A Vida, o Universo e Tudo Mais

A Vida, o Universo e Tudo Mais Douglas Adams

Resenhas - A Vida, o Universo e Tudo Mais

Iza 30/11/2016

OLHA EU DESISITO
Eu vou dizer que sinceramente eu tentei, mas eu cheguei num ponto em que simplesmente não deu, foi demais pra mim. Achei a narrativa fraca, os personagens meio bobos, o andamento da história parece que só vai se perdendo desde o primeiro livro e, olha, não é nem que eu tenha algum problema com fantasias não, até porque estou lendo Harry Potter atualmente. Acho até que deve ter sido um dos motivos pra desistir desse aqui, já que em HP a coisa toda funciona de modo superior. De toda forma, pra quem é bem fã desse tipo de literatura acho que até pode valer a pena tentar.
Daniel.Pereira 12/12/2016minha estante
MDS, totalmente minha opinião ! Enfim achei alguém que acha o mesmo. Terminei o primeiro livro ontem e iniciei o segundo hoje.
Eu achei o primeiro uma leitura muito arrastada, totalmente entediante e muito "bobinha".
Fiz até um textinho sobre minha opinião no Instagram @aboutbooksandcoffee .

Panda Escarlate 21/12/2016minha estante
Realmente não é melhor da série mais esse tipo de livro não é pra todos tem pessoas como você que realmente não consegue entender esse tipo de humor
Mas o que meis me encomendou no seu comentário é que esse livro definitivamente NÃO É DE FANTASIA é de ficção científica. Fazer uma comparação com HP é ridículo ja que ele não tem NADA em comum

Alydia 27/01/2017minha estante
Jovem é ficção científica e não ficção fantástica.

Dani. 28/05/2017minha estante
@Panda Escarlate pensei a mesma coisa lendo essa resenha!

Kathlen 31/05/2017minha estante
undefined

Iza 28/09/2017minha estante
Ok amigos, mea culpa, mea maxima culpa. É ficção científica, vocês estão certos. Mas isso não altera o fato de eu não ter gostado desse livro. Que me desculpem os fãs, mas não rolou.

Bergamim 13/11/2017minha estante
Acho que ela disse "fantasia" no sentido de ter coisas fora da realidade e não sobre realmente o gênero fantasia.
Foi o que eu entendi pelo menos.

Bergamim 13/11/2017minha estante
Panda dá para entender e mesmo assim não gostar ;)

Iza 22/11/2017minha estante
Bergamim, me dá um abraço! Você entendeu exatamente o que quis dizer. ;)

Iza 22/11/2017minha estante
Bergamim, me dá um abraço! Você entendeu exatamente o que eu quis dizer. ;)

Marcos Nandi 27/12/2017minha estante
Juro que tô tentando achar a genialidade desses livros.

Abner 26/06/2012

Até uma poesia dos Vogons diverte mais!
Com o pensamento de que Douglas Adams é o cara e de que "O Guia do Mochileiro das Galáxias" estava caminhando para ser minha série de livros favorita, foi que eu li a terceira parte dessas loucas aventuras, como diria o narrador da sessão da tarde, " A Vida, O Universo, e Tudo mais".
Não gostei muito do livro. Sinceramente, pra mim foi até uma decepção. Sabe todo aquela narrativa totalmente nonsense que você achava totalmente ridícula, mas mesmo assim a adorava e ainda dava gargalhadas com ela? Pois é, ela não está presente nesse livro. Por algum motivo inexplicável, e que nunca saberemos, Adams preferiu fazer ler um livro com uma narrativa totalmente descritiva, e o pior, uma narrativa descritiva totalmente desinteressante que não empolga em nenhum momento.
Vamos falar do humor do livro: Eu até ri, dei umas gargalhadinhas, mas sem uma história interessante, o humor do livro fica meio deslocado, em muitas páginas me deu a impressão de que o autor quis fazer suas 'gracinhas' porquê não tinha mais nada para escrever.
Os Personagens estão um tanto quanto apagados, principalmente o Zaphod, que é o melhor personagem da série, também senti muita falta do Marvin, o androide paranoide.
O Livro me ganhou apenas em apresentar o planeta Krikkit. È interessante como Douglas sempre mostra em seus livros como nenhuma criatura resiste ao saber que existe vida fora de seu planeta, e aqui foi feito de uma maneira muito interessante.
È um livro do Douglas Adams, com características que também estão nos outros dois livros da série, mas esse é o problema sabe? Parece que as aventuras de nossos amigos se tornaram sem graça, sem vida.
Começo hoje a leitura de " Até Mais, e Obrigado pelos Peixes", e pelo amor de ZARQUÓN, que seja melhor que esse.
Lindëndil 30/03/2013minha estante
estou "empurrando com a barriga" esse volume...

