Manifesto do Nada na Terra do Nunca

Manifesto do Nada na Terra do Nunca Lobão

Resenhas - Manifesto do Nada na Terra do Nunca

Cristiano @imagensdocris 15/05/2013

Muito bom, mas esperava mais
Como admirador deste lobo da estepe, aguardei ansiosamente este livro. Infelizmente, em seu recheio, lobão se perdeu, deixando o manifesto com uma cara um pouco egocêntrica, escreveu dois capítulos sobre sua participação no programa "a liga" da bandeirantes, discorrendo os pormenores, as viagens... Lobão quis dar uma "karoucada", a meu ver, sem sucesso. Durantes dezenas de páginas das "aventuras" na bandeirantes, perguntei-me: Porra, cade o manifesto!?!?

Também repetiu em diversos trechos, sua biografia...

Todavia, não há como negar, os demais capítulos são aguerridos, fortes, como Lobão, um vocabulário maravilhoso! E desafios, tentando nos tirar da poltrona confortável que nos encontramos.
Ronaldo 18/05/2013minha estante
concordo com você, a parte referente a Liga meio que sobrou, e acho que ele poderia até ter sido mais contundente e mais denso, mesmo assim achei muito bom o livro, dei 4 estrelinhas.

Sandro 06/05/2014minha estante
Mesma opinião.

Valeska 10/03/2018

"Pra ser bom, é preciso ser cruel" Lobão
Hoje em dia, você sabia que a média anual de leitura do brasileiro universitário é de menos de um livro por ano? E que 90% desse ínfimo número são livros de autoajuda ou doutrinas fajutas da esquerda?
Igor Macedo 10/05/2018minha estante
undefined

Janaína Calmet 02/07/2013

Louca lucidez
Leitura concluída nesta madrugada. Então... O que dizer? Lobão é um adorável e genial doido varrido, uma verborrágica metralhadora automática (descontrolada) que atira para todos os lados... Ele não poupa ninguém (tachar o Roberto Carlos de "múmia deprimida" me fez ter uma síncope!!!! kkkkkkkkkk), nem a si mesmo; embora, obviamente, apontando o dedo a tudo e a todos, revista-se de uma falsa "superioridade", como se somente ele enxergasse o óbvio e todos nós, pobres mortais, fôssemos umas antas de pai e mãe... kkkkkkkkkk Mas, a despeito de todas as tiradas irônicas, cômicas e/ou pretensiosas, há muito material para uma reflexão profunda e séria, especialmente no campo da POLÍTICA, quer concordemos ou não com suas (às vezes, bastante duras) colocações sobre a Dilma, o PT, os partidos de esquerda e de direita, o comunismo, a Comissão da Verdade... É um livro para ser LIDO, sob pena de sermos injustos com o autor, desmerecendo-o por completo, ou, simplesmente, aceitando "goela abaixo" as suas "verdades" depreciativas. Vale a pena. E é, eu garanto, apesar de algum "pessimismo" reinante, no mínimo, divertido. ;)
Donaldo 29/12/2015minha estante
Leu a Bio dele?

Marcelo 29/08/2013

Revolta, tiros e derrota
Manifesto do Nada na Terra do Nunca é a revolta tardia do adolescente Lobão direcionado a quem não teve ouvidos para sua música.
Lobão ataca todo mundo, músicos consagrados, estilos musicais, ataca roqueiros iguaizinhos a ele, gravadoras e técnicos.
Mas vai além, ataca a Semana de Arte Moderna e faz uma patética carta a Oswald de Andrade (difícil ter saco pra ler até o fim) que é mais ou menos como atacar Pedro Álvares Cabral, devido a seu caráter histórico.
Lobão tenta fazer sua revolução falando muito mal de Che Guevara, Dilma, Lula, Comissão da Verdade, intelectuais de esquerda enfim basta vestir seu casaco de general e partir para a luta.
Com frases que agradam aos revoltados Lobão dá tiro pra todos os lados como num jogo infantil pra tentar ver se vence.
Como ele escolhe seu lado, vai imediatamente agradar quem gosta do discurso fácil e rasteiro a favor de sua ideologia e claro, desagradar totalmente quem é contra.
O livro tem coisas muito engraçadas, críticas ácidas bem colocadas, mas tem também uma enorme quantidade de besteiras que, como ele mesmo diz, foram tiradas de sua pesquisa na internet (!?).
Infelizmente Lobão perde uma grande oportunidade, fala muito, fala alto e diz muito pouco.
Bruno Oliveira 04/08/2014minha estante
"Lobão é bem antenado com as novas mídias, fala o discurso reacionário que as novas gerações adoram e encontrou o público que havia perdido na música em suas escritas."

Rapaz, você conseguiu dizer algo que eu queria dizer mas não tinha palavras, só que ficou ainda mais bonito.

