A Vida, o Universo e Tudo Mais Douglas Adams

Resenhas - A Vida, o Universo e Tudo Mais

Dinarte Guedes 17/08/2010

Pouca ação mas vale a pena.
O menos atraente em termos de ação dos três primeiros volumes da série.
É um livro com muito mais história do que os primeiros, que se desenvolviam de forma fluída.
Desta vez Arthur é o personagem central e absoluto, Slartibartfast aparece mais que Ford Perfect que passa quase o livro todo completamente apagado. Trillian e Zaphod mal aparecem no livro antes do final. Martin o robô maníaco depressivo é citado apenas duas vezes nesse livro.
Mais uma vez a pergunta para a resposta 42 não é conhecida, mas agora há uma séria razão para que ela não seja conhecida nesse volume.
A aventura da qual Arthur Dent sai da terra pré-histórica para salvar o universo dos robôs xenófobos do planeta Krikkit poderia ser resumida em menos de 20 de seus 33 capítulos.
Contudo, a genialidade de Douglas Adams supera a pouca ação deste livro com seu humor ácido e tão marcante nos livros anteriores.

Nine Stecanella 20/07/2010

A Vida, o Universo e Tudo Mais
O terceiro livro da série "O Mochileiro das Galáxias", do meu ponto de vista, é mais denso. Arthur fica por um tempo isolado na Terra pré-histórica e tem atitudes que não condizem com sua realidade, é claro. As coisas, para ele, perdem um pouco o sentido nesse livro e ele passa a ser uma figura irritante e deslocada.

Arthur não acompanha os pensamentos dos demais personagem e o que mais faz é perguntar, perguntar e perguntar. Demorei um tempo a mais para terminar de ler esse terceiro volume por conta disso. As pitadas de humor continuam lá.

Políticos que não se importam com os reais problemas dos seus planetas. As fêmeas interessadas em status e dinheiro (pitadinha de machismo) e os jornalistas loucos (concordo com Adams, como estudante de jornalismo sem bem como se fica surtado).

E claro, o ponto central do livro é a própria existência e a responsabilidade de salvar o Universo. E tudo mais. Os personagens intercalam otimismo, medo, coragem e brincadeiras. Mas no fim, salvam o Universo do fim. Agora, Arthur quer ficar fora dessas viagens pelo Universo e descansar em um planeta calmo e tranquilo. Será que ele consegue.

Próxima aventura: Até mais, e obrigado pelos peixes!

Paty 24/08/2011

Já nem preciso fazer resenhas completas colocando minhas impressões sobre o livro. A está altura da série basta dizer: Douglas Adams é sempre muito bom!!

Natalia1930 09/05/2024

Comparado aos dois anteriores, eu diria que esse é mais cansativo de ler, por conta dos acontecimentos mais "parados" e mais cotidianos, não chega a ser ruim, mas não te prende com tanta facilidade, embora eu até goste dessa "pausa" no caos que a narrativa traz. Não sei se era esse o objetivo, mas eu sinto como se esse fosse uma ponte pra te ajudar a refletir e assimilar as coisas aconteceram desde então.

fakeezz 31/07/2012

Probabilísticamente insuportável
Como muitos adoram esse livro e eu nem tanto, então acredito não ter enxergado algumas páginas porque elas deveriam ser um Problema de Outra Pessoa.

bizinhavieira 06/02/2011

A Vida, o Universo e Tudo Mais
O terceiro livro da série d"O Guia do Mochileiro das Galáxias" é mais um livro com uma visão bem humorada de problemas cotidianos, no caso, as lutas e guerras por motivos raciais. Ele começa com Arthur e Ford ainda perdidos na terra pré-histórica. Pelo menos até que um sofá Chesterfield apareceu no meio do nada por causa de um zéfiro no contínuo espaço-temporal. Agarrados a ele, foram levado para a Inglaterra exatamente dois dias antes da destruição da terra e no momento em que uma espaçonave branca metálica se materializou no meio do campo de críquete em que estavam.

Os tripulantes daquela nave são os responsáveis por toda a aventura deste livro. Os terríveis robôs brancos de Krikkit tem um único propósito: aniquilar todo o restante do universo. E para isso, precisam das cinco traves que formam a chave capaz de libertar seu planeta xenófobo do envoltório do Tempolento que os aprisiona a mais de 10 bilhões de anos para todo o universo, ou 5 anos no tempo local.

