O Silmarillion

O Silmarillion J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Silmarillion

Mauricio Gonçalves 19/09/2023

Ótima releitura
É um livro muito bonito e possui uma narrativa muito agradável, com muita aventura, amores, agonias e medos.

Entendo quem se atrapalhe com o excesso de nomes e lugares. Mas há de se compreender que é um universo criado do zero e o background se faz necessário para não ser uma coisa "existe e pronto, aceita".

Após a releitura, e a leitura de Os filhos de Húrin, Beren e Luthién e A queda de Gondolin (Será o próximo), recomendo que a leitura dos quatro livros seja feita simultaneamente. Pois um capítulo do Quenta Silmarillion é dentrinchado em vários outros nesses livros, tornando a leitura mais completa e não ofusca o restante da narrativa de O Silmarillion. Basta começar a ler no momento certo do Quenta, que tem capítulos do mesmo nome.

Ivonete 16/09/2023

O Silmarillion
Continuando nas leituras de Tolkien, vou deixar aqui meu registro do Silmarillion.

Muitos perguntam se é uma leitura difícil. Não achei em termos de linguagem, porém é uma história densa com muitos nomes de personagens e lugares, muitas vezes parecidos e variados para a mesma coisa.

Então utilizei muito anotações, os mapas da capa e da página 183, e o índice de nomes contidos no final do livro (esse índice é maravilhoso, consultei todas as vezes que esquecia algum nome visto anteriormente).

Sobre o conteúdo, trata-se principalmente dos acontecimentos da Primeira Era, desde o princípio, isto é, da Criação de Arda e os primeiros filhos de Ilúvatar, as constantes guerras contra Morgoth, e das Silmarils de Fëanor, as jóias que continham a luz das árvores de Valinor.

Confesso que na metade do livro tive que recomeçar a leitura, porque tinha me perdido nos nomes e não estava aproveitando do jeito que gostaria.

Mas depois fui anotando e deu tudo certo! Há muito mais na Terra Média do que julga nosso vão conhecimento ?.

Pedro 15/09/2023

Ah sei la
Demorei 1 mês nesse livro. Tolkien é um gênio e tudo mais, mas esse livro não me prendeu muito.
O universo é o melhor que ja li, mas não curti tanto assim.
Valeu a pena de qualquer jeito conhecer como foi a primeira era.

Rubinho.Meneses 13/09/2023

Lido mais uma vez, e como sempre ótima leitura, sempre consigo perceber alguma coisa que não tenha percebido antes.

Jean 09/09/2023

A palavra que eu acredito que melhor define esse livro é épico, pois narra histórias grandiosas em tempos tão grandes que só podem ser contados em eras. O livro é magnifico, mas não recomendo para quem não tem conhecimento prévio ou não gosta do mundo de Tolkien.

Eurus 07/09/2023

Não achei que iria amar tanto esse livro. Confesso que no começo eu estava um pouco com preguiça de ler, depois eu queria ler mais e mais páginas.

A Terra média conforme vai se desbravado através das páginas da liga a uma maravilhosa terra cheia de aventuras guerra e paixão. Meu eterno lar agora dou adeus pois meu navio zarpou para as terras de Aman espero reencontrar essas terras novamente

Thay 07/09/2023

A beleza que há no mundo e a corrupção do coração
O Silmarillion reúne várias histórias da Terra média, mas o ponto central que marca todo o livro é a criação do mundo, com toda sua beleza e esplendor, e a corrupção do coração com anseio por poder, que afeta o que antes era belo. Esta corrupção leva a inúmeros derramamentos de sangue e a conflitos entre raças.
A beleza do desfecho está em uma das falas de Gandalf que aponta para a resolução a partir das mãos do que são considerados fracos. Olhar para a criação de Tolkien me faz lembrar de um mundo corrompido e de uma graça redentora.

Erika 02/09/2023

Como tudo começou
A leitura é um pouco cansativa devido as explicações sobre linhagens com todos os nomes das famílias. Porém, é incrível a criação desse mundo... Tolkien é fantástico.

