A Comissão Chapeleira

A Comissão Chapeleira Renata Ventura

Resenhas - A Comissão Chapeleira

Manu 19/09/2022

Babadeiro demais
Parte sem spoiler caso interesse a alguém: fãs de HP, vcs vão passar mal. Tem uma referência aqui que meu Deus. Na verdade, são algumas várias referências mas tem UMA ESPECÍFICA que eu fiquei passada demais, não conseguia voltar a ler porque sabia que aquele tinha sido o ápice da saga pra mim.

A partir daqui tem spoilers

Bem político esse, gostei bastante. Tem uns momentos que a presença da comissão te faz questionar o sentido de viver, é tudo um saco e parece que nada pode ser feito (e, bom, meio que não pode mesmo).

Eu simplesmente AMEI a Janaína e a escola de salvador. Foi uma delicia poder passar um tempo lá, pelo menos antes de o clima pesar por lá também.

E a tortura do Capí, gente? Que coisa horrenda. Quanto mais eu sabia sobre mais eu queria morrer. O que fizeram com ele foi triste demais, e também me chateou bastante o "fim" que teve o Eimi. Ele era meu personagem preferido, tomara que volte nos próximos livros.

Espero de coração descobrir qual é a desse Medisto, cara esquisito! Tomara que ele e todos os caras do governo que estão do lado dele se lasquem bastante. Nunca vi gente pra fazer tão mal pros outros além do nosso presidente

Danessy 17/01/2024

Bom, mas...
Não é tão bom quanto o primeiro, mas continua ótimo. Gostei especialmente da mensagem vegetariana do Capí.

Claudinei Menez 23/02/2014

ROUBEI O LIVRO ANTES DE SER PUBLICADO!!!
Galera! invadi a casa de Renata Ventura no dia 6 de fevereiro, os seguranças estavam chapados com pó, as câmeras com defeito e ninguém em casa, e a chave estava no local mais clichê do mundo, debaixo do tapete! Deitei e rolei lá, comi trakinas de chocolate, bolinho ana maria, coca cola, uma 51 com limão (boa idéia), e assisti sky de graça vendo Uma Família da Pesada, South Park, futebol e muito filme pornô. No fim entrei no computador dela e de cara estava lá o texto inteiro em Adobe, copiei e pus no meu pen drive, e assisti mais filmes pornôs no computador, desta vez desenhos japoneses, e sai até assoviando sem deixar pistas. Onde será que eles estavam, vendo o filme Uma Aventura Lego?
Levei alguns dias pra ler aquelas 878 intermináveis páginas. Pra resumir vou dar início meio e fim, observe. Depois de Hugo apagar a memória do coitado do Abelardo, ele deixa o Guliver dar outra surra no Liluputti por vingança e sai de férias, e quando a folga acaba ele foi informado que sua nova desventura seria em Salvador por ser obrigação estudar e conhecer todos os tipos de cultura brega do Brasil, o problema é que ele parecia estar sendo seguido... Hugo foi para uma comissão chapeleira tentar saber sobre todas as respostas daquele-que-não-deve-nomeado, e ele era o Lorde Bumbum Mole (quando fala esse nome o Lorde leva um tipo de porrada e/ou quem fala acontece o mesmo). Mas os caras da comissão eram meio doidos, bebiam chá preto toda hora, usavam cartolas igual aquele filme O Gato, e davam falsas promessas de que o convidado beberia um gole de chá, mas Hugo deu um banho de água fria neles, curou a loucura deles e deram pistas de como derrotar o vilão, e disseram que ele queria dominar pelo menos só o Brasil porque estava com inveja do vilão de Harry Potter, e queria matar o Hugo porque ele era muito feio! No final Hugo luta contra ele e o derrota falando o nome dele várias vezes deixando o cara cheio de azar caindo arame farpado nele, mas ele sobrevive e cumpre uma de suas missões que era fazer com que seu nome não se tornasse mais um azar, e o jeito era repetir 5 vezes o nome verdadeiro de Hugo pra todo mundo descobrir, e olha que muita gente riu, deixando ele corar de vergonha, e o Bumbum Mole foge. E apesar das zoeiras bem merecidas que Idá quer dizer Hugo levou, muitos ainda o chamam de Hugo; ele volta pra casa detestando conhecer a Bahia por só ter time ruim lá, e apaga a memória de novo de Abelardo depois que ele se recuperou. FIM?

