O Silmarillion

O Silmarillion J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Silmarillion

_jplima 25/02/2023

O mundo que Tolkien cria com ?o Silmarillion? só não é mais mágico do que a própria leitura. Simplesmente incrível e épico poder acompanhar a história da primeira Era, tudo que antecede a Era dos Anéis .

Maravilhoso.

amanda.sousa.33 25/02/2023

O silmarillion reúne pequenos contos dentro de si (esses contos já entregam spoilers de contos que tem livros próprios como: os filhos de Húrin, Beren e Luthien e a queda de gondolin). Estou adentrando agora no universo de Tolkien (então não sei se haverá em outro livro) e já adianto que esse livro é essencial para entender como Morgoth surgiu e compreender (ou talvez não ?) as suas razões para ser o primeiro mal (eu diria) desse universo.

araujo95 21/02/2023

é um livro bem detalhado, eu gostei bastante.
nunca li nenhum outro livro do tolkien, nem vi nenhuma adaptação, mas eu achei bem legal (e eu geralmente não gosto de fantasia)
eu recomendo bastante, e acho que fica ainda mais legal quando você lê os outros livros e vê os filmes, fica ainda mais legal

Mia_Lilly 21/02/2023

Por que ninguém me avisou que era uma enciclopédia?
Não que isso seja ruim. A questão é que, se eu soubesse desde o início, teria me poupado o sufoco que passei ao tentar experienciar isso como um romance comum.

A bem da verdade, o Silmarillion está longe de ser um livro como qualquer outro da ninhada Tolkien, muito por ser propositalmente escrito para se assemelhar a um bíblia, mas do universo de LotR.

A trama, basicamente, trata-se da linhagem cuja sina enredará todos os eventos posteriores: os Eldar, e principalmente os Noldor, em seu princípio imaturo e quase decadente quando comparado ao que deveria ter sido se não houvesse a interferência maligna de Melkor, na jornada incessante pelas Silmarils.

Meu conselho é acompanhar essa aventura provido de um mapa, sempre, e dos vários apêndices acerca da genealogia e afins. Do contrário, você não irá conseguir desfrutar da leitura, pois são muitos detalhes para se atentar ao mesmo tempo. Contudo, é justamente essa riqueza, somada à criatividade da obra, que a torna tão maravilhosa. Recomendo a todos os fãs de LotR ?

Allan.Franck 21/02/2023

Um épico!
O Silmarillion de Tolkien nos apresenta a formação de todo o seu mundo fantástico. Fascinante a leitura, que, a exemplo de epopeias, nos apresenta os primórdios da criação da Terra Média e de seus primeiros e primordiais personagens. Muitas histórias interessantes são abordadas, que estarão presentes em outros livros do autor. Comecei a saga por este e sugiro que façam o mesmo, caso prefiram uma abordagem linear.

Icaro Sena 19/02/2023

Livro muito rico em detalhes. História completa.
Tolkien é um gênio. Ele pegou referência do judaísmo/cristianismo e acrescentou referências gregas entre outros. Seu mundo, com linhas próprias, vários povos etc é riquíssimo.

Rai 17/02/2023

Obra de arte
Esse livro é maravilhoso. A história da Terra média, desde seu início, a criação do mundo, os Valar, traição de Morgoth e a criação dos anéis do poder simplesmente maravilhosa. Amo tudo de tolkien

Senhor Wayne 15/02/2023

Estou SEM PALAVRAS...
É claro que este livro não é para qualquer um. Se você nunca leu nem sabe o que é Tolkien, não recomendo começar por ele. O livro consiste em um grande apanhado de estórias das estórias contadas em outros livros, que remontam o passado, desde a criação até o final da terceira era. Nele conhecemos Ilúvatar e a origem de Melkor e dos Primogênitos entre toda uma trama que atravessa eras até o fim de Sauron. Leitura obrigatória para quem ama Senhor dos Aneis e o legado de Tolkien. Fica o aviso: Leitura difícil, fácil de se perder, mas muito compensador.

