Um Gato de Rua Chamado Bob

Um Gato de Rua Chamado Bob James Bowen

Resenhas - Um Gato de Rua Chamado Bob

Saleitura 15/06/2013

Ele era morador de rua e sem qualquer esperança... até que encontrou um gatinho cor de laranja.
Devo dizer que guardo boas recordações das duas gatinhas que acompanharam a minha infância e adolescência. É um sentimento único insubstituível e quando vi na capa do livro aquela imagem do gato BOB fiquei apaixonada antes mesmo de saber detalhes sobre a história.

Um Gato de rua chamado BOB é a história real do autor James Bowen que nos conta sobre como a sua amizade por BOB fez mudar a sua vida, fazer dele um novo homem.
“Deram-me um monte de oportunidades, às vezes a cada dia. Por um longo tempo, falhei em não agarrar nenhuma delas, mas depois, no início da primavera de 2007, isso finalmente começou a mudar. Foi quando fiz amizade com Bob. Olhando para trás, algo me diz que aquela pode ter sido a segunda chance dele também.” Página 9

James nasceu em Surrey,mas passou grande parte de sua infância viajando pela Austrália e aos três anos mudou-se para Melbourne. Seus pais se separam e sua mãe acabou indo morar na Austrália Ocidental indo depois para o Reino Unido retornando quando ele já estava com doze anos. Essas mudanças sucessivas fizeram com que não tivesse amigos, não se adaptasse as escolas e o levasse a uma busca que chegou as piores conseqüências – ao mundo das drogas.

Agora morava em Londres e era um viciado em drogas passando por um processo de recuperação. Estava retornando para sua nova moradia subvencionada quando encontrou Bob pela primeira vez. O corredor estava escuro e ele viu aquele gato laranja enrolado sobre o capacho de um dos apartamentos. No início apesar de ficar preocupado com o bichinho imaginou ser de um dos vizinhos e seguiu em frente acompanhado de sua amiga Belle.

Depois de saber que o gato não era de nenhum morador ele o levou para seu apartamento e logo o batizou de Bob. Estava ferido em uma das pernas e como não dispunha de muito dinheiro, já que trabalhava na rua com seu violão cantando música, levou a um veterinário de uma sociedade de proteção aos animais.

Depois de ter cuidado dele deixou que fosse embora mesmo desejando muito que ficasse. Todos os dias James seguia seu caminho para o ponto que se apresentava.
“Para ajudar a pagar o aluguel, comecei a fazer apresentações de rua em Covent Garden. Não era muito, mas ajudava a colocar comida na mesa e a pagar o gás e a eletricidade. Também ajudava a me manter em equilíbrio. Sabia que aquela era minha chance de mudar a situação.” Página 39

Bob para sua alegria tornou-se seu amigo inseparável e o acompanhava em suas apresentações. Ele chamava a atenção de muitas pessoas que passavam pela rua e com isso começou a conseguir o dobro do que ganhava por dia. Uma amizade que foi se fortalecendo a cada dia. James se preocupava com Bob e não o obrigava a ir com ele trabalhar, mas ele sempre estava ao seu lado. Adorava ficar sentado em seu ombro.

James nos relata o seu dia a dia, os problemas que tem que enfrentar nas ruas, as injustiças e tantas outras aventuras por que ele e Bob passam que vai nos comover muito.

“Ah, merda, disse para mim mesmo, com o coração disparando. Ele se foi. Eu o perdi.” Página 107

Quantos momentos imaginamos que o pior vai acontecer, sentimos pela narração que James nos transmite o desespero porque passou.
“Ver Bob doente exerceu um efeito profundo em mim. Ele parecia ser um gato tão indestrutível. Nunca imaginara que ele ficaria doente. Descobrir que ele era mortal realmente me abalou.” página 164

Tudo isso que vinha acontecendo só serviu para mudar a vida de James. Começou um processo de transformação interior que dava forças e coragem para mudar seu estilo de vida, de ficar limpo, livre totalmente, de não precisar mais ir a cada quinze dias à Unidade de Dependência de Drogas (UDD).

Uma história chocante, emocionante , inesquecível e por demais gratificante. James mostrou coragem e uma enorme força de vontade para alcançar seus objetivos que não eram nada fáceis, mas tudo isso fica mais suportável quando podemos contar com uma amizade verdadeira.

