Turma da Mônica: Laços

Turma da Mônica: Laços Vitor Cafaggi
Lu Cafaggi

Resenhas - Turma da Mônica: Laços

z..... 07/08/2015

Sensacional! Tem uma ingenuidade de resoluções infantis que cativam o leitor de forma nostálgica.
As cores e desenhos remetem à ilustrações de antigos livros infantis (sensação na memória visual) e a história preserva a infância de vicissitudes da modernidade. Justifica-se o título no fortalecimento das amizades, entre as crianças e no amor pelos animais.
Uma distração a mais é tentar identificar passagens da HQ com cenas de filmes retrô. Não sou bom nisso, mas descobri pelo menos três paralelos. Com certeza tem muito mais e deixo em registro "Curtindo a vida adoidado", na correria inicial em que o Cascão passa pela piscina e volta para uma cantada. Só uma para não quebrar a graça da brincadeira!
Se eu falar "fofa" não soa bem para um cabra como eu, né! Mas posso dizer que é terna e bonita para todas as idades.

Tatah 03/08/2015

Barriguinha de pum
De Warriors a Goonies, todas as referências aos filmes de aventura dos anos 80 se unem com toda a fofura e amor do universo e fazem surgir essa coisinha chamada Laços. É a coisa mais lindinha e divertidinha que já li, no traço mais meigo desse mundo... Não tem como o coração ficar mais quentinho que isso, minha gente.

Danielle (@chimarraoelivros) 10/07/2015

Mto bom!
Que coisa mais fofaaaa! Que traço mais lindo! As cores são perfeitas e o roteiro é muito fofo! Adorei que tem referência a Mônica Ratinha, a primeira tirinha que a Mônica apareceu, a crônica do Navegando nas Letras, as músicas temas dos personagens.

Luiz__Guilherme 30/05/2015

A meninada do Limoeiro sob novos olhares
Assim como nos velhos e bons filmes que marcaram a nossa infância, o roteiro de "Laços" segue uma fórmula com poucos rodeios e sem gorduras. Sem experimentações. O que não é necessariamente um demérito. Pelo contrário, conta a favor, pois deixa a história consistente, de modo que a trama se desenvolve de uma forma suave.

Depois de ler uma vez, não tem como não “refolhear” a graphic novel só pra ver os desenhos dos irmãos Cafaggi e prestar atenção em cada detalhe que os autores deixaram – os primeiros quadrinhos, que mostram como o Cebolinha ganhou o seu cachorro inseparável, Floquinho, é pra ficar apreciando por alguns minutos.

Pra mim, enquanto admirador de longa data da obra de Mauricio de Souza, foi um deleite ver personagens tão queridos e tão presentes em nossas vidas há décadas numa releitura emocionalmente terna, carregada de referências às histórias clássicas da turma do bairro do Limoeiro e que reverencia as boas memórias de quem colecionou os gibis das personagens quando criança.

Resenha completa no meu blog (no link abaixo)

site: https://blocodoluiz.wordpress.com/2015/05/07/turma-da-monica-lacos-a-meninada-do-limoeiro-sob-novos-olhares/

Núbia Esther 03/05/2015

Em 2009, para comemorar os 50 anos da carreira do Mauricio de Sousa, foi lançado o álbum MSP 50, no qual 50 autores do Brasil inteiro reinterpretaram os personagens criados pelo Mauricio. Vitor Cafaggi participou dessa coletânea com uma história do Chico Bento e da Rosinha. Com uma qualidade que chamou a atenção do Mauricio.

Com todo o sucesso que o MSP 50 teve, não demorou para que um novo projeto envolvendo releituras fosse lançado. Surgiu assim o selo Graphic MSP. Neste novo projeto, os artistas convidados têm mais páginas para se aventurarem no universo do Mauricio. O primeiro volume do selo foi Astronauta – Magnetar feito pelo Danilo Beyruth (que pretendo ler em breve) e publicado em outubro de 2012. Turma da Mônica – Laços é o segundo volume, publicado em maio de 2013.

“Ao serem convidados para fazer este trabalho, a única pauta que os irmãos Cafaggi receberam foi: Vitor faz a Turminha por volta dos 7 anos e Lu desenha os personagens em versões mais “bebês”. O resultado foi essa linda mescla de estilos – difícil não se encantar com o cabelo que Lu fez para o Cascão, por exemplo. ” Página 76.

