O Enigma de Andrômeda Michael Crichton

Resenhas - O Enigma De Andrômeda

Jader 27/02/2020

Muito interessante, uma ficção com elementos não tão distantes da realidade.

Durães 16/12/2020

Um ótimo livro
Uma leitura rápida e uma história que considerei bem original. O Enigma de Andromeda tem muitos pontos positivos, por isso recomendo muito a leitura.

Lothbroker 14/03/2021

Muito contexto e teoria, pouco desenvolvimento e substância.
A sensação que tive é que o livro perde muito tempo apresentando os personagens e apresentando termos/explicações técnicas além do necessário, enquanto o PRINCIPAL da história que é a questão do mistério foi pouco explorada.

A segunda metade do livro é consideravelmente mais interessante que a primeira, mas ao chegar nesse ponto eu confesso que o livro já tinha me perdido...

O final poderia aliviar essa sensação amarga sendo recompensador, mas acabou frustrando ainda mais sendo bem anticlimático.

Não é horroroso mas não leria de novo e não recomendo.

Leonam.Loureiro 22/04/2020

IN SCIENCE WE TRUST
?IDENTIFICAÇÃO:
Nome: O Enigma de Andrômeda
Nascimento: 1969
Autor: Michael Crichton
Editora: @editoraaleph
Número de Páginas: 304
?HISTÓRIA DA LEITURA ATUAL: ?A verdadeira genialidade está na capacidade de avaliação de informações incertas, arriscadas e conflitantes?. Guerra Fria: Corrida científica, espacial e armamentista. O progresso é limitado pela ilimitada curiosidade humana. Um satélite espacial retorna à Terra e não está sozinho. O governo dos Estados Unidos aciona um grupo de cientistas diante do perigo iminente de uma catástrofe global vinda de um desconhecido e invisível intruso. O que é vida? Qual o limite do pensamento lógico? O que está nos olhando de volta, a noite, quando olhamos para o céu?
?HISTÓRIA DO AUTOR: Formado em Medicina na Harvard Medical School, Michael Crichton nasceu no ano de 1942, em Chicago. Seu primeiro best-seller (O Enigma de Andrômeda), foi publicado enquanto ainda era estudante de Medicina e, além de sua principal obra (Jurassic Park) ter sido adaptada ao cinema, Crichton foi criador do filme Westworld (que inspirou a série homônima). Morreu em 2008, em Los Angeles, de Linfoma.
?DIAGNÓSTICO LITERÁRIO: Eu nunca li um livro com tanta paixão como li ?O Enigma de Andrômeda?. Sou fascinado por temas científicos, em qualquer de seus ramos, mas especialmente por biologia. O livro trata de temas que vão desde microbiologia e fisiologia humana à Guerra Fria. E o toque refinado de Crichton em contar uma história é evidente: A narrativa te prende, é imersiva, empolgante, causa aflição à cada acontecimento, desperta a curiosidade e, ao mesmo tempo, ensina conceitos de biologia, história, física e química de forma bastante didática. O maior defeito do livro com certeza é ter acabado. Recomendo muito à todos, mas especialmente para amantes de ficção científica, techno-thrillers, ciências e que tenham algum grau de envolvimento com saúde e e método científico. Com certeza é um livro que motiva e nos alerta uma verdade: a ciência é o maior bem da humanidade.
?PROGNÓSTICO LITERÁRIO: ?????????? de 5

Roberta 27/10/2020

O Enigma de Andrômeda
Uma bactéria alienígena vem junto com um meteoro, e mata todas as pessoas de uma determinada região, menos um bebê e um senhor. Acompanhamos os cientistas isolados, ao longo de cinco dias, testando e tentando entender o que é essa bactéria, e como não disseminar para o resto do mundo. Eu particularmente gosto dos livros do Michael Crichton, ele é bem detalhista nas partes técnicas e científicas, o que pode gerar um pouco de confusão, mas ao mesmo tempo torna mais real e plausível.
Pra mim, o início do livro foi um pouco lento, mas depois de 30%, ele acelera e não para mais, eu queria saber o que tinha causado as mortes, como, e qual seria a solução.
Para quem gosta de ficção científica, com uma pegada mais suspense, este é um ótimo livro, e pra quem gosta de armas biológicas e esse tipo de coisa, é melhor ainda. Super recomendo.
Foi um alívio aos tantos terrores que eu estava lendo neste mês.