“Eu também me perguntava, às vezes, se Bob e eu havíamos nos conhecido em uma vida anterior. A maneira como nos ligamos um ao outro, a conexão instantânea que fizemos, isso era muito incomum.” Página 233

Leitura e resenha por Irene Moreira

Link postagem Saleta de Leitura (Resenha premiada)
Eve Barcelos 15/06/2013minha estante
Ahh, esse livro deve ser muito lindo!
Adoro gatos, adoro violão, adoro ouvir pessoas tocando na rua!
Quero muito ler! ^^

Vanessa 15/06/2013minha estante
Assim como você também tive ótimas recordações ao saber sobre essa história! Preciso lê-la pelo simples fato de me identificar muito com a história. Não que tenha acontecido algo parecido comigo, mas em toda a minha infância e adolescência sempre tive gatos (a) em casa, uma delas uma siamesa viveu comigo por cerca de 10 anos, é o amor mais lindo e puro que existe, até me emociono ao falar!
Estou super empolgada para ler esse livro!
Beijos ;)

Beth 15/06/2013minha estante
Esse livro deve ser lindo.Tem uma história de vida e superação,que todos deveriam ler.

Rodrigo Lessa 15/06/2013minha estante
Adorei. Esse livro me faz lembrar tanto Marley e Eu, mas isso é coisa da minha cabeça mesmo, porque aliás as historias são bastante diferentes. Gosto que os dois tenham essa segunda chance, isso é muito lindo num livro. O livro deve ser emocionante e bem envolvente, por isso quero muito le-lo, o sentimento deles é tao puro, eu adorei.

NESSA 16/06/2013minha estante
Oi Irene,nossa adorei a resenha parabéns!
Muito tocante essa história baseada em fatos reais e também a maneira como James Bowen encontra esse gato especial e a amizade inesperada que surgiu,as mudanças que James viveu em sua vida através do companheirismo de Bob.

Ana Lopes 18/06/2013minha estante
Oi Irene , amei a resenha está ótima , super quero esse livro , estou ansiosa para lê-lo *_*

LuizaFG 19/06/2013minha estante
Antes mesmo de ler sobre o livro, eu apaixonei por ele pela capa... que gato mais lindo... parece o garfield. Mas ao ler a resenha me comoveu saber que esse gatinho é tao especial. Louca para ler esse livro
bjos

Georgia 20/06/2013minha estante
Pela resenha, imagino que ao final da leitura do livro, somos surpreendidos com uma lição de vida de onde menos esperamos!
O mundo dos felinos é cheio de mistérios e curiosidades, fico muito feliz por este livro abrir novos olhares pois muitas pessoas possuem receio quando o assunto é "gato".

RUDY 20/06/2013minha estante
Irene!
Suas resenhas são sempre bem emocionantes e envolventes.
Adoro enredo com animais e ver James em uma saga árdua e mudança através da força de vontade, é bem estimulante.
Claro que vou ler Bob... obrigada.
cheirinhos
Rudy

Vanda Ramos 20/06/2013minha estante
eu quero ler deve ser muito 10

Andréia 20/06/2013minha estante
Adorei a resenha, mto bem feita...quero mto ler!!!

Tânia Regina 26/06/2013minha estante
Que coincidência! Minha colega que dividia casa tinha um gato dessa cor e o nome dele era Bob. Ela nem ligava pra ele. Virei sua "dona" devido a atenção que ele ganhava de mim. Saudades do Bob.

Thicy 30/06/2013minha estante
Quero muito ler esse livro!!
Todas as resenhas que li desse livro foram super positivas e lindas e me deixaram muito interessada nele!!

Edna 06/07/2013minha estante
Coisa mais linda... Já vi que vou chorar!!! Quero este livro!!!

Elisandra 09/07/2013minha estante
Quero muito ler "Um gato de rua chamado Bob", sou uma apaixonada por histórias de animais, e a reais são melhores ainda. ?

Amélias 24/03/2024

"Éramos eu e Bob contra o mundo mais uma vez."
O que dizer sobre esse livro?

Esse livro é perfeito para os amantes de animais. É uma história que se torna ainda mais emocionante quando você descobre que é a baseado na real história do autor com o seu gato.

