas vezes.
Outro ponto que achei muito interessante foi a forma que a história é narrada, contando como se fosse um "documentário" ou uma "matéria jornalistica", visto que cita referências e várias outras passagens como se fosse após entrevistas e coleta de dados dos personagens que participam da trama.
Por fim, o final me agradou muito, tendo uma reviravolta completamente inesperada.
Indicaria a todos, em especial quem gosta de temas sobre biologia, medicina e física.

Suellen vieira 19/06/2021

O Enigma de Andromeda
O Enigma de Andromeda:
Uma historia bem interessante, sobre vida em outros planetas, mas qualquer tipo de vida, vida, como posso dizer, tipo bactéria, vírus, fungos. Mas o que não se sabe é o que acontece quando se mexe com algo desconhecido e de tratando de bactérias pode algo ruim pode acontecer e a partir daí soluções tem que ser tomadas e encontrados antes que seja tarde demais.
Um bom livro, mas pra mim com um final que esperava algo mais, não um final ruim, mas esperava algo mais pela forma como a história estava sendo contada, mas valeu a pena a experiencia.

Raira Abrante 28/09/2021

Um enigma do espaço
Quando um satélite especial cai na Terra, após investigar possíveis vidas alienígenas, uma pequena cidade sofre devastadoras consequências. Para investigar o ocorrido, quatro cientistas dos mais importantes são levados para um laboratório secreto. Lá, lutando contra o tempo, eles investigam algo diferente de tudo que a ciência já viu.
É um livro com capítulos não muitos longos e todo o tema maior tratado é como lidar com as etapas de uma crise de contaminação, detalhando cada etapa para que uma solução seja encontrada.
Apesar de não expandir muito a história, foi uma leitura agradável.

Ro 26/02/2021

Crichton, tenho passado pano para você
Ok, tenho que confessar que adoro a escrita do Michael Crichton. O primeiro livro dele que li foi o Jurassic e desde de lá venho adorado o "pedantismo" dele em demostrar que é super entendido dos aspectos científicos e tecnológicos apresentado em suas obras. Onde mais encontraríamos um cara que se dedicaria a apresentar códigos binários, gráficos e tabelas em seus escritos ficcionais? Quero ler mais e quero lê-lo sempre.

@ysalemos 08/01/2022

@umalivresca
O ENIGMA DE ANDRÔMEDA

Um satélite cai em uma pequena cidade no deserto do Arizona. Segundos depois, toda a cidade está morta e só restam um velho e um bebê. Na cabeça dos cientistas que são convocados para investigar o caso, paira a pergunta: o que aconteceu em Piedmont?

DEVO LER?

O Enigma de Andrômeda é um scifi puríssimo! É um daqueles livros que eu amei, mas não recomendo para todo mundo.

POR QUE? Se você não está acostumado com ficção científica, é capaz de largar o livro rapidinho. Michael Crichton não economiza na hora de fazer descrições químicas e biológicas, conseguindo ser mais descritivo que Júlio Verne em Vinte Mil Léguas Submarinas.

MAS... Apesar das muitas descrições e explicações, não foi cansativo. O estilo da narrativa casa com a história e o objetivo do livro, por isso, não achei chato nem desnecessário. Me mantive bem envolvida com a história até o fim.

A trama também conta com personagens bem desenvolvidos. Cada um tem uma personalidade muito definida e o seu papel na história (o Hall, inclusive, está por trás de algumas passagens bem divertidas).

Para aqueles que amam uma boa ficção científica, O Enigma de Andrômeda é um prato cheio!

site: https://www.instagram.com/umalivresca/

Fernando Britto 02/09/2020

Surpreendente.
Incrível como Michael Crichton em uma obra inicial conseguiu prender a atenção durante toda a história. Muito bom. Sem dúvidas, um dos melhores do autor.

Tulio.Gama 05/10/2021

Ficção (bem) Científica
Michael Crichton é sempre um nome que costumo devotar minha atenção. Eu era adolescente quando “Jurassic Park” (o filme) foi lançado, e a obra foi um divisor nas artes para mim. Descobri ali que ficção científica podia ter mais ciência do que ficção. Não que eu esperasse algo mais técnico, mas sim uma hipótese baseada em ciência de verdade, que possa catalisar uma grande aventura. Não precisava ser cientificamente possivel, mas minimamente provável. Em miúdos, viagens no tempo e monstros espaciais estavam ficando chatos e repetitivos demais.