Geovania.Maria 23/03/2021

O enigma de Andromeda é uma ficção beem científica, vários estudos são citados durante a narrativa, além do enorme número de siglas. No geral eu gostei de como o autor construiu a história, mas eu esperava um pouco mais do final.

Furrinho 09/06/2020

Cérebro expandido em 43%
Gente, o livro oferece muito conhecimento, mas eu não teria entendido nada se eu não tivesse uma boa base de biologia.
So tô escrevendo aqui pra lembrar de que o melhor personagem é o bebê, porque somente existindo ele ajudou na descoberta do enigma, um ícone infantil.
PS: amigos mediciners, leiam esse livro, vocês vão gostar.

Isa 15/05/2021

O enigma de andrômeda
Meu primeiro contato com esse autor e já gostei. Nessa história, o satélite Scoop retorna a terra e pousa em uma cidadezinha dos EUA chamada Piedmont. O problema é que junto veio um elemento desconheço. Quando a cápsula do satélite é aberta por um dos moradores da cidade, todos os moradores morrem, alguns em apenas segundos, outros, enlouquecem e suicidam-se. Porém, dois moradores sobreviveram: um bebê de dois meses e um homem com diabetes. Um grupo de 5 cientistas ligados ao projeto Wildfire que pesquisa seres extraterrestres é convocado para irem até a sede e estudar esse "ser" letal vindo do espaço e, como essas duas pessoas sobreviveram e o que elas tem em comum . Isso é um enigma para os cientistas. Estes descobrem que o sangue das pessoas coagulam imediatamente após o contato, mas então, como duas pessoas sobreviveram? Após decifrar o enigma, vão conseguir salvar o país da contaminação? É um livro instigante, com um suspense muito bom e ótimo para quem quer iniciar na leitura de ficção de científica, pois a leitura é descomplica e a história muito interessante.

Pri 29/01/2015

Pequenos e perigosos do espaço
O livro é bastante técnico, o autor levou a sério a pesquisa científica envolvida na narrativa, então ele explica todas as coisas, os equipamentos, os procedimentos realizados. Gostei bastante disso, achei que tornou tudo muito mais real, o que me deixou bem interessada na história, apesar de algumas vezes acabar se tornando um pouco cansativo pela quantidade de informações. O problema é que achei a história inserida até demais no meio científico, principalmente explicando temas das ciências biológicas, como por exemplo a formação das proteínas, a reação do corpo na coagulação do sangue, a multiplicação das bactérias, e até como funciona um microscópio eletrônico. O autor mergulha em mundo de muita bioquímica, fisiologia e bacteriologia. Eu gostei bastante e consegui compreender tudo, mas não sei se uma pessoa que não tenha algum tipo de conhecimento prévio dessas áreas consiga entender tudo que o autor quer transmitir. Embora ele tente explicar tudo de "estranho" que coloca na história, não tem como ele entrar em todos os detalhes.

"Biologia, como dissera George Wald, era uma ciência singular pela incapacidade de definir seu elemento principal. Ninguém possuía uma definição para a vida. Ninguém, na verdade, sabia o que era ela. As velhas definições - um organismo que mostrava ingestão, excreção, metabolismo, reprodução e assim por diante - eram inúteis. Sempre se podiam encontrar exceções."

Era uma noite comum de trabalho para o tenente Edgar Comroe, que comandava uma missão de resgate a um dos satélites do Projeto Scoop, um projeto secreto que visava coletar microrganismos da atmosfera da Terra, com o objetivo de encontrar seres extraterrestres. Deveria ser um missão bem fácil, já que dois homens estavam usando um carro para encontrar a localização do satélite caído e buscá-lo, enquanto ele ficava em sua sala ouvindo as informações e esperando a noite acabar.
Mas como as coisas nem sempre ocorrem como planejado, o tenente Shawn e o soldado Crane, que estavam em busca do satélite, que parecia ter caído em uma cidadezinha escondida e pequena chamada Piedmont, notaram coisas estranhas no lugar. Primeiro, a cidade estava completamente silenciosa, parecia vazia; segundo, haviam corpos no chão.