Maria19642 01/09/2023

"Pois aquele que tentar há de se revelar apenas instrumento meu para a criação de coisas mais maravilhosas que ele próprio não imaginou"
Há um ano, quando eu descobri que tinha passado na faculdade de letras, a minha tia me mandou escolher um presente para mim. Eu não pensei muito, de fato. Estava no curso e as únicas duas opções que apareciam em minha cabeça eram um computador novo ou um sabre de luz. Entretanto, Deus iluminou a minha cabeça e me fez pedir, impulsivamente, o box com O Senhor dos Anéis. Foi o que eu ganhei e, duas páginas depois, percebi que entraria de cabeça nas histórias da Terra Média.
Portanto, ler o Silmarillion sempre esteve nos meus planos e eu aproveitei para me presentear antecipadamente com ele esse ano. Eu nunca me arrependi/adorei tanto de uma decisão. A escrita de Tolkien é impecável e a edição do Christopher apenas agrega à obra de seu pai. O fato do tradutor também usar uma linguagem parecida com a bíblica também é incrível!
Muitas pessoas comentam que a linguagem e a forma de escrita é difícil, além dos muitos nomes(muitas vezes parecidos) e acontecimentos. O que sim, é. É necessário uma certa maturidade literária para entender bem esse livro, ao menos na linguagem. Também acho mais interessante ler O Senhor dos Anéis ou O Hobbit antes para se acostumar melhor com a escrita e o universo do autor.
Entretanto, esse fato não torna o livro ruim e o fato de precisar trabalhar para entendê-lo o torna ainda mais legal. Eu sei que nem todos os leitores do autor são cristãos, mas todos os cristãos deveriam ler essas histórias. A queda de Melkor, o amor de Fëanor às suas jóias, o orgulho de Thingol, a resolução de Lúthien, o desespero de Túrin e a ruína de Gondolin. E não apenas essas, mas também outras que estão no livro, mais felizes, mais trágicas. Da criação do mundo até o fim dos Eldar.
Ah, e ver a Galadriel e Celeborn, o bebê Elrond e o Felagund foi muito incrível!
É belíssimo.
Por fim, gostaria de recomendar a leitura e confesso que, sim, chorei em algumas partes, ri em outras e quis matar os personagens(AKA Túrin) em outras. Um bom livro desperta as emoções dos seus leitores, mas um ótimo livro sabe estimulá-las.

Bernardo.Vianna 27/08/2023

Um acréscimo muito interessante
O Silmarillion é o "primeiro" livro na cronologia de Senhor dos Anéis (que é muito mais que apenas uma trilogia), apesar disso, creio que não faça muito sentido começar a ler as histórias de Tolkien por ele. Creio que quem ocupa essa posição é O Hobbit.
Ler esse livro após conhecer as aventuras de Frodo porém traz diversas explicações e referências de Lotr que antes eram confusas e dispersas. Eu entendi muito de muitas coisas, criação do universo, a história de elfos e homens, surgimento de Morgoth e Sauron e muito mais.
Se você já leu Senhor dos Anéis, recomendo fortemente você ler o Silmarillion.

mbragajr 24/08/2023

Epopeia
Se toda grande saga da cultura humana é considerada de origem divina porque é imemorial, e, ao menos em sua tradição, é o resultado de muitas versões, que dizer de toda uma história de um mundo surgida da mente de um homem?

Quão íntimo das musas deve ser um bardo para que a mitopoiese, através dele, se presentifique em palavras, e as palavras, impressas, se agreguem ao nosso mundo?

Salve Tolkien, prócer do fantástico!

lisanalgaib 22/08/2023

"O SILMARILLION", um relato intenso da Terra-média.
"O Silmarillion" é oriundo de notas e textos escritos por J.R.R. Tolkien em muitos momentos de sua vida, e que, futuramente foram organizados e editados por seu filho, Christopher Tolkien e publicado originalmente em 1977, anos após a morte de seu criador.

E este sendo um relato em história, sobretudo, dos Dias Antigos ou a Primeira Era da Terra-média, narrando as guerras e batalhas travadas por Elfos, Homens e Anãos, mas também contando sobre os princípios dos dias no mundo, onde Eru Ilúvatar criou o mundo e após os Valar, os Sacros, que expandiram o mundo ainda mais com sua música divina, esta é um pequeno resumo do primeiro conto independente do livro: "Ainulindalë" ou "A Música dos Valar".

Recheados de personagens interessantíssimos e uma história cativante, "O Silmarillion" é um tipo de livro que você nunca igual em toda sua vida, tendo quatro contos independentes (Ainulindalë, dos princípios dos dias; Valaquenta, um relato dos Valar e Maiar; Akallabêth, da Queda de Númenor, e "Dos Anéis de Poder e da Terceira Era", que relatará sobre a terceira era do mundo e a forja e perdição dos Anéis de Poder) e a história em si: "Quenta Silmarillion", a história das Silmarils, que acompanhará desde a forja das Silmarils até os seus desamparos na Terra-média.

O livro conta-se mormente de Elfos e como se tornaram exilados do Reino Abençoado. Com uma narrativa eletrizante e que deixa o leitor pregado no livro, pois seus vilões são temíveis e seus "mocinhos" radicais. Uma forte presença do mal em sua ascensão e bem em seu derradeiro desamparo, com muitos reinos na Terra-média jazendo-se em seus fins e minguando.