É tocante ver tudo o que autor passou nas ruas enquanto enfrentava um vício, longe de sua família e com apenas uma amiga por perto. Infelizmente, é o acontece com muitos que moram, ou moraram, nas ruas. Porém, James e Bob ganharam uma segunda quando ambos se encontraram. Imaginar um gatinho de cachecol deitado tranquilamente nos ombros de um homem, é realmente uma cena inédita na minha cabeça e consigo imaginar a reação das pessoas ao ver uma situação dessas no meio da rua.

Acredito que o único ponto negativo, sobre o livro, é que há muitas cenas repetitivas que trazem um pouco de tédio. Por causa disso, minha leitura se prolongou mais que o comum.

Enfim, fico feliz por James e pelo Bob. Como disse o autor: "Todo mundo precisa de um tempo, todo mundo merece uma segunda chance. Bob e eu agarramos a nossa..."
Thaí 24/03/2024minha estante
Eu só vi o filme, é uma fofura ?

_Bina.Schreave_ 17/09/2023

Um gato de rua chamado bob
A história em si é bem interessante, mas a leitura é um pouco ( muito) cansativa. O final é bem bonitinho, eu gostei.??

Milena Karla - Mika 18/07/2023

Há anos eu queria ler esse livro. Mas só li agora, no meu kindle, com o kindle unlimited. Que história maravilhosa! Tem mais ou menos um mês que li esse primeiro livro, e agora comecei a ler o segundo. Tô apaixonada pela história do James e do Bob!

O James é um rapaz muito especial, e teve a bondade de coração de cuidar de um gatinho, sem saber que ele o recompensaria muito além do que ele poderia imaginar.

É um livro aconchegante, e muito sincero também.

O James enfrentou muitos desafios mas foi avançando pouco a pouco e evoluiu muito!

E o Bob é mesmo um gatinho especial. MUITO inteligente e esperto!! Eu sei bem como é ter um gato assim, e sei que o James não está exagerando quando conta as surpreendentes atitudes incríveis do Bob.

Muito orgulhosa de finalmente ter essa obra-prima na minha lista de lidos.

Canoff 12/04/2023

Diferentemente de muitas histórias entre animais e pessoas, essa tem uma abordagem mais natural.
**Ficha Técnica**

**Data de Publicação: 2016**
**Gênero: Literatura e Ficção**
________________________

**RESENHA EDITADA (13/04/2023)**

O livro "Um Gato de Rua Chamado Bob" conta a história de James Bowen, um morador de rua e ex-dependente químico que ganhava a vida se apresentando nas ruas de Londres.

A história é muito envolvente, é curioso ver o ponto de vista e a vida de uma pessoa nessa situação. A vida de James Bowen parecia marcada pela desgraça, mas depois de conseguir um abrigo, ele tentou se restabelecer.

Com suas apresentações, James conseguia se manter, sem dúvida! Mas tudo mudou quando, em uma tarde comum, ele voltou exausto de suas apresentações nas ruas lotadas de turistas e encontrou um gato no escuro. Ele não conseguia ver a cor da pelagem do gato, mas tentou se aproximar dele, pois tinha o dom de conquistar a amizade dos animais facilmente. James menciona que teve um gato na infância. Depois de acariciar o gato, ele veio até James, permitindo que ele visse sua pelagem ruiva. Ele realmente tinha o dom para lidar com gatos!

Ao ver a pelagem ruiva e desgrenhada do gato, James se lembrou do gato que teve na infância e logo soube o que fazer com o pobre gato de rua: ofereceu-lhe um pires de leite morno.

O pobre bichano estava morrendo de fome e simplesmente engoliu o leite. James ficou surpreso ao vê-lo fazer isso, pois achou que o gato não havia estado muito tempo nas ruas - ele tinha uma feição sábia e serena.

Nos dias seguintes, sempre que James saía para fazer suas apresentações, o gato estava no mesmo lugar, parecendo ficar lá por dias sem se mexer. James achou isso estranho, já que gatos costumam ser animais tão ariscos. Como poderia esse gato não ter saído do lugar onde James o encontrou?

James ignorou a presença do gato, pois não podia pegá-lo para criá-lo. Ele mal conseguia ter uma vida digna para si mesmo, imagina cuidar de um gato? Não, James não cogitou essa hipótese em sua cabeça.

