Bórgia - Volume 1

Milo Manara

Resenhas - Bórgia: Sangue para o Papa

Samy 31/12/2023

Sangue para o Papa....
Foi um bom começo para uma história. Não nego que gosto da arte de Milo Manara, acho ele um ótimo artista, principalmente em anatomia, mas me irrita o fato dele ilustrar mulheres com o mesmo rosto.

Cilmara Lopes 24/06/2023

Para saber quem era a familia Bórgia
Semana passada participei de uma visita guiada ao MASP (O Parla) e a partir de pinturas renascentistas fiquei interessada em saber mais sobre a família Bórgia.
Acredito que como um primeiro contato com a história da família funciona muito bem, eu não tive um ensino muito sólido no período escolar. Então, sinto que materiais como esse ajudam muito a obter um pouco de conhecimento (mesmo que um tanto superficial) e geram a curiosidade necessária para aprofundarmos em outros materiais com mais conteúdo e detalhes.
Recomendo muito! A dupla Jodorowsky & Manara fizeram um trabalho primoroso que vale muito sua atenção!

skuser02844 03/06/2023

3.0
Nunca ri tanto lendo uma história.
Bórgia tem uma pintura linda, magnífica. Uma pena que as personagens muitas parecem ter a mesma face e expressão.
O roteiro é meio apressado, as vezes chegando a ser sem pé nem cabeça. É fraco, xoxo.

Amanda.Elpidio 23/04/2021

Onde a podridão começa!
O começo da "família" mais estranha, corrupta e disfuncional.

Demorei um pouco para começar a entender o que estava acontecendo, mas no fim deu certo!

Meu asco total para aquele Papa ridículo e nojento, quase vomitei nas cenas dele.

Alexandra.Quintani 23/04/2021

Não sei até agora qual foi a intenção...
Achei extremamente babaca, nem os desenhos salvam. Não pretendo continuar com os demais livros.

Pedro Henrique 07/01/2021

Lindo e sujo!
Orgias, assassinatos e conspirações. Em suas 43 páginas essas coisas sobram nas páginas e o melhor são os desenhos. Nunca vi um HQ tão bonita e desenhos tão bem feitos e caprichados. Uma obra de arte suja como o ser humano.

Yuri 21/12/2020

Os desenhos são incríveis, verdadeiros quadros
Gostei do ritmo do quadrinho. O destaque fica para a arte do Manara, maravilhosa. Pessoal ali dos Bórgias bem convincentes pedindo apoio. Esse primeiro volume da série tem a história bem fluída e consegue prender o leitor.

Pablo Italo. 29/04/2018

Um lixo. Rídicula (E nao. Não sou religioso)
Gente eu realmente estou me divertindo muito lendo a quantidade de resenha elogiando essa m*rda aqui. Sério. Roteiro fraco, repetitivo, preguiçoso. Sei que muita gente só lê por causa do ranço com a igreja católica mas vá por mim que tem obras muito melhores pra vc destilar todos o seu ódio ranço ou o que quer que seja. Não tem nada de intriga traição ou trama politica. Tudo é pretexto pra mostrar um peitinho e diga-se de passagem que se eu quisesse uma há sem roteiro só pra ver pornografia tem outros tipos de hq especificas pra isso. Não perca seu tempo e nem seu dinheiro.

Nenhum personagem é construído de maneira convincente. Nenhum enredo é desenvolvido decentemente. Todos os desfechos são ridículos e amadores. E me poupem que o "traço é bonito". Tatuem o desenho dos quadrinhos nas costas então porque isso não vai deixar de ser péssimo. Superem. Bjs

Na Literatura Selvagem 19/12/2017

Traço e roteiro fantásticos de Manara e Jodorowsky
Publicada em quatro volumes pela Editora Conrad, a série Bórgia foi criada pelo aclamado quadrinista italiano Milo Manara, roteirizada por Alejandro Jaborowsky, um dos artistas mais conhecidos mundialmente.

Bórgia nos conta a história do papa Rodrigo Bórgia e da relação com seus filhos, envolvendo incesto, tramas políticas, manipulação dentro do Clero, messianismo, luxúria e peste negra. Estamos no período Renascentista. Rodrigo, Lucrécia e César se perpetuaram na história da Igreja devido aos escândalos envolvendo seus nomes, além das orgias que orquestravam. Ouro, poder e lascívia formam a tríade divinizada dessa família.

leia mais em

site: http://torporniilista.blogspot.com.br/2017/11/18-borgia-sangue-para-o-papa.html

Braguinha 14/01/2014

Pra conhecer a história da Igreja
A história dos Bórgias, uma família que dominou a Igreja Católica durante anos e fez até um Papa. Milo Manara sem censura mostra todas as orgias e corrupção que rolava na Santa Sé.

Vinicyus B 06/02/2013

Meu primeiro Manara
Os desenhos são encantadores, as feições dos personagens são muito bem encaixadas e cada um tem uma face única e bem desenhados e os cenário não ficam para trás. Manara dá um show, pena este ser o primeiro trabalho dele que eu vejo, então não posso comparar dou nota 4,5.
Já o texto não me agradou muito, os diálogos são muito presos e não naturais, o roteiro não deixa claro a passagem de tempo, o linguajar dos personagens me incomodou um pouco. Se Manara consegue dar identidade visual a cada personagem, Jodoroswki os faz rasos e todos falam e agem da mesma maneira. Nota 2 para o roteirista.
A tradução dessa segunda impressão também é inconstante, Césare Bórgia é César, Lucretia é Lucrécia, mas Vannozza não ganhou uma versão em português para o seu nome.
No mais, é uma leitura rápida e bela, mas não de todo agradável para o espírito. Aconselho a leitura apenas para aqueles que souberem identificar o que é real e o que foi acréscimo artístico.