Mas dois capítulos em questão fizeram-me perder o fôlego de tão bons: "De Beren e Lúthien" e "De Túrin Turambar" ambos capítulos eletrizantes e triste, uma experiência como nunca tinha visto.

Um dos melhores lidos desse ano por mim e uma grande obra deveras, não é atoa que é tão vangloriada.

Renny. 22/08/2023

O silmarillion
Coisa mais esplêndida maravilhosa incrível mágica onírica escrita pelo tolkien perfeito demais!!!!!!

juliaverse 18/08/2023

Levei uns bons dias lendo o livro, mas é algo que se faz necessário. Esse é um livro para se ler aos poucos, pois contém muita informação. De início realmente parece muita informação, mas na outra metade a leitura começa a fluir mais por ser mais história. Aliás, uma das que mais me prendeu foi a de Beren e Lúthien.

Também fiz muitas conexões com os livros e filmes que já havia lido/visto.

Esse é um bom livro para se começar nas leituras de Tolkien por explicar a história desde o início. Seguir uma ordem cronológica dos livros torna a leitura e experiência ainda melhor.

Hobbit ainda é o meu favorito, mas Silmarillion é mesmo sensacional.

Virginia 14/08/2023

Um conjunto de histórias sobre a origem da Terra Média
Após um hiato de anos, regressei às costas e prados da Terra Média e à ficção tolkiana. O silmarillion é mais um testemunho da genialidade de J. R. R. Tolkien no que toca à construção de mundos. Todavia, ao contrário das suas obras mais famosas (Hobbit e Senhor dos Anéis), O silmarillion está bem aquém do que estamos habituados em Tolkien.

Resumindo o livro, O silmarillion assume-se na cronologia como uma prequela de Hobbit e Senhor dos Anéis, registando todos os acontecimentos mais importantes da Primeira Era da Terra Média. A obra expande a mitologia tolkiana iniciando com a criação do mundo através de uma canção, passando pela chegada dos Elfos e dos Humanos, finalizando com uma versão resumida da Terceira Era - tudo isto por meio de pequenas histórias e contos. Neste sentido, a obra não se trata de um livro com uma narrativa linear e coesa, mas antes um compêndio de pequenas histórias que o autor foi escrevendo ao longo dos anos. Obviamente, os silmarils, três das mais belas gemas alguma vez criadas (e que dão nome ao livro), estão no centro da narrativa e fazem-na avançar para a frente de certa forma, contudo eu senti que estes objetos possuíam um papel bastante secundário e - atrevo-me a dizer - pouco relevante no global.

Um dos aspectos que gosto muito na ficção tolkiana é a sua escrita fluída e também a sua imaginação. No entanto, apesar da prosa magistral, O silmarillion provou-se ser uma obra de difícil leitura, obrigando-me a várias pausas no decorrer da sua leitura. Tal deveu-se à imensa informação contida em cada capítulo: são demasiadas personagens e demasiados lugares para a minha cabeça conseguir decorar tudo, pelo que, não menos que uma vez, tive necessidade de parar e voltar atrás porque sentia que tinha deixado escapar alguma coisa, alguma informação. Apenas tenho que louvar Christopher Tolkien, seu filho, pelo trabalho de reunir todas as histórias soltas numa ordem que faça algum sentido, pois esta obra foi já publicada postumamente.

Atendendo ao facto do livro servir enquanto prequela, deixou a desejar nesse quesito, uma vez que nunca chega a aprofundar verdadeiramente as personagens ou os acontecimentos. Por exemplo, nunca se chega a falar da origem de Sauron e de como ele se veio a tornar no ser maléfico que todos conhecemos; simplesmente é mencionado de passagem. Outro ponto no qual o livro peca é a atenção excessiva que é dispendida à história dos Elfos e dos Homens. Compreendo que esse enfoque especial esteja relacionado com o facto das duas raças serem consideradas como primogénitas, porém, a meu ver, a beleza da obra de Tolkien reside na diversidade que raças que habitam a Terra Média, como os Orcs, os Anões e os Hobbits. No que concerne às duas primeiras, existe de facto uma menção acerca da sua criação e como vieram habitar a Terra Média e pouco mais. Por contraste, não há uma menção sequer aos Hobbits ou a qualquer antepassado destas criaturas, a não ser já nas últimas páginas, integrados na narrativa referente à Terceira Era.

Posto isto, O silmarillion não deixa de ser uma obra interessante e com o seu mérito, no entanto foi totalmente diferente do que eu estava à espera.