Os dias foram passando e o gato permanecia no mesmo lugar. Não importava a hora do dia, vizinhos de James relataram que o gato não saía de sua porta de jeito nenhum! James começou a desconfiar: será que ele havia despertado algum interesse na vida daquele pobre gato?

Depois de mais alguns dias, James não aguentava mais aquele gato parado em sua porta e resolveu fazer algo. Com cuidado, ele pegou o gato, abriu a porta do prédio e incentivou o gato a sair e ir embora. Tentou de tudo, mas nada, absolutamente nada, tirou a feição serena do gato.

James então resolveu "cuidar" e dar um nome ao gato: Bob. Isso duraria até que Bob resolvesse ir embora. Por mais que James acreditasse que Bob não parecia ser um gato, mas um companheiro.

- Resenha revisada por Inteligência Artificial(IA).

Bárbara 21/02/2020

História muito lindinha, agradável de ler.. mas não entrou no meu top+, não..

Lalá @namiradaleitura 22/03/2021

Bob é cativante!
Bob conquistou James desde o primeiro dia que os dois se encontraram, embora James não quisesse admitir isso. O relacionamento dos dois sempre foi muito sincero e Bob teve um papel fundamental na vida de James. Ele o salvou. Eu amo gatos e ver a contradição do que é dito sobre eles (de que são traiçoeiros) nesse livro é incrível! Por mais pessoas como James!

Mila Araujo 21/04/2024

Delicia de ler, mas....
Livro delicinha de ler. As páginas vão passando sem sentir! Mas em meio a história bonitinha de ter uma gato fofo (o Bob) há, pelo menos para mim, uma sensação angustiante do "sofrimento de ser invisível" do James.... Enfim, vale demais a leitura!
Fabio 22/04/2024minha estante
Obrigado, pela dica, Mila!???

Mila Araujo 22/04/2024minha estante
? Fabinho!! Adorei a história, sabe? Ainda mais por ser real!
Se ler, quero sua opinião a respeito! ?

Fabio 22/04/2024minha estante
Ja coloquei na minha lista, Mila!?

Rafa 26/06/2013

Resenha - Um Gato de Rua Chamado Bob - James Bowen
Eu tenho um grande fascínio por gatos, principalmente porque a companhia que eles nos fazem é inquestionável. Ao pegar "Um Gato de Rua Chamado Bob" para ler pude perceber milhares de situações no qual eu me senti dentro do livro, vivenciando a história do gato Bob e algumas vezes atuando como James. Realmente um livro que nos toca, emociona e edifica totalmente a alma.

O livro conta a história do gato de rua Bob e seu dono James Bowen (autor do livro), no começo parecia mais uma biografia, mas por fim percebi que se tratava de um relato emocionante. Tudo começa em 2007 nos principais bairros de Londres. James estava na reabilitação, tentando se livrar do vício da heroína, sua vida nas ruas era uma rotina chata que para ele tanto faz tanto fez, até que um dia ele encontra Bob, todo sujo e maltratado, sem dono e sem destino. James sabia lá no fundo que Bob era um gato de rua, a história dele é enigmática, mas depois de um tempo ele se apaixonou por ele, o registrou como seu dono (ou família) e tão logo estava fazendo companhia nas ruas, visto que Bob adorava ficar no pescoço de James.

Ninguém estava interessado em mim, é claro. A primeira coisa que diziam quando nos viam novamente era: "Como Bob está hoje?". Ninguém nunca perguntava como eu estava. - Página 151

A relação dos dois é de pai e filho, James cuida de Bob e Bob cuida de James, como se cada um se apoiasse no outro quando precisasse. James tem uma dedicação especial para com o gato, essa atenção tão estranha entre os dois me incomodou algumas vezes, acho que hoje em dia é difícil gato se entrosar tanto assim com nós, seres humanos. Mas Bob é um gato especial e inteligente, seu passado é um mistério para todos os leitores, como já disse, mas isso não importa muito, James não liga para isso também, os dois estão juntos agora, crê ele pela força do destino.

Uma história sobre amizade que nos faz acreditar que o amanhã será melhor. Sabemos que tem as dificuldades, as crises e etc., mas uma coisa que não podemos deixar de fazer é de ser humilde. Bob não fala, ele só existe e se movimenta, suas atitudes e sua figura é que o faz ser especial, ele é humilde também porque reconhece que precisa de James, assim como ele também precisa de Bob.

