O que há de errado com o mundo?

O que há de errado com o mundo? G. K. Chesterton

Resenhas - O que há de errado com o mundo

1 | 2 | 3 | 4

Codinome 24/11/2022

Um pouco sobre "O que há de errado com o mundo?"
Dando continuidade à obra de Chesterton, um escritor que venho gostando bastante, conclui a leitura de “O que há de errado com o mundo?” – um livro de viés ensaístico, em que trata sobre os problemas vislumbrados pelo autor na época moderna (início do séc. XX), contemporânea ao mesmo.

São vários os tópicos abordados, em que o núcleo geográfico central é sua pátria inglesa. Aqui vale uma primeira observação: a Inglaterra e sua cultura são ingredientes essenciais no texto de Chesterton, algo que eu já havia percebido em “Tremendas trivialidades”. No presente livro, toda a política de sua terra natal, a língua, as manias, a economia... Se evidenciam em cada frase e parágrafo. De fato, temos em mãos um escritor clássico, que das várias definições que podemos dar a esse adjetivo, uma já o define muito bem: algo que sobrevive há uma releitura, digo mais, que melhora. Chesterton é sim alguém que o leitor pode retornar aos mesmos textos daqui um ou dois anos e sentir algo que continua vibrante e revigorante naquelas páginas.

Como comentei ao início, a grande preocupação do livro é apresentar o quadro de problemas que Chesterton se vê e vê sua sociedade imersos ao início do século XX, em várias esferas: política, cultura, sociedade e ideais. Um texto que por mais que seja saboroso de ser lido, percebemos que são temas profundos sendo tratados e, é comum, o leitor se perder um pouco na leitura; daí a importância de uma leitura lenta e atenta: precauções fundamentais quando lidamos com um clássico. A capacidade de síntese de Chesterton nos ajuda bastante nessa empreitada de leitura e nos encanta com dezenas de frases excelentes; aquele tipo de livro que você pode arrancar certas frases e sair citando por aí, sem perder em profundidade; pois são trechos que geram faíscas para fazermos uma série de reflexões. Claro que ler o trecho dentro do próprio contexto da obra é sempre mais enriquecedor.

Pensando em não-ficção, Chesterton já é meu escritor favorito (Observação final: mesmo ele colocando histórias e personagens fictícios de vez em quando, em "O que há de errado com o mundo" isso serve, entre outras coisas, para dar um caráter mais leve ao seus ensaios, pois o tema principal não se perde em nome da história literária, ela serve de ilustração para o problema apresentado, caracterizando maravilhosa e profundamente o estilo do autor).

Zaqueu 22/12/2022

O que há de mais errado no mundo
As vezes de forma seria e as vezes de forma bem humorada,o autor faz a gente analisar e chegar na conclusão de que o grande errado no mundo está em nós mesmo.As vezes queremos mudar o mundo lá fora e esquecemos de arrumar nossa própria casa.

Yuri.Nogueira 27/08/2023

Basilar
Apesar de antigo, esclarecedor. Na maioria d(às vezes), o óbvio (ainda) precisa ser dito. Até quando deixaremos de ser uma sociedade pautada nas emoções e não na verdade?

Dani 25/03/2020

Como sempre, Chesterton é genial. Livro escrito no início do século XX, mas que nos expõe reflexões extremamente lúcidas para o que estamos vivendo agora, no século XXI. Leitura válida para todos aqueles que, cansados das falácias que ouvimos todos os dias de todos os lados, buscam um pouco de lucidez em meio à insânia.

"Chamei este livro de 'O que há de errado com o mundo', e a conclusão do título pode ser tirada de forma clara e fácil. Errado é não nos perguntarmos o que está certo".

Deeh 30/09/2022

Primeiro Chesterton
Essa avaliação é sobre minha leitura, não sobre o livro. Não consegui compreender muita coisa, as referências que o autor usa aqui, são em sua maioria desconhecidas pra mim. Mas foi uma leitura válida e não vou desistir do Chesterton tão cedo.

Gis 12/11/2020

O que há de errado com o mundo
Perfeito!