Gostaram? Nem eu!É duas vezes peor que o primeiro. E eu que achei que minhas histórias eram ruins, e se quiserem ler o livro inteiro acesse esse link no site que eu publiquei https://www.naoleiaesselivro.com.br é de graça galera Divirtam-se!
OBS: sou o primeiro a fazer uma resenha aqui de novo,OBA OBA!!!
Felipe 25/05/2014minha estante
ok

Claudinei Menez 31/05/2014minha estante
chama isso de comentário?

Samis 15/06/2014minha estante
hahahaha
Vey, tu é do mal!

Claudinei Menez 19/06/2014minha estante
obrigado pelo elogio hahahahahahah
Como eu sou MAL!

Lulainacio 16/07/2014minha estante
cara ,primeiro este comentário é totalmente falso.
segundo, lorde bumbum mole? Acho que assistiu muito blly e mandy.
e terceiro, nem sei pq to comentando isso levado em conta que a resenha é totalmente falsa

Claudinei Menez 17/07/2014minha estante
HAHAHAHAHAHA, eu não acredito que vc adivinhou que o tal Lorde Bumbum Mole veio do tal episódio de Billy e Mandy na qual ele tinha o mesmo azar, valeu, pelo menos nós tivemos infância.
Você parece ter o dom de falar o óbvio, porque é preciso ser muito trouxa pra achar que essa história é real. Claro que é mentira pô! Foi só uma brincadeira pra rir, devido as várias tentativas dos fãs de adivinhar o que teria no segundo livro da série, e eu já fiz a minha, e a tua?
Porém se acha que isso não devia ter acontecido,eu se fosse ela teria posto essa ACC no skoob no dia que o livro estreasse, porque além de parecer cantar vitória antes da hora, qualquer maluco podia fazer o mesmo que eu.

Erik Alexsander 20/08/2014minha estante
Peraí que to tentando achar a graça!! :v Ai a pessoa escreve tão ruim que quer falar mal dos outros!! Não mereço ver uma coisa dessas!! ¬¬

Claudinei Menez 20/08/2014minha estante
Parece que alguém não captou a brincadeira

Aline Natália 10/06/2015minha estante
Claudinei, desculpe-me mais meu skoob deve ter bugado, só vi seu comentário na minha resenha hj, rindo muito com sua resenha, confere lá que respondi seu comentário na resenha q fiz sobre a arma escarlate.

Karolina 25/04/2024

Livro favorito da vida
A Renata transita de forma fantástica, da fantasia para a realidade. Tudo nesse livro é cru, delicado, político,sensível, imparável.

Karina 04/02/2015

"O pesadelo do sistema é não ter medo da morte."
Após seu primeiro e tumultuado ano na escola de magia da Korkovado, Hugo Escarlate só quer paz e corrigir os erros que cometeu. Mas isso é dificultado quando a escola de magia é tomada por um exército de homens de chapéis-coco decididos a controlar todos os alunos em seus jeitos e suas aparências.

Eu não tenho palavras para resenhar esse livro. Já faz mais de uma semana que li e ainda não sei direito o que dizer, senão que esse livro é maravilhoso. Eu tentei separar as partes que mais gostei mas a questão é: toda parte é um ponto alto do livro. Os personagens se tornam cada vez mais reais, com todos seus defeitos e qualidades, e isso pra mim é uma das melhores coisas dos livros da Rê: cada personagem tem sua trajetória, cada causa tem sua consequência, cada lágrima tem seu motivo.
Um livro forte que nos faz refletir sobre quem somos e o que nos tornamos para que as outras pessoas nos aceitem. Provavelmente o melhor que eu já li.

PS: Renata, obrigada por colocar meu nome no livro, quase tive um treco quando li Hauahau

Marcos Conte 21/07/2016

Senhorita Renata Ventura, muito obrigado por esmigalhar o meu coração e ainda fazer com que eu me corroa de curiosidade com aquele "Saravá" como a última palavra da última página do livro.

Bom, vamos por parte. O livro começa com um ritmo lento e ele permanece assim por um bom tempo. Como no livro anterior, a autora retrata lendas da nossa cultura, aborda assuntos políticos ( o que é muito bom, pois é abordado de uma forma interessante) e fica ruminando a trama ao longo das páginas. Eu senti que alguns dos assuntos foram desnecessários, senti que foi só pra dar volume ao livro. Foi um misto de momentos monótonos com momentos de nervosismo, de momentos que você acha que algo ruim vai acontecer e finalmente a história vai se desenrolar para os momentos de ação. Esse momento demora, mas acontece!! E quando ele acontece, você não consegue mais parar de ler e acaba compensando todos os momentos monótonos do livro.
Definitivamente esse livro é mais maduro que o primeiro. Ele é mais "dark", com mortes chocantes que tiram você daquele conto de fadas, daquele mundo mágico onde tudo é bonitinho e brilhante e te leva para o escuro e te choca!!! Vale muito a pena ler

Ler é Literário 27/03/2017

“ 'Lá vem a Comissão Chapeleira…'
Viny brincou, e os alunos mais próximos deram risada, transmitindo o novo apelido, de ouvido em ouvido, para o resto do salão.
Pronto, os coitados mal haviam chegado e já tinham sido batizados."