Abner 09/04/2013minha estante
Esse é o piorzinho mesmo Livânia =(

Krislee 12/06/2015minha estante
Eu também amei os outros dois livros, principalmente o primeiro, e achava que essa série seria a minha favorita, e acho que esse foi um dos motivos pra eu ter me decepcionado tanto com o terceiro livro também. Parece que Douglas Adams não estava tão inspirado para escrever esse volume, não dei tantas risadas e nem tão fiquei animada com as referências. Mas vou continuar a série porque ainda sou apaixonada por ela e tenho esperança para os próximos dois livros rs

Cleide 12/05/2020minha estante
Amei a sua resenha ? particularmente achei o 2 mais chato, com aquela parada de eles ficarem na era pré histórica, mas criei muita expectativa com o primeiro e o resto não acompanha... Espero q o 4 e o 5 sejam melhores

Fernando Dadamos 28/11/2022minha estante
Cara achei meio confuso, tive que voltar algumas vezes? diferente mesmo dos dois primeiros

Rômulo Sufi 03/12/2023minha estante
Realmente, sentir isso também. Estava lendo frenetico a sequência, mas depois desse , vou dar uma pausa na sequência pra sentir a vontade de ler o quarto

Lindëndil 06/02/2024minha estante
Rómulo, não desanime. O volume 6 é muitoooo bom

Renan Pereira Simões 20/04/2024minha estante
Estou na metade do livro e realmente, está péssimo. Com uma história que nada agrega na história principal.

Sabrina382 14/11/2020

A vida, o Universo e tudo mais
A vida, o universo e tudo mais foi uma leitura muito arrastada e em diversos momentos chata precisando de uma força de vontade imensa para não desistir.

A proposta do autor seguiu o mesmo raciocínio que as sequências anteriores, onde nos deparamos com Arthur, Ford e seus amigos se aventurando para salvar o mundo de uma nova ameaça. Douglas Adams, como sempre, trás críticas importantes e muito atuais.

Apesar disso, houve muitos pontos desnecessários e que deixou a história pouco fluida perdendo o foco da ideia principal. Até os personagens que se destacavam nos livros anteriores, tiveram uma "apagada". Apesar desses pontos,é uma leitura necessária para quem está acompanhando a saga.
Babi159 14/11/2020minha estante
Essa capa lembra O Guia do Mochileiro das Galáxias, rs

Sabrina382 14/11/2020minha estante
Sim sim, acho que eles resolveram fazer essa mais parecida com o primeiro livro, as outras da sequência são mais diferentes (meio doidas rsrs)

Babi159 15/11/2020minha estante
Hahaha Vi aqui que este livro é uma sequência de O Guia do Mochileiro das Galáxias. Está explicado a semelhança das capas. Não sabia que este livro tinha sequência.

Sabrina382 15/11/2020minha estante
Tem sim.. Acho que são ao todo 5 livros

Pedróviz 17/11/2020minha estante
Você escreve bem!

Sabrina382 17/11/2020minha estante
Obrigada! ?

Lucas.Barbieri 17/04/2021

Até ágora um dos piores da trilogia de cinco, bem razoável mesmo, e tudo mais do mesmo e já ta começando enjoar, acho o Arthur um personagem tão sem graça, e as vezes ele é muito burro, um livro sem graça e uma aventura forçada
Hiego 17/04/2021minha estante
Pensei que só eu tinha sentido isso. Tanto que tô enrolando para o próximo.

Lucas.Barbieri 17/04/2021minha estante
Eu não sei se o problema sou eu, mas não consigo ver graça nesses livros, mas os 2 primeiros a estória era legal, as críticas as tiradas era bom, mas nesse ta tão mais do mesmo, que chega uma hora que enjoa

Hiego 17/04/2021minha estante
Eu gostei dos dois primeiros. Só que esse terceiro, não sei, eu me perdi. Dizem que o quarto é o mais engraçado de todos.

Paceli 17/04/2021minha estante
De longe o pior! Quase abandonei o livro por não conseguir continuar lendo. Foi muitíssimo difícil terminar esse volume. São parágrafos intermináveis que não dizem nada, só enrolação muito sem graça. Para mim, chato mesmo. Os dois primeiros volumes são muito bons mesmo, mas os demais... Fico pensando por qual motivo criaram toda uma mística em relação a esta série, não entendo mesmo.