Wilson 14/05/2023

Grande Chesterton
Chesterton, como um bom reacionário e católico, escreveu esse livro com diversos ensaios sobre absurdos do mundo moderno. O livro foi escrito no início do século XX. É um livro quase profético, pois muitas coisas estão acontecendo até hoje. Recomendo muito para quem gosta de críticas políticas e sociais com uma pitada de ironia.

Marcella.Pimenta 30/12/2021

Difícil descobrir o que tá certo ?
Não é uma leitura fácil porque, além de ter mais de 100 anos (foi publicado em 1910), é carregado de referências da Inglaterra (personalidades da época, autores, cultura, política...).

A parte boa é que isso nos instiga a pesquisar sobre as referências futuramente (as notas de rodapé são suficientes pra não ficar perdido).

Muito do livro é sobre a mulher, as crianças e a sociedade na relação propriedade/Estado.

O principal trunfo da obra é provocar a nossa reflexão sobre assuntos banais, coisas cotidianas que negligenciamos ou damos como "certas" sem perceber que elas foram "perdidas" com o tempo e precisam ser resgatadas.

"O que há de errado com o mundo?". Responde Chesterton: "Errado é não nos perguntarmos o que está certo".

o.caioalmeida 01/07/2022

Excelente
O livro foi escrito há mais de 100 anos, mas continua extremamente atual.
Chesterton consegue captar os problemas intrínsecos aos seres humanos e mostra que eles se repetem mesmo anos depois.

Apenas 2 ponderações:
1) a linguagem é um pouco trabalhosa, então este livro exige uma leitura mais atenção e focada;
2) como ele foi escrito há mais de 100 anos, há (em algumas poucas páginas) uma postura meio machista do autor, mas é totalmente compreensível pela época. Não é uma crítica, apenas um aviso para ninguém estranhar.

Joana D'Arc 22/05/2020

Um livro que deve ser lido por todos!
Estamos inseridos nessa civilização moderna a ponto de nos acostumarmos com ela, e por vezes considerar, erroneamente que o que há de errado com o mundo é o ser humano, sem se quer olhar por outra perspectiva.
Gostei muito do livro, por mais que demorei bastente para ler pois exige bastante atenção para acompanhar o raciocínio do autor.

Erlo 12/03/2022

Muito interessantes os conceitos apresentados por Chersterton nesta obra que adapta-se muito bem ao século XXI.

Cibele72 30/06/2021

E eu começo a ler Chesterton por um livro sobre política. Aiai. A leitura não é tão difícil, apesar de que muita coisa passou batida por mim pelo pouco conhecimento da área. Mas, valeu a experiência.
Como disse uma amiga minha: Chesterton é cirúrgico.

brendaflleal 19/12/2022

Excelente!
Creio que precisarei ler novamente, mas é muito bom, muitas reflexões valiosíssimas!
Eu li na versão ebook, espero comprar o livro físico em breve.

Paulinha 29/06/2023

Discussão interessante.
Neste livro o Chesterton aborda muitos temas polêmicos, e nos faz refletir sobre eles. Como conservador ele questiona o fato de acharmos que, a situação da sociedade só irá melhorar se fizermos coisas novas, inéditas, sem olhar para o passado.
Ele nos faz pensar o inverso, porque não olhar para o passado, ver o que deu certo, e tentar fazer de novo?
Achei o livro muito interessante, não concordo com muita coisa que ele diz, principalmente no que diz respeito ao voto feminino, mas sem dúvida a leitura me fez refletir e questionar muita coisa.
Leiam tendo em mente a época em que o livro foi escrito e por quem foi escrito, um homem inglês, erudito e católico no início do século XX. Tendo isso em mente, vc evitará passar raiva. Haha

Gabrielle 11/10/2022

Livro enriquecedor
Adorei a leitura, os conceitos que Chesterton deixou a um século ainda reverberam nos dias atuais e nos faz pensar sobre o modo como vivemos. A leitura só é um tanto cansativa às vezes por serem explanações muitos conceitos e a cultura inglesa ser fortemente presente na escrita.

1 | 2 | 3 | 4