E com essas recomendações, os irmãos Cafaggi fizeram um ótimo trabalho em Laços. Os traços do Vitor e da Lu são muito bonitos e as cores aplicadas pelo Vitor e pela Priscilla Tramontano acentuaram perfeitamente o ar de história passada na década de 80. Mauricio estava certo ao citar no prólogo que a história dos irmãos Cafaggi remetia aos filmes oitentistas. As ilustrações e a história criada por eles lembram um pouco histórias como a do filme Conta Comigo (1986). Afinal, aqui também há uma jornada de amigos, uma busca (aqui pelo Floquinho que desapareceu) e mil aventuras. E, mesmo com tantas diferenças, com tantos planos infalíveis e coelhadas pelo caminho, na hora que um deles mais precisa de ajuda, todos estão ali de prontidão, dispostos a fazer tudo o que puderem.

E de bônus, Vitor e Lu também se aventuraram a revisitar momentos do passado e recontar como os “laços’ entre eles foram construídos. Entre o Cebolinha e o Floquinho, e entre a Turminha toda no jardim de infância. A fofura transborda pelas páginas nesses momentos. Além disso, a história está repleta de referências aos quadrinhos da Turma, e para quem é fã, se deliciar com essa nova história e se deparar ocasionalmente com essas referências, é emocionante.

A edição também conta com alguns extras interessantes. Há um breve resumo da história da Turma da Mônica: época que os personagens foram criados, as primeiras características, as primeiras revistas…. Há também um texto contando o processo do desenvolvimento do trabalho do Vitor e da Lu: os primeiros esboços dos personagens, a criação do roteiro, o trabalho a quatro mãos. Gostei muito do trabalho que eles fizeram em Laços e pretendo continuar a acompanhar outros trabalhos deles. E depois da ótima experiência com este volume da Graphic MSP, também pretendo ler todos os outros volumes do selo. Aliás, já foi anunciado um segundo volume da Turma da Mônica que trará a sequência de Laços. Vem mais irmãos Cafaggi por aí!

[Blablabla Aleatório]

site: http://blablablaaleatorio.com/2015/05/03/turma-da-monica-lacos-vitor-cafaggi-lu-cafaggi/

Café & Espadas 01/05/2015

Resenha Turma da Mônica: Laços
Turma da Mônica: Laços é um dos primeiros lançamentos do selo Graphic MSP, projeto dedicado a releituras em graphic novels com as conhecidas personagens de Maurício de Sousa. A obra é assinada pelos irmãos Vitor e Luciana Cafaggi; Vitor já é um nome reconhecido nacionalmente pelas tirinhas Valente, publicadas semanalmente pelo jornal O Globo, e pela sua primeira criação famosa, o personagem Puny Parker. Lu (como prefere ser chamada) é ilustradora da Leya Educação e autora da HQ independente Mixtape.

Nas primeiras páginas, somos presenteados com a delicadeza do traço de Lu, que permeia a história através de flashbacks dos primeiros anos da turminha. Laços começa com o pequeno Cebolinha ganhando de presente o Floquinho, que é o centro da aventura desse arco. Quando o cachorro dos Cebola foge de casa, é hora de Magali, Cascão, Mônica e Cebolinha unirem forças para encontrar o mascote numa aventura digna de Os Goonies.

E referências de clássicos dos anos 80 e 90 são o que não falta aqui. De Chaves a The Warriors, das antigas revistas da Disney a Roberto Carlos, nada é por acaso. E essa sensação de reconhecimento e familiaridade acabam fazendo o público mais velho se emocionar com essa volta à infância proporcionada pelos irmãos Cafaggi.

Nada de Cascão tomando banho, ou Magali cuidando da alimentação, como na insossa versão em mangá lançada por Maurício de Sousa há alguns anos - o que vemos aqui são as personagens do jeito como as conhecemos, mas de um jeito ainda mais aprofundado. Sem as limitações de espaço das revistas tradicionais, há tempo para explorar melhor os relacionamentos entre eles. A passagem em que Mônica consola Cebolinha, um dia depois de uma sessão de coelhadas, serve para pontuar essa relação de verdadeira amizade.