Então Arthur, Ford, Zaphod, Trillian e Slartibartfast tentam detê-los, mas Ford tem certeza que fracassarão e por uma razão muito simples: o povo de Krikkit está obsecado pela aniquilação do restante do universo enquanto eles, por mais que se importem com a vida, o universo e tudo mais, não estão dispostos a morrer por isso... E alguém está?

-- Mais resenhas em http://bizinhavieira.blogspot.com

Felipe Sampaio 11/09/2011

Resenha: A Vida, o Universo e Tudo Mais, Douglas Adams
Esse livro é a continuação da história do volume 2 - O Restaurante no Fim do Universo. A imaginação peculiar da série continua sendo o grande chamariz da leitura, associada aos trechos obscuros e insanos que o autor parece fazer questão de adicionar.

Gustavo 15/06/2012

A Vida, o Universo e Tudo Mais
Publicado originalmente no meu blog: http://guardiaohistorias.blogspot.com/2012/02/resenha-vida-o-universo-e-tudo-mais.html

Nome: A Vida, o Universo e Tudo Mais
Série: O Mochileiro das Galáxias
Volume: #3
Páginas: 160
Autor (a): Douglas Adams
Editora: Sextante
Obs.: textos riscados são opiniões pessoais

Como começar falando de um livro de tão poucas páginas, mas cheio de informações? Informações essenciais para se viver em um Universo tão complicado. Vamos começar pelo começo!

Continuando a saga de Arthur Dent e seus amigos esquisitos, Ford, Zaphod, Trillian e Marvin; começamos no lugar em que terminamos o livro anterior, O Restaurante no Fim do Universo, na Terra pré-histórica, se passaram cinco anos e Arthur está aparentemente quase enlouquecendo, e para piorar seu estado mental, logo de cara surge uma pessoa estranha. E essa pessoa estranha possui um objetivo em sua longa vida, Arthur está na lista desse seu objetivo. Bem, todos estão. Objetivo estranho que não contarei aqui.

“Você é um idiota, Dent.”

Logo após isso temos mais acontecimentos estranhos e teorias estranhas, e um desses acontecimentos levam Arthur e Ford para um jogo. Mas não um jogo qualquer é claro. E no jogo o que acontece? Mais coisas estranhas, um bando de gente maluca pra lá e pra cá, e um personagem já conhecido resolve voltar.

Que tal ir a uma festa? Mas antes disso precisamos fazer uma parada com Arthur em um lugar desconhecido e ouvir tudo o que certa criatura tem pra dizer ao terráqueo Arthur.

“Você simplesmente me matou mais uma vez. Afinal, o que quer de mim: sangue?”

Depois de ter ouvido tudo com a devida atenção está na hora de se preparar para um tutorial, quer saber como voar? Uma dica: quando for tentar... erre! Pronto, dica dada. Agora sim podemos ir para a tal festa que nunca tem fim, e advinha que está nessa festa? Um deus! (Bom existem muitos deuses de diversas mitologias e crenças, então é um deus bem legal. Tudo o que posso dizer. E por sinal esse deus se mostrou bem covarde).

Festa legal, pessoas legais, hora de acabar tudo isso, pois temos uma pergunta pra descobrir e um Universo pra salvar.

Uma nave bem bacana até, nada de mais na verdade, se comparada com a Coração de Ouro. Dentro dessa nave temos a Sala de Ilusões Informacionais, que é por onde descobrimos parte da história da Galáxia e de um planeta chamado Krikkit.

O planeta Krikkit possui uma frota de robôs brancos que partem em uma viajem pela Galáxia a procura de objetos para formar uma Chave. Essa Chave será a responsável por libertar o planeta Krikkit do Tempolento, uma espécie de escudo que envolve o planeta e faz com que o tempo passe de uma forma mais lenta, como diz o próprio nome.

