O Silmarillion

O Silmarillion J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Silmarillion

Toshiko.Pri 31/12/2023

Uau!
Olha, não é uma leitura fácil realmente, mas não por não conseguir entender, mas por ser uma leitura lenta, e aí mesmo sendo bom me dá preguiça e deixo de pegar nele, tanto que demorei mais de 2 meses para finalizar ?
Mas depois de ter "corrido" esse mês pra finalizar, não deixarei mais a preguiça me dominar nos próximos, pois a experiência é incrível!

Enfim, que livro maravilhoso! Que construção de personagens, que sensibilidade. Quanta referência bíblica. É, anos atrás, quando eu nem sabia que o Senhor dos anéis era livro, eu achei que nunca assistiria aos filmes, ah que bom que eu mudei de idéia, e me apaixonei pela estória, e começar a ler essas obras, é emocionante, uma ótima última leitura do ano.

No fim não falei nada sobre o livro, mas tudo o que ele me fez sentir, espero que te inspire a lê-lo também ?

Murasakibara12 31/12/2023

Mais nome que registro de cartório
Ou você lê isso anotando tudo ou abstraindo o que dá, porque tem uma quantidade absurda de nomes, famílias, rios e reinos. Mas pra quem gosta do Senhor dos Anéis e desse universo são muito esclarecedoras essas histórias, elas fazem toda a narrativa ter mais sentido e dão um localização histórica muito importante e interessante.

Maria5209 30/12/2023

É um livro indescritível de tão maravilhoso!!!
De início eu achei que não iria gostar mas, eu estou maravilhada pelo universo criado por Tolkien, pelos personagens profundos e as referências que cristãs que ele nos traz. Ler este livro escutando a trilha sonora do Anéis do Poder é melhor ainda!

Para quem pretende ler, aconselho que assistam vídeos de resumo de cada capítulo, pois são muitos nomes e acontecimentos.
rafamassagardi 09/01/2024minha estante
Esse livro é genial?

Adelson 27/12/2023

Relendo e olha ...
Continua fantástico, com todo o respeito pra quem ama O Hobbit e a trilogia do Anel, mas esse velho testamento é outra parada.
O pessoal saia no braço com deuses e balrogs, lutas que criaram continentes, afundava ou crescia montanhas.

Porém ainda vejo alguns problemas como falta de personagens femininas com destaque como foi dada ao bando de personagem masculino.

Alexandre.Colpo 24/12/2023

Dos dias antigos de Arda
Apesar da complexidade de uma primeira leitura, a obra mais fantástica que já li, já tendo lindo as aventuras da terceira era da terra média.

É necessário grande análise dos mapas e árvores genealógicas para compreender a história, o que evidencia a riqueza do universo que Tolkien trás, a complexidade e preocupação com cada detalhe.

Os contos dos dias antigos são fenomenais, a origem do universo, de arda, dos ainur, do mal, dos elfos, dos anões, dos homens, das silmarills, dos aneis, dos reinos antigos, das guerras antigas, dos dragões e sombras malignas que outrora serviam a morgoth e muito mais.

Leitura que vale a pena cada página. Fundamental uma leitura prévia do hobbit e senhor dos aneis para melhor compreensão.

Recomendo a série do YouTube: Resumo do Silmarillion do canal Projeto Tolkien, que busca descomlicar e auxiliar a compreensão dos contos.

Lara Cristina 17/12/2023

Surpreendente!!!
Esse foi o primeiro livro do Tolkien que realmente li, pois já assisti os filmes da saga dos Senhor dos Anéis e também do Hobbit, tenho os livros, mas decidi começar a leitura pelo Silmarillion por contar a criação da terra média. A leitura não é tão simples, tem muitos personagens e muitos lugares,porém para quem gosta do universo criado põe Tolkien é fascinante. Recomendo muito a leitura desse livro para entender melhor como o universo foi criado!!!

Mila 15/12/2023

A bíblia da Terra Media.
O livro traz a história da Terra Média, da Criação do Mundo, dos Primeiros Homens, das guerras. A sensação ao ler o livro é de que estamos lendo uma espécie de bíblia, então alguns momentos acabam sendo complicados ou tediosos. São muitos personagens e muitas histórias que se entrelaçam. Ainda assim, vale muito a pena. Eu simplesmente amei a analogia de Tolkien para a criação do mundo.

VâniaAkira 11/12/2023

Magnífico e desafiante ...
Demorei muito pra ler ele, diria que pelo fator de ser falado como "uma leitura difícil ", e não estavam errado, até por que esse livro ele não foi escrito pra que outros iriam ler e sim seria apenas Tolkien e seu familia ....
Mas o filho fez um bom trabalho, diria que deu mais riqueza a obra que foi publicada e feita seu filme "trilogia senhor dos aneis".. Digo aqui que só me fez esta ainda mais apaixonada pela terra média!.