"Essas considerações me levam a crer que a primeira interação humana com a vida extraterrestre consistirá em contato com organismos semelhantes a, se não idênticos a, bactérias ou vírus terrestres. As consequências de um contato desses são perturbadoras quando nos lembramos de que 3 por cento de todas as bactérias da terra são capazes de exercer algum efeito danoso sobre o homem."

O governo já havia sido previamente avisado por um grupo de cientistas que algo assim poderia ocorrer em algum momento da exploração espacial, portanto já haviam construído um prédio totalmente preparado com laboratórios estéreis e equipamentos de última geração, assim como havia uma equipe preparada para se reunir e estudar o microrganismo assim que fossem chamados. E isso era o Projeto Wildfire.
Quatro homens receberam o chamado: Jeremy Stone, um renomado bacteriologista, quem incentivou a criação do Projeto; Peter Leavitt, microbiologista clínico, que trabalhava com doenças infecciosas; Charles Barton, um patologista meio desastrado; e Mark Hall, um cirurgião, que não entendia porque aceitou fazer parte disso. Os quatro reuniram-se no prédio do Projeto Wildfire e logo começaram a trabalhar, pois um ser capaz de tantos estragos precisa ser rapidamente compreendido e detido.

"Uma bactéria que matava seu hospedeiro também era mal-adaptada. Porque qualquer parasita que mate seu hospedeiro é um fracasso. Ela morre junto com ele. Os parasitos bem-sucedidos eram os que podiam viver do hospedeiro sem matá-lo.
E os hospedeiros mais bem-sucedidos eram os que podiam tolerar o parasita, ou até mesmo transformá-lo em vantagem, para fazê-lo trabalhar para o hospedeiro."

As fontes de trabalho deles eram a cápsula do satélite Scoop, um alcoólatra idoso e um bebê (os únicos sobreviventes da cidade) e algumas poucas informações sobre como, aparentemente, algumas pessoas morreram subitamente com a mão no peito e outras enlouqueceram e se suicidaram, no momento em que entraram em contato com o organismo.

"Como Stone gostava de dizer, a pesquisa científica era muito parecida com prospecção: você saía e caçava, armado com mapas e instrumentos, mas no fim seus preparativos não importavam, ou sequer sua intuição. Você precisava de sorte, e dos benefícios que pudessem auferir puramente do trabalho duro."

Achei a história muito interessante e bastante realista, afinal não é algo muito improvável de acontecer algum dia. Seria bom se realmente alguém estivesse preparado para lidar com uma situação como essa. O autor escreveu tantos detalhes, explicou tantas teorias, até colocou as referências bibliográficas (!), que achei muito difícil não acreditar que tudo foi real, que em algum momento da década de 1960 isso aconteceu e agora ele só estava nos contando na forma de um livro. rs
Só não gostei do final, achei que ficou muito corrido, que podia ter terminado de uma forma melhor. Acho que ficou muito vago, como se o autor tivesse atingido seu limite de páginas e precisasse terminar o livro naquele momento. Mas o restante da história compensou e achei muito bom. Se alguém tem interesse na área científica, voltada para biologia, principalmente de microrganismos, ou simplesmente curta ficção científica realista, acredito que vá gostar bastante do livro. Só é preciso um pouco de paciência e dedicação. ;)

"Costumava dizer com frequência que a inteligência humana provocava mais problemas do que vantagens. Era mais destrutiva do que criativa, mais confusa do que reveladora, mais desencorajadora do que satisfatória, mais egoísta do que caridosa."

site: http://coisasdebelaa.blogspot.com.br/2015/01/cheiro-de-livro-novo-o-enigma-de.html
Lize 05/02/2016minha estante
Também tive essa impressão, de que o final foi meio que improvisado, ficou incompleto. Poderia ter sido melhor....