Talvez por se tratar de um relato o livro não tenha me agradado tanto quanto previ, sou mais do tipo emocional, o livro em si foi feito para emocionar, claro, mas eu não consegui me envolver com a história. Achei o final bem rápido e torci nas últimas páginas para que eu fosse ter uma "convulsão" de choro, mas não. Talvez com outros leitores a sensação ao terminar o livro tenha sido diferente. O que acho legal destacar para que os leitores saibam, é que o livro não trata só da história do Bob em si, mas engloba com a de James que é a que tenta nos emocionar mais.

Os gatos são notoriamente exigentes a respeito de quem eles gostam. Se um gato não gosta do dono, ele sai e encontra outro. Gatos fazem isso o tempo todo. - Página 84

Vale a pena ler? Sim, vale. Só não vai com muitas expectativas assim como eu, é um livro curto e fácil de ler, James escreve com maestria em 1ª pessoa e nos faz sentir dentro da história. Um livro que eu recomendo para todos os tipos de leitores, seja você criança, seja você adulto, posso até estabelecer que este é um livro pra toda família.
Milla 12/09/2013minha estante
Olá, tenho um gatinho e não duvido que o Bob seja inteligente e especial, meu gatinho é diferente também. Mas, como você, não consegui me conectar com a história, fiquei envolvida numa aura de ceticismo e o Bowen é muito repetitivo. Achei o livro cansativo, confesso.
Acredito que o Bob tenha salvo e mudado a vida do Bowen, mas o livro devia ser melhor escrito. Sentia que ele se prendia muito a umas coisas tipo "será que o gato vai enjoar de mim? será que isso é uma lembrança da sua vida antes de mim?".

Rafa 12/09/2013minha estante
Entendo seu ponto de vista Milla, mas foi justamente Bob que me cativou, fazendo com que a repetição de Bowen não atrapalhasse em nada. =D

Carol Tiezerin 18/11/2020

Impossível não se apaixonar pelo Bob! O livro não é muito bem escrito, pois quem escreveu é o próprio dono do Bob (que não tem experiência em escrita) mas é um livro ótimo! Ficará sempre em minha memória.

Juliana 26/06/2021

Esse livro me tocou tanto, impossível esquecer a história, adotei meu primeiro gato depois de ler ele,nunca vou esquecer o quanto essa história foi impactante e significativa na minha vida.
Ester448 11/08/2021minha estante
Olha quem eu encontrei aqui nas avaliações

Alan.Felipe 12/09/2021

A história conta como Bob, um gato de rua, muda a vida de James, que é um viciado em heroína e um artista de rua.

É um livro bom, tem algumas reflexões também. Acho que a que mais me "impactou" é o fato das pessoas verem um artista de rua como uma pessoa "Invisível".

Eu não esperava nada desse livro mas acabei gostando um pouco. ??
Livia 13/09/2021minha estante
Tem filme sobre esse livro caso vc queira assistir

Alan.Felipe 14/09/2021minha estante
Eita, massa! Eu nem sabia. Vou até procurar ele. Obrigado!! =D

Livia 14/09/2021minha estante
Uma coisa incrível do filme é o fato do Bob fazer o papel dele no filme.

Alan.Felipe 14/09/2021minha estante
O próprio Bob? Que daora! Vou tentar ver esse filme

Livia 17/09/2021minha estante
Sim

Zi 15/05/2021

Fofo, inspirador. Mas o narrador tem uma fórmula de escrita um tanto quanto entediante e repetitiva. Recomendo por que o Bob é demais.
O narrador também se põe em posições difíceis de serem defendidas...

aly 30/05/2021

Se tem gato na capa só pode ser bom,kk
Leitura bem rapidinha e divertida, apresenta algumas críticas sociais ao longo do livro, com informações sobre reabilitação de uso de drogas e etc.

O foco é o gato Bob, se vc tem animal de estimação (gatos em especial), vai sentir aquele apertinho no coração ao se identificar com várias situações do livro.

Bem legal para passar o tempo e ler com seu bichinho do lado (sujando tudo de pêlo..)

Priscila 20/08/2020

Leitura fácil e rápida
A leitura é bem fluida e rápida.
Incrível saber como a vida do James mudou a partir do momento em que ele conheceu o Bob.
Leitura leve.