Casagrande e Seus Demônios

Casagrande e Seus Demônios Walter Casagrande...

Resenhas - Casagrande e Seus Demônios

1 | 2 | 3 | 4

Angelo Miranda 11/01/2014

Casagrande revelado
Se embrenhar nas páginas de Casagrande e Seus Demônios, escrito pelo jornalista Gilvan Ribeiro e publicado pela Globo Livros, é conhecer a trajetória de Walter Casagrande Júnior, jogador que fez história pelo Corinthians.

Casagrande teve o seu problema com o uso de drogas exposto pela mídia poucos anos atrás. O caso veio se tornou público recentemente pela veiculação promovida pela imprensa, mas o uso que o jogador fazia da cocaína era bem mais antigo.

Vários detalhes sobre a iniciação de Casagrande no mundo das drogas até ele se tornar um viciado, bem como a sua trajetória pessoal e profissional, são contados no livro com uma boa riqueza de detalhes.

Destaco no livro o capítulo sobre a overdose que o ex-jogador teve dentro da sua casa e sobre a atuação dele contra a ditadura militar brasileira, ocasião em que esteve à frente, junto com o ex-jogador Sócrates, na condução da "Democracia Corintiana", uma provocação contra aquele regime de exceção.

A biografia de Casagrande foi narrada por ele mesmo para o jornalista Gilvan Ribeiro, que manteve a forma como o ex-jogador se expressa, inclusive, com o uso de vários palavrões, mas esse detalhe em nada atrapalha ou rebaixa a qualidade do livro, pelo contrário, imprime fluidez a linguagem e na maior parte do tempo parece que o leitor está conversando com o próprio Casagrande pessoalmente.

Em tempos de censura às biografias, em que os biografados parecem temer que contem aspectos obscuros das suas vidas pelos biógrafos, Casagrande parece não ter se intimidado em contar várias passagens da sua vida, algumas felizes e as outras muito tristes.

A grande mensagem que o livro deixa é o quanto que o uso de entorpecentes destrói a vida de um ser humano. O prazer momentâneo trazido pela droga também deixa para a vida de quem a usa, a dor, a perda da dignidade, a dilaceração dos relacionamentos entre outros, quando não a morte.

Ainda bem que Casagrande despertou a tempo e não optou em seguir um caminho de destruição e de dor. Reconheceu que estava doente e pediu ajuda. O mais bacana foi que a TV Globo não o demitiu guardando o seu cargo para que o ocupasse quando estivesse melhor. Isso fez muita diferença na vida do ex-jogador, que revelou que encontrou no trabalho na TV Globo, uma forma de se sentir útil e de ser valorizado, afastando o desejo de voltar a utilizar droga.

Apesar da aparente normalidade, o ex-jogador vive hoje numa situação em que precisa controlar a ansiedade e lidar com as frustrações e o nervosismo comuns a vida de todo o mortal. Para quem foi um ex-usuário, qualquer motivo pode ser a desculpa para voltar a usar drogas, mas Casagrande tem essa consciência e continua se submetendo a um tratamento com duas psicólogas, além de trabalhar muito, sorte nossa que podemos acompanhar os seus bons comentários pela TV.

Daniel 30/12/2013

Casagrande Escreveu com Demônios
Casagrande e Seus Demônios é uma biografia do ex-jogador de futebol atual comentarista de futebol da Rede Globo, Walter Casagrande Junior. Esse livro foi feito em conjunto com o jornalista Gilvan Ribeiro e publicado pela Globo Livro.
O livro é uma biografia por isso não vou falar muito sobre a história porque posso acabar escrevendo partes importantes do livro, e isso não é legal.
Minha opinião sobre a obra é que ela parece um resumo não uma biografia da vida do Casagrande, os autores só escreverão as partes mais marcante da vida dele, um exemplo, as drogas, o livro fala muito pouco sobre a infância dele, fala praticamente nada sobre os clubes que ele jogou, claro só falou de um clube, o Corinthians, não fala sobre as experiências que ele teve no Flamengo e no São Paulo. Como eu já escrevi no começo desse parágrafo, o livro só conta as experiências que ele teve com drogas e como jogador do Corinthians.
Na minha humilde opinião, uma biografia deve fala sobre toda a sua vida, do nascimento até a morte, (mas no caso dele é ate o dia que ele terminou de escreveu o livro) eu não vi isso no livro, o que eu vi foi um resumo da vida dele.
Faltou muita coisa nesse livro, e por isso dou 3 estrelas para ele. (OBS: só to dando 3 estrelas porque teve uma parte do livro que eu ri, se não fosse por isso levaria menos.)
Amadeu.Paes 10/01/2014minha estante
Eu tive a mesma sensação. Não foi mencionado o porque dele ter ido jogar num time pequeno da Bahia e nem como ele e pq virou comentarista da Globo.