Lucas.Barbieri 17/04/2021minha estante
Eu não acho essa série nada de mais, não entendo por que enalteceram tanto esses livros

Celso 16/05/2017

Tedioso, mas importante para a saga
O terceiro livro é tedioso, mas importante para quem quer terminar a saga. Nessa edição o Douglas tenta dar um mergulho na personalidade dos personagens, mas a coisa volta a ficar legal no 4º.
Bergamim 13/11/2017minha estante
Você jura que melhora ??? Eu gostei muito dos dois primeiros livros, mas achei esse uma bosta/encheção de linguiça

Celso 27/12/2017minha estante
Oi Bergamim... Achei que 4º melhora em relação ao terceiro... Mas de fato, não fica tão bom quanto o primeiro e o segundo.

Bergamim 28/12/2017minha estante
Putz... agora você me deixou na dúvida se leio o quarto.

Flavinha 22/06/2011

A Vida, o Universo e Tudo Mais - www.chatadoslivros.blogspot.com
ALERTA SPOILERS!!!!!

O Universo está em perigo novamente e cabe a nossa trupe de lunáticos salvar mais uma vez a pátria. Desta vez, um grupo de robôs xenofóbicos do planeta Krikket, decidiu que sua espécie deve permanecer sozinha no universo, e planejam eliminar toda e qualquer raça que difere da sua através de uma bomba que vai causar uma supernova.

Esta aventura se desenrola em meio a muitas viagens através do tempo e espaço. Conhecemos vários personagens e vivenciamos várias histórias que se desenrolaram paralelamente a essa nova missão dos mochileiros em tempo diferentes, bem ao estilo Nonsense do Douglas Adams.

Este livro foi particularmente difícil de ler pra mim. Tudo é muito caótico e difícil de acompanhar porque pelo que percebi do estilo desse autor, ele começa a contar as coisas pelo meio, passando perto do final e voltando pro começo. Como se isso já não fosse confuso o suficiente, vários comentários desnecessários e várias descrições de personagens e situações que não tem nada haver com a trama, também foram inseridas deixando o leitor confuso.

Por várias vezes pensei em abandonar a leitura, porque foi realmente muito cansativa. Mas como boa brasileira que não desiste nunca, dei continuidade esperançosa de que iria melhorar, infelizmente não aconteceu.

Achei a trama furada e senti que o livro inteiro foi uma verdadeira encheção de lingüiça pra explicar o final que foi muito morno.
Sei que esse autor tinha uma habilidade incrível de criar situações totalmente improváveis, mas às vezes me senti meio aérea ao ler coisas que não faziam nenhum sentido pra mim ou pra história. Será que eu sou meio burra e as coisas ali só não fizeram muito sentido pra mim ou será que aconteceu com todo mundo que leu este livro?

Sim teve sarcasmo, sim teve humor, sim teve críticas construtivas ao mundo em que vivemos e às atitudes de algumas pessoas, mas acho realmente que a trama poderia ter sido desenvolvida de forma muito mais simples e objetiva. Acho que neste volume Douglas errou a mão na quantidade de WTF.

Somente uma parte da história me despertou curiosidade e me prendeu, foi quando Arthur encontrou o ser que ele assassinava sem querer durante muitas encarnações da criatura, e este estava puto da vida e sedento por vingança. Achei as observações sobre reencarnação e sobre o karma muito divertidas. A hora em que ele se vê engolindo uma ostra viva que era uma das encarnações da criatura foi hilário!

Falando de Arthur, neste livro, tivemos uma percepção melhor da personalidade dele e conseguimos identificar até a paixonite que ele tem por Trillian. Infelizmente essa paixonte não é retribuída porque Trillian ainda gosta de Zaphod. Mas ainda tenho esperanças de que no decorrer da série ela acabe se envolvendo com ele, até mesmo porque eles são o Adão e Eva pós-apocalípticos, os últimos seres humanos do universo.

Tivemos muitas referências ao jogo de críquete e às músicas de Paul McCartney, o que provavelmente devem ser paixões ou coisas odiosas pro autor porque todas as menções ao jogo e ao cantor foram bem longas e sinceramente bem chatas.

Enfim, só recomendo este livro pra quem tiver muita paciência e vontade de terminar a saga, porque ao ler esse volume, me senti como o Arthur, perdido na maior parte do tempo sem entender o que acontece à sua volta.

