A Vida, o Universo e Tudo Mais Douglas Adams

Resenhas - A Vida, o Universo e Tudo Mais

Al Broiser 07/03/2014

Bom e nada mais.
Ainda não sei bem porque tanta gente coloca essa série de livros num pedestal tão gigante, este de fato foi um livro bom, melhor que os antecessores, mas sem dúvida não corresponde às expectativas!

Isa Neves 09/05/2014

Eu gostei bastante, o terceiro livro foi DEFINITIVAMENTE melhor do que o segundo! O humor que eu tinha amado no primeiro retornou, mas agora a história também tinha bastante ação que não havia no começo.

Foi bem interessante e dei várias risadas, mas nada superará o primeiro livro (para mim, pelo menos) :P

Rafael 18/05/2014

A Vida, o Universo e Tudo Mais
Neste livro, Arthur e seu amigo Ford, mais uma vez, viajam no tempo e encaram uma raça espacial chamada Krikkit, que tenta destruir toda a vida do Universo.
Pouca gente sabe, mas este foi o primeiro livro da série escrito "diretamente". Os outros foram tirados de um programa de rádio que Douglas Adams fazia.

Marvin: "Minha capacidade para felicidade, você por colocar dentro de uma caixa de fósforos, sem tirar os fósforos antes".

Blog Amo Livros 04/06/2014

Resenha - A Vida, o Universo e Tudo Mais – Douglas Adams
A Vida, o Universo e Tudo Mais é o terceiro livro da Série "O Mochileiro das Galáxias". Esse é o primeiro livro que li para o desfio 52 -52 e para o desafio de Férias onde eu devo ler 5 livros até o dia 6 de fevereiro.

Ainda não resenhei os outros dois volumes anteriores, mas farei isso em breve. Agora vamos ao que interessa.

Em A Vida, o Universo e Tudo Mais, depois de o Restaurante no Fim do Universo, Arthur Dente está há 5 anos em uma caverna na terra pré-histórica; Ford também está na terra pré-histórica, mas abandonou Arthur, que mesmo depois de tanto tempo ainda acorda aos gritos dentro da caverna lúgubre. Marvin está em Squornshellows Zeta (Eita nome complicado) um planeta cujos pântanos são habitados por colchões e onde o pobre Marvin anda em círculos a pouco mais de 1,5 milhões de anos e por fim Trillian e Zaphod estão em algum lugar no espaço, dentro da nave Coração de Ouro.

Douglas Adams como nos volumes anteriores meteu nossos anfitriões em muitas encrencas e como sempre - ou ainda pior, o Arthur anda sofrendo bastante com todos os contratempos cósmicos.

Adoro a Série O Mochileiro das Galáxias, mesmo já tendo mais de um ano que eu li os dois primeiros volumes - enrolei muito para ler este terceiro graças a minha persistente “ressaca literária”.

O desafio 52 – 52 me animou a terminar e simplesmente adore ainda mais a série.
Esse terceiro livro aborda de forma cômica as guerras racistas e xenofóbicas travadas em nossa sociedade, sociedade está que Adams caricaturou através do planeta Krikkit.

Krikkit é um pequeno planeta que devido ao fato de estar dentro de uma nuvem de poeira - e por ser o único planeta de seu sistema solar, desconhecia qualquer outra forma de vida além das que habitavam a sua superfície. E como é habitual ao seres humanos, eles nem ao menos haviam cogitado a possibilidade de existir vida fora de Krikkit; mas eis que um belo dia uma nave atravessou o céu nebuloso de Krikkit e caiu no planeta, então, o pacato, alegre e cantarolante povo de Krikkit tomou consciência da existência de algo além deles e o que eles fizeram? ... decidiram no mesmo dia que deveriam destruir tudo que não fosse de Krikkit.
Te faz lembrar de uma tal raça humana? :)

Um ano depois a guerra entre o planeta Krikkit e o universo estava declarada e para acabar com ela a Altíssima Supremacia Judicial, o Magistrado Pag, cerca de 2 mil anos depois do início da Guerra mandou trancar o planeta Krikkit em um envoltório de Tempoleno e é aqui que nosso heróis e Slartibartfart entram.
Está nas mãos deles lutar contra uma nave de Krikkit que todos acreditavam ter desaparecido no tempo e no espaço juntamente com a chave para libertar Krikkit do envoltório.

Claro que antes que eles possam salvar a vida, o universo e tudo mais, Douglas Adams se encarregou de criar várias situações inusitadas que acarretaram outras situações inusitadas, como o encontro de Arthur com Agrajag o qual Arthur descobriu que havia matado várias vezes e de várias formas e sem querer em cada uma das vidas passadas de Agrajag.

