Dezenove Luas

Dezenove Luas Margaret Stohl
Kami Garcia

Resenhas - Dezenove Luas

Léo 14/10/2013

A MORTE É O FIM... OU APENAS O INÍCIO DE TUDO?
Depois de três livros e de muitas decepções pelos rumos tomados pelas autoras, a série Beautiful Creatures chegou ao fim. Foi muito difícil dizer adeus, mas posso dizer que o final foi digno e que valeu a pena ler até o fim.

Ethan se sacrificou para restaurar a Ordem. Agora ele está no Outro Mundo, ao lado de sua mãe. Ele aceitou a morte, mas não consegue deixar Lena para trás. Quando descobre que pode reverter essa situação, Ethan percorre as profundezas do Outro Mundo, enfrenta novos e antigos inimigos e faz de tudo para conseguir voltar para Gatlin.

Quando terminei de ler Dezoito Luas, eu fiquei bem ansioso para ler a continuação. Não sabia do que o livro ia tratar, mas assim que a leitura iniciou já me prendi e não conseguia largar. A escrita das autoras evoluiu muito no decorrer da série. Nesse livro pude ver de verdade o potencial de Margaret e Kami. Em Dezenove Luas elas esbanjam surpresas e originalidade. O modo como criaram e detalharam o Outro Mundo fez com que eu me sentisse lá, ao lado de Ethan.

Eu sou uma das pessoas que dizia que mesmo com Ethan narrando a série, a protagonista era a Lena. Porém, nesse livro, a situação se inverteu. Ethan mostrou quem realmente é e conseguiu amadurecer muito mais. O amor que ele tem por Lena é o mais puro e o personagem mostrou-se mais forte e determinado, impossibilitando não admirá-lo.

Sempre julguei o amor de Ethan e Lena. Toda vez que me perguntavam, eu dizia que era meloso demais, irreal demais. Em Dezenove Luas eu parei de me preocupar com isso. A intensidade desse sentimento foi o que motivou Ethan a seguir seu destino.

Algo que gostei e muito no livro foi que as autoras recordaram de alguns momentos da série que nos marcaram. A vida de Ethan mudou radicalmente em dois anos, e de uma forma implícita as autoras nos fizeram acompanhar certos momentos.

A narrativa desse último livro está esplêndida. É impossível começar o livro e não querer terminar logo. Eu me enrolei um pouco para ler, pois não queria que terminasse, mas a leitura é bem rápida. Gostei do modo como as autoras abordaram o ponto de vista de Lena. Gostei tanto de ver a história pelos olhos dela, que fiquei imaginando como seriam os outros livros com ela narrando...

As autoras encerraram a história corretamente, sem deixar nada em aberto. Todos os personagens tiveram seu fim, ninguém ficou de fora. Sofremos algumas perdas, boas e ruins. Foi muito difícil dizer adeus a eles. As autoras não são cruéis, mas foram muito malvadas com os personagens, tentando imitar a vida real.

O final foi incrível. Ainda não consigo acreditar que aquilo aconteceu, mas confesso que já suspeitava que aconteceria. Esperei que as autoras usassem uma de suas famosas reviravoltas, mas não tive essa sorte.

Dezenove Luas encerra a série com chave de ouro. Como disse antes, foi difícil dizer adeus, mas ficou um pouco mais fácil depois de entender que tudo acabou de uma maneira espetacular. Recomendo a série e obrigo vocês a lerem Dezenove Luas.

jsscosta 22/04/2016

O casal principal
Devo dizer que quando li o primeiro livro, eu gostei muito da história. Acontece que os livros seguintes tiveram uma desconstrução do casal principal Lena e Ethan, que chega a me irritar. Eles dois se demonstraram extremamente egotistas, realmente só pensando no casal deles, a ponto de no último livro arriscar a vida de outra pessoa, só para chegar no objetivo que interessava a eles.

Claro que o herói não tem que ser perfeito, mas eles dois, ao meu ver, só passaram imperfeições e foram chatos, chatos demais, a história deles, o amor deles, eles, se tornaram chatos e irritantes. A ponto de preferir os personagens secundários do livro, somente e ficar entediada quando era só o Ethan ou só a Lena ou os dois.

Acho que eles poderiam ter explorado outros personagens, como o Macon, a Amma, o Link, muitos mais do que somente válvulas de salvação do casal Ethan e Lena, porque era isso que eles eram sempre, principalmente o Macon. A relação dele com a Lila, mas de Ethan foi tão pouco explorada, que cheguei a não entender se eles chegaram a realmente se apaixonar, a ser um casal ou o que quer que seja.

Esperava mais da história, pra falar bem a verdade.

Rivas 20/01/2019

Excelente
Definitivamente um fim maravilhoso para está inesquecivel saga.
Agora é saber lidar com a depressão ao fim desta história de Lena e Ethan...

Elvis 13/02/2016

SIMPLESMENTE O MELHOR FINAL!
Após Ethan Wate pular da torre de água de Summerville, ele teve de morrer para restabelecer a Ordem das Coisas. Mas e agora? Eu fiquei chocado com o final de Dezoito Luas, e não conseguia pensar em como a história deste último livro poderia ser desenvolvida, porém Kami e Margie fizeram mais que um novo desenvolvimento, elas fizeram o MELHOR desenvolvimento dos 4 livros.

Ao decorrer da leitura, você vai se infiltrando cada vez mais na história, as autoras criaram algo completamente diferente nesse último livro, eu esperava uma guerra entre conjuradores bem épica que durasse vários capítulos, mas não teve, porém o que teve foi muito mais significante que uma guerra.