Este livro, “O Enigma de Andrômeda”, parte daquela premissa que mais me encantara: ciência que desencadeia uma história. Não é sobre fantasiosos extraterrestres que invadem a terra com intenções aleatoriamente malignas – não exatamente. Crichton pesquisava demais para dar base lúcida e crível às suas composições, e é de possibilidades verossimilhantes que ele tirava suas narrativas. “Enigma de Andrômeda” foi o seu primeiro esforço bem-sucedido nisso, tanto no aspecto comercial quanto literário.

Gostei demais do livro porque me levou àquele encantamento.

Queiroz 22/06/2021

Amo todos os livros do Michael.

Esse ganhou meu coração, principalmente, por entrar tanto nesse universo da Medicina e por mostrar saber tanto e, ainda assim, fazer parecer fácil.

Acho o suspense desse livro mais inteligente que o normal e bastante especial.

Matheus.Leonardo 13/11/2020

Vale a leitura
Livro bom,apesar de muito técnico durante algumas passagens. A única coisa que me incomodou foram as conveniências excessivas, sejam positivas para os personagens ou não, fora isso a história é bastante envolvente a leitura flui bem.

Isa 15/05/2021

O enigma de andrômeda
Meu primeiro contato com esse autor e já gostei. Nessa história, o satélite Scoop retorna a terra e pousa em uma cidadezinha dos EUA chamada Piedmont. O problema é que junto veio um elemento desconheço. Quando a cápsula do satélite é aberta por um dos moradores da cidade, todos os moradores morrem, alguns em apenas segundos, outros, enlouquecem e suicidam-se. Porém, dois moradores sobreviveram: um bebê de dois meses e um homem com diabetes. Um grupo de 5 cientistas ligados ao projeto Wildfire que pesquisa seres extraterrestres é convocado para irem até a sede e estudar esse "ser" letal vindo do espaço e, como essas duas pessoas sobreviveram e o que elas tem em comum . Isso é um enigma para os cientistas. Estes descobrem que o sangue das pessoas coagulam imediatamente após o contato, mas então, como duas pessoas sobreviveram? Após decifrar o enigma, vão conseguir salvar o país da contaminação? É um livro instigante, com um suspense muito bom e ótimo para quem quer iniciar na leitura de ficção de científica, pois a leitura é descomplica e a história muito interessante.

Matheus Barbosa 16/05/2021

Faltou tempo?
Sinceramente, o livro é incrível e a história é riquíssima. Entretanto, fiquei um pouco decepcionado (por isso não recebeu minhas 5 estrelas), pois o desfecho do autor foi apressado e de uma maneira que não fez muito sentido. Acredito que as 300 páginas do livro poderiam ser 600 páginas, tranquilamente, e seriam lidas com facilidade. Talvez houve uma precipitação e pressa do autor. Com relação ao designer do livro, simplesmente sensacional. Corte totalmente negro, capa incrível.

Jon 30/01/2021

Sci-fi razoável..
Curto muito um sci-fi clássico e não tenho problema com os termos técnicos, mas esse passou do ponto.. na minha opinião a linguagem ficou comprometida.. minha experiência foi desconfortável em alguns momentos da leitura.. o livro não é longo e nem arrastado.. leitura rápida.. o mistério é excelente, gostei bastante.. os cenários são legais.. achei alguns personagens um pouco fracos. Se você é muito fã de sci-fi vai encarar sem problemas.. Como um todo, não é uma experiência ruim, tem seus altos e baixos, mas o saldo é levemente positivo.. o autor é top, mas ele produziu obras muito superiores a esta.

Livia1405 31/01/2022

Super científico
Achei a leitura muito interessante, e ao mesmo tempo que é tensa é bastante científica. Saber que o autor é médico é muito bom, pois dá mais confiança em como um micro-organismo pode ser tão caótico e destruidor. Gostei.