O Silmarillion

O Silmarillion J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Silmarillion

Otavio.Franco 19/09/2023

Depois de alguns anos decidi reler O Silmarillion pra ver se ainda considerava ele a leitura mais difícil que já fiz na vida, e para minha surpresa, ele não é o mais difícil. Pode ser um pouco complicado mas difícil, não.
É uma viagem e tanto adentrar nesse mundo criado pelo Tolkien. É simplesmente incrível.
Não vou fazer uma resenha sobre o livro, não gosto de fazer resenhas. Mas o que eu tenho a falar é pra aqueles que desistiram do livro por medo ou receio: não desistam! É uma leitura que vale muito a pena adentrar. Além de ser lindo. Tem alguns capítulos LINDOS de bem descritos que você chega a sentir que vivenciou aquilo mesmo.

Mauricio Gonçalves 19/09/2023

Ótima releitura
É um livro muito bonito e possui uma narrativa muito agradável, com muita aventura, amores, agonias e medos.

Entendo quem se atrapalhe com o excesso de nomes e lugares. Mas há de se compreender que é um universo criado do zero e o background se faz necessário para não ser uma coisa "existe e pronto, aceita".

Após a releitura, e a leitura de Os filhos de Húrin, Beren e Luthién e A queda de Gondolin (Será o próximo), recomendo que a leitura dos quatro livros seja feita simultaneamente. Pois um capítulo do Quenta Silmarillion é dentrinchado em vários outros nesses livros, tornando a leitura mais completa e não ofusca o restante da narrativa de O Silmarillion. Basta começar a ler no momento certo do Quenta, que tem capítulos do mesmo nome.

Ivonete 16/09/2023

O Silmarillion
Continuando nas leituras de Tolkien, vou deixar aqui meu registro do Silmarillion.

Muitos perguntam se é uma leitura difícil. Não achei em termos de linguagem, porém é uma história densa com muitos nomes de personagens e lugares, muitas vezes parecidos e variados para a mesma coisa.

Então utilizei muito anotações, os mapas da capa e da página 183, e o índice de nomes contidos no final do livro (esse índice é maravilhoso, consultei todas as vezes que esquecia algum nome visto anteriormente).

Sobre o conteúdo, trata-se principalmente dos acontecimentos da Primeira Era, desde o princípio, isto é, da Criação de Arda e os primeiros filhos de Ilúvatar, as constantes guerras contra Morgoth, e das Silmarils de Fëanor, as jóias que continham a luz das árvores de Valinor.

Confesso que na metade do livro tive que recomeçar a leitura, porque tinha me perdido nos nomes e não estava aproveitando do jeito que gostaria.

Mas depois fui anotando e deu tudo certo! Há muito mais na Terra Média do que julga nosso vão conhecimento ?.

Pedro 15/09/2023

Ah sei la
Demorei 1 mês nesse livro. Tolkien é um gênio e tudo mais, mas esse livro não me prendeu muito.
O universo é o melhor que ja li, mas não curti tanto assim.
Valeu a pena de qualquer jeito conhecer como foi a primeira era.

Rubinho.Meneses 13/09/2023

Lido mais uma vez, e como sempre ótima leitura, sempre consigo perceber alguma coisa que não tenha percebido antes.

Jean 09/09/2023

A palavra que eu acredito que melhor define esse livro é épico, pois narra histórias grandiosas em tempos tão grandes que só podem ser contados em eras. O livro é magnifico, mas não recomendo para quem não tem conhecimento prévio ou não gosta do mundo de Tolkien.

Eurus 07/09/2023

Não achei que iria amar tanto esse livro. Confesso que no começo eu estava um pouco com preguiça de ler, depois eu queria ler mais e mais páginas.

A Terra média conforme vai se desbravado através das páginas da liga a uma maravilhosa terra cheia de aventuras guerra e paixão. Meu eterno lar agora dou adeus pois meu navio zarpou para as terras de Aman espero reencontrar essas terras novamente

Thay 07/09/2023

A beleza que há no mundo e a corrupção do coração
O Silmarillion reúne várias histórias da Terra média, mas o ponto central que marca todo o livro é a criação do mundo, com toda sua beleza e esplendor, e a corrupção do coração com anseio por poder, que afeta o que antes era belo. Esta corrupção leva a inúmeros derramamentos de sangue e a conflitos entre raças.
A beleza do desfecho está em uma das falas de Gandalf que aponta para a resolução a partir das mãos do que são considerados fracos. Olhar para a criação de Tolkien me faz lembrar de um mundo corrompido e de uma graça redentora.

Erika 02/09/2023

Como tudo começou
A leitura é um pouco cansativa devido as explicações sobre linhagens com todos os nomes das famílias. Porém, é incrível a criação desse mundo... Tolkien é fantástico.

