O Silmarillion

O Silmarillion J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Silmarillion

MizukaYoshino 05/05/2023

Vou começar dizendo que pode ter sido a melhor releitura que já fiz!
É muito bom reler um livro com o qual ao passar dos anos tu se torna mais familiar com a história. A primeira vez que li, caí de paraquedas no mundo de Tolkien.
Agora, que já vi e li muita coisa, a história toda pareceu muito mais viva do que há dez anos atrás.

Gustavo 05/05/2023

A Bíblia da Terra-Média ?
O Silmarillion conta principalmente a história da primeira era de Arda. Quantos personagens, quantos eventos, quantos lugares... Incrível demais

Alan Santana 05/05/2023

O Silmarillion
O Silmarillion conta a história da criação do mundo de Arda e os eventos que se seguiram até a queda de Morgoth e a ascensão dos homens e elfos. Uma pequena parte do livro também é dedicado à ascensão e queda de Númenor e sobre os anéis na terceira Era.

Uma das características mais marcantes do livro é a beleza e riqueza dos detalhes da criação do mundo, das relações interpessoais dos elfos, homens e anões, das batalhas e de como tudo se encaixa perfeitamente no final. Tolkien criou uma mitologia completa, cada raça tem sua própria história e cultura, que são contadas com grande profundidade e complexidade.

É, sem dúvidas, o melhor livro de Tolkien (embora Contos Inacabados seja um bom concorrente). Quando li pela primeira vez aos 15 anos não compreendi por inteiro o que esse livro significava e hoje (15 anos depois) ainda não tenho certeza se consegui captar tudo o que Tolkien quis dizer com esses textos, o que, obviamente, significa que ainda lerei de novo e de novo, muitas vezes, pois vale muito a pena.

No entanto, é preciso fazer uma leve crítica negativa à tradução do livro. A edição brasileira que li agora vem com uma nova tradução (li a primeira vez na tradução da Martins Fontes, na 4ª edição, de 2009), e em alguns momentos deixa a desejar na escolha das palavras e na fluidez da linguagem. Sei que o tradutor (segundo suas próprias palavras) escolheu ?traduzir Tolkien e não reescrever Tolkien?, tentando deixar a tradução o mais próximo da escrita original possível, mas algumas palavras como ?rebento?, ?amiúde? e ?alhures? tornam a leitura um pouco maçante. Nada, porém, se compara ao uso EXAUSTIVO do advérbio ?ora? no início de parágrafo ou no meio do texto. Algumas páginas chegam a ter TRÊS ?oras?, e não consegui enxergar no que isso agrega no texto (além de diminuir a fluidez da leitura), por exemplo:

- ?ORA, entre os companheiros de Barahir estava Gorlim...?

- ?Entre os companheiros de Barahir estava Gorlim...?

Apesar disso, O Silmarillion é um livro que merece ser lido por qualquer fã de fantasia épica. O mundo criado por Tolkien e a complexidade dos personagens e eventos narrados fazem deste livro uma obra-prima da literatura fantástica.

Adilberto 04/05/2023

VELAS A LESTE A OESTE
O Silmarillion é um compilado de contos que exploram os acontecimentos do universo Tolkien anteriores ao senhor dos anéis. Os fatos que levaram a origem das rixas, heranças e relações entre as raças da terra média são introduzidas nesses relatos épicos.

A diversidade dos contos, a meu ver, deixa a leitura não tão fluida em as relação as demais obras de Tolkien, no entanto, as contendas épicas e as revelações esclarecedoras a cerca da formação de tão amplo universo, supera em muito esse pequeno entrave, me envolvendo por completo na magia que só Tolkien proporciona. O livro me envolveu completamente e irei lelo novamente em breve.
Barbar@ 04/05/2023minha estante
Muito bom e complicado de entender as histórias nele e só com a releitura para absorver adequadamente.

