O Enigma de Andrômeda

O Enigma de Andrômeda Michael Crichton

Resenhas - O Enigma De Andrômeda

Jaque Moreira 20/05/2020

MARAVILHOSO
Livro muito bem feito, com termos técnicos bem explicados. Um enredo que nos envolve do início ao fim.

Camila 24/08/2020

Chato, mas legal!
Eu gostei muito desse livro. Nunca tinha lido nada desse autor e foi um livro que me fez ter vontade de ler os outros livros dele!

Acho que devido aos termos técnicos no meio da história a coisa foi ficando bem chata, mas eu curti mesmo assim hehehe! Sério, acho que se eu fosse da área da saúde teria tido uma pequena aula de vírus, doenças e etc. Como não sou tive também, mas acho que teve muito menos impacto do que se eu fosse da área.

Acho também que o livro poderia ter tranquilamente mais uma 100 páginas que seria show. No geral a história foi bem desenvolvida, mas se tivesse trabalhado um pouquinho mais os personagens e até mesmo a tensão final da história seria 5 estrelas!!

Com certeza esse autor virou minha grande descoberta do ano!!

Lua 18/07/2022

Cansativo em alguns momentos
É um livro denso e cheio de termos científicos, em alguns momentos a leitura se tornou chata e arrastada para mim, acredito que se tivesse algumas cenas com mais ação a minha leitura teria se desenvolvido melhor.
Não gostei q algumas coisas ficaram em aberto no final mas fora isso é um livro bom, perfeito para quem gosta de ficção científica.

Camaradalopes07 07/04/2021

Perfeito!
"A verdadeira genialidade está na capacidade de avaliação de informações incertas, arriscadas e conflitante."

- Winston Churchill -

O livro é excelente, trás uma abordagem científica sobre um novo microorganismo que 4 cientistas tentam descobrir como ele funciona. Esse livro é simples com um vocabulário técnico/científico. O autor fez algo incrível colocando uma questão científica dentro de um gênero narrativo fazendo com que o leitor possa entender alguns conceitos científicos e principalmente na área da biologia como a bioquímica e microbiologia. O livro é excelente para quem gosta muito de métodos científicos e biologia.
Carolina Del Puppo 07/04/2021minha estante

yasmine 02/01/2022

Amo a escrita científica de Michael Crichton, é um trailer científico de qualidade, que prende a atenção até o fim. Claro que muitos podem achar enfadonha a escrita detalhista e cheia de jargão mas eu acho incrível.

Ana 23/06/2021

Envolvente
Quando comecei esse livro eu achei que não fosse gostar, mas me enganei. A trama é muito envolvente e prende a cada capítulo. Não consegui largar o livro até terminar. Incrível!! Mistura ciência e ficção na medida certa. Apenas leiam!

Luiza.Castro 16/01/2022

Então...
Eu gostei muito do formato de relatório do livro, por vezes inserindo informações através de documentos e não subestimando o leitor na parte científica. A edição da Aleph é um show á parte! Não sei se esse livro funcionaria tão bem nas mãos de uma editora menos caprichosa, pois o desing gráfico em geral ajudou a imergir nessa experiência de que você estava lendo um relato entrecortado por documentos originais do evento. Por pouco eu não dei 5 estrelas, mas para mim o livro deu uma escorregada bem no final. Eu esperava uma tensão maior no último capítulo e achei que a solução para o enigma que dá título ao livro foi um tanto decepcionante. Mas apesar desses dois pontos eu recomendo demais essa leitura.

Durães 16/12/2020

Um ótimo livro
Uma leitura rápida e uma história que considerei bem original. O Enigma de Andromeda tem muitos pontos positivos, por isso recomendo muito a leitura.

Roberta 27/10/2020

O Enigma de Andrômeda
Uma bactéria alienígena vem junto com um meteoro, e mata todas as pessoas de uma determinada região, menos um bebê e um senhor. Acompanhamos os cientistas isolados, ao longo de cinco dias, testando e tentando entender o que é essa bactéria, e como não disseminar para o resto do mundo. Eu particularmente gosto dos livros do Michael Crichton, ele é bem detalhista nas partes técnicas e científicas, o que pode gerar um pouco de confusão, mas ao mesmo tempo torna mais real e plausível.
Pra mim, o início do livro foi um pouco lento, mas depois de 30%, ele acelera e não para mais, eu queria saber o que tinha causado as mortes, como, e qual seria a solução.
Para quem gosta de ficção científica, com uma pegada mais suspense, este é um ótimo livro, e pra quem gosta de armas biológicas e esse tipo de coisa, é melhor ainda. Super recomendo.
Foi um alívio aos tantos terrores que eu estava lendo neste mês.