Maria19642 01/09/2023

"Pois aquele que tentar há de se revelar apenas instrumento meu para a criação de coisas mais maravilhosas que ele próprio não imaginou"
Há um ano, quando eu descobri que tinha passado na faculdade de letras, a minha tia me mandou escolher um presente para mim. Eu não pensei muito, de fato. Estava no curso e as únicas duas opções que apareciam em minha cabeça eram um computador novo ou um sabre de luz. Entretanto, Deus iluminou a minha cabeça e me fez pedir, impulsivamente, o box com O Senhor dos Anéis. Foi o que eu ganhei e, duas páginas depois, percebi que entraria de cabeça nas histórias da Terra Média.
Portanto, ler o Silmarillion sempre esteve nos meus planos e eu aproveitei para me presentear antecipadamente com ele esse ano. Eu nunca me arrependi/adorei tanto de uma decisão. A escrita de Tolkien é impecável e a edição do Christopher apenas agrega à obra de seu pai. O fato do tradutor também usar uma linguagem parecida com a bíblica também é incrível!
Muitas pessoas comentam que a linguagem e a forma de escrita é difícil, além dos muitos nomes(muitas vezes parecidos) e acontecimentos. O que sim, é. É necessário uma certa maturidade literária para entender bem esse livro, ao menos na linguagem. Também acho mais interessante ler O Senhor dos Anéis ou O Hobbit antes para se acostumar melhor com a escrita e o universo do autor.
Entretanto, esse fato não torna o livro ruim e o fato de precisar trabalhar para entendê-lo o torna ainda mais legal. Eu sei que nem todos os leitores do autor são cristãos, mas todos os cristãos deveriam ler essas histórias. A queda de Melkor, o amor de Fëanor às suas jóias, o orgulho de Thingol, a resolução de Lúthien, o desespero de Túrin e a ruína de Gondolin. E não apenas essas, mas também outras que estão no livro, mais felizes, mais trágicas. Da criação do mundo até o fim dos Eldar.
Ah, e ver a Galadriel e Celeborn, o bebê Elrond e o Felagund foi muito incrível!
É belíssimo.
Por fim, gostaria de recomendar a leitura e confesso que, sim, chorei em algumas partes, ri em outras e quis matar os personagens(AKA Túrin) em outras. Um bom livro desperta as emoções dos seus leitores, mas um ótimo livro sabe estimulá-las.

Bernardo.Vianna 27/08/2023

Um acréscimo muito interessante
O Silmarillion é o "primeiro" livro na cronologia de Senhor dos Anéis (que é muito mais que apenas uma trilogia), apesar disso, creio que não faça muito sentido começar a ler as histórias de Tolkien por ele. Creio que quem ocupa essa posição é O Hobbit.
Ler esse livro após conhecer as aventuras de Frodo porém traz diversas explicações e referências de Lotr que antes eram confusas e dispersas. Eu entendi muito de muitas coisas, criação do universo, a história de elfos e homens, surgimento de Morgoth e Sauron e muito mais.
Se você já leu Senhor dos Anéis, recomendo fortemente você ler o Silmarillion.

mbragajr 24/08/2023

Epopeia
Se toda grande saga da cultura humana é considerada de origem divina porque é imemorial, e, ao menos em sua tradição, é o resultado de muitas versões, que dizer de toda uma história de um mundo surgida da mente de um homem?

Quão íntimo das musas deve ser um bardo para que a mitopoiese, através dele, se presentifique em palavras, e as palavras, impressas, se agreguem ao nosso mundo?

Salve Tolkien, prócer do fantástico!

lisanalgaib 22/08/2023

"O SILMARILLION", um relato intenso da Terra-média.
"O Silmarillion" é oriundo de notas e textos escritos por J.R.R. Tolkien em muitos momentos de sua vida, e que, futuramente foram organizados e editados por seu filho, Christopher Tolkien e publicado originalmente em 1977, anos após a morte de seu criador.

E este sendo um relato em história, sobretudo, dos Dias Antigos ou a Primeira Era da Terra-média, narrando as guerras e batalhas travadas por Elfos, Homens e Anãos, mas também contando sobre os princípios dos dias no mundo, onde Eru Ilúvatar criou o mundo e após os Valar, os Sacros, que expandiram o mundo ainda mais com sua música divina, esta é um pequeno resumo do primeiro conto independente do livro: "Ainulindalë" ou "A Música dos Valar".

Recheados de personagens interessantíssimos e uma história cativante, "O Silmarillion" é um tipo de livro que você nunca igual em toda sua vida, tendo quatro contos independentes (Ainulindalë, dos princípios dos dias; Valaquenta, um relato dos Valar e Maiar; Akallabêth, da Queda de Númenor, e "Dos Anéis de Poder e da Terceira Era", que relatará sobre a terceira era do mundo e a forja e perdição dos Anéis de Poder) e a história em si: "Quenta Silmarillion", a história das Silmarils, que acompanhará desde a forja das Silmarils até os seus desamparos na Terra-média.

O livro conta-se mormente de Elfos e como se tornaram exilados do Reino Abençoado. Com uma narrativa eletrizante e que deixa o leitor pregado no livro, pois seus vilões são temíveis e seus "mocinhos" radicais. Uma forte presença do mal em sua ascensão e bem em seu derradeiro desamparo, com muitos reinos na Terra-média jazendo-se em seus fins e minguando.

Mas dois capítulos em questão fizeram-me perder o fôlego de tão bons: "De Beren e Lúthien" e "De Túrin Turambar" ambos capítulos eletrizantes e triste, uma experiência como nunca tinha visto.

Um dos melhores lidos desse ano por mim e uma grande obra deveras, não é atoa que é tão vangloriada.

Renny. 22/08/2023

O silmarillion
Coisa mais esplêndida maravilhosa incrível mágica onírica escrita pelo tolkien perfeito demais!!!!!!

juliaverse 18/08/2023

Levei uns bons dias lendo o livro, mas é algo que se faz necessário. Esse é um livro para se ler aos poucos, pois contém muita informação. De início realmente parece muita informação, mas na outra metade a leitura começa a fluir mais por ser mais história. Aliás, uma das que mais me prendeu foi a de Beren e Lúthien.

Também fiz muitas conexões com os livros e filmes que já havia lido/visto.

Esse é um bom livro para se começar nas leituras de Tolkien por explicar a história desde o início. Seguir uma ordem cronológica dos livros torna a leitura e experiência ainda melhor.

Hobbit ainda é o meu favorito, mas Silmarillion é mesmo sensacional.