O Silmarillion

O Silmarillion J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Silmarillion

Debs Vegs 06/06/2023

Essa obra finalmente tem a edição merecida, tanto pela arte da capa e cuidados de ilustrações e elaboração do livro quanto no conteúdo.
Fiz a releitura dessa obra justamente por conta da nova tradução e devo dizer que ela está impecável (para quem não sabe, vários nomes foram alterados para ficarem mais corretos ao original em inglês como "anões" virarem "anãos").
Já li a grande maioria dos livros do Tolkien e estou seguindo na releitura das novas edições, deslumbrada com tamanha perfeição.

Iani 05/06/2023

Silmarillion é a junção dos rascunhos de J.R.R Tolkien, editados pelo seu filho Christopher, leitura nada confortável, linguagem difícil e não muito dinâmico, conta a história da terra média, desde sua criação até a despedida dos Noldor. É incrível. É belo. É fantástico.
rita.viviane.3 05/06/2023minha estante
Eu achei extremamente lento e muuuuito descritivo. Eu nem terminei.

Iani 12/06/2023minha estante
O começo é muito lento mesmo, é a segunda vez que leio demorei meses pra terminar por causa da linguagem mas, amo demais as histórias são muito bonitas.

ArturDamas 01/06/2023

Épico e Grandioso
Silmarillion tem por obrigação explodir a mente dos fãs do mundo que Tolkien concebeu. É literalmente a bíblia desse universo magnífico e fantástico.

A estória contida neste livre é uma Odisseia épica, com narrativas espetaculares, o suprassumo da fantasia. Não encontro palavras pra descrever a grandiosidade disso, e me torno redundante.

Favoritado pra vida.

Pizzoni 26/05/2023

Espetacular
Acredito que o melhor livro que já tenha lido. Simplesmente fantástico a riqueza de personagens e acontecimentos, o universo que o autor cria é incrível. Não espere uma leitura fácil, pois grande é o número de nomes próprios, de personagens, de lugares, das famílias, das armas, das jóias, das batalhas e das canções, tudo tem seu próprio nome, o que contribui para a ideia da grandeza de tais coisas, eternizadas em nome e história ao longo das eras. O Silmarillion é como uma espécie de enciclopédia do mundo de Tolkien, é uma narrativa espetacular que compila os acontecimentos de quase todas as obras do autor. Vale muito a leitura.

Misa.Uehara 25/05/2023

A poesia de LOTR
Eu confesso que mesmo depois de ler a trilogia de LOTR não compreendia completamente o porquê das pessoas ficarem obcecadas com o universo do Tolkien. Aí eu li o Silmarillion e entendi. Toda a cosmologia e mitologia por trás do Senhor do Anéis é de uma poesia infinita! A saga do anel me fez gostar do mundo de Tolkien mas o Silmarillion me fez admirar a obra com outros olhos, é um livro apaixonante e me fez derramar lágrimas que LOTR não fez.

Shiro 24/05/2023

Único
Acho incrível como da para ver a paixão e consideração que Tolkien tinha com o seu universo, saber como tudo aconteceu desde o princípio da uma sensação completa, uma história de um mundo que é fictício e que se torna quase uma realidade.

Mila 19/05/2023

Este livro conta a história do surgimento da terra onde vem a acontecer a história do senhor dos anéis, além de contar o surgimento dos elfos, dos anões e dos homens e também como o mal apareceu em suas 2 formas. É um livro com a leitura um pouco difícil de ler mas depois que você engrena na história fica muito bom!

Ohana 19/05/2023

Bom mas um pouco confuso
"O Silmarillion" é uma grande obra repleta de mitologia e histórias que se desenrolam ao longo das eras. Tolkien nos leva a uma jornada épica, explorando a criação do mundo, a ascensão e queda dos povos élficos, as batalhas contra o mal e os feitos heroicos que moldaram a história da Terra-média.
No entanto, "O Silmarillion" pode não ser uma leitura para todos os gostos. Diferente de "O Hobbit" e "O Senhor dos Anéis", este livro demanda uma dose extra de paciência e dedicação. A narrativa é densa, com uma extensa quantidade de nomes, lugares e eventos, o que pode ser um desafio para alguns leitores. A estrutura do livro também pode ser um ponto de atenção. "O Silmarillion" é composto por uma série de contos interligados, o que pode dificultar a imersão do leitor na trama principal. Além disso, a quantidade de informações e o estilo mais descritivo podem tornar a leitura um tanto densa e exigir um maior esforço para acompanhar todos os detalhes.
Embora seja uma obra de grande valor literário e uma peça fundamental para os fãs de Tolkien, reconheço que a leitura pode ser desafiadora e menos acessível para alguns leitores, assim não recomendo esse livro como "porta de entrada" para esse universo (alô escola que estudei!).