Pra finalizar uso um termo de Ford Prefect que adorei e que retrata com perfeição a minha animação pra continuar com a leitura esses livros: me sinto ferrada como um molusco numa supernova.

www.chatadoslivros.blogspot.com

Alana 28/12/2012minha estante
Me sinto exatamente como vc se sentiu e olha que tô no meio da leitura, mas tbm não vou abandonar. Espero terminar logo.

Pati 24/07/2013minha estante
Ótimo comentário! Você descreveu exatamente tudo que eu senti lendo. Principalmente porque tava mesmo tão confusa com o livro, começando a achar que eu era a burra que não entendia nada.

Gabi 10/01/2014minha estante
Posso dizer que você retratou exatamente o que estou pensando ao ler esse livro, não que os outros me empolgaram muito.
Mais achei que a historia tinha sido criativa e surreal nos primeiros e agora realmente está confuso e sem sentido.

Cristiane190 01/06/2020

A vida, o universo, viagens no tempo e tudo mais
O terceiro livro da série do guia traz os problemas que passaram a existir no universo após a invenção das viagens no tempo (que parece ter acontecido simultaneamente em todos os instantes da história).
Ana 01/06/2020minha estante
Esses livros parecem ser uma grande viagem. Procede?

Cristiane190 02/06/2020minha estante
É uma grande viagem em todos os sentidos, e é muito bom!

Ana 03/06/2020minha estante
Show, já tá na TBR list

Panda Escarlate 10/09/2016minha estante
Obrigado pelos spoilers

Panda Escarlate 10/09/2016minha estante
Ate mais e obrigado pelos spoilers

Blink.Indica 10/09/2016minha estante
Eita, desculpa :(( Pensei que tivesse marcado lá. Desculpa mesmo, não foi intencional :(

Vivian 18/06/2020

Gilberto Alves 24/06/2020minha estante
Kkkkkkkk

Volnei 19/03/2017

A vida e tudo mais
O motivo que me fez abandonar a leitura desta série é que me desagradou muito a forma como o autor escreve . Achei muito desorganizado suas idéias
ana !! 05/08/2017minha estante
Esse jeito de escrita do Douglas Adams é complicado mesmo, no primeiro livro eu achei fantástico, depois ficou chato. Esse monte de informação sobre o universo é algo que agrada quando é colocado aos poucos, se tem demais acaba ficando meio chato mesmo.

Volnei 06/08/2017minha estante
Eu acabei desistindo de ler a série

Marcos Nandi 27/12/2017minha estante
Tô odiando os livros hahaha. Mas não desisti de Ilíada (amei, porém, achei difícil), não desistirei deste.

Polly 22/09/2018

A Vida, o Universo e Tudo Mais: definitivamente a coisa mais doida que já li (#055)
Bem, o que é este livro? Confesso que nunca me senti tão perdida ao ler um livro em toda a minha, a não ser talvez quando li O Universo numa Casca de Noz, o que é aceitável, já que física quântica é realmente complicado. Dá pra sentir o nível da coisa? Ser tão complicado quanto física quântica não é para todo mundo, sério. A coisa foi tão maluca que tive que recomeçar a leitura, mesmo depois de ter chegado a sua metade. Comecei-a por audiolivro, mas acontecem coisas tão absurdas na história, que minha mente simplesmente não conseguia acompanhar. Assim, optei por reiniciar a leitura através do livro digital, só aí é que ela começou a fluir. Deixou de ser maluco? Não deixou, mas ficou divertido no melhor estilo no sense do Adams.
O livro se inicia com Arthur Dent preso e solitário na Terra primitiva. O nível de solidão é tamanho, que o maior desejo do inglês é enlouquecer. Mas, Ford Prefect não vai colaborar com isso e depois de quatro anos desaparecido, ele surge do nada como se tivesse visto Arthur a, sei lá, umas duas horas. Então, eles viajam no tempo através de um sofá (sim, é isso mesmo o que você leu) e acabam no meio de um jogo de críquete, seja lá o for isso. Arthur e companhia vão ter a missão de salvar o universo de alienígenas que não aceitam dividi-lo com outras formas de vida, além, é claro, de descobrir a pergunta para resposta “42”. Se eles conseguem? Não posso dizer, mas o terceiro livro da saga O Mochileiro das Galáxias é uma aventura cheia de maluquice com direito a viagens no tempo, robôs assassinos e burros, herói da mitologia grega, uma conversa absurda com Deus no meio do nada, computador psicopata e uma festa que não tem fim. Já sabe, né? Doideira total!
Se eu indico a leitura? Indico! Mas se preparem para muita abstração (e para as gargalhadas). Outro conselho é: não tente o audiolivro, a não ser, é claro, que você entenda física quântica, assim provavelmente você vai ter QI suficiente para acompanhar as maluquices.
E eu, eu estou indo aqui ler o quarto volume dessa trilogia de cinco livros, que na verdade tem seis!