A Vida, o Universo e Tudo Mais é um livro maravilhoso que através de suas piadas autocriticas nos leva a analise de nosso comportamento ante as nossas diferenças raciais, sociais, étnicas, culturais entre outras...

A história do Guia do Mochileiro da Galáxia é feita de idealismo, lutas, desespero, paixão, sucesso, fracasso e pausas para o almoço absurdamente longas.

Quem ler e se dedicar a compreensão do que Adams propõe não se arrependera e com certeza vai desejar que Adams estivesse vivo para escrever ainda hoje.

site: http://amolivrosdeverdade.blogspot.com.br/2014/01/9-resenha-vida-o-universo-e-tudo-mais-3.html#.U48JinIaa5w

Stéfano farias 14/06/2014

EXASPERANTE
eu quase abandonei a série aqui,esse livro é muito chato

Natalia 18/06/2014

A vida, o universo e tudo mais.
No terceiro livro da série, o universo esta em perigo de novo, pra variar e conta com robôs do planeta Krikket que resolvem que eles devem ser a única espécie do universo e pra isso decidem eliminar toda e qualquer outra raça existente no universo criando uma bomba que causará uma supernova.

Devo confessar que achei o livro meio maçante e cansativo, a única parte que de fato me prendeu a atenção e que foi muito divertida, foi quando Arthur encontrou uma criatura que ele assassinou durante várias encarnações, porém, sempre sem querer deixando a criatura maluca, irada, com sede de vingança.

A expectativa muito alta criada pelos outros dois livros da série que já lí fazem esse livro decepcionar um pouco por estar abaixo da média.

A trama que começa com Arthur tentando fugir da terra pré-histórica, segue com os personagens envolvidos no meio de uma disputa de críquete dias antes do planeta ser destruído. A partir daí o livro continua apresentando situações extremamente inusitadas e absurdas como os outros livros da série.

site: http://nataliasantos.wordpress.com/2014/06/18/13o-livro-do-ano-a-vida-o-universo-e-tudo-mais/

Orivaldo 20/06/2014

Considerado leitura obrigatória no mundo Nerd, A série o Guia do Mochileiro das Galáxias é fenomenal, recomendadíssima a quem curte o gênero ficção científica, esta série tem um humor fantástico além de ser uma excelente sátira ao modo de viver e pensar do ser humano em relação ao mundo o Universo e Tudo mais (rsrs). Agradável e envolvente, o que digo aqui se aplica aos 4 livros da série. Boas risadas e leva o leitor a mundos e situações fantásticas e memoráveis além de personagens muito carismáticos e que marcam toda a série. Recomendadíssimo.

Evandro Luiz 25/08/2014

Enjoativo
Que livro chato, enjoativo.
Li ele pq preciso dele para continuar adiante.
Ford esta insuportável nesse livro, desinteresse total.

A história é boa, mas a narrativa deixou muito a desejar. Me deculpe Douglas, mas esse livro poderia ter sido reescrito.

PS: PQP que história do colchão foi essa? Flopolar?

Lu 01/09/2014

A Vida, o Universo e Tudo Mais
No volume 3 da coleção O Mochileiro das Galáxias ficamos sabendo que Arthur Dent ficou preso na "terra pré historica" por 5 anos vivendo na esperança de um resgate e tentando não morrer de tédio. Um belo e ensolarado dia surge um sofá vermelho no meio do nada e ao alcançá-lo, Arthur e Ford, viajam no espaço e reencontram Slartibartfast no meio de um jogo de Cricket na Terra... foi só uma viagem no espaço?... eles pegam uma carona com ele e mais uma jornada muito louca se inicia. Enquanto isso Zaphod está sozinho na nave Coração de Ouro quando surgem robôs de Krikkit qurendo roubar uma parte do propulsor de improbabilidade da nave que faz parte de uma chave que irá libertar "o povo" do planeta Krikkit para destruir todas as outras formas de vida... Slartibartfast, Arthur e Ford tentarão impedir que os robôs xenófobos de Krikkit encontrem a ultima parte do chave e assim tentar que mais um massacre universal aconteça. E é através dessa paródia que Douglas Adams aborda as guerras sociais da nossa própria sociedade.

Acredito que nada do que eu disse fez algum sentido.

site: http://meumundoamador.blogspot.com.br/

José 24/09/2014

Minha Opnião
Prós: Linguagem rica, personagens carismáticos. A história é muito maluca, repleta de probabilidades.

Contras: Muito ateísmo e criticas contra Deus. Se não houvesse tais criticas o livro seria um dos meus preferidos. Bastante filosófico.

Taíla 07/10/2014

A vida, o universo e tudo mais
Continuando a minha jornada galáctica com a série O Guia do Mochileiro das Galáxias, finalizei a leitura do terceiro livro da triologia de cinco da série: A vida, o universo e tudo mais. As viagens a muitos planetas continua quando Arthur e Ford encontram-se novamente e conseguem sair da Terra pré-histórica em um portal em forma de sofá e voltam ao dia que precede à destruição do nosso planeta.

