O Silmarillion

O Silmarillion J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Silmarillion

Tiago.Guedes 09/04/2024

Um mergulho na história da terra média
Ao iniciar minha jornada por "O Silmarillion", senti-me transportado para um universo épico e ancestral, onde a grandiosidade da criação se mesclava à tragédia e à beleza. A escrita de Tolkien, rica em detalhes e descrições, me convidou a explorar cada canto da Terra-média, desde a aurora dos tempos até a ascensão dos Elfos e Homens.

A obra me fascinou por sua complexa mitologia, composta por Ainur, Elfos, Homens, Valar e Maiar, cada um com seus próprios reinos, histórias e motivações. A batalha entre o bem e o mal, personificada por Eru Ilúvatar e Melkor, permeia toda a narrativa, tecendo um drama épico que se desenrola ao longo de eras.

No entanto, confesso que a leitura nem sempre foi fácil. A linguagem formal e arcaica, somada à profusão de nomes e lugares, exigiu um esforço extra para acompanhar o ritmo da história. Em alguns momentos, senti-me como um viajante perdido em um mapa antigo, buscando decifrar cada símbolo e traçar seu caminho.

Mas, apesar dos desafios, a recompensa foi imensa. As histórias de Beren e Lúthien, Túrin Turambar e Eärendil me emocionaram profundamente, com seus atos de bravura, amor e sacrifício. A riqueza de detalhes e a beleza poética da escrita de Tolkien transformaram cada página em uma experiência única.

"O Silmarillion" não é um livro para todos. Sua linguagem complexa e ritmo lento podem afastar leitores menos acostumados com fantasia épica. Mas para aqueles que se dispõem a mergulhar em suas páginas, a recompensa é uma jornada inesquecível pelas eras da Terra-média, desvendando os segredos que moldaram o mundo de "O Senhor dos Anéis".

Ruth 04/04/2024

Apesar de amar o senhor dos aneis e toda as obras do Tolkien, esse livro foi muito difícil de ler. Achei a linguagem muito complicada e as histórias bem complexas e várias vezes me perdi.
Porém é inegável o fato do Tolkien ser um gênio e ter criado um mundo extremamente incrível.
Gostei muito da história do Beren e Lúthein e da queda de Númenor.
Se você gosta de o Senhor dos aneis e quer saber um pouco mais da terra média acho que vale a leitura.
Pretendo refazer essa leitura no futuro.

Raimundo Costa 04/04/2024

Ótimo.
O livro faz uma narrativa de todos os acontecimentos da terra média, desde a criação até os acontecimentos do retorno do rei.
Embora não se aprofundando em cada um desses acontecimentos (se o fizesse não seriam necessários os demais livros), a narrativa nos dá uma boa ideia da história, geografia e costumes de todos os povos da Terra média. Silmarilion é uma excelente apresentação do mundo de Tolkien, um verdadeiro convite a um completo mergulho nessa incrível criação de Tolkien.

Andurin, o calvo 30/03/2024

É muito bom, pra quem é fã
Tem que gostar muito pra ler esse livro. Ele foi compilado a partir de notas do Tolkien então poucas histórias são realmente histórias, a maioria são relatos compilados cronologicamente para obter coesão. Mesmo assim é muito interessante para aqueles fãs que querem saber de onde veio os personagens dos livros principais.

Choppa 28/03/2024

Mundo?
Não sei muito bem o que comentar do livro porque eu diria que ele é ?apenas? uma extensão do mundo, mas o mundo é interessante pra caramba então eu recomendo?

Elaine 25/03/2024

O simarillion
O primeiro na ordem para leitura, seguirei com o próximo em breve.
"Muitos são os estranhos acasos do mundo e a ajuda amiúde há de vir das mãos dos fracos quando os sábios falham."

KiraLunna 24/03/2024

Eu achei que seria uma leitura mais rápida, mas esse livro é tão rico e tem tantas histórias que eu preferi avançar devagar; olhava o mapa a cada dois parágrafos e os apêndices (o glossário élfico e a genealogia) a cada três linhas, não porque era necessário, mas porque o Tolkien é capaz de nos imergir na história, e eu queria uma imersão completa.
Achei que o Silmarillion é, acima de tudo, um livro de mitologia, e dá para entender porque o Tolkien ficou 30 anos para aperfeiçoar esse livro. É um livro completo, denso e profundo sobre um mundo que pode, a primeira vista, parecer completamente distante do nosso, mas que, no fundo, não é tão diferente assim.
Com personagens complexos e humanos, Tolkien nos lembra que qualquer um é capaz de grandes atos, de bondade, de maldade, de coragem, de orgulho e que o mal pode vir de qualquer lugar, assim como o bem.
Somos apresentados a diversos personagens que impactam no rumo da história, e é possível notar como mesmo os pequenos atos tem grande força no contexto geral.
Acho que o que mais me fascina nos livros do Tolkien é o poder que nossas decisões têm, mesmo as pequenas; o quanto nossa gentileza e coragem podem ter desdobramentos enormes; e o quanto a inspiração pode ser poderosa (para todos os lados).
Adorei ler sobre toda a mitologia da Terra Média que nos leva ao tão famoso cenário do "Senhor dos Anéis" e poder entender todo o contexto que circunda esse cenário. É possível perceber o quanto o passado está ligado ao presente e ao futuro desse universo, assim como na vida real.

Lucas 20/03/2024

Magnifico
O Silmarillion pra quem é fã de Tolkien é uma obra magnífica, quem tem aquela sede de saber tudo sobre o universo da saga é um prato cheio eu fui alertado diversas vezes que não seria uma escrita fácil, e realmente não é muitas expressões foram traduzidas de uma forma parecida com a bíblia o que pode ser difícil e também algumas partes onde o livro foca muito em explicar regiões pode ser tedioso mas o livro no geral é muito bom diversos personagens fodas nessa narrativa épica se vc é fã de Tolkien o Silmarillion é necessário e como já digo pela terceira vez, magnífico.

Tatuzin 18/03/2024

Silmarillion
Simplesmente um dos (senão O) maiores cânons de universos de fantasia da história das histórias. Um livro que atravessa o conceito de história e narra o surgimento e o desenrolar de um mundo complexo e fascinante. Tolkien apenas criou uma mitologia, apenas isso...

Amal0 16/03/2024

Me diverti muito lendo esse livro. Fiquei com vontade de reler os outros.

Minha dica, leia com calma e sempre consulte a árvore genealógica no final do livro.
São muito nomes, muitas pessoas e lugares para confundir.

Vinicius 15/03/2024

O Silmarillion
Esse é de longe, um dos dos livros mais incríveis que já li! Ele consegue te prender do início ao fim, e ao final do livro, você é introduzido aos acontecimentos do Senhor dos Anéis, e percebe como Tolkien é genial, pois em algumas páginas do livro, ele consegue ampliar a história e escrever a trilogia do Senhor dos Anéis de maneira incrível!
Leiam esse livro, é sensacional!

Masully 11/03/2024

Não sei, só não gostei
Quando eu li esse livro eu estava simplesmente fascinada por Hobbits e senhor dos anéis, hj em dia eu ainda gosto muito, porém o Silmarillion é muito explicativo, eu confesso que me ajudou a entender muita coisa, porém eu esperava que fosse algo mais ação e história do que so explicativo sabe? por isso eu não gostei tanto, não é meu estilo de leitura