Samy 15/02/2023

Denso
Esse foi meu primeiro contato com um livro de Tolkien, eu só tinha assistido o primeiro filme do senhor dos anéis e a saga do Hobbit, e apesar de eu já ter lido vários livros, achei a leitura bem densa, sabe aqueles que se você se distrai 1 segundo, e já tem de voltar mais de 1 página para tentar conseguir entender.

Apesar disso gostei bastante do livro, porque ele explica o inicio de tudo como se fosse uma bíblia, porém ele apresenta alguns espoilers dos outros livros e confesso que fiquei um pouco frustrada por isso. Enfim recomendo a leitura para quem tem mais experiência e goste do mundo do Tolkien.
Senhor Wayne 15/02/2023minha estante
Nossa, começou pelo livro errado manooooo. Faz um detox desse tipo de leitura e depois volta para outros livros de Tolkien. Abs.

Yago.Fonseca 12/02/2023

A quantidade de lugares, seres e nomes criados, é coisa que só um verdadeiro gênio pode fazer.
A história do mundo dos elfos e homens contada desde sua criação e passando pelas três eras, prende o leitor de um jeito arrebatador.

Mateus 09/02/2023

Muito Bom
Mais uma obra prima do Tolkien, contudo, pela primeira vez, acabei achando a narrativa um pouco longa e cansativa, apesar de extremamente bem detalhada e envolvente.

O Silmarillion apresenta histórias e contos que vão desde o início dos tempos até o fim da terceira Era, após os eventos narrados Em "O senhor dos anéis", narrando acontecimentos e personagens que enriquecem ainda mais o universo criado por Tolkien.

Apesar de gostar muito do livro, creio que não seja para todos os leitores, mas sim os verdadeiros fãs do universo "senhor dos anéis" tendo em vista que O Silmarillion apresenta MUITAS informações extras e complementares sobre estr incrível universo.

Para os fãs do Tolkien e das suas histórias, certamente O Silmarillion será um livro 5 estrelas + favorito.

Para quem quer começar a ler os livros do Tolkien, não acredito que seja ideal começar por Silmarillion, tendo em vista a profundidade das histórias e personagens apresentados nesta obra, mas sim por "O Hobbit" e "O Senhor dos anéis".

Georgianny.Nogueir 09/02/2023

Uma batalha... Porém vencida com sucesso e muito aproveitada!
Estórias lindas
É um livro muito difícil de se ler, chega a ser cansativo em alguns trechos, o que é normal sendo uma obra de Tolkien ????? mas vale muito a pena. Eh mágico.
Essa é a palavra: mágico ??

Charly.nunes 03/02/2023

Amei demais Silmarillion, porém terei que comprar o livro físico e ler mais umas três vezes kkkk, é bem complicado entender o livro de começo, toda a história misturada com cultura, lingual e etc junto, é difícil se não impossível pegar isso de primeira. Mas me apaixonei pelo que entendi, tem bastante da teologia cristã, toda criação do Melkor como o satã, de sua jogada na terra como na expulsão de Lúcifer, apesar de eu ser budista adorei ver isso, pq não era um conto cristão mal construido de uma cristão que quer te converter, não, é de alguém que claramente estudou a religião e misturou com a ficção elfica em um nível espetacular. A primeira era é com toda certeza minha favorita, é uma pena que essa era provavelmente não sera adaptada... a única coisa é que o Tolkien devia ter parado de escrever sobre pedras e matos e escrevido como de fato foi as batalhas e etc, isso faz muita falta sabe kkkk

garrido79 01/02/2023

Bíblia!?
Tolkien é um gênio da literatura por diversos motivos, e nessa obra, ele parece se um Deus que escreveu uma Bíblia contando a história do como criou o mundo...
É ótimo, mas é muito difícil de se ler, pois tem muitos personagens e sem protagonista bem definido... Mas explica desde a criação da Terra Média até o fim de Sauron, é uma espécie de Bíblia mesmo...