Li 03/10/2012

DESAFIO LITERÁRIO 2012 - OUTUBRO - GRAPHIC NOVEL *OFICIAL*
Sinopse: Poder, conspiração política, luxúria, messianismo, esses são alguns dos ingredientes da série de quadrinhos Bórgia: uma espécie de biografia não autorizada da família que é tida como precursora dos Corleone e que expõs os pecados da igreja católica do final século XV. Uma fase que tinha mais escândalos que o governo de Richard Nixon ou de Fernando Collor. Uma época que o Vaticano certamente gostaria de apagar dos livros de história. Todos os atos praticados por Rodrigo Bórgia, e sua família, para se tornar o papa Alexandre VI estão na obra contada por um dos mais cerebrais roteiristas da Nona Arte da Europa, Alejandro Jodorowsky. A coleção, que está sendo lançada em julho no Brasil, conta com o traço do mestre das histórias em quadrinhos eróticos, Milo Manara, conhecido por retratar as mais belas mulheres em quadrinhos e autor de séries famosas em todo o mundo.

Comprei a série porque tinha interesse em saber mais sobre os Bórgia, uma família com dois papas e muitas histórias escabrosas... Eu adoro uma historinha envolvendo a igreja católica.

O livro é interessante... Uma leitura que proporciona uma visão geral de quem foram os Bórgia, mas não é o tipo de obra que se pode ler em qualquer lugar. Eu sabia que era puxado para o erótico, mesmo porque um dos grandes "pecados" desta família foi a luxúria, mas não imaginei que seria tanto!
O trecho abaixo é um diálogo entre Rodrigo Bórgia e sua amante Vanozza, mãe de seus quatro filhos e casada com um velho impotente que Rodrigo arranjou para poder visitá-la sem problemas:

"-Eu nunca... Jamais... Parei de te amar, mas eu queria... Tanto... Que nos casássemos... Tenho fama de puta...
- Eu bem queria fazer isso, mas sou casado com uma puta mais ciumenta que você.. A igreja..."

O bom de graphic novel é que acaba rápido, caso você não goste do livro! Agora sei que não é meu tipo preferido de leitura, não gostei muito do formato... Apesar de gostar muito de HQs e de romances, misturar os dois não deu muito certo para mim.

*http://desafioliterariobyrg.blogspot.com.br/*

Viquinha 13/10/2012minha estante
Confesso que ainda não me adaptei a esse formato. É um universo novo para mim. Achei o diálogo selecionado acima engraçado...rs

Li 13/10/2012minha estante
E é mesmo, Vivi... rs

Eli Coelho 28/09/2012

Resenha da série: cultura condensada de uma época anterior a Reforma Protestante

SOBRE OS BÓRGIAS:

Os Borgias, conta a história de uma familia e sua busca por poder e riqueza na era Renascentista (século XIV), época em que o poder era representado pela igreja. Mostra a saga de Rodrigo Borgia, para ser eleito Papa. Baseado em história real.

É uma familia criminosa: incesto, luxuria, cobiça, inveja, chantagens, homicídios, patricídio, todos esses ingredientes estão presentes. Um pecado capital por página.

Para muitos é tido como a primeira família mafiosa da Itália. Também se tornou uma série de TV e livro escrito por Mario Puzo ( também autor de "O Poderoso Chefão").

Vale citar também que César Borgia (o filho), serviu de inpiraçao para Maquiavel escrever O PRÍNCIPE, cuja maior doutrina é "Os fins justificam os meios"

SOBRE OS QUADRINHOS:

Confesso,que até então tinha certo preconceito as HQs. Felizmente vencido.

Sao 4 livros: "Sangue para o Papa"/ "Incesto e Poder"/ "A Chama da Pira"/ "Tudo é Vaidade"

Quadrinhos muito bem desenhados e roteirizados. Serve como cultura condensada: não tão detalhada, mas útil para quem nada conhecia sobre a família.

Gera desconfiança a definição de quadrinhos eróticos e a HQ ser ilustrada por um reconhecido artista dessa área. Toda a sodomia e luxuria presentes na história são inspirados em fatos reais.

Pode despertar o interesse por uma leitura mais detalhada sobre a família e de uma época de grande corrupção da Igreja que culminou com a Reforma Protestante.

Eric M. Souza 20/04/2012

Mestres dos quadrinhos
Fantástico! Sempre ouvi que Manara tem um traço inigualável, e já comprovei isso em outros trabalhos seus, mas os roteiros não me impressionavam. Agora, unido a Jodorowsky, nos traz uma verdadeira obra de arte, que eleva os quadrinhos ao nível da melhor literatura.

Luxúria, intriga e violência numa narrativa de fundo real sobre uma família ambiciona na Itália Renascentista. Provavelmente os melhores quadrinhos que já li, e foi apenas o primeiro volume!