Hugo está de volta a Nossa Senhora do Korkovado, mesmo depois de tudo que aprontou ano passado, conseguiu cursar mais um ano na escola de magia do Brasil. Mas ao que parece ele ainda tem muito o que aprender, e os pixies vão precisar ajudá-lo em mais um ano. Mas, os pixies (Viny. Indio, Capi e Caimana) não fazem ideia do que espera por eles nesse novo ano.

É ano de corrida presidencial no mundo mágico e as eleições estão acirradas, um partido de esquerda e independente está na frente do conservador nas pesquisas. Todos estão exultantes... Só que um acidente? Ou será um assassinato? Vem pra mudar o rumo da história. O partido conservador acaba ganhando as eleições e com isso o momento mais prometido por Lazai Lazai nas campanhas: "Colocar ordem no Brasil!" E essa ordem virá por bem, ou por mal.

A comissão Para a Ordem e Moralidade Pública (apelidada carinhosamente de Comissão Chapeleira por Viny), invade a escola com o Alto Comissário Para Assuntos de Ordem e Decência – Defensor da Moral e dos Bons Costumes Mefisto Bofronte... Ah! É ai que tudo começa a desandar.

Antes de começar a ler esse livro lembre-se, se você é cardíaco tenha seus comprimidos a mão, se você não é prepare-se para ter mini infartos! Sim esse livro é cheio de emoções, novidades e surpresas a cada virar de página.

Em "A Comissão Chapeleira", Renata Ventura traz uma narrativa mais adulta e mais viciante, que te deixa preso do inicio ao fim. Voltando com força total a suas críticas a realidade brasileira, dessa vez ela aborda alem da educação, a situação politica no Brasil e a truculência policial (assim como já havia feito no primeiro). Também nos faz pensar em quem realmente somos e o que podemos virar em momentos de desespero e agonia, em quanto podemos ser manipuladores e manipuláveis. E nos faz questionar se todas as regras impostas estão tão certas como nos fazem pensar.
Relembrando com uma maestria e crueldade únicas, a fase mais negra e monstruosa do país, a ditadura militar, este livro vai te levar a ter emoções fortes como: raiva, desespero, compaixão, preocupação e agonia. Além de lhe fazer não querer parar de ler por nenhum segundo.

[...]

LEIA MAIS DA RESENHA NO BLOG

site: http://lereliterario.blogspot.com.br/2017/03/resenha-25-comissao-chapeleira.html

Thalles.Haydan 10/10/2017

A Comissão Chapeleira
Esse foi o livro mais destruidor de mentes que eu já li até agora... causa muitas emoções... vc ri, vc chora... vc fica com raiva do personagem principal... é simplesmente perfeito!!! já quero o próximo, esse livro com suas 655 páginas, destruiu tudo que existia em mim e reconstruiu de novo!!! muito mais que recomendado.

Giulia.Sobral 15/11/2019

Surpreendente o rumo que a história tomou...
Incrível.
Não tenho outra palavra para descrever esse livro. Ele supera A Arma Escarlate em milhares de maneiras diferentes. O jeito que a Renata escreve e o rico conhecimento dela sobre história e cultura brasileira é impressionante, arrisco dizer que JK se orgulharia do mundo bruxo ser representado tão dignamente. Mas não se enganem, o livro não é leve. Tem sim muitos momentos engraçados e momentos que dá vontade de pular no pescoço de Hugo mas é impossível não se sentir próximo dos personagens, a narrativa te envolve, te faz ficar feliz, com raiva e principalmente sofrer com eles, sentir a dor em si mesmo. A partir do momento que a história engata numa sucessão de acontecimentos fica praticamente impossível não querer devorar todas as páginas de uma vez.
Estou ansiosa para ler o próximo e indico esse livro a todos, é uma história rica e muito bem escrita. Espero que surtem tanto quanto eu surtei.

breno montserrat 14/07/2020

pesado e angustiante
Ano novo, vida nova! Hugo inicia com esse propósito em A Comissão Chapeleira, mas como o bom anti-herói que é sabemos que não será tão fácil assim. Hugo ainda carrega consequências dos atos realizados no último ano, algo que ele não se orgulha em nada.