Jon 30/01/2021

Sci-fi razoável..
Curto muito um sci-fi clássico e não tenho problema com os termos técnicos, mas esse passou do ponto.. na minha opinião a linguagem ficou comprometida.. minha experiência foi desconfortável em alguns momentos da leitura.. o livro não é longo e nem arrastado.. leitura rápida.. o mistério é excelente, gostei bastante.. os cenários são legais.. achei alguns personagens um pouco fracos. Se você é muito fã de sci-fi vai encarar sem problemas.. Como um todo, não é uma experiência ruim, tem seus altos e baixos, mas o saldo é levemente positivo.. o autor é top, mas ele produziu obras muito superiores a esta.

Raira Abrante 28/09/2021

Um enigma do espaço
Quando um satélite especial cai na Terra, após investigar possíveis vidas alienígenas, uma pequena cidade sofre devastadoras consequências. Para investigar o ocorrido, quatro cientistas dos mais importantes são levados para um laboratório secreto. Lá, lutando contra o tempo, eles investigam algo diferente de tudo que a ciência já viu.
É um livro com capítulos não muitos longos e todo o tema maior tratado é como lidar com as etapas de uma crise de contaminação, detalhando cada etapa para que uma solução seja encontrada.
Apesar de não expandir muito a história, foi uma leitura agradável.

nandinhojs 19/04/2019

O que é biologia, senão o universo tentando desvendar a si mesmo?
"Em exercícios, o suprimento de sangue para os músculos podia sofrer um aumento de cinco a vinte vezes. Mas o cérebro sempre tinha um fluxo constante: não importava se seu dono estivesse fazendo uma prova ou tirando um cochilo, cortando madeira ou assistindo à TV. O cérebro recebe a mesma quantidade de sangue a cada minuto, hora, dia."

Você também não aprendeu isso na escola?

Escrito por Michael Crichton (autor de muitas obras de ficção científica, entre eles Jurassic Park (livro) e Westworld (filme), sendo esse último adaptado pela HBO para a série de TV homônima). O livro conta a história de um seleto grupo de cientistas que foram criteriosamente escolhidos pelo governo dos EUA para lidar com a maior crise biológica que a humanidade até então tivera presenciado: O contato com um organismo desconhecido, de origem extraterrestre.

Particularmente, eu tenho uma lembrança muito remota com O Enigma de Andrômeda de quando eu era criança, ainda muito pequeno. Na época, no início da minha alfabetização???eu devia ter uns 5 anos???eu costumava ler alguns livros didáticos que os meus irmãos, alguns anos mais velhos, traziam da escola. Eu lembro que gostava muito de biologia, não tinha muito conhecimento, digamos? Naquela época pra entender os conceitos complexos ali apresentados, mas sempre ficava muito interessado em ver aqueles relatos, imagens e descrições daquelas diferentes espécies. Um amontoado de imagens de criaturas totalmente alienígenas para uma criança de 5 anos. Num desses livros da escola da minha irmã, naquelas sessões de "recomendações", o autor recomendou ver o filme O Enigma de Andrômeda. Era excelente pra entender o conceito de epidemia viral, dizia ele. Então? Lá fui eu, jovem Ernando que deveria estar brincando com outras crianças, ver o filme.

Não entendi porra nenhuma e acabei odiando. Também, não posso me culpar, eu tinha 5 anos.

Terminei o livro recentemente e se eu fosse que dar uma nota, daria a nota máxima sem relutância. Uma das características do livro que mais me chamou a atenção foi sua acurácia e especificidade científica. É muito nítido em várias passagens ao longo da história a importância que o autor deu para que as coisas fizessem sentido, cientificamente falando. Algumas até não necessariamente somavam algo, mas ele as explicava somente porque era um conhecimento que enriquecia cada vez mais a história, os detalhes.

E também... Falando sobre o filme de 1971, achei bem gostoso de assistir (revendo agora, como adulto). A atuação é bem convincente e a lealdade para com o livro é muito alta, embora o final seja diferente.

