O Silmarillion

O Silmarillion J. R. R. Tolkien




Resenhas - O Silmarillion


1150 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Queria Estar Lendo 13/05/2024

Resenha: O Silmarillion
O Silmarillion é uma obra para ler com calma e paciência. A bíblia da Terra-média e do universo criado por J.R.R. Tolkien que eu demorei, mas finalmente tive tempo para ler. A quem é apaixonade por essa história e pelas inúmeras que a envolvem, esse livro é um espetáculo.

O Silmarillion reúne várias histórias da criação do mundo que compreende o universo de O Senhor dos Anéis. São relatos desde a criação desse universo até as guerras e traições e tramoias políticas que seguiram a isso.

Eu tentei ler várias vezes com o passar dos anos, sendo fã de O Senhor dos Anéis desde que me entendo por gente, mas nunca tinha conseguido avançar. Com calma e paciência, dessa vez, eu segui em frente, e foi recompensador.

Sou apaixonada por fantasia e O Silmarillion é uma aula sobre construção de universo. A imersão é tão grande que você se sente realmente lendo a bíblia daquele povo mágico; desde os primórdios do tempo, quando Eru, o deus acima de tudo e todos, cantou a canção da vida e deu origem ao que conhecemos como aquele mundo - Arda, como é chamada a terra - aos Valar, o povo semidivino que o seguiu, e todas as ramificações que vieram através deles e de suas criações.

O começo do livro é muito lírico e etéreo e se prende bastante ao extranatural, falando sobre deuses e divindades e semi-divindades; o mais interessante, para mim, foi como o Mal nasceu naquele universo. Quando uma das divindades, Melkor, se dobrou ao poder e à sede de controle e de superioridade e passou a ser conhecido como Morgoth (o chefe do Sauron).

Daí para frente, o que era pacífico começou a ser maculado, e o que era compreensível passou a ser caótico. Morgoth corrompeu Arda e seus povos e é através dele que todas as tretas subsequentes se desenvolvem.

A narrativa é de um bardo contando histórias, como o Tolkien faz muito bem. Com exceção daquele começo onde é compreensível ficar perdido, o resto do livro fluiu bem demais e me recompensou pela paciência em entender a criação do mundo; o desenvolvimento do mundo foi muito interessante.

Como os povos nasceram, como se dividiram, o que forçou líderes e Reis a tomarem decisões terríveis, como foram as guerras passadas, como foi confrontar uma batalha onde deuses marcharam contra deuses. Tudo é muito, muito bem explicado.

Eu fiquei completamente apaixonada por algumas das histórias, como a de Beren e Lúthien - um amor impossível entre um humano e uma elfa que, juntos, se uniram para cumprir uma missão perigosa a fim de recuperar um tesouro que poderia garantir sua união - ou a tragédia de Túrin Turambar - um dos filhos de Húrin, marcado por perdas e horrores até um fim mais terrível ainda.

Tem algumas dissonâncias nas histórias porque o Tolkien escrevia de maneira solta e, quando seu filho reuniu as obras para montar O Silmarillion, algumas informações não batiam. Mas deixa tudo mais instigante, porque é ver uma obra incompleta ainda assim ser absurdamente completa.

Me deu uma margem muito interessante sobre a segunda era, também, quando Sauron começou a tocar o terror entre os Númenor (inclusive, quem eram os Númenor, qual sua história, por que eles foram apagados dela, é tudo explorado aqui) após a queda do seu senhor; tudo que o levou a se transformar no Inimigo dos povos livres, e que pode aparecer na série da Amazon.

A quem ama O Senhor dos Anéis, esse é um livro essencial.

O Silmarillion é um livro lento, mas recompensador. É uma história com infinitas histórias dentro dela, e é de encher os olhos e o coração a quem ama esse universo.


site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2021/09/resenha-o-silmarillion-jrr-tolkien.html
comentários(0)comente



Fabricio.Campelo 12/05/2024

Contos para gente grande
É surreal imaginar que Tolkien escreveu um universo inteiro e com tanta riqueza.
Ele não trás só os personagens principais, como tem toda uma linhagem de como aconteceu.
Claro, temos pontos abertos? Sim!
Mas no geral, é perfeito conhecer toda a mitologia da terra media dele.