Ao final da edição, lançada pela Panini em capa cartonada e em capa dura, temos entre os extras estudos de personagens e curiosidades interessantes sobre a produção da graphic novel. Laços já tem anunciada para 2015 uma continuação que certamente será bem-vinda. Apesar de ser um arco fechado, é impossível não querer mais do nosso quarteto favorito entregue por mãos tão talentosas.

site: http://cafeespadas.com/?p=2949

Marília 23/03/2015

A turma da Mônica, redesenhada de forma brilhante pelos irmãos Cafaggi, saem em busca de Floquinho, o cachorrinho do Cebolinha, que fugiu. Durante essa aventura, muitas lembranças e o forte laço de amizade entre as crianças é mostrado de forma sensível, simples e delicada.O enredo maravilhoso e descomplicado, e o foco na relação entre as personagens me emocionou, criando uma outra visão deles que eu não tinha. Cria um sentimento de nostalgia boa da minha própria infância, quando eu passava dias debruçada sobre revistas deles; o que com certeza influenciou em quem eu sou hoje e o quanto gosto de desenhar, que é minha profissão...
Vale muito a leitura!

site:

André 12/03/2015

Que releitura!
Eu sabia que a msp estava fazendo algo diferente, mas, não imaginei me surpreender tanto.
A maneira que o roteiro se encaixa com a última cena, as peculiaridades de cada amizade, tudo muito fiel a Turma da Mônica clássica.
Muito bom. Recomendo.

Dani Moraes 15/02/2015

Gostinho de Nostalgia
Lindo, fofo e todos os outros adjetivos doces que você possa imaginar, me trouxe de volta essa sensação deliciosa de infância.
Se você quiser conhecer um pouco mais sobre a minha opinião, clique no link abaixo.

site: http://www.asverdadesqueopinoquioconta.blogspot.com.br/2015/02/graphic-msp-turma-da-monica-lacos-e.html

Regiane80 04/01/2015

Laços
Em formato livro, Laços descreve uma história com referências ao companheirismo, coragem, e acima de tudo amizade.

Na trama, Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão, saem a procura de Floquinho cachorro do Cebolinha que esta desaparecido. E passam por algumas aventuras, sempre juntos.

Foi a primeira vez que tive contado com o formato Grafic Novel e confesso que me causou uma certa estranheza o formato dos personagens, pois estão com os traços bem diferentes. E sse Grafic tem roteiro e arte dos irmãos Lu e Victor Cafaggi.

Leia mais em:

site: http://dicasdeboaleitura.blogspot.com.br/2013/07/lacos.html

eduardoin 02/01/2015

Leve, divertido, nostálgico.
O trabalho desenvolvido pelos irmãos Vitor e Lu Cafaggi atinge o cerne dos personagens mais emblemáticos da obra de Mauricio de Sousa. A história traz todos os elementos clássicos da Turma da Mônica, tanto pelas confusões e referências gerais como pelo cuidado com as características próprias de cada uma das crianças. Visualmente, a graphic novel é simplesmente fantástica, onde o traço de ambos nos remete a uma época passada, mas não claramente identificada, deixando no ar aquela sensação de algo maravilhoso que todos trazem da infância. Destaque para o ótimo trabalho de cor, que funciona como um relógio da história, e para os desenhos dos bebês, fofos como se fossem de nossa própria família. O trabalho apresentado pelos Cafaggi é uma clara homenagem aos personagens mais famosos do país na forma de uma história leve, simples, mas que deixará sua imagem reverberando na retina durante muito e muito tempo.

Shirlei.Satiro 26/12/2014

Os laços que nos unem
É... eu li Turma da Mônica: Laços de Vitor e Lu Cafaggi...

Depois de Astronauta: Magnetar eu pensei que nada poderia ser melhor, como eu estava enganada!
Laços é uma estória muita terna e eloquente sobre os laços da amizade.

