A Vida, o Universo e Tudo Mais

A Vida, o Universo e Tudo Mais Douglas Adams

Resenhas - A Vida, o Universo e Tudo Mais

Victor.Sadi 15/02/2020

E o livro que mais dei gargalhadas no final das contas mas acontece tantas coisas que creio ficar cansativo mas ainda sim e o meu livro favorito da série

Matheus 12/03/2020

Pra mim, o melhor e mais divertido dos três primeiros. Os primeiros capítulos são pra chorar de rir.

amgislaine 15/03/2022

Dos 3 que já li esse foi o que eu menos gostei. A história começou a ser uma mistura de eventos aleatórios que, apesar de entender o seu charme, não deixaram o enredo fluir. Os melhores personagens acabaram ficando mais apagados para dar destaque ao Arthur e o Ford, mas ao menos deram 5% a mais de fala pra coitada da Trillian. A história pra mim só engatou mais do meio pro fim, quando começou a seguir realmente um raciocínio, o início parece um monte de enrolação.

Tamires 22/03/2020

Douglas né...
Tem umas tiradas ótimas. Assim como os dois primeiros, a gente ri um bocado. Mas eu achei esse menos fácil de ler. O primeiro ainda é meu preferido.

Angelica.Oliveira 31/03/2020

Temos a resposta para a vida, o universo e tudo mais. Mas qual era a pergunta mesmo?

Elitonz 05/04/2020

A Vida, o Universo e Tudo Mais
Até agora esse foi o que menos gostei, começou bem interessante mas no decorrer me pareceu bem confuso e sem sentido, não que deva fazer algum, visto que o marca registrada do autor é não se preocupar em fazer sentido e justamente por isso é engraçado.
Acredito que esse passou do ponto, as reviravoltas que costumam me fazer rir bastante não funcionou aqui e achei o final um pouco ruim apesar de continuar com as críticas sendo feita de forma fenomenal, faz você parar pra pensar em determinados assuntos.
Embora seja o mais fraco até aqui na minha opinião, certamente a leitura é recomendada pois acrescenta alguns pontos pra saga.

Flor 10/05/2020

Segue valendo a pena...
Comecei lendo achando um pouco mais cansativo que os dois outros livros, mas conforme vai seguindo, as coisas vão se encaixando e a narrativa se torna bem interessante e divertida!

Amanda 18/05/2020

A vida, o universo e tudo mais
Arthur Dent Fica preso na Terra pré-histórica por cinco anos, com uma vida monótona decide que vai enlouquecer, até que Ford, que estava em uma situação parecida, aparece e juntos em uma “dobra” no espaço-tempo, conseguem escapar. Mas caem no meio de uma partida de críquete na Terra, dois dias antes de sua destruição. Ali encontram Slartibartfast que lhes avisa de uma ameaça para todo o universo: os robôs Krikkit e seu ódio por todo universo. Agora os viajantes da galáxia têm a missão de salvar o universo.
Ao ler essa série, pude observar o desenvolvimento da escrita do autor, que se torna menos densa e aleatória, e continua com o humor ácido e as críticas mais explícitas. Aqui Douglas Adams trás críticas a xenofobia, karma, reencarnação e vingança, e também a forma que os seres humanos se acham superiores diante da vida de qualquer outra espécie.
“Quando na sala de ilusões informacionais é mostrado a história de raça Silásticos Armademônios de Striterax, que queriam a invenção de uma arma definitiva, e encontraram uma forma totalmente nova de explodir a si mesmo”
“Desde que esta galáxia surgiu, vastas civilizações cresceram e desapareceram, cresceram e desapareceram, cresceram e desapareceram tantas vezes que é muito tentador pensar que a vida na galáxia deve ser (a) similar a um enjoo marítimo, espacial, temporal, histórico ou similar e (b) imbecil”
Ao ler esse livro você pode achar que ele perde um pouco o foco à questão fundamental sobre A vida, o universo e tudo Mais, mas, ao meu ver, essa é mais uma crítica do autor à forma como deixamos essas questões fundamentais para se importar com guerras fúteis por motivos tolos.
Ah, e se você quer aprender a voar, esse livro é uma ótima dica: “O Guia do Mochileiro das Galáxias diz o seguinte a respeito de voar: Há toda uma arte, ele diz, ou melhor um jeitinho para voar. O jeitinho consiste em aprender como se jogar no chão e errar. Encontre um belo dia, ele sugere, e experimente. A primeira parte é fácil”

Soleil0 02/11/2022

É engraçado, mas longe de prender a atençao como os anteriores.
Ford, é o melhor e mais honesto personagem feito ;)

Lucianalg 30/05/2020

Não é o melhor livro da série mas continua com aquele gosto de querer mais.