E descobrem que existe uma ameaça ainda maior que atingirá toda a galáxia. Os habitantes de um planeta remoto acreditam que são os únicos com o direito de habitar o universo e pretendem destruir todo o resto. Mesmo querendo apenas aproveitar o fim em paz, os amigos encaram mais esta aventura.

A ironia do autor e as situações inusitadas continuam acontecendo e nos fazendo repensar nossos paradigmas e ideias pré-fabricadas. Extraterrestres que tem como objetivo de vida insultar todos os habitantes do universo, festas que nunca tem fim, um homem que fala todas as verdades e o deus Thor são alguns dos elementos dessa história.

Assim como os outros livros da série, recomendo a leitura. O olhar crítico de Douglas Adams nos mostra que o óbvio nem sempre faz tanto sentido assim e nos faz questionar a importância que atribuímos a certas situações do nosso dia a dia.

Continuo a jornada e em breve trago a vocês as minhas impressões sobre os demais livros. Quem sabe até lá eu descubro a resposta para a vida, o universo e tudo mais? Ou melhor, quem sabe eu descubro a pergunta para isso?

site: https://prateleirasemfim.wordpress.com/2014/10/07/a-vida-o-universo-e-tudo-mais-volume-3-da-serie-o-mochileiro-das-galaxias/

Leo 14/11/2014

Este terceiro livro é bem melhor que os outros dois (na minha opinião), com um propósito claramente definido e um enredo mais direcionado para uma história com princípio, meio e fim.

O segundo já tinha sido bem melhor que o primeiro, mas este ainda o consegue superar, o que fez esperar que significasse que o próximo seria ainda melhor.

Mas bem, depois de no primeiro terem descoberto a resposta para a Questão sobre a Vida, o Universo e Tudo Mais, a busca agora é pela pergunta. Já se sabe a resposta, não se sabe exatamente qual é a Questão. A partir desta ideia tão original e tão simples, tudo o resto se desenrola de forma absolutamente hilariante.

Introduzem-se mais meia dúzia de noções espetaculares, como um computador que é basicamente um restaurante italiano, e que faz os seus cálculos usando o movimento dos fregueses robóticos, daquilo que é pedido e daquilo que acontece à mesa; ou um mundo há muito prisioneiro de um envoltório temporal que não permite aos seus habitantes saírem do planeta, e faz com que o tempo passe mais devagar dentro do envoltório.

Enfim, continuamos a acompanhar as aventuras de Arthur, Zaphod, Ford e Trillian, desta vez numa autêntica missão para salvarem o Universo, juntamente com Slartibartfast, o homem que, espantem-se, desenhou e criou os fiordes do Norte da Europa.

Em tudo um livro que vem dar continuação à saga do Guia do Mochileiro das Galáxias de forma hilariante, que demonstra uma contínua evolução da história e até da escrita, mais trabalhada e menos aleatória, o que faz dela uma autêntica leitura obrigatória não só para qualquer geek que se preze, mas também para qualquer pessoa em geral.

Tati Florêncio 23/11/2014

Olá gente, então vamos a mais uma resenha da série do mochileiro das galáxias, “A vida, o universo e tudo mais”, para dizer a verdade simplesmente não lembro muito do livro em si, a historia é muito, mas digo muito mesmo, bagunçada e infelizmente posso dizer que não tirei nada de bom dela.

No começo Arthur Dent está sozinho abandonado na Terra pré histórica e então Ford Prefect surge para resgata-lo, é claro que há um proposito para isso que é salvar o universo de um planeta chamado Krikkit, junto com Slartibartfast eles começam a correr atrás de materiais que formam uma chave e liberta os robôs xenófobos deste planeta.

Eles vão e vem no tempo atrás destes matérias, mais uma nave que contem alguns destes robôs sempre são mais rápidas e conseguem pegar o que precisam primeiro. Ao final de todas as viagens os robôs conseguem libertar o planeta e os robôs xenófobos estão prontos para destruir tudo o que tiver de vida no universo.

Mas os cidadãos deste planeta já não sabem mais qual o proposito disso tudo e é ai que Arthur Dent e seus amigos entram em ação, a grande pergunta é: Será que eles irão conseguir salvar o universo de seres de um planeta que não suportam a ideia de ter mais vidas nele???

site: http://entaotudoaconteceu.blogspot.com.br/

LPHanna182 14/12/2014

Mais uma obra perfeita de Adams
Excelente história, mantendo sempre um padrão de alto nível, leitura impressionantemente cativante e mais uma vez situações mirabolantes. Parece que Zaphod e companhia, não conseguem ficar longe das encrencas do universo.