E Beren e Luthien vai continuar sendo minha parte favorita pra sempre!
comentários(0)comente



Morais20 12/05/2024

Padrão Tolkien de qualidade
O livro poderia ser classificado como a gênese da Terra Média. Conta a história desde a criação do mundo fictício de Tolkien, até a última a última batalha contada em "O senhor dos aneis".
Simplesmente maravilhoso.
comentários(0)comente



malu 12/05/2024

Que experiência
Primeiramente, destacar q sou suspeita pra falar pq desde criança sou obcecada por esse universo (nunca me pergunte quantas vezes eu já maratonei os filmes de lotr na versão estendida). Dito isso?.muito f**a.

A forma com que a narrativa é contada é sim complicada de se acostumar, e as vezes fiquei perdida durante a leitura (principalmente nos primeiros capítulos). Mas o universos e os personagens são tão interessantes que, depois que me acostumei com a escrita, devorei o livro.

Obs: Inclusive gostei mais desse q de lotr e os hobbits, mas realmente foi melhor n ter começado por ele.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Perla.Campos 03/05/2024

Mais um pedacinho de magia e fantasia neste livro. E não tem como não se apaixonar por estas leituras, que beiram a perfeição.
comentários(0)comente



Ruan 27/04/2024

O livro dos sonhos de qualquer fã da Terra Média
Todos os que em algum momento se aventuraram na obra de Tolkien reconhecem sua genialidade. E esse livro vem para não deixar nenhuma dúvida quanto a isso.

De forma poética, o autor faz um compêndio fos eventos que moldaram a Terra média. Assim como em seus outros livros, a música tem papel central: é por meio dela que o mundo foi criado. E com ela, também, muitos eventos importantes são registrados.

O Silmarillion é um livro indispensável para qualquer fã da obra de Tolkien, que permite entender a dinâmica de Arda e o por quê as coisas são como são nos relatos de O Senhor dos Anéis.

Repleto de batalhas, traições e grandiosos inimigos, o livro é um prato cheio de ficção e ação. Há momentos de paz e prosperidade, permeado por alegrias e tristezas. Tudo encaixado com o cuidado e atenção por Tolkien.

As desventuras dos descendentes de Fëanor, a maldade de Melkor e os sofrimentos desencadeados por ele, a balada de Beren e Lúthien, a glória e ruína do reino dos Homens, além de tantos outros eventos marcantes que se passam nessas páginas e tornam esse livro especial e marcante.
comentários(0)comente



Biblioteca Álvaro Guerra 26/04/2024

O Silmarillion é o relato dos Dias Antigos da Primeira Era do mundo criado por J.R.R. Tolkien. É a história longínqua para a qual os personagens de O Senhor dos Anéis e O Hobbit olham para trás, e em cujos eventos alguns deles, como Elrond e Galadriel, tomaram parte. Os contos de O Silmarillion se passam na época em que Morgoth, o Primeiro Senhor Sombrio, habitava a Terra-média, e os Altos-Elfos guerreavam contra ele pela recuperação das Silmarils, as joias que continham a pura luz de Valinor. O livro começa com o “Ainulindalë”, o mito da criação do Universo, seguido pelo “Valaquenta”, onde estão descritas a natureza e os poderes de cada um dos deuses. Em o “Quenta Silmarillion” há o início da contagem dos dias em Arda (o mundo onde está inserido o continente da Terra-média), a história dos Elfos na Terra Abençoada do Oeste, seus êxodos e o desenrolar das guerras élficas em Beleriand, que culminaram com o final da Primeira Era. O “Akallabêth” narra o apogeu e a queda do reino da grande ilha de Númenor no final da Segunda Era. Por fim, “Dos Anéis de Poder” fala dos grandes eventos no final da Terceira Era, como narrado em O Senhor dos Anéis.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/853361165
comentários(0)comente



Fabio.Nunes 26/04/2024

Épico
O Silmarillion ? J. R. R. Tolkien
Editora: Martins Fontes, 2002

Chegou aquela hora difícil de escrever uma resenha sobre um dos livros que me formou como leitor e que tem um lugar especial no meu coração.
Antes de tudo: apenas leia essa obra caso tenha gostado muito de ler O Hobbit e O Senhor dos Anéis (nesta ordem). Não chegue ávido aqui como primeira leitura do universo de Tolkien. Depois não diga que não avisei.

O Silmarillion é um épico que trata dos acontecimentos desde a criação do mundo até os eventos posteriores da guerra do anel.
E por sê-lo é de uma beleza poética extraordinária, mesclando elementos de diversas mitologias, mas criando algo totalmente novo, até porque, com essa obra Tolkien queria criar uma mitologia para a Inglaterra. Era, portanto, sua maior ambição em vida. Entretanto só foi publicada postumamente por seu filho Christopher Tolkien, que reuniu os manuscritos mais bem-acabados das histórias e os reuniu nesse livro.