A estória começa quando Floquinho (o cachorro verde do Cebolinha) desaparece. Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali saem, então, em uma aventura cheia de perigos para encontrá-lo. Esses perigos fortalecerão ainda mais a amizade da turma.
E a estória é isso!
A estória é boa, mas a verdadeira mágica esta nas cores, nos traços..., Vitor e Lu Caffagi são verdadeiros magos em seus ofícios!
Assim como Magnetar, esta é uma leitura obrigatória. Tente, você não vai se arrepender!

site: http://leiturarosa.blogspot.com/2014/12/turma-da-monica-lacos-vitor-cafaggi-and.html

Nanda Lima 08/12/2014

Lindo como a infância
Este é mais um quadrinho integrante da coleção Graphic MSP, trazendo histórias inéditas feitas por quadrinistas da cena independente do Brasil fazendo releituras dos personagens clássicos de Mauricio de Sousa. E é, inclusive, considerado um dos melhores (muitos o consideram o melhor, até o momento) quadrinhos da coleção.

A delicadeza dos traços de Vitor Cafaggi – demonstrada também na sua fofíssima série de tirinhas, “Valente” – e a profunda sensibilidade e inocência do roteiro (afinal, os personagens são crianças), aliados ao fantástico trabalho de colorização (com cores vivas e fortes e utilizando técnicas/tons nitidamente diferentes para as cenas que se passam à noite e as que se passam de dia), tornou “Turma da Mônica – Laços” uma história deslumbrante e, ouso dizer, um clássico moderno dos quadrinhos brasileiros.

Um dos aspectos mais interessantes da obra é a sua capacidade de dialogar com leitores de todas as idades. Eu diria que a história contém camadas: uma criança de qualquer idade, desde que seja alfabetizada, vai conseguir entendê-la a seu modo e se divertir com o quadrinho. No entanto, por baixo da historinha aparentemente cotidiana, infantil, existem significados que talvez só possam ser entendidos em sua totalidade por um leitor adulto: a lealdade, a amizade, o companheirismo, o amor e a coragem são os laços que unem essas quatro crianças ao redor de um objetivo temporário (que é achar o cãozinho do Cebolinha), mas que se torna uma relação sem data de validade. Vemos a “Turma da Mônica” nascer.

Altamente indicado para leitores de todas as idades e leitura indispensável para fãs de quadrinhos. Mais uma prova de que os brasileiros sabem fazer – e como sabem! – quadrinhos de qualidade.

site: www.umaleitoraassidua.blogspot.com

Danielli15 03/12/2014

Muito talento em uma história deliciosa! ♥
Nesta graphic o Floquinho, o cachorro peludíssimo do Cebolinha, some e a Turminha se junta para tentar encontrá-lo se metendo em muitos problemas pelo caminho, com direito a muita emoção, risadas e coelhadas!!! =P

Leia mais em:

site: http://www.sohlendo.com.br/2014/07/resenha-e-video-turma-da-monica-lacos.html

Walber 10/11/2014

"Tulma da Mônica? Eu sempre vi como Tulma do Cebolinha!"

Turma da Mônica: Laços é mais uma das releituras produzidas pelo projeto MSP. Aqui, temos nosso amado quarteto como protagonistas. ;)
O enredo gira em torno do desaparecimento de Floquinho, o cachorro de Cebolinha. Para encontrá-lo, o menino conta com a ajuda de seus amigos Mônica, Cascão e Magali, e claro, de mais um de seus planos infalíveis.
Juntos, os quatro partem em uma missão pelo bairro do Limoeiro e além dele, passando por várias aventuras e perigos, regadas pelas clássicas brigas, coelhadas, e o humor que sempre acompanha essa turminha.
A história é simples, mas o mais legal nessa graphic novel é o modo como Vitor e Lu Cafaggi recriaram a turma, explicando algumas coisas e nos fazendo sentir saudade da infância... Para quem é fã, vai amar isso! Notei que eles meio que explicaram até porque que só o Cebolinha usa sapato :)
Laços deixa claro o quão forte é o laço de amizade entre essas quatro crianças que encantam as gerações à décadas. O legal é que por mais simples que seja o enredo, ele é interessante e me fez lê-lo com muito carinho e curiosidade.
Só lendo para entender de verdade do que estou falando...
Sinto que vou amar toda e qualquer graphic novel desse projeto^^

site: http://blogleitorcompulsivo.blogspot.com.br/2014/11/monica-pelos-irmaos-cafaggi.html