Com uma leitura mais leve, e sem todo aquele peso de Lena descontrolada com os poderes e lua conjuradora, as autoras vão desenvolvendo a história ao redor de Lena e Ethan com mais "ferocidade", até porque com a Ordem das Coisas restabelecida só faltava agora os dois se restabelecerem. E eu simplesmente amei o final para o casal, não irei falar nada além disso mais hahaha.

[SPOILER A PARTIR DAQUI]

Sobre os "novos" personagens: Incríveis, Xavier então se tornou um dos personagens favoritos. O que mais me surpreendeu no livro foi o Ethan encontrando a Sarafine sentada bem fodona em um Trono de Ossos, rainha soberana dona da porra toda e melhor conjuradora das trevas que ainda o ajudou a chegar até Angelus. Um ponto super positivo foi a morte do Abraham, apesar de ter sido rápida para um conjurador como ele, Link matando-o de forma "humana" (como ele mesmo diz) foi a melhor morte que teve. E o final, que foi a "luta" do Ethan com o Angelus eu pirava lendo, mas no final deu tudo certo

Enfim, na minha opinião foi o melhor dos 4!

Freak 05/09/2021

Post-It!
"- Você vai sacrificar sua alma por um amigo?
- Um amigo é diferente de uma alma, Angelus?"

"Talvez não exista um sentido na vida. Talvez só exista um sentido em viver.
Foi o que aprendi. É o que farei de agora em diante.
Viver."

Kappa 11/10/2016

Cativante.
Série que foi me cativando ao longo de cada livro.
Dezesseis, Dezessete, Dezoito, Dezenove...desfecho feliz, apesar dos litros de lágrimas que derramei. Me segurei tanto pra não chorar, mas não consegui. Me deixei levar pq foi lindo e intenso...cada vida, cada personagem.

Agatha - @emmeufoco 11/02/2014

UM ótimo final para uma maravilhosa série
Diferente de tudo o que eu poderia esperar para este livro, um novo olhar sobre personagens antigos e um gostinho de quero mais a cada página.
“Nesse novo volume, após ter se sacrificado para restabelecer a Ordem das coisas e salvar o mundo de um apocalipse iminente, Ethan precisa encontrar uma forma de retornar do mundo dos mortos e reencontrar Lena, seu único e grande amor. Enfrentando velhos inimigos e fazendo aliados improváveis, ele precisa acreditar que o verdadeiro amor conquista tudo. Será?”
Devo dizer que desde a primeira vez que eu li uma resenha sobre Dezesseis luas, eu fiquei intrigada, parecia ser um livro maravilhoso e sinceramente? Não fiquei nem um pouco desapontada com a leitura, li super rápido e amei o Ethan, sua narração é incrível e apaixonante.
Li em alguns outros lugares que o livro era só enrolação e tinha muito lenga lenga, mas eu discordo, ele tem seu próprio ritmo e não há um único capítulo que não se descubra algo novo, e eu depositei grandes expectativas em Dezenove luas, afinal é o último volume.
Não posso dizer que fiquei saciada, ainda tenho um gostinho de quero mais na boca, a maneira como o livro acaba te deixa assim, eu honestamente esperava que as autoras nós mostrassem mais a relação de Ethan e da Lena depois que ele volta do Outro Mundo, mas isso praticamente não acontece, o “depois” dos casais foi meio que ignorado, mas eu deixo isso passar porque como sabemos haverá um série spin off da Ridley.
Quanto a história de um modo geral, ela é incrível, o Outro Mundo foi criado de maneira engenhosa e adorei poder ver um pouco como a cabeça da Lena funciona quando ela se torna a narradora no meio do livro.
Sem falar que Link com certeza foi uma grande surpresa ou John, esses dois surpreendem neste volume, ambos mostram lados até então desconhecidos e suas falas e atidutes são as melhores em meio a tanta dor envolvendo perdas.
Não vou me deter em detalhes pois não quero dar spoiler, mas só digo uma coisa, o livro só tem mais uma problema, as autoras começaram a se aprofundar em um assunto delicado neste livro, algo que vinha sondando nos outros, entretanto nada realmente é resolvido sobre isto, espero que elas voltem a tocar neste ponto na série da Ridley.
De resto é uma leitura tocante, que fala sobre amor, amizade, honra e compromisso, recomendo e recomendo novamente, ao final da leitura você perceberá que amor verdadeiro atravessa, literalmente, fronteiras!

cswashiya 15/08/2022

Recomendo
Vejo muito pouco gente falando destes livros, recomendo são muito bons.
Eu já havia lidos eles faz alguns anos atrás, e agora e agora li novamente.

Rafa 17/03/2022

Esse livro é mais rápido do que o anterior e tem a narrativa da lena o que faz ser uma leitura bem melhor. Analiticamente falando, o final foi muito bom. Ele me deixou com a sensação de que se finalizou um ciclo, mas de uma forma feliz e triste simultaneamente.

Henrique Vaz Martins 28/06/2022

Foi um desfecho que considero um misto de interessante e inusitado. Não considero o melhor livro da saga (esse prêmio vai para o terceiro) mas também não é ruim. No final das contas acredito que ele apenas me surpreendeu

Glau 17/03/2017

Conjuradora e Obstinado...
Dezenove luas, para fechar a saga Beautiful creaturis, é uma leitura de tirar o fôlego. Mais tranquilo que os três primeiros livros, relata o trajeto de Ethan após a morte, pela busca de voltar para Lena. Impossível não sofrer junto com os personagens, e a cada página lida que vai chegando ao fim vai apertando o coração, por termos que nos despedir de cada um deles.