Furrinho 09/06/2020

Cérebro expandido em 43%
Gente, o livro oferece muito conhecimento, mas eu não teria entendido nada se eu não tivesse uma boa base de biologia.
So tô escrevendo aqui pra lembrar de que o melhor personagem é o bebê, porque somente existindo ele ajudou na descoberta do enigma, um ícone infantil.
PS: amigos mediciners, leiam esse livro, vocês vão gostar.

Yan 18/01/2022

Um clássico atual
O título pode remeter a outros tipos de scifi, mas não se confunda, não tem nada de sobrenatural, invasões alienígenas ou coisas do tipo.
O livro é bastante pé no chão, totalmente baseado na medicina e física. Em alguns momentos é super técnico e de fato parece que estamos lendo algum artigo de medicina. Mas esses momentos são muito bem dosados com o contexto da história.
Meu único ponto negativo é em relação aos personagens, achei que a introdução deles na trama se alongou muito, principalmente ao tentar criar algum laço com o passado deles, o que não funcionou e acabou afastando muito do tema principal. E ai na reta final do livro, ele da uma acelerada inacreditável e termina.
Vale super a pena, mas minha crítica fica para o tempo dedicado em situações que não fizeram diferença nenhuma.

No mais, é um ótimo livro, recomendo demais no momento em que estamos vivendo pois trás ensinamentos interessantes e mostra o valor da ciência por trás dessas descobertas.

Leonam.Loureiro 22/04/2020

IN SCIENCE WE TRUST
?IDENTIFICAÇÃO:
Nome: O Enigma de Andrômeda
Nascimento: 1969
Autor: Michael Crichton
Editora: @editoraaleph
Número de Páginas: 304
?HISTÓRIA DA LEITURA ATUAL: ?A verdadeira genialidade está na capacidade de avaliação de informações incertas, arriscadas e conflitantes?. Guerra Fria: Corrida científica, espacial e armamentista. O progresso é limitado pela ilimitada curiosidade humana. Um satélite espacial retorna à Terra e não está sozinho. O governo dos Estados Unidos aciona um grupo de cientistas diante do perigo iminente de uma catástrofe global vinda de um desconhecido e invisível intruso. O que é vida? Qual o limite do pensamento lógico? O que está nos olhando de volta, a noite, quando olhamos para o céu?
?HISTÓRIA DO AUTOR: Formado em Medicina na Harvard Medical School, Michael Crichton nasceu no ano de 1942, em Chicago. Seu primeiro best-seller (O Enigma de Andrômeda), foi publicado enquanto ainda era estudante de Medicina e, além de sua principal obra (Jurassic Park) ter sido adaptada ao cinema, Crichton foi criador do filme Westworld (que inspirou a série homônima). Morreu em 2008, em Los Angeles, de Linfoma.
?DIAGNÓSTICO LITERÁRIO: Eu nunca li um livro com tanta paixão como li ?O Enigma de Andrômeda?. Sou fascinado por temas científicos, em qualquer de seus ramos, mas especialmente por biologia. O livro trata de temas que vão desde microbiologia e fisiologia humana à Guerra Fria. E o toque refinado de Crichton em contar uma história é evidente: A narrativa te prende, é imersiva, empolgante, causa aflição à cada acontecimento, desperta a curiosidade e, ao mesmo tempo, ensina conceitos de biologia, história, física e química de forma bastante didática. O maior defeito do livro com certeza é ter acabado. Recomendo muito à todos, mas especialmente para amantes de ficção científica, techno-thrillers, ciências e que tenham algum grau de envolvimento com saúde e e método científico. Com certeza é um livro que motiva e nos alerta uma verdade: a ciência é o maior bem da humanidade.
?PROGNÓSTICO LITERÁRIO: ?????????? de 5

Lothbroker 14/03/2021

Muito contexto e teoria, pouco desenvolvimento e substância.
A sensação que tive é que o livro perde muito tempo apresentando os personagens e apresentando termos/explicações técnicas além do necessário, enquanto o PRINCIPAL da história que é a questão do mistério foi pouco explorada.

A segunda metade do livro é consideravelmente mais interessante que a primeira, mas ao chegar nesse ponto eu confesso que o livro já tinha me perdido...

O final poderia aliviar essa sensação amarga sendo recompensador, mas acabou frustrando ainda mais sendo bem anticlimático.

Não é horroroso mas não leria de novo e não recomendo.