Lice 18/05/2023

O Silmarillion
"Aurë entuluva" (O dia há de vir outra vez!)
? O que dizer sobre um livro que simplesmente se tornou  parte de você? É essa pergunta que eu me faço toda vez que termino um livro do Tolkien,  e, definitivamente, não foi diferente com o Silmarillion.
? Nessa obra de arte vamos acompanhar os acontecimentos da Era das Duas Árvores de Valinor que levaram ao banimento dos Eldar e o início da Primeira Era, além de breve relatos sobre os três grandes contos ("Beren e Lúthien", "Os Filhos de Húrin" e "A Queda de Númenor"). Uma narrativa com pouquíssimo diálogos, mas com uma explosão de detalhes e sentimentos.
? Para quem nunca leu um livro do Tolkien, não recomendo começar por O Silmarillion, a leitura é mais densa e bem mais cansativa (continuarei defendendo que a melhor maneira de iniciar nesse universo é começando pelo "O Hobbit").
? Eu não consigo expressar aqui o quanto eu amo esse universo e o quanto eu amei ler esse livro. Então, leiam os livros de Tolkien, pois, talvez assim, vocês consigam entender o que eu quero dizer. Ficamos por aqui, leitores, até o próximo devaneio.

Amanda 15/05/2023

Obra prima.
O universo de Tolkien é complexo e, muitas vezes, me vi perdida entre tantos nomes diferentes ?

Mas só posso dizer uma coisa sobre esse livro: ele é muito bem desenvolvido. O tolkien é um gênio e mostra toda a sua genialidade em Silmarillion. Não é um enredo como o do senhor dos anéis, mas sim uma explicação sobre a primeira era do seu universo e é fantástico como tudo se encaixa.

Tolkien é o maior escritor de fantasia de todos os tempos e eu duvido muito que alguém algum dia vá alcançá-lo, é sobre isso.

Lore.dossn 15/05/2023

??As estranhas histórias do princípio da história
"É parte desse dom de liberdade que os filhos dos Homens habitem vivos apenas por um intervalo curto no mundo e não estejam presos a ele, e partam logo para um lugar que os Elfos não conhecem"

>Mais um incrível livro do Tolkien, agora descobrindo as coisas por detrás da saga principal, coisas que não foram contadas antes, e que fantástico! Tolkien teceu todo um universo com tantos detalhes que me deixou abismada! Contando do princípio, que era belo, até a queda desse mundo, isso vai muito além da ficção meus amigos, isso é o nosso próprio mundo que autor descreve, nossos próprios desejos orgulhosos e malignos de fazer as coisas para nossa própria glória. Que livro! Ascendeu em mim o anseio pelo mar, de chegar ao oeste inalcançável e até pela sina dos homens.

"Esses também, a seu tempo, hão de descobrir que tudo o que fazem redunda, no fim, apenas para a glória de minha obra"

Tall.Varnos 08/05/2023

Retorno a leitura
Embora polêmico alguns influencer dizerem a respeito da tradução do livro, eu achei super de boa ler (ainda esqueço o significado de "mormente" e "alhures"), me propus ler em ordem cronológica o Tolkien. Amei o Silmarillion, acontece muita coisa que jamais imaginei porque só havia assistido aos filmes. Li a edição da Harpers Collins BR Capa Dura, excelente papel, fonte, diagramação, fitilho de marcação de página, peso bom pra carregar, os mapas nas contra capas ajudam muito se situar na história (se tiver oportunidade de ler junto o com livro O Atlas da Terra Média a imersão será maior).

Agnis.PAmela 08/05/2023

Meticulosamente escrito (perfeito)
O Silmarillion compreende cinco partes: a primeira, Ainulindalë, fala da criação de Eä, o "mundo que é"; a segunda, Valaquenta, dá uma descrição dos Valar e Maiar, os poderes sobrenaturais de Eä; a terceira, Quenta Silmarillion, que forma a maior parte da coleção, narra a história dos eventos antes e durante a Primeira Era, incluindo as guerras pelas Silmarils que deu título ao livro; a quarta, Akallabêth, relata a história da Queda de Númenor e seu povo, que tem lugar na Segunda Era; e a quinta, Dos Anéis de Poder e da Terceira Era, é um breve relato das circunstâncias que levaram e foram apresentadas em O Senhor dos Anéis.

Fernando Savian 07/05/2023

Uma linda mitologia
O Silmarillion é um compêndio de contos que foram escritos por J. R. R. Tolkien, que foram reunidos em livro e editados por seu filho, Christopher Tolkien após o seu falecimento.

O livro traz o mito da criação do mundo por meio da canção dos Ainur, que deu origem a tudo. Segue contando as histórias da Terra Média e da busca pelas Silmarills, jóias que continham a luz das Árvores de Valinor, a terra sagrada. Ainda faz um breve apanhado sobre a queda de Númenor e sobre a Terceira Era (da qual O Senhor dos Aneis trata).

Dentre todas as histórias, a que mais me tocou foi a de Beren e Lúthien. O amor entre homem e elfa, mortal e imortal, é narrado por Tolkien de forma belíssima. Inclusive, no túmulo dele e de sua esposa os nomes de Beren e Lúthien estão gravados.

O Silmarillion é um livro de difícil leitura, mas que narra a mitologia que Tolkien sempre buscou criar, bem como os idiomas que inventou com perfeição. Uma obra para os fãs do universo de O Senhor dos Aneis!

BCasf 06/05/2023

Pra mim foi a porta de entrada do universo Tolkien, leitura um pouco difícil no começo, mas com o tempo ficamos presos nos contos do livro e não queremos mais parar. Que venha a próxima obra!