Pareceu-me uma obra mais de desagravo, devido ao problema com as drogas, do que propriamente uma biografia.

Daycir 09/10/2013

Devagar!
Apesar da lição de vida que o livro quer passar, achei Casão muito mimado.
Odeio gente mimada, que acha sempre que tem problemas maiores que os do planeta.
Simplesmente me parece que foi um garoto como a maioria, contraditório, divergente, brigão e cheio de marra, envolvendo-se politicamente (de maneira até interessante....)em tudo e querendo até mandar no timão.
Claro que a consequência seria essa: drogas, má companhia, mulherada e cachaça.
Eu esqueci que odeio futebol e de repente me ví envolvida com jogadores, técnicos e todas as chatices afins relacionadas ao timão (diga-se lá que sou bambi...heheh)....ms valeu a experiência.
Acima de tudo, respeito o jogador pela determinação de ter saído das drogas e começado uma nova vida.

Lene 12/09/2013

Sua vida dá um livro, dá um filme , dá um rock...
Adorei a biografia do Casão. Objetiva, divertida, comovente e muitas vezes triste.
Ele não é exemplo quando se fala do seu envolvimento com as drogas, mas se torna um quando supera o vício e dá a volta por cima.
Recomendo!!!

claudioschamis 08/05/2013

O livro "Casagrande e seus demônios" é corajoso, é triste e ao mesmo tempo é um exemplo de superação.

História como a de Casagrande que eu vi jogar no meu Flamengo, no Corinthians não é única, acontece em inúmeras outras famílias, de várias classes sociais, estados diferentes, em épocas diferentes, mas são anônimas de todos nós. Não viram livros, não chamam a atenção, não alertam. Passam como uma placa numa estrada.

Agora quando uma celebridade vive um grave problema e tem a coragem de expor seu drama e isso e vira um livro, não podemos simplesmente virar a página e seguir. Temos quase que uma obrigação de parar, repensar e de certa forma agradecer. Agradecer sim o exemplo de determinação que pode ajudar muito mais do que pensamos os anônimos que passam pelo mesmo drama e problema. Que não é fácil.

O drama relatado com o coração e coragem de Casagrande não deve misturar os canais. Antes de mais nada Casagrande é uma pessoa que por acaso ficou famosa. Ponto. Se você gosta ou não dele como jogador, como comentarista da Rede Globo não deveria ser fator de escolha para ler ou não o livro. Uma coisa é uma coisa outra coisa é outra coisa.

Eu acho que livros assim como os de Casagrande podem servir de alerta. Tipo isso pode acontecer com qualquer pessoa. Até com o Casagrande. E veja como ele está agora. O valor desse livro passa longe de ser apenas mais um livro sobre a história de vida de uma celebridade. Existem histórias e histórias. Celebridades e celebridades.

O livro choca, emociona e expõe um grave problema que muitos preferem fechar os olhos ou virar a cara e fingir que não é com ele. Ledo engano.

Casagrande abre seu coração, sua alma sua vida.

Parabéns Casagrande e Gilvan Ribeiro que juntos fizeram da história de Casagrande um grande ensinamento.

Wendell 01/05/2013

Um relato sincero de quem enfrentou seus piores demônios. Assim, Casagrande conta toda sua história, seu vício e seus medos. Uma biografia sincera, onde sem medo algum o atleta conta como enfrenta o vício e como viveu a vida intensamente. Uma história que merece ser lida por todos. Ótima biografia. Recomendo.

Carolina 21/04/2013

Adorei essa biografia, clara e marcante!

Tatiana 06/04/2013

Juca kfouri diz: "É tocante"

Acabo de ler o livro de Casagrandre com o jornalista Gilvan Ribeiro, que será lançado na próxima terça-feira, às 18h30, na livraria Cultura, do Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, em São Paulo, pela Editora Globo, 245 páginas, R$ 35.

Gilvan tabelou com Casão como se fosse o Doutor Sócrates.

O livro não poderia ser mais Casagrande.

Corajoso, tocante, verdadeiro, revelador e delicado.

E bem escrito.

Corajoso porque não é comum que um ídolo se exponha como Casão está exposto, mas sem auto-comiseração ou sensacionalismo.

Tocante porque é impossível não se comover com ele.

Delicado porque com o perfume do afeto e da carência afetiva.

Revelador porque com histórias que até quem o conhece bem se surpreende.

Eu, pelo menos no episódio de sua detenção em plena Democracia Corinthiana, agora sei que fui compreensivelmente, diga-se, mas redondamente, registre-se, enganado.

O que perdoo dadas todas as circunstâncias.

Leia.

Será uma lição de vida como a vida é.

Sem disfarces.

1 | 2 | 3 | 4