Nele tomamos conhecimento da criação de Arda, dos Valar, do nascimento de elfos, homens e anãos e de todas as coisas viventes, além de todas as grandes histórias em que se amalgamam a glória e a tragédia, o amor e a hostilidade, a falsidade e a lealdade, a morte como liberdade e a imortalidade como prisão, o bem e o mal, a guerra e a paz.
Acima de tudo, este é um livro que fala sobre a queda de um paraíso mítico aos tempos atuais, não sem seus momentos gloriosos de redenção.
E diante das eras que passam, muito rápido por sinal, nós leitores ficamos sempre com aquela sensação de ?quero mais?, já que muitos contos são muito resumidos, mas poderiam dar livros inteiros em separado.
Faço menção honrosa ao primeiro capítulo do livro (Ainulindalë), que é uma das coisas mais belas que já li.

A despeito de fortes discordâncias filosóficas que eu tenho com o autor, este é um livro coerente e que manteve sua beleza fantástica aos meus olhos. E essa é uma sensação tão boa!

E dessa vez a leitura foi aperfeiçoada, já que contei com a companhia da amiga Rogéria, com quem pude trocar diariamente ideias, críticas, piadas e o que mais surgisse.

?Aurë entuluva! O dia voltará!?
comentários(0)comente

Andressa Menezes 30/03/2022minha estante
?


Rogéria Martins 26/04/2024minha estante
Não falei que a resenha seria incrível? Você escreve muito bem, Fabio!!

E você acredita se eu disser que já estou com saudades dos nossos comentários sobre O Silmarillion? Porque estou mesmo! Foi tudo ótimo: as informações, as piadas e até as críticas ? (virou um dos meus livros favoritos mesmo com as discordâncias que tivemos do Tolkien!)

Obrigada por ter aceitado ler comigo essa obra magnífica, cheia de informações importantíssimas e úteis! E aqui preciso reforçar que ter lido com você me fez entender muuuuita coisa que teria passado despercebida por mim ????


Fabio.Nunes 26/04/2024minha estante
Rogéria, muito obrigado pelas palavras minha amiga. O sentimento é mútuo. A gente se acostumou a bater ponto todo dia no fim da noite, não é mesmo rsrs? Foi uma experiência única pra mim, já que nunca fiz uma LC com ngm de um livro de Tolkien. Vamos marcar mais!


Rogéria Martins 27/04/2024minha estante
É verdade, a gente se acostumou mesmo a bater ponto no fim da noite ??
Foi uma das melhores LCs que fiz, e super especial porque foi minha primeira do Tolkien também!

Que venham as próximas, meu amigo! ??


Thay262 28/04/2024minha estante
Amei a resenha Fabio! Concordo com tudo que disse! É um livro muito belo e de criação de mitologia muito interessante. Realmente me identifiquei com "querer mais e mais".
P.s: fiquei curiosa em relação a quais seriam as discordâncias filosóficas com o autor...


Fabio.Nunes 28/04/2024minha estante
Xi thay. Existem algumas, e são mais complicadas de escrever por aqui. Mas podemos conversar sem problemas sobre o tema


Thay262 29/04/2024minha estante
Minha curiosidade agradece, haha. Vamos conversar sim!!! :?-?)




Vinyth 24/04/2024

Absoluto!
📍Provavelmente a leitura que me colocou de volta no meio de tantos livros nos últimos meses, a "bíblia" da Terra média é um dos livros que eu mais amei ter lido em toda vida. ⠀

Silmarillion funciona como o livro de gêneses para o universo de O Senhor dos Anéis, contando toda a história de Arda, Valinor e vários outros reinos presentes nas histórias e lendas do universo de Tolkien. ⠀

Além disso, o livro conta sobre os seres que trouxeram vida para este universo fantástico, bem como retrata a vida de vários personagens icônicos e incríveis que tanto são conhecidos na obra de O Senhor dos Anéis (Beren e Lúthien, como eu amo vocês❤️). ⠀

Recomendo fortemente a leitura dessa obra incrível, especialmente após lerem O Hobbit e O Senhor dos Anéis!!!
comentários(0)comente