Leonardo 09/06/2020

Razoável
Uma leitura que simplesmente não funcionou pra mim. Muito chata (sem sentido) em alguns pontos. Apesar de ser um livro pequeno, acabei demorando mais que o normal para ler.
Ainda estou com aquela sensação de que poderia ser melhor (baseado no primeiro livro). Que venha o quarto... ?

Nath 21/06/2020

Debochado
Eu gosto de como os livros dessa série possuem um tipo de humor... diferente. Debocham de algumas situações e eu adoro pegar essas referências.

Dandara Sousa 01/07/2020

A VIDA, O UNIVERSO E TUDO MAIS
Terceiro livro da série de Cinco de Douglas Adams que tinha tudo pra ser um bom livro mas infelizmente não é. O livro é muito cheio de histórias que poderiam facilmente ser retiradas que não fariam falta nenhuma para o enredo.
Claro tem o grande humor irônico e ácido do autor que é colocado na medida mas não é o suficiente para deixar o livro incrível. O leitor precisa de histórias e histórias que façam sentido. Ou pelo menos algo que justifique a “falta de nexo”. Meu livro é uma edição econômica e tem exatamente 160 páginas. Mas essas foram as páginas mais longas que já li até hoje.

A sinopse diz que Arthur Dent e seus amigos entraram em uma nova aventura que é salvar o Universo dos temíveis robôs xenófobos do planeta Krikkit.
Porém, nada disse é desenvolvido ao longo do livro. O começo e fim trata sim da louca ideia dos Krikkit de que eles são a única espécie merecedora de tudo e blá blá blá… Mas o meio do livro é um apanhado de histórias paralelas que não contribuem em nada para a trama principal.

E quanto a ideia absurda dos Krikkit de destruir o Universo?
Bom, não existe um motivo forte para isso. Não que precise de um motivo forte. O homem faz guerras sem sentido, mata, corrompe e destrói o outro sem necessariamente um motivo.

E mesmo que seja a intenção do autor comparar os Krikkit aos homens que fazem coisas sem sentido a história não de gera nenhuma vontade de saber se eles vão conseguir ou não.

Mas voltando a falta de sentido do livro, a questão racial não é abordada com tanta ênfase quanto a sinopse indica, falta desenvolvimento e falta aquela cutucada que é comum nos dois primeiros livros da série.

Sem falar no desfecho que também é completamente fraco. Aliás, tudo aqui é fraco. O leitor não sente que os Krikkit são um perigo real e no final a sensação é que eles poderiam ter chegado a decisão final sozinhos.
A Vida o Universo e Tudo mais tinha tudo pra trazer uma discussão maravilhosa sobre a nossa sociedade mas acaba escorregando na vontade de ser um grande livro.

Não te empolga a seguir a série além de deixar um certo cansaço pelos personagens.

site: https://www.instagram.com/p/CAQsd-1jGP1/

Maira Giosa 16/08/2021

O terceiro livro da quintalogia do Guia do Mochileiro das Galáxias é, até agora, a pérola da série. Intitulado "A vida, o universo e tudo mais" - o tal do questionamento feito ao computador, lá no primeiro livro -, o terceiro volume tem as sacadas mais inteligentes e engraçadas do autor, Douglas Adams.

Voltamos a acompanhar Arthur Dent e Ford Prefect, abandonados por Trillian e Zaphod na Terra pré-histórica. Dessa vez, obrigado a observar os verdadeiros ancestrais da raça humana - uma raça de alienígenas altamente burocráticos e imbecis -, Arthur passa cinco anos vivendo em uma caverna escura e aprendendo a voar (!)

Depois de escapar de seu nêmesis - Agrajag, o infinitamente renascido, que sempre morre (sem querer, óbvio), pelas mãos ou pés de Arthur - ele é resgatado por Slartibartfast para ajudar a salvar o Universo dos xenófobos e assassinos robôs do planeta Krikkit. E ele vai, junto com Ford e Trillian - que, improvavelmente (como tudo o mais na série), reaparecem na trama.

Lidando com a questão racial de Krikkit como um reflexo da nossa sociedade, Adams continua a tecer uma trama envolvente, divertida, cheia de tiradas geniais e reviravoltar inesperadas, que fazem com que o leitor tenha vontade de devorar o livro de maneira quase literal. Se for acompanhado de uma Dinamite Pangalática enquanto participamos da festa infinita do edifício que voa, melhor ainda, não? 😂

site: https://www.instagram.com/livrosdamaira/