Felipe 04/05/2023

É isso...
Eu já havia terminado a uns 04 meses atrás mas, acabei esquecendo de atualizar aqui. Este foi meu segundo livro de Tolkien e sobre a terra média, confesso que algumas partes me prenderam, outras me fizeram quase parar e outras eu não estava entendendo nada e tive que reler várias vezes.

Mas isso não diminui o quão bom ele é, muito pelo contrário. Super recomendo e me deixou muito curioso para ler beren e luthien que vai ser a minha próxima leitura (só não sei quando)

Luzineide 04/05/2023

Thaumatsen
A mais fantástica, a mais impressionante epopéia, a mais fabulosa e memorável história contada e criada a partir de uma das mentes mais geniais e brilhantes do século 20 *Sir J.R.R.Tolkien*
Ele criou um mundo e uma sucessão de eventos extraordinários na incrível  Terra Média. Um Gênesis contado a partir da própria analogia bíblica, onde a narrativa deste gênio apresenta a grande teodiceia- o mal, no personagem de Melkor o pior antagonista e pior inimigo do reino de Arda.Foi um ser celestial que é invadido pela inveja e se transforma num demônio destruidor e possuidor das piores artimanhas para permanecer na escuridão e no poder.
Mas muito mais poderoso é o BEM-O Sumo Bem, a saber- Eru Iluvatar (DEUS) e este prevalece, ELE é o Ser Supremo/O Supremo bem. O livro discorre entre uma infinidade de povos, onde cada um tem sua própria história pautada de guerras,dores, maldições e muito heroísmo. Os principais personagens são os Elfos, os anões e os homens que são nesta cosmologia os grandes personagens que dão vida e alimentam a imaginação de qualquer leitor de qualidade. Este livro despertou em mim o verdadeiro maravilhamento, a saber, o "Thaumatsen"-onde Tales de Mileto descreve como verdadeiro encantamento do ser que pensa o mundo. E Tolkien  em seu mundo imaginário deu vida, encanto, surrealidade a essas três categorias de personagens, que certamente ficarão para posteridade na mente daqueles leitores que amam uma boa leitura. Eu faço parte deste grupo seleto. E, quiçá uma parte da humanidade conhecesse somente a ponta do iceberg que é a mente e o magnífico mundo criado por este gigante da literatura universal.
Sir John Ronald Reuel Tolkien

Lobinha Sincera 04/05/2023

Basicamente é um resumo de vários acontecimentos variantes, lembro muito a bíblia, vai desde o início da criação ao fim da 3°era

Wernek 27/04/2023

Ocorrendo perigo de destruição é quando acontece a poesia
O Silmarillion" é uma obra do renomado autor J.R.R. Tolkien, publicada postumamente por seu filho Christopher Tolkien. A história se passa em um mundo de fantasia chamado Arda, que é habitado por uma série de raças diferentes, incluindo elfos, anões, homens e outras criaturas mágicas.

O livro começa com a criação do mundo e de seus primeiros habitantes pelos Valar, seres divinos que foram responsáveis por moldar a terra e as estrelas. Em seguida, a narrativa segue com a história da criação das Silmarils, joias mágicas que foram criadas pelos elfos para capturar a luz das árvores divinas. A partir daí, acompanhamos uma saga de diversos personagens em sua busca pela posse das Silmarils e pela salvação de Arda da destruição total.

Uma das principais qualidades do livro é a riqueza de detalhes e a profundidade de sua mitologia. Tolkien criou um mundo completo, com uma história, uma linguagem própria e uma série de lendas e mitos que deram profundidade e negociaram ao universo que ele criou. Os personagens são bem acompanhados, cada um com sua própria história e personalidade, e a narrativa flui de maneira envolvente e cativante.

No entanto, para alguns leitores, o livro pode apresentar certas dificuldades. A história é complexa e pode parecer fragmentada, já que abrange uma grande quantidade de eventos e personagens ao longo de uma vasta linha do tempo. Além disso, o estilo de escrita de Tolkien é bastante descritivo e detalhado, o que pode tornar a leitura um pouco arrastada em alguns momentos.