site: https://madrugadaliterarialerevida.blogspot.com/2018/09/a-vida-o-universo-e-tudo-mais.html
Karina Oliveira 22/09/2018minha estante
Douglas Adams era excepcional. Amo a série do Mochileiro das Galáxias.

Polly 23/09/2018minha estante
Realmente, é um tipo de humor único, que só se encontra no Adams!

Wagner Coelho 08/04/2020

Cansativo
Depois de ler o primeiro livro e amar, ler o segundo e gostar, agora tenho medo do quarto por que o terceiro me cansou demasiadamente.
Os personagens aparecem aqui totalmente sem carisma e a história é toda deslocada e sem importância - coisa que fazia sentido no primeiro livro mas que aqui só serve pra fazer o leitor perder o interesse - e no final das contas o grande ápice da União de tudo se resume a um diálogo e tudo resolvido.
Definitivamente não sei o que esperar da continuação mas espero de todo coração se seja melhor do que A Vida, O Universo e Tudo o Mais.
Cleide 21/05/2020minha estante
Real. O único personagem de que gostei nesse volume é o Marvin

Wagner Coelho 21/05/2020minha estante
O Marvin é incrível, kkkk... Infelizmente ele aparece menos do que poderia.

Braulio 31/12/2015

Mais cultuado escritor de ficção?
Fico impressionado com o marketing em torno de algumas sagas. "Um dos mais cultuados escritores de ficção-científica de todos os tempos"? Li este um pouco mais cansado achando a
narrativa confusa. A história tem altos e baixos e tem momentos que parece totalmente aleatória. Nesse 3º volume tive momentos de prazer e momentos de desgosto na leitura. Esperava mais. Não é ruim mas não chega ao nível dos grandes da área. Asimov, Hebert, Lewis, Clarke, Dick, estes para mim são os maiores. Adams? apenas um queridinho de Dawkins de narrativa aleatória.
Vou respirar fundo e ler sem expectativas o 4º volume. Talvez assim tenha uma leitura mais agradável.
Jefson 12/11/2016minha estante
Isso é coisa dos pseudocult que vangloriam qualquer coisa "fora dos padrões". A série me decepcionou muito.

Daniel1140 27/12/2016minha estante
undefined

Lindëndil 01/04/2013

Haja paciência!!
Eita livrinho chato! mas chato mesmo!! só começou a ficar menos massante lá pela metade... dá a impressão de que Douglas começou a escrever sem um propósito fixo, e depois colocou algum ali...a guerra do planeta Krikkit até que é interessante, mas acaba de forma tão... boba...consegui ler a muito custo.. a leitura só rendeu a partir do meio mais ou menos...
uma lástima... eu sei que ele poderia ter feito bem melhor que isso...
Gustavo Ventura 12/04/2013minha estante
Por um momento achei que o problema de se arrastar na leitura desse livro era comigo. Foi bom entrar aqui e ver que a maioria reage do mesmo jeito! Eita livro que não acaba!

Lindëndil 16/04/2013minha estante
pois é Gustavo! eu achava que o problema era comigo, mas ai vim aki e vi que tem muita gente que se arrasta na leitura desse. Só não abandonei porque nem acabei de pagar ainda! kkkk

Adê 21/01/2010

Perdeu o jeito

Eu não gostei do livro.

Douglas Adams perdeu o jeito para escrever. Fantasiou-se e superalimentou as páginas com palavras, mas sem história.

Li o segundo livro - O Restaurante no fim do universo - e achei que fosse problema de "segundas histórias" (sempre menos interessante que a primeira). Mas depois de terminar o terceiro, a custo, percebi que não valeu a pena.

O primeiro livro, o Guia do Mochileiro das Galáxias, é bom. Podem ler. É tipo o filme, que também é bom.
Juci Rodrigues 14/11/2012minha estante
Só não concordei com "É tipo o filme, que também é bom.", eu achei o filme horrível :/

Tamires 27/12/2012minha estante
Também não gostei do filme... Mas o livro é ótimo!