Tudo isso, todo esse detalhamento científico se deve ao fato de que Michael Crichton sabia o que escrevia, além dos seus trabalhos como escritor, roteirista e diretor, ele era um médico formado em Harvard. Afora isso, outro ponto que vale mencionar é o questionamento que ele faz através de alguns diálogos dos personagens sobre o que é vida, e como a gente enxerga ela. Nós, espécie humana, com toda essa arrogância e egocentrismo em acharmos que existimos por algum motivo diferenciado no universo, e que somos mais importante de tudo que já existiu por simplesmente termos uma cognição um pouquinho mais elevada que as outras espécies…

"Não era uma questão acadêmica. Biologia, como dissera George Wald, era uma ciência singular pela incapacidade de definir seu elemento principal. Ninguém possuía uma definição para a vida. Ninguém, na verdade, sabia o que era ela. Leavitt estava provando o que queria. Por último, chegaram ao granito. Leavitt disse: — Isto está vivo, respirando, andando e falando. Só que não podemos ver, pois está acontecendo muito lentamente. A rocha tem uma vida média de 3 bilhões de anos. Nós temos uma vida média de 60 ou 70 anos. Não podemos ver o que está acontecendo com esta pedra pelo mesmo motivo pelo qual não conseguimos ouvir a melodia de um disco sendo tocado à razão de uma volta a cada século. E a rocha, por sua vez, não está sequer ciente de nossa existência porque estamos vivos apenas por um breve instante de sua vida. Para ela, somos como clarões na escuridão."

No fim das contas, não somos menos ou mais importantes que uma pedra. Somos só uma forma diferente que o universo encontrou de conhecer a si mesmo.

site: https://medium.com/@ernjs/o-enigma-de-andrômeda-4d3c63cf4787

Caroline Z. 18/01/2021

Não leia durante uma pandemia ?
Comecei este livro achando que leria sobre invasão alienígena, ou algo assim. Mas não era sobre isso. O livro é sobre a contenção de um organismo infeccioso que veio do espaço.
Começa com dois militares chegando numa cidadezinha do interior à noite para resgatar um satélite; e eles não levam muito tempo para notar que há corpos por toda parte nas ruas.
O livro segue com um grupo de cientistas numa base subterrânea tentando entender como este organismo funciona, e buscando uma cura. E o autor fez um trabalho muito bom, a obra toda é muito bem escrita.
No entanto, é uma péssima leitura pra se fazer no meio de uma pandemia. Eu tive vários pesadelos com vírus se espalhando e mortes em massa acontecendo.
Tem uma parte do livro em que o organismo sobre uma mutação e eles ficam desesperados porque sabem que algo pior pode acontecer. No dia em que eu tinha acabado de ler isso eu fui pra sala e estava passando no jornal que o nosso vírus real tinha sofrido mutação e havia muitos mortos no Amazonas.
Enfim, eu não gostei do final desse livro. Achei conveniente demais e pouco emocionante. Mas de qualquer forma, vale a pena, é uma obra escrita com muito cuidado, isso é visível. E é do mesmo escritor de Jurassic park. Só sugiro que você leia depois que a pandemia passar.

Luis 08/09/2021

O Enigma de Andrômeda
Como sempre digo, Michael foi um escritor de mão cheia em ficções científicas. O livro em si é bem complexo de se ler, muitas expressões científicas que muitas vezes nem eu entendi, mas mesmo assim termino mais uma obra deste autor tendo certeza de que é de longe um dos melhores que já li.

Natália 11/05/2020

Uma ficção científica das...
mais interessantes que já li. Como o enfoque são nos procedimentos científicos, tudo parece tão real e crível que não tem como parar de ler.

De início, pensei que a história teria toques de terror. Porém, o livro é sobre ciência, tecnologias, biologia, física, descobertas e discussões científicas. Tudo isso ligado pela situação extraordinária de um organismo vivo do espaço, diferente de qualquer outra coisa já vista na história.

O fato desse livro ter sido publicado pela primeira vez em 1969, só me fez ficar mais maravilhada com a criatividade do autor.

Super recomendo!