Jonas 22/12/2015

Muito divertido e acrescedor
É um livro que tanto de diverte quanto te educa.
Fazia tempo que não ria tanto lendo um livro.
brunoganem 26/05/2017minha estante
foi um livro que dei muita risada

Ralf 28/02/2015

Se trocar esse livro por merda sai caro
Perdi 3 noites da minha vida com esse lixo de livro. Com um capítulo ou outro mais ou menos interessante como quando Lobão conta sua trajetória na música, ou quando se meteu com política, ou quando participou de programas de TV. O último capítulo é um purgante egocêntrico com parágrafos inuteis e repetitivos preenchidos por adjetivos caçados num Thesaurus. Esse livro é uma verdadeira peça oportunista para lucrar na onda "conservadora" que o Lobão decidiu se meter (junto a não menos desprezíveis Olavo de Carvalho e Rodrigo Constantino).
Donaldo 29/12/2015minha estante
Lobão é melhor que a Marina-Rede

Yohan 10/05/2014

Manifesto do Nada
Em suas 240 páginas, Lobão expõe suas ideias e opiniões sobre dos mais diversos assunto, como o gênero musical genuinamente brasileiro quanto o Manifesto Antropófago de Oswald de Andrade. Em resumo, a Semana da Arte Moderna é a base do livro inteiro, apesar de muitas vezes estar implícito.
Este livro não é tão gostoso de ler pois a cada capítulo ele muda o tempo, tornando assim o Manifesto do Nada. Além disso, no meio Lobão começa a contar de uma passagem da vida dele em uma espécie de reality show.
Nega Samurai 10/10/2017minha estante
O capítulo em que ele fala sobre o programa A liga é realmente grande, mas acredito que a descrição dos personagens envolvidos com a sua história ao longo do caminho deram um entendimento para a conclusão.
Eu não entendi nada do último capítulo, a carta para Oswald hahaha

Teo 10/06/2013

Posso resumir o Manifesto do Nada na Terra do Nunca como uma obra divertida, direta e coerente em sua grande parte, restando ao resto da mesma incoerência e ainda mais diversão, até por que só perde o juízo com autoagressão aquele que é carente de pai e mãe - parece que o autor do pepino recém-lido baixou em mim, vai saber.

Albuquerque 18/06/2013

Manifesto Rock n' Roll
O livro é um grande desabafo do Lobão. Muito do que ele escreveu faz um enorme sentido. Trata-se de um ser humano complexo (como todos os outros o são, na verdade) que tem uma virtude pouco agradável para a maioria: fala o que passa pela cabeça. Assim, torna-se polêmico e acumula inimizades. Mas ninguém pode dizer que é falso. Fala dos próprios erros (e dos erros dos outros também) com extrema facilidade e naturalidade.
O livro é muito divertido, li muito rápido e dei boas risadas com o sarcasmo ácido do velho lobo (não confundam com o Zagalo, por favor). Linguagem simples e rebuscada ao mesmo tempo(!), um manifesto Rock verdadeiro!

Helio 21/06/2013

Excelente
Bem ao estilo Lobão, vai direto ao assunto, enfiando o dedo na ferida, e com um humor sarcástico típico do músico.
O último capítulo é especial, desconstruindo o Manifesto Antropofágico de Oswald de Andrade.
Uma crítica com um timing incrível diante das atuais manifestações por justiça, educação, saúde, etc.
Obrigado pela coragem Lobão, continue escrevendo!

Alexandre 31/07/2013

Lobão o feroz
Sempre tive a tropicália como um grande movimento e idolatrava o conceito de antropofagia, de fato ainda admiro demais, no entanto lobão apresentou críticas contundentes de uma, como ele mesmo diz, "bundamolescência" na semana de 1922, Oswald de Andrade e nos derivados que vieram nos anos posteriores, entre eles a citada tropicália de Caetano, Gil, Tom zé, mutantes e outros não menos importantes.
É uma ironia seu livro ter sido anunciado no programa do Faustão. Dessa vez sem alusão ao antigo candidato metalúrgico, lula.
Parabéns pelo trabalho e por ainda sobreviver, pois na nossa história tivemos muitas pessoas que falaram muito menos e foram execrados de qualquer audiência midiática! Nem tão louco e nem tão sábio.

Aninha 13/11/2023

Opiniões controversas com argumentação incoerente.
Comecei a ler o livro sem esperar o que estava por vir. Lobão traz argumentos sem contexto sendo controverso em muitos aspectos. Acredito que ele mude sua opinião em relação ao assunto do momento, assim dando mais visibilidade para ele.
Lobão tem uma carreia musical muito boa, mas acaba revelando um lado que vai contra tudo que ele sempre pregou.

Clovis 10/11/2013

Muito bom. Percorre as mazelas da esquerda e desconstrói alguns paradigmas de direita e esquerda,tanto na política como também na classe artística.

Clovis 10/11/2013minha estante

Wesley 02/12/2013

Gostei.
Um bom livro e escrito por uma pessoa que não tem medo de falar, mostrando a verdadeira face do mundo artístico, que submete-se à vontade das rádios, que alteram suas músicas e de empresários que trazem festivais internacionais. Artistas consagrados que ganham dinheiro público para se promover, etc. pareceu coerente

O Lobão também se mostrou humilde, quando descreveu sua mudança de opinião em relação ao PT. Por este motivo muita gente fala mal dele, mas prefiro as pessoas que tem desejo e coragem de mudar àquelas que passam a vida inteira cometendo o mesmo erro, mesmo quando a verdade está estampada na cara. O Mensalão tá aí pra todo mundo ver.

O livro tem mais coisas, mas vou falar destes dois pontos pois foram os que mais me chamaram a atenção.

Ah, se eu fosse artista e fosse tocar no Lollapalooza, não pensaria duas vezes em me juntar ao Lobão para fortalecer o respeito que os gringos devem ter com nossos artistas.

Givaldo Júnior 13/12/2013

Por que não dei 5 estrelas
Muito bom este livro. Só não recebe as cinco estrelas porque pode ser confundido com uma continuação de sua biografia.