A Vida, o Universo e Tudo Mais Douglas Adams

Resenhas - A Vida, o Universo e Tudo Mais

Tamires 22/03/2020

Douglas né...
Tem umas tiradas ótimas. Assim como os dois primeiros, a gente ri um bocado. Mas eu achei esse menos fácil de ler. O primeiro ainda é meu preferido.

Maria.Eduarda 13/07/2022

A Vida, o Universo e Tudo Mais
É seguro dizer que esse foi meu livro menos favorito até agora. A única parte que realmente me interessou foi o epílogo. Nele é descrito de forma bem inteligente (e insana) o que é a razão.

Angelica.Oliveira 31/03/2020

Temos a resposta para a vida, o universo e tudo mais. Mas qual era a pergunta mesmo?

Elitonz 05/04/2020

A Vida, o Universo e Tudo Mais
Até agora esse foi o que menos gostei, começou bem interessante mas no decorrer me pareceu bem confuso e sem sentido, não que deva fazer algum, visto que o marca registrada do autor é não se preocupar em fazer sentido e justamente por isso é engraçado.
Acredito que esse passou do ponto, as reviravoltas que costumam me fazer rir bastante não funcionou aqui e achei o final um pouco ruim apesar de continuar com as críticas sendo feita de forma fenomenal, faz você parar pra pensar em determinados assuntos.
Embora seja o mais fraco até aqui na minha opinião, certamente a leitura é recomendada pois acrescenta alguns pontos pra saga.

Flor 10/05/2020

Segue valendo a pena...
Comecei lendo achando um pouco mais cansativo que os dois outros livros, mas conforme vai seguindo, as coisas vão se encaixando e a narrativa se torna bem interessante e divertida!

Bruna 08/12/2021

A Vida, O Universo e Tudo Mais
Queria tanto ter lido essa história quando era mais nova, tenho certeza que ficaria obcecada com tudo.
Gostei bastante que nesse livro o autor descreveu com mais detalhes algumas cenas, essa foi minha parte favorita.
Também dei alguns risadas, o que foi bom, haha.

Lara 19/12/2022

Douglas Adams nunca decepciona
Estou a 8 anos lendo essa série por ela ser bem difícil, as vezes acho que estou lendo um artigo bem complexo de física ou álgebra mas nunca me decepciona
As façanhas de Arthur e sua turma sempre ganham meu coração

Amanda 18/05/2020

A vida, o universo e tudo mais
Arthur Dent Fica preso na Terra pré-histórica por cinco anos, com uma vida monótona decide que vai enlouquecer, até que Ford, que estava em uma situação parecida, aparece e juntos em uma “dobra” no espaço-tempo, conseguem escapar. Mas caem no meio de uma partida de críquete na Terra, dois dias antes de sua destruição. Ali encontram Slartibartfast que lhes avisa de uma ameaça para todo o universo: os robôs Krikkit e seu ódio por todo universo. Agora os viajantes da galáxia têm a missão de salvar o universo.
Ao ler essa série, pude observar o desenvolvimento da escrita do autor, que se torna menos densa e aleatória, e continua com o humor ácido e as críticas mais explícitas. Aqui Douglas Adams trás críticas a xenofobia, karma, reencarnação e vingança, e também a forma que os seres humanos se acham superiores diante da vida de qualquer outra espécie.
“Quando na sala de ilusões informacionais é mostrado a história de raça Silásticos Armademônios de Striterax, que queriam a invenção de uma arma definitiva, e encontraram uma forma totalmente nova de explodir a si mesmo”
“Desde que esta galáxia surgiu, vastas civilizações cresceram e desapareceram, cresceram e desapareceram, cresceram e desapareceram tantas vezes que é muito tentador pensar que a vida na galáxia deve ser (a) similar a um enjoo marítimo, espacial, temporal, histórico ou similar e (b) imbecil”
Ao ler esse livro você pode achar que ele perde um pouco o foco à questão fundamental sobre A vida, o universo e tudo Mais, mas, ao meu ver, essa é mais uma crítica do autor à forma como deixamos essas questões fundamentais para se importar com guerras fúteis por motivos tolos.
Ah, e se você quer aprender a voar, esse livro é uma ótima dica: “O Guia do Mochileiro das Galáxias diz o seguinte a respeito de voar: Há toda uma arte, ele diz, ou melhor um jeitinho para voar. O jeitinho consiste em aprender como se jogar no chão e errar. Encontre um belo dia, ele sugere, e experimente. A primeira parte é fácil”

Shion.De.Aries 19/01/2023

A vida, o universo e tudo mais; e ainda mais um pouco
Meu Deus! Eu demorei bastante pra terminar de ler esse! Esse foi o mais paradinho dentre os que já li da série. Os primeiros capítulos estavam lentos e não tinha muito diálogo ou as vezes não tinha nenhum e eu não sou fã de livros sem diálogos ? Depois que consegui passar da metade as coisas foram fluindo (e como fluíram kkkkk), aconteceu tanta coisa que é provável que eu já tenha esquecido metade delas. Quando você acha que não tem mais loucura pra ser inventada o Douglas Adams vai lá e inventa uma coisa mais louca ainda kkkkkkk

Lucianalg 30/05/2020

Não é o melhor livro da série mas continua com aquele gosto de querer mais.

Leonardo 09/06/2020

Razoável
Uma leitura que simplesmente não funcionou pra mim. Muito chata (sem sentido) em alguns pontos. Apesar de ser um livro pequeno, acabei demorando mais que o normal para ler.
Ainda estou com aquela sensação de que poderia ser melhor (baseado no primeiro livro). Que venha o quarto... ?

Nath 21/06/2020

Debochado
Eu gosto de como os livros dessa série possuem um tipo de humor... diferente. Debocham de algumas situações e eu adoro pegar essas referências.

Marcos Dhonatha 03/01/2023

Ja vi que essa saga será uma das minhas favoritas da vida, então vamos lá...

Gostei demais da história, embora se comparada com os volumes anteriores exista uma diferença na narrativa, algumas coisas são tão loucas que tive que ler várias vezes pra entender, o que eu acho que ficou meio viajado demais. Mas o livro é ótimo!

Me apaixonei mais uma vez pelos personagens, viajei com eles pelos confins do universo, visitei mundos distantes, alienígenas raivosos e robôs deprimidos. Me encontrei nas mais bizarras situações imagináveis!

Enfim... Estou amando essa história, to ansioso pelos próximos volumes e ao mesmo tempo quero degustar com a maior calma possível, já que faltam apenas dois livros pra eu terminar a saga e aí O QUE EU VOU FAZER DA MINHA VIDA???

NÃO TEM CONDIÇÕES, EU TO AMANDO DEMAISSS
DOUGLAS ADAMS CASE COMIGO IMEDIATAMENTEEEEE

Dandara Sousa 01/07/2020

A VIDA, O UNIVERSO E TUDO MAIS
Terceiro livro da série de Cinco de Douglas Adams que tinha tudo pra ser um bom livro mas infelizmente não é. O livro é muito cheio de histórias que poderiam facilmente ser retiradas que não fariam falta nenhuma para o enredo.
Claro tem o grande humor irônico e ácido do autor que é colocado na medida mas não é o suficiente para deixar o livro incrível. O leitor precisa de histórias e histórias que façam sentido. Ou pelo menos algo que justifique a “falta de nexo”. Meu livro é uma edição econômica e tem exatamente 160 páginas. Mas essas foram as páginas mais longas que já li até hoje.

A sinopse diz que Arthur Dent e seus amigos entraram em uma nova aventura que é salvar o Universo dos temíveis robôs xenófobos do planeta Krikkit.
Porém, nada disse é desenvolvido ao longo do livro. O começo e fim trata sim da louca ideia dos Krikkit de que eles são a única espécie merecedora de tudo e blá blá blá… Mas o meio do livro é um apanhado de histórias paralelas que não contribuem em nada para a trama principal.

E quanto a ideia absurda dos Krikkit de destruir o Universo?
Bom, não existe um motivo forte para isso. Não que precise de um motivo forte. O homem faz guerras sem sentido, mata, corrompe e destrói o outro sem necessariamente um motivo.

E mesmo que seja a intenção do autor comparar os Krikkit aos homens que fazem coisas sem sentido a história não de gera nenhuma vontade de saber se eles vão conseguir ou não.

Mas voltando a falta de sentido do livro, a questão racial não é abordada com tanta ênfase quanto a sinopse indica, falta desenvolvimento e falta aquela cutucada que é comum nos dois primeiros livros da série.

Sem falar no desfecho que também é completamente fraco. Aliás, tudo aqui é fraco. O leitor não sente que os Krikkit são um perigo real e no final a sensação é que eles poderiam ter chegado a decisão final sozinhos.
A Vida o Universo e Tudo mais tinha tudo pra trazer uma discussão maravilhosa sobre a nossa sociedade mas acaba escorregando na vontade de ser um grande livro.

Não te empolga a seguir a série além de deixar um certo cansaço pelos personagens.

site: https://www.instagram.com/p/CAQsd-1jGP1/

Beladpaula 07/12/2021

É... chatinho
Me desapontei um pouco, os dois primeiros são fascinantes, esse tive um pouco de dificuldade pra terminar :(