A tristeza extraordinária do leopardo-das-neves

A tristeza extraordinária do leopardo-das-neves Joca Reiners Terron

Resenhas - A Tristeza Extraordinária do Leopardo-das-Neves

Yas 03/06/2023

Achei triste pensar que existem pessoas que treinam cachorros para atacar humanos e animais, mas pior é que existem mesmo né

Ei Maybrick 16/05/2023

Quem são os reais monstros?
A experiência única de ver esse livro faz a gente se pergunta quem são os reais monstros na história que nos é contada. Dentro da grande São Paulo acompanhamos um escrivão contando a sua história mesmo que sem saber além de outros personagens que descobrimos estar ligados entre si.
Todos eles com caráter duvidoso com ações animalescas que são reveladas durante a narrativa.
A criatura mencionada é a mais fascinante de todos os personagens.
Já recomendei pra vários amigos, mas nenhum leu até o momento. Espero que milhares de pessoas possam ter acesso a esse livro e experimentar a mesma sensação que eu tive ao fazer essa leitura.

Lucy 27/02/2023

Quem é o leopardo-das-neves???
O livro vai trazer a linha de encontro de um escrivão da polícia de são paulo até um leopardo-das-neves, que é o último de sua espécie.
Há diversas questões de ancesatralidade que mostram o que é ser humano e o que é ser selvagem, incluindo os pensamentos do leopardo, seus sentimentos e a sua biografia pessoal.
Além desse fato há a animalização, a bestialização, dos humanos em suas atitudes e pelos olhares dos narradores.
No final, aqueles que eram considerados selvagens, se reunem de modo simbólico com o da liberdade, enquanto os outros, apesar do Coreano, têm seu final na delegacia, simbolizando a mesma prisão que é o zoológico.
Aqueles que estavam em paralelo a isso, restam outros tipos de prisões.
Mas a descrição da cena do nariz do Glass, que primor. Amei.

Vanessa.Oliveira 30/10/2022

Fábula urbana que mistura suspense, melancolia, crueldade. Histórias que parecem desconexas a princípio, mas se entrelaçam no decorrer da história de forma fluida. Minha primeira experiência com o autor e foi positiva, apesar de achar a escrita de certa forma erudita em alguns momentos.

Guilherme.Oliveira 05/04/2022

O livro é interessante. Demorei um pouco para poder ritmar a leitura dele para poder compreender as histórias e personagens que lá são retratados, e em que momento a história poderia se encaixar.

JRieffel 05/01/2022

Incômodo
Sabe quando a capa do livro te atrai mais do que qualquer crítica?
Pois sim, a capa permitiu ou influenciou de forma decisiva na leitura em questão.

Trata-se de uma narrativa não linear, em partes com um personagem narrador e em outras com um narrador em terceira pessoa, inicialmente uma confusão de histórias em um livro pequeno e sem diálogos? Ufa!

Mas o que prevalece é a qualidade da escrita onde as histórias de um escrivão insone, uma enfermeira insólita, uma mazelada criatura, e ainda, um taxista criador de cães, mexem com o leitor causando incômodo pela narrativa díspar e ao mesmo tempo estimulando o interesse pela conexão aberrante.

? O insone é um sujeito que é despejado com violência de sua cama quentinha e jogado num deserto frio e iluminado. Não pertence à noite nem ao dia, mas ao limiar, está no meio do caminho. Sob a luz do dia, é levado à loucura, pois caminhar ao sol turva a visão e causa alucinações.?

Kaori 02/11/2021

Surpreendente e sombrio.
"Chegou a hora de retirar suas máscaras."
Este livro superou minhas expectativas em muitos sentidos.
Os personagens foram muito bem construídos, cada um teve sua importância na história.
O cenário descrito com detalhes que realmente faz com que o leitor sinta cada emoção que o autor quis passar.
O final foi surpreendente, durante a leitura jamais pensei que história tomaria este rumo e teria um desfecho assombroso e inesperado.

Rafael V. 11/05/2021

Bom para passar o tempo
Prende pelas histórias cruzadas, deixando o leitor curioso com alguns acontecimentos insólitos, mas nada além disso

Júlia 06/02/2021

Esse livro foi uma surpresa muito boa pra mim. No começo a narração me confundiu um pouco pela forma repentina como começou, mas a partir do segundo capítulo eu comecei a entender melhor a ligação entre os personagens e então a leitura fluiu muito bem. Eu amei a forma como a história de cada personagem foi contada, mesmo que superficialmente, porque descobrir o passado de alguns foi muito necessário pra que a gente pudesse entender algumas atitudes de certos personagens no presente. O final foi bastante inesperado e me deixou bem curiosa com o que poderia ter acontecido depois daquela atitude do escrivão, mas acho que foi o desfecho perfeito pra história

Perigor 01/11/2020

Terror na selva de pedra!
Tem resenha no IGTV do meu perfil no instagram @_perigor_

site: https://www.instagram.com/tv/CGchddBh7IF/?utm_source=ig_web_copy_link

luan_dal 15/10/2020

eu vou tentar convencer vcs a lerem esse livro, TENTAR
Uma das maiores surpresas da MINHA VIDA, esse livro é uma confusão tão boa... Aqui tem várias histórias acontecendo: um escrivão da polícia, uma mulher cuidando de uma criatura num casarão, um taxista, um entregador, uma veterinária, um leopardo-das-neves e algumas outras. Todas elas vão se encontrar em algum momento.