Depois de tudo estar aparentemente resolvido e estarmos chegando perto do fim, surge uma pessoa. E essa pessoa estava sendo julgada em algum planeta, e o que sabemos sobre ela? Que ela está dizendo A Verdade, Toda a Verdade e Nada Mais que a Verdade. E é claro, que como a Verdade nos interessa, e muito, partimos em direção ao planeta em que o julgamento estava acontecendo, e não foi difícil encontrar. Até por que as pessoas não queriam saber da Verdade, por que é muita coisa para se aguentar.

E finalmente descobrimos a Verdade. Sim a Verdade sobre a Grande Pergunta! A pergunta sobre A Vida, o Universo e Tudo Mais.

“Está escrita em letras chamejantes de nove metros no...”

Claro que não contarei aqui a Verdade, que, aliás, me surpreendeu muito, e achei realmente muito genial. Agora se você quer saber a Verdade sobre isso, aconselho a comprar o livro.

Gandarella 21/01/2012

Mais confuso, mas muito bom
Muito legal também.
Esse foi o livro mais confuso da série até agora, porque desenvolveu teorias e teorias de conspiração loucas e mirabolantes.
Mas, sim, é muuuito bom como os outros!

Lucas 25/01/2012

Será que é característica de Douglas Adams deixar o clímax da história tão próximo do fim, ou seria apenas mais uma terrível coincidência dentre as que permeiam a obra? Ou será que, na verdade, o clímax não está assim tão perto do fim da história, mas quando se chega a ele é inevitável seguir até o final?
Dúvidas...

Uma história puxando outra, antes depois ou durante uma história principal, quando você pensa que acabou, aparece outro assunto tão interessante/cômico quanto o anterior.

Isso é Douglas Adams.

romulo mafra 19/03/2012

Vi várias críticas aqui ao livro. Mas, gostei da história, mais densa etc. etc. E o povo de,krikkit é uma baita duma crítica ao povo daquele planeta detonado pelos voggons :-)

Ah, e o jeito que o Arthur aprendeu a voar? Hilário!

Daniel Pedrosa 30/03/2012

Bloqueio Criativo
Gosto muito desta série, mas este volume me pareceu fraco em relação aos demais. Diria que os 2 primeiro capítulos e algumas outras passagens foram engraçadas. Fora isso, a estória não emplacou. Mas sendo justo, a solução de Artur no primeiro capítulo, para resolver problemas que o perseguiam a três anos foi fantástica !

tiagoodesouza 25/04/2012

A Vida, o Universo e Tudo Mais | @blogocapitulo
Eu comprei os livros da série O Guia do Mochileiro das Galáxias devido a vários comentários positivos sobre a série na comunidade Harry Potter Brasil, no Orkut. Isso tem pouco mais de um ano e quando eu comecei a ler o primeiro livro, achei tudo muito confuso à época. Tentei continuar e deixei para lá. Um ano após, resolvi lê-los novamente. Incrível como o momento de leitura e a visão da história mudaram minha opinião sobre a série. Eu achei o primeiro livro legal e o segundo melhor, quase quatro estrelas para mim no Skoob. Mas A Vida, o Universo e Tudo Mais não vingou.

A narrativa segue a mesma dos livros anteriores, alternando momentos e pontos de vistas de vários personagens e explicações sobre algumas coisas que vão acontecer. Mas eu senti falta do humor dos outros livros. De fato, a história chega a ser muito morna. Eu demorei para ler o livro porque não sentia aquela vontade de largar o que eu estava fazendo para continuar a lê-lo como senti com os outros. Marvin, obviamente meu personagem favorito, aparece pouco e mesmo assim não está com aquela depressão comum dos outros livros. Foi a primeira vez que o vi como um personagem chato.

"Minha capacidade para ser feliz - acrescentou - poderia ser colocada numa caixa de fósforo, sem tirar os fósforos antes."
Pág. 59.

A trama me pareceu mais um amontoado desorganizado de situações. Diferentemente dos dois primeiros livros, A Vida, o Universo e Tudo Mais não segue uma lógica de fatos no estilo "A jornada do herói", por exemplo. Dá a impressão de que o autor não sabia muito bem aonde queria chegar.

Apesar de não ter curtido, eu continuarei lendo os próximos dois livros da série escrito pelo Douglas. Como vocês devem saber, há um sexto de autoria de Eoin Colfer, o E tem outra coisa. Valeu ler esse livro mais pelo acontecimento final, que me fez sorrir.