Neste segundo livro a autora entra no viés político do mundo bruxo, que já havia sido levantado de forma superficial. Uma ditadura é instalada na Korkovado, homens sem personalidades com seus chapéu e um Alto Comissário encantador começam a ditar regras severas. O medo se espalha, ninguém está seguro, principalmente Hugo com todos os seus erros e os Pixies com a fama de rebeldes. E em oposição a tudo isso surge uma resistência, mas o quanto você consegue lutar contra o sistema?

Novos personagens são introduzidos e nos levam a ambientes diferentes, podendo conhecer mais desse universo e ver as peculiaridades e culturas de cada lugar. Como já mencionado pela escritora, cada livro da saga nos levará para um canto do país, em suas respectivas escolas. Aqui somos transmitidos para a Bahia, em grande contraste com o Rio de Janeiro, desde a estrutura da escola até as matérias ensinadas, podemos ver diversos elementos de matriz africana, as comidas, costumes e etc.

O folclore que já era explorado por Renata agora ganha mais peso e é muito importante para a história, gratificante ver algo, infelizmente, esquecido por diversos brasileiros sendo valorizado. Além de aprofundar nas questões históricas dos bruxos do Brasil, uma das minhas partes favoritas.

O livro se encerra com diversas questões sem respostas, o que gera a curiosidade necessária para o próximo.

Essa leitura me fez pensar e refletir a cada página, é tanto conhecimento inserido em um livro de fantasia, realmente encantador! Mais de seiscentas páginas repletas de críticas, algumas já feitas em A Arma Escarlate e outras novas, em razão da ditadura. Ventura novamente constrói uma história excelente, este livro é uma verdadeira aula!

"Abram os olhos, fiquem atentos, e estudem! Nunca parem de estudar! É fácil manipular quem não estuda. É fácil manipular quem não pensa! Lembrem-se sempre: nós somos a maioria! Nós podemos contra eles!"

Raissa 05/04/2021

"A comissão chapeleira" veio pra mostrar mais uma vez que a autora não está de brincadeira.
Na sequência de "A arma escarlate" somos levados até um país onde o regime ditatorial comanda a tudo e todos, governando com toda a barbárie e horror típicos do autoritarismo. E a gente acompanha tudo de pertinho por dentro da escola. Renata foi tão brilhante ao descrever sem nenhum pudor ou romantismo que a leitura da história te faz sentir o que seria a realidade de estar vivendo junto com os personagens. Acho que essa é a grande sacada do livro que, apesar de ser uma história num mundo bruxo, sabe como abordar assuntos tão necessários e urgentes pra que a gente nunca esqueça dos erros que já cometemos. E pra que a gente saiba sempre reconhecer os sinais de que ele está querendo voltar. Um livro cheio de jogo psicológico que te faz mudar de ideia a cada capítulo, que te deixa um pouco mais louco a cada acontecimento. Que abre um monte de porta e que não se preocupa em fechar, só pra te deixar mais e mais desesperado com os próximos.
Apesar da primeira metade do livro não ter me prendido muito por conta da densidade de novas informações, achei a segunda parte de tirar o fôlego. E não é figura de linguagem. Tem trechos em que a gente segura a respiração junto com tudo o que esta acontecendo de tão aflito que a história nos deixa.
Mais uma vez a autora soube prender o leitor exatamente onde queria.
Do mais, os personagens continuam evoluindo, crescendo em maturidade e a gente continua amando, sofrendo e querendo ser parte dos pixies também.

Erica 15/06/2021

Ótimo
Como sempre Renata Ventura entregando um livro muito bom, rico em detalhes históricos, cultura e folclore.
Capi permanece sendo meu personagem favorito da saga.

Flor 01/09/2021

Maravilhoso!!
Já havia me encantado com ?A arma Escarlate? é esse segundo volume só veio pra aumentar esse meu novo vício! Me senti dentro da história com todas as angústias e temores dos Pixies.

Mai 15/09/2021

Abalou minhas estruturas!
Esse livro me prendeu de uma maneira? angustiante nos momentos de tensão por capi
Triste em vários momentos, reconfortante em outros
Eu não consigo descrever em palavras o quanto amei esse livro, por abordar TANTOS temas, por me fazer sofrer e vibrar com seus personagens
To encantada! Mas apreensiva pelo próximo!