Milenna.Pessoa 15/04/2024

Não entendi nada kkkk, é um livro muito complexo, e difícil de acompanhar, me perdia na maioria das vezes sem saber, qm tava morrendo.
comentários(0)comente



eduarda2418 14/04/2024

5??
Nunca li um livro tão complexo e de leitura tão complicada, mas vale a pena todas as anotações para conseguir lê-lo.
Todas as minhas dúvidas (e até dúvidas que eu nem tinha) durante a leitura de Senhor dos Anéis foi sanada em O Silmarillion.
Amei saber como o mundo foi criado desde o comecinho até o final da Guerra do Anel.
A minha parte favorita foi Akallabêth e a parte final (de longe a mais fácil de ser entendida, obviamente para quem já leu LOTR).
Para as pessoas que tem medo dessa leitura (eu), indico começar com um bloquinho para anotar nomes e ir pesquisando e ligando pessoas e lugares, fica bem mais fácil o entendimento, não tenham medo da leitura, no final, é perfeito!
comentários(0)comente



Trajano 12/04/2024

Muita coisa pra falar
Poucos livros que eu li tiveram uma profundidade e complexidade em proporções tão gigantescas, e sempre mantendo aquela coerência que o Tolkien tem como ninguém. Como alguém consegue criar um universo tão magnífico e rico de tal maneira senão o próprio pai da famtasia? Meu 5° livro tolkiano (após o Hobbit e a trilogia de LOTR) que continuam sendo meus favoritos, mas esse livro serviu perfeitamente pra esboçar a história desde o princípio da terra média, por isso avaliei como "a bíblia tolkiana" há pouco tempo aqui no site. Ver como ser formaram os reinos mais atuais da terra média, com os descendentes de Numenor, os Eldar e suas origens e despedida da Terra Média, desde o desenrolar da canção que criou o mundo pelos Valar até os dias em que os pequenos Hobbits salvaram o mundo, isso sem falar das minhas partes favoritas, que foram as histórias de Beren e Luthien e é claro, sobre tudo que falou de Numenor, do qual eu já tinha ouvido falar e tinha assistido na Serie "Anéis do Poder", que também conta os os numenorianos Elendil e Isuldur. Morgoth é uma pedra no sapato, foram relatadas umas 10 guerras antes dele ser derrotado, e eu ficava "vai perder duma vez mais não?" E depois veio o Sauron, que todos acham o vilão mais poderoso da terra média, até conhecerem o Morgoth, que é literalmente um Valar. Mais uma grande experiência com Tolkien.
comentários(0)comente



Jarlean.Robson 11/04/2024

FANTÁSTICO. ENVOLVENTE. PRAZEROSO.

Sou desde criança fã, entusiasta, admirador, enfim, do universo do Senhor dos Anéis. Finalmente tive a oportunidade de me aprofundar neste universo a partir da leitura do Silmarillion.

Dos filmes que já assisti, dos jogos que passei a minha infância inteira jogando, nada superou ler essa obra. Destaco aqui o quão boa são todas as histórias desta literatura. Me fez caminhar junto pelos personagens da Terra Média. Entender suas lutas, labores e sofrimento. Detalhe que achei interessante na leitura é que todas as vezes que o livro citava um local, imediatamente eu ia no mapa para localizar especialmente o evento mencionado (guerra, Reino, Rio, montanha, mares, vales, etc). Deixou a experiência mais completa (coisa de Geógrafo kkk)

Por fim, e mais legal de tudo... Senti vários traços do cristianismo nessa obra (como sempre ouvi a respeito). Tolkien, de fato, utilizou de vários símbolos do cristianismo para fundamentalizar sua obra. Consegui perceber vários traços dos atributos de Deus, do início e do desenrolar do Conflito Cósmico, e outras histórias semelhantes da Bíblia com alguns personagens da narrativa.

FANTÁSTICO. ENVOLVENTE. PRAZEROSO.
comentários(0)comente



David 10/04/2024

Muito bom!!! Te exige muito no começo, para lembrar os nomes de todos os personagens, para lembrar do mapa e essas coisas? mas no fim, fica bem legal!!! E você se sente bem por estar entendendo! Enfim, as dicas que eu daria são: 1) Não leia com pressa. Procure entender cada detalhe. 2) Leia com uma boa constância.



Obs: Não indico que leiam esse livro, aqueles que ainda não leram O Senhor dos Anéis, como foi o meu caso? Não li as últimas duas páginas porque tinham spoilers kkkkk. Fora que já ter um background deve tornar tudo bem mais divertido!
comentários(0)comente



1150 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR