A Luz Entre Oceanos

A Luz Entre Oceanos M. L. Stedman

Resenhas - A Luz Entre Oceanos

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Jaque - @impressoes_literarias 28/01/2022

Tom Sherbourne carrega muitos traumas de quando serviu à Guerra. Com seu retorno à Austrália, consegue o emprego de faroleiro de Janus Rock, em uma ilha na costa oeste, onde viverá isolado e longe da população.

Antes de assumir seu posto, conhece Isabel, uma jovem cheia de vida, que se apaixona por ele e, apesar de Tom não querer se envolver com ninguém no momento, acaba não resistindo aos encantos da moça. Logo se casam e vão morar na ilha.

Após várias tentativas fracassadas, Isabel não consegue engravidar, o que a deixa desolada, pois sonhava em formar uma grande família. Porém, o destino do casal muda drasticamente quando um barco acosta na ilha.

Com um início mais lento, vamos conhecendo aos poucos a história do casal e nos afeiçoando a eles.

A autora aborda um tema bem complexo e coloca o leitor a todo momento entre a moral e a emoção, trazendo muita reflexão.

Os personagens são bem construídos, com suas falhas e acertos bem evidentes.

A trama é muito bem desenvolvida e, apesar de não ser uma leitura ágil, desperta interesse e instiga a continuar a todo momento.

Uma leitura emocionante sobre a vida, o luto, o perdão e sobre as consequências de nossas escolhas.

Super indico para leitores de drama familiar!

#DLL22 (extra): escrito por autor da Oceania

Michela Wakami 27/12/2021

Arrastado mas é bom.
Livros, que envolve ilhas, já corro para lê-los. Amo!
Mas para minha decepção, não é aquelas histórias de pessoas perdidas em uma ilha, lutando para voltar para casa.
É a história de um faroleiro, que vive em uma ilha.
O começo do livro foi tão maçante, que quase desisti da leitura, mas ainda bem que fui persistente, pois quando entra na segunda parte, a história cria vida e muita coisa acontece.
Embora a escrita da autora, não seja das melhores, e conter algumas personagens irritantes, fiquei feliz por ter insistido.
É um drama familiar, que trás muitas reflexões, com muitas lutas, tristezas, decepções e decisões difíceis.
Ao chegar na reta final, as lágrimas vieram com força.
Tom, um dos protagonistas dessa história, é maravilhoso!
Embora a segunda e terceira parte tenha sido melhor, que a primeira, continuo arrastada.
Mas consegui concluí-lo.
Ah! Tem umas frases muito profundas, gostei disso.
Carolina165 27/12/2021minha estante
Fiquei curiosa, gosto dessa ambientação de farol, acho esses cenários incríveis; mas os livros com esses cenários costumam ser arrastados mesmo

Michela Wakami 27/12/2021minha estante
Carol, apesar de ser arrastado vale a pena a leitura.

Sylvinha 06/01/2023minha estante
Amei esse livro. É um drama que nos leva a refletir.

ihamanda 31/08/2021

uma das histórias mais tristes que já li
eu já conhecia a história por ter assistido ao filme, mas ler foi uma experiência totalmente diferente e ainda mais dolorida. eu me coloquei no lugar de todos os personagens e entendi todos os pontos de vistas, mesmo assim é difícil escolher um lado. de certo modo, todos estão certos e é impossível julgar, só queria a felicidade de todos os envolvidos. esse livro me fez pensar muito sobre tudo: a vida, o luto, o perdão, e principalmente, nossas escolhas e as consequências que elas geram. eu gostei muito desse livro, da escrita fluida como o próprio mar, de mostrar todos os lados da história, e da ambientação. o oceano, o farol, a simplicidade, foi tudo muito profundo. essa história me marcou intensamente. ?

Fernanda 20/07/2021

Tom e Isabel vivem a léguas do continente, na pequena ilha Janus Rock, onde se localiza o farol pelo qual são responsáveis.
Tom havia lutado na Primeira Guerra Mundial e carrega consigo muitos traumas pelos horrores que vivenciou. A possibilidade de viver numa pequena ilha deserta, tendo apenas a natureza como companhia, lhe parece uma forma de encontrar a paz que estava buscando. Ao assumir o posto de faroleiro, trabalho que poucas pessoas conseguem suportar devido à solidão constante, Tom se apaixona por Isabel, algo que não fazia parte dos seus planos. Eles se casam e levam uma vida tranquila e muito feliz na pequena ilha. Os anos passam e, após sofrer três abortos, a convicção de que não poderá ter filhos deixa profundas marcas em Isabel, enquanto Tom aceita o fato com resignação, tendo no profundo amor que sente pela esposa sua fonte de felicidade.
A calmaria da ilha é abalada pela chegada de um barco com um bebê junto ao corpo de um homem. A Isabel, esse acontecimento parece uma resposta às suas preces, a oportunidade que ela achava que nunca mais teria. Como faroleiro, é obrigação de Tom comunicar imediatamente qualquer acontecimento extraordinário, mas o amor por Isabel acaba fazendo com que ele ceda às suas súplicas e concorde em dizer a todos que o bebê é filho biológico dos dois.
Desse dia em diante o casal passa a ter uma vida feliz ao lado da pequena Lucy, até que, após alguns anos, Tom descobre quem é a mãe biológica da garotinha.
A partir desse fato, a narrativa é tomada por dilemas morais, culpa, escolhas difíceis, dor e muito amor. A felicidade de uma família é a dor de outra, de forma que somos levados constantemente a nos perguntar o que faríamos na mesma situação.
O final me surpreendeu, pois não consegui imaginar um desfecho razoável para essa história. Gostei muito!

Cintia Martins 02/07/2021

"... Posso me deixar apodrecer no passado, gastar meu tempo odiando as pessoas pelo que aconteceu, como meu pai, ou posso perdoar e esquecer."
Um livro de emoção pura.
Uma história marcante, com personagens tão reais que é impossível não se sentir envolvido em suas angústias.
Concluí a leitura com a sensação que existe uma linha tênue entre o certo e errado... entre o amor e o ódio, o rancor e o perdão...

Emerson Souza 26/05/2021

Uma história muito interessante e emocionante, confesso que no começo demorei para engrenar, mas depois a leitura fluiu muito bem.
Gostei muito dos personagens e da forma como eles são apresentados. Ninguém é mal, mas todos cometem muitos erros tentando acertar.

otxjunior 24/05/2021

A Luz entre Oceanos, M. L. Stedman
Agatha Christie, sob o pseudônimo de Mary Westmacott, escreveu pequenos romances piegas que giram em torno de um dilema moral. Mas, tendo a autora noção de ritmo e concisão ímpar, suas novelas não são maiores que o necessário. Por outro lado, o trabalho de estreia da conterrânea de Christie, M. L. Stedman, peca ao tentar explorar repetidamente todas as possibilidades do conflito principal ou as metáforas com farol que existem. O que se esgotar primeiro.
O protagonista é o clássico veterano de guerra, com um passado sombrio, isolado em seu trauma de sobrevivente. Que até poderia ser de fácil identificação se não fosse, como mais de um personagem garante em vários momentos, tão bom. Quase um Jesus Cristo, cujos agentes desviantes também são figuras femininas. Pois é Isabel, sua esposa, quem transgride a lei sob justificativas especialmente religiosas. O aspecto de mitologia, ou conto de fadas, ainda é reforçado pelo paraíso particular onde vivem em isolamento social estrito, apenas sob a vigilância de Deus e de um farol de quarenta metros. Embora este não ilumine as proximidades, é referência absoluta para a ilha sem estradas. Esta inclusive deve ser minha metáfora faroleira favorita do livro.
Apesar das inúmeras tragédias, que todos os personagens do romance sofreram no passado e que ganham reflexo no presente, ou pelo menos os mais compreensivos, numa relação "só quem sofreu, sabe" absurda, acabei me afeiçoando mais por quem é de fato a maior vítima em histórias desse tipo, a criança, ou para citar o pior palavrão dito pelos personagens, a filha da mãe (resta saber qual mãe). A propósito, ninguém fala assim. Nem no início do século passado, ou na Austrália!, ou ainda fora de uma telenovela, em que assuntos de árvore genealógica e frases como "Você é a minha outra metade do céu, melhor do que todas as estrelas juntas." são comuns.
Dito isso, a complexidade intrínseca às questões tratadas permanece um dilema interessante. E a autora é competente ao dissecar as consequências das escolhas morais que os personagens encaram aqui, inclusive evitando muitas vezes a opção mais sensacionalista, principalmente no desfecho singelo e até bonito. Vindo de um leitor cínico, o saldo geral não foi negativo.

@bibliotecadedramas 19/05/2021

Dilemas morais e um ótimo drama
Se você está esperando um romance fofinho, daqueles água com açúcar de aquecer o coração, esqueça, porque apesar da capa dar uma ideia disso, a história contada é outra. Eu nem estava com muitas expectativas quando comecei a ler e o início dele é tão morninho que eu cheguei até a pensar: “ok, será que vai ser só isso?” e mesmo embora eu tivesse lido a sinopse antes de começar eu não imaginava que fosse me surpreender tanto com esse livro. Aqui temos dois protagonistas: Isabel e Tom, que se apaixonam, se casam e mesmo se tratando de pessoas com personalidades completamente distintas, a conexão dos dois é muito forte.

Mas essa história retrata dilemas morais muito específicos porque aqui temos na verdade 3 perspectivas pra se pensar: o de Isabel, de Tom e de Hannah. O que foi legal desse livro é que e em muitos pontos da história você dá razão à um, mas aí algo acontece e você passa dar razão pra outra personagem e depois algo muda de novo e você muda de opinião também. Enfim… Dilemas. O que significa que o livro te coloca no lugar dos 3 personagens e você compreende as atitudes e as consequências, mas sobretudo, as dores de cada um. Eu não imaginava que fosse gostar tanto dessa história, mas como uma boa apreciadora de um romance carregado de dramas eu posso dizer que o livro atendeu a todas minhas expectativas.

site: https://shejulis.com/livro-a-luz-entre-oceanos/

Marina @outononoslivros 22/01/2021

De partir o coração
Se você espera um romance gostosinho, de aquecer o coração, sinto lhe informar, mas é melhor tirar o cavalinho da chuva.

Tom e Isabel terão que tomar uma difícil decisão nesse livro e independente do que eles escolham, alguém irá sofrer e nós, consequentemente, sofremos juntos.

Esse é um livro sobre escolhas, ética, moral, confiança, o sonho da maternidade, solidão. É uma obra que transforma, pois se antes da leitura tínhamos claro os conceitos de certo ou errado, ao finalizar o livro já não temos tanta certeza. Eu por exemplo, terminei com o cérebro dizendo uma coisa e o coração outra.

Se você, assim como eu, gosta de romances reais, com problemas reais, que abordam as verdadeiras facetas e dores de um casamento, recomendo que leia este livro!

Flavia 11/01/2021

Não há como terminar a leitura deste livro sem estar profundamente emocionada. Um drama comovente no sentido mais literal da palavra, uma lição sobre o perdão.

Patricia.Helena 28/10/2020

Encantador
História de uma sensibilidade ímpar, adorei, emocionante! Vale muito à pena! Um drama que vai deixar seus olhos marejados diversas vezes! ?

Inalda 02/04/2020

A luz entre oceanos Esse livro e tao emocionante .
Esse livro é tao emocionante, fala de perdas. Isabel vê seu mundo desmoronar a cada perda. Quando a luz chega , ela encontra, paz , amor . Se amar é um erro, então os erros deles foram amar demais. Fala de amor, de abrir mao em prol da felicidade do outro, perdão e recomeço.

1 | 2 | 3 | 4 | 5