A gente sabe logo no começo que algo aconteceu, porque várias dessas pessoas são suspeitos na delegacia, mas só vamos descobrir no final.

O livro é muito bem escrito, usa palavras muito bonitas e poéticas que eu nem sabia que existiam. Não tem diálogos, então pode ser um pouco cansativo e confuso, principalmente no começo, mas depois eu fiquei tão entretido com a história que nem me importei. É bem curtinho, mas muito bom.

É meio sombrio com muita coisa acontecendo, com vai e volta na história, e umas coisa estranha que dá uma pane no cérebro se não ler com atenção, então fica a dica: leiam com atenção.

Eu fiquei com medo do autor escorregar no final e fazer algo ruim, querendo explicar tudo e amarrar todas as pontas e acabar estragando. Mas aí ele explicou tudo e amarrou todas as pontas e conseguiu deixar o final excelente que eu fiquei de boca aberta. AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA.

Aff, eu amei TUDO nesse livro, então leiam por favor!!! Mas tem alguns gatilhos: menção a suicídio em vários momentos; crueldade com animais e assédio sexual (ambos no capítulo 2).
Júlia 05/02/2021minha estante
Comecei a ler esse livro porque li sua resenha e fiquei curiosíssima, então muito obrigada!!! Foi uma leitura maravilhosa

luan_dal 06/02/2021minha estante
MEU DEUS JULIA!!!! Você é a primeira pessoa que fala que leu algo por minha causa q orgulho

Espero que você goste, mas saiba que é um pouco estranho (no bom sentido)

Lili 25/02/2022minha estante
Obrigada por avisar, tenho gatilho com crueldade com animais. Então, pode o livro ser ótimo, mas prefiro não ler.

Garcia 29/10/2019

Esse livro mistura gêneros literários, alguns deles são suspense, drama e investigação. Composto com apenas 7 capítulos, o autor intercala a narração feita por um escrivão do 77º Distrito Policial e os momentos de convivência da Sra. X com a Criatura, tudo envolto em um clima melancólico contendo pequenas pistas do mistério que será mais explanado no meio do livro. A história acontece no bairro do Bom Retiro em São Paulo e o autor aproveita para contextualizar sobre as imigrações judaicas que ocorreram no século XX e que são importantes para criar o pano de fundo para alguns personagens.
A princípio os capítulos parecem desconexos, porém, as informações entregues vão se entrelaçando até o leitor chegar ao derradeiro dia que levou todos para a delegacia.
É um livro curto que possui uma atmosfera de filme Noir, tem personagens bem-desenvolvidos e uma narrativa interessante e diferente, além de algumas cenas que são de tirar o fôlego.
Está tudo interligado. O “leopardo-das-neves” do título, a Sra. X e a Criatura.

site: https://www.instagram.com/p/ByyIKFznUZ9/

Fábio 29/09/2019

Surpreendente
A tristeza extraordinária do leopardo-das-neves é uma fábula urbana de terror, não aquele terror fantástico que estamos acostumados na literatura americana e inglesa mas um terror cínico, que nos constrange pelo modo que a violência pode acontecer bem debaixo do nosso nariz e simplesmente preferimos virar os olhos do que encarar a verdade.
Apesar da fluidez da leitura o livro ao final chega a ser indigesto, não de modo ruim, muito pelo contrário o livro é ótimo mas de um certo modo traumático, é uma fábula moderna em que não existe final feliz para nenhum dos envolvidos, talvez nem para o leitor.
Recomendado, um livro a ser degustado e apreciado.

Leila de Carvalho e Gonçalves 18/07/2018

Pesadelo Bizarro
Se você não conhece o trabalho de Joca Reiners Terron, esse livro chegou em boa hora. "A Extraordinária Tristeza do Leopardo-das-Neves" é um bom exemplo de um talentoso escritor da nova geração.

Sob uma atmosfera densa e sombria, a história é contada aos poucos, enquanto um escrivão policial escuta as testemunhas de uma macabra chacina ocorrida no Nocturama, uma área imaginária do Zoológico de São Paulo, dedicada a visitas noturnas.

Entre personagens aparentemente normais, como um taxista apaixonado por cães e uma enfermeira especializada no cuidado de idosos, está uma misteriosa criatura. Encapuzada e refratária ao dia, é ela quem centraliza a narrativa, enquanto permanece protegida num quarto escuro do 77º Distrito Policial.

Diferentes depoimentos vão surgindo, a princípio desconectados, porém, no final eles se entrelaçam e tudo que parecia obscuro passa a ter sentido. Um pesadelo bizarro no qual desponta a figura do leopardo-das-neves, uma das atrações do passeio, cuja inexplicável tristeza atinge em cheio ao leitor.

Seu cenário é a cidade de São Paulo nos dias de hoje, em particular, o Bairro do Bom Retiro, povoado por diferentes nacionalidades, onde usuários se drogam a céu aberto e a violência se esparrama sem pudores. Um lugar sob medida para o autor abordar a ambiguidade humana.

Eis uma leitura inquietante que faz lembrar os bons filmes noir da década de 40. Bom entretenimento.

Rodrigo de Lorenzi 23/02/2018

Bom livro nacional com toques de terror, suspense e fábula. Os personagens são solitários, estranhos e tudo se desenrola em cenas noturnas das ruas do Bom Retiro, em São Paulo. Daria um ótimo filme (alô, produtoras). É doido e é bonito. É curtinho e gostei.