Em resumo, "O Silmarillion" é uma obra de fantasia épica e grandiosa que oferece aos leitores um mundo completo e detalhado, com uma mitologia própria e personagens cativantes. No entanto, é um livro que exige uma certa dedicação por parte do leitor, já que sua narrativa complexa e descritiva pode apresentar algumas dificuldades para alguns. No geral, é uma obra que vale a pena ser lida por fãs de fantasia e de Tolkien em particular.

Carlinha 12/04/2023

Para os agnósticos, essa é a Bíblia Sagrada
É cansativo, mas muito satisfatório, interessantíssimo saber mais sobre a criação do mundo e da Terra Média, e o desenvolvimento dos povos e a criação dos Anéis do Poder. Tudo reunido num só livro. Desde o glossário aos mapas, aqui tem tudo o que você precisa saber.

DiihPaiiva 11/04/2023

Uma obra épica e mitológica que apresenta uma visão abrangente do mundo fictício de Terra-média, repleta de personagens cativantes, eventos épicos, e uma linguagem poética. É uma leitura desafiadora, mas essencial para os fãs de Tolkien e amantes da fantasia.

MWeirich 08/04/2023

A história da primeira era
Pois bem o Silmarillion nos trás a história completa e compacta da primeira era da terra média, lembrando que o Hobbit e O Senhor dos anéis de passam na terceira era, ou seja... Muita história para rolar né?

Gostaria de salientar a criatividade de Tolkien ao criar toda uma mitologia e história única, desenvolver algo do nada, sem qualquer referência, isso é de fato incrível.

Gostaria imensamente que ele tivesse tudo tempo hábil de concluir todas as histórias que sua mente genial desenvolveu, mas que suas mãos cansadas e desgastadas, ao longo dos anos, não conseguiram terminar.

Adorei o livro, é realmente uma alta literatura fantástica.

Sem mais nada a adicionar.

FabioMartineli 07/04/2023

O xodó do Tolkien
A obra mais rica de Tolkien que li. O início, com a criação do mundo e dos seres é uma obra de arte. Achei um pouco dificultoso e "maçante" a dispersão dos povos. Mas a conclusão do livro é muito boa e essencial para todo universo do Senhor dos Anéis.
Por fim, a história de Númenor e anéis de poder também são muito boas.
Recomendo a obra

joolia 07/04/2023

Almanaque Senhor dos Anéis
Neste livro é contado TUDO sobre o inicio de senhor dos anéis, nao so das aventuras dos grandes reis e personagens, mas começando do princípio, da criação de Arda o mundo onde tudo se passa. o livro é ótimo, gostei bastante, sana muitas dúvidas e curiosidades sobre o universo da história, alem de incrimentar mais ainda folclore, cultura e lendas do passado da terra media.
indico bastante para aqueles que seguem curiosos sobre os acontecimentos de eras muito mais antigas da de bilbo e frodo, foi uma grande aventura ler esse livro, e assim como os outros, este tambem exige bastante do leitor.

Gustavo447 03/04/2023

A origem de Arda
Silmarillion foi a primeira obra de Tolkien que escolhi para ler, pois sempre gostei muito deste imenso e rico universo, que conheci há muito tempo, mesmo que somente pelas telas.
De fato a leitura me pareceu muito rebuscada e cansativa, mas persisti a cada momento, do qual não me arrependo, uma vez que usufruirei de cada informação adquirida nas leituras futuras.
O livro narra os fatos da criação deste universo, e suas raízes em diversas mitologias conhecidas pelo mundo todo.
A narrativa passa desde grandes guerras à romances trágicos.
Em breve iniciarei a leitura das demais obras, mas no momento já me encontro viciado em toda a temática de Arda.

Ludovicky 02/04/2023

Tolkien
Como tudo do Tolkien, a premissa é animal, o texto é arrastado. Li na adolescência, talvez hoje fosse diferente.