Isabelle333 11/12/2023

Um livro de intelecto avançado
"O Silmarillion" conta as histórias e lendas do universo de "O Hobbit" e "O Senhor dos Anéis", por isso, recomendo ler esses 2 livros antes, tanto para se ter a sensação de estar lendo um livro da biblioteca dos Hobbits, como para não pegar spoilers dos outros livros do universo de Tolkien.

Ele é desenvolvido de uma forma semelhante a um livro didático de história, onde os personagens não tem sua personalidade aprofundada, somente suas ações, ou seja, é um livro para quem conhece e gosta das histórias de Tolkien, e quer saber sobre a origem deste universo desde o seu começo, não para quem quer se divertir e se conectar com a história e os personagens.

A leitura é organizada em livros que relatam diferentes eras, você perceberá que a vibe e abordagem do livro vária dependendo da era.

Para mim, o melhor ponto da leitura é poder apreciar a profundidade e complexidade do universo de Tolkien. Porém, a linguagem do livro é muito formal e rebuscada, dificultando a leitura, além de possuir muitas referências de locais, fazendo com que tenhamos que olhar o mapa o tempo todo.

As lições são mais espirituais e territoriais e estão nas entrelinhas da história, possibilitando diferentes leituras delas, eu não achei as lições marcantes, o que considero um ponto negativo, pois histórias só são inspiradoras quando possuem lições de vida importantes.

CauA.Cristiano 10/12/2023

Uma Jornada Profunda às Origens da Terra-Média e à Essência da Mitologia de Tolkien
O Silmarillion, de J.R.R. Tolkien, tece uma narrativa que remonta às origens primordiais da Terra-Média. Com uma atmosfera que lembra histórias bíblicas, o livro desvela as fundações de uma mitologia vasta e intricada, imersa na essência única do universo de Tolkien. Embora a leitura possa se mostrar desafiadora devido à profusão de detalhes e à presença de nomes complexos, revela-se um mergulho enriquecedor em um cosmos extraordinariamente rico.
Diferenciando-se das aventurar encontradas em O Hobbit e O Senhor dos Anéis, O Silmarillion concentra-se primordialmente nas origens da Terra-Média, explorando a diversidade de seus povos e a contínua luta contra as forças malignas e os próprios dilemas humanos. A obra, embora possa demandar paciência ao leitor, adquire uma força cativante à medida que se desenrola.
Apesar de uma fluidez que pode não ser imediatamente acessível a todos os leitores, o livro revela sua grandiosidade à medida que se aprofunda, proporcionando uma compreensão mais rica e completa do universo de Tolkien. Recomendado para aqueles que desejam explorar com mais profundidade as raízes que fundamentam o universo criado por J.R.R. Tolkien.

Tassi 03/12/2023

Incrível
Que livro maravilhosooo, quantas histórias, quantos detalhes, é incrível estar nessa criação de mundo, acompanhar o desenrolar, ver como tudo se deu, claro que tem o ponto de ser focado nos elfos (eu achei), gostaria de ter visto a história de outros seres como anões, Hobbit, até mesmo dos homens mais detalhadas, porém vale super a pena, ao contrário do que ouvi dizer não achei difícil a leitura, gostei bastante e uma coisa que me ajudava a contextualizar caso me perdesse um pouco foram os vídeos do Felipe Barbosa,youtuber, que inclusive super indico pra quem é fã.
No mais esse livro me deu vontade de reler o senhor dos anéis , simplesmente incrível.

Clara.Grael 30/11/2023

Muito Bom
Apesar de ter adorado, esse livro é um dos mais difíceis que eu já li. A quantidade de personagens e a complexa cronologia deixam essa leitura muito lenta e confusa (na minha opinião). Não sei explicar o porquê de tantos pontos negativos que vejo em minha mente sobre esse livro, ainda tenho um carinho absurdo por esse história. Enfim, odiei, mas amei muito.

Kérolin 28/11/2023

Como é bom voltar para terra média
Esse livro é uma bíblia para quem ama o senhor dos anéis, porque ele relata o começo da terra- média, a criação de tudo, os Valar, o surgimento dos primogênitos (elfos) e os seguidores (homens). Também descobrimos a origem da escuridão e sua continuação. Além de contos de personagens grandiosos e outros nem tanto. Tudo isso contado com aquela escrita deliciosa do Tolkien, que nos faz esquecer do nosso mundo real.
Comecei esse livro com muitas expectativas, mesmo assim, elas foram supridas e superadas. Terminei com o coração aquecido e já estou morrendo de saudade dessa história. Eu sou completamente apaixonada pelo universo criado pelo Tolkien.
Vania.Cristina 29/11/2023minha estante

Ma$$iel 25/11/2023

Muito Bom!
De todos que li do Tolkien até agora esse se tornou meu preferido, ele é em formato de contos (uns maiores que outros) e é tudo muito bem feito, Tolkien não deixou nenhuma ponta solta, não tem nenhuma incoerência em sua obra e o cuidado que ele teve ao criar os nomes, os lugares e até mesmo línguas é simplesmente incrível.