Manifesto do Nada na Terra do Nunca

Manifesto do Nada na Terra do Nunca Lobão

Resenhas - Manifesto do Nada na Terra do Nunca

Aninha 13/11/2023

Opiniões controversas com argumentação incoerente.
Comecei a ler o livro sem esperar o que estava por vir. Lobão traz argumentos sem contexto sendo controverso em muitos aspectos. Acredito que ele mude sua opinião em relação ao assunto do momento, assim dando mais visibilidade para ele.
Lobão tem uma carreia musical muito boa, mas acaba revelando um lado que vai contra tudo que ele sempre pregou.

Lucilene1 21/09/2023

Uma loucura!
Esse livro é sensacional, me fez refletir sobre minhas ideologias e me fez perceber o quanto é importante a evolução do ser humano.

Roberto.Kian 14/06/2023

Minhas opiniões foram mudando no decorrer da leitura!
Comecei a ler o livro já conhecendo o Lobão de suas participações na tv, etc. Nas primeiras linhas, ao me deparar com suas colocações "às vezes" bem " viajadas e às vezes com palavreado bem difícil pensei que seria uma leitura difícil...
Que nada, relaxei e passei a desfrutar de seus "causos" e confesso que compartilho de muitas das críticas que ele faz a diversos temas no livro.
Com especial destaque para o capítulo sobre sua aventura em um garimpo, me diverti bastante!
Vou procurar os seus outros títulos!

Athenna 14/11/2021

Comecei a ler por indicação de uma pessoa e simplesmente não funcionou pra mim, demorei muito mais do que deveria e empurrei ate o final porque não rolava de jeito nenhum, tranquilamente uma das minhas piores leituras da vida

Sergio21 05/11/2021

Poderia ter a metade das páginas
Lobão é um bom escritor. Tem recursos para expor seus argumentos, extensão de vocabulário e fluidez de texto, mas não segura quase 250 paginas para defender em resumo um argumento único : de que a decadência da nossa cultura tem responsavéis nitidos, sendo que alguns deles desfrutam de paladinos dessa mesma cultura e defensores da " brasilidade" , essa entidade mágica e misteriosa que daria autenticidade a qualquer manifestação em terras descobertas por Cabral. Particularmente eu acho seu argumento válido, principalmente por ele ser uma artista que viveu intensamente o tempo sobre o qual ele relata e conviveu com as personalidades que descreve. Acho muito válido esse tipo de postura critica e distanciada para analisar os eventos e movimentos culturais dos ultimos 50 anos. O material que temos disponiveis no Brasil na sua maioria são textos de reverência e genuflexão mental.
Como disse anteriormente, não precisava ter as 250 folhas.... com 180 ele passava seu recado com mais eficiência e tornava a experiencia literária mais agradável.

Go vegan 12/07/2020

Interessante
Lobão mostra com honestidade suas peripécias Brasil afora, seu envolvimento com ideologias partidárias e termina com um épico manifesto a Oswald de andrade

Cafanca 11/03/2020

Um cara...um cantor...e de repente...um pensador!
Sempre achei lobão uma figura apenas de escracho e desafio aos poderes vigentes....igreja, politica, nunca achei que ele teria observações tão inteligentes e sagazes quanto a esses temas. Adorei o passeio pelas histórias e loucuras que esse ícone do rock me mostrou nesse livro. E a discussão com o autor da antropologia foi a coisa mais divertida e bela vindas de um cara que eu só imaginava que fumava maconha e xingava palavrão....parabéns Lobão pela lição de flores nascem em qualquer lugar.

Ricardo 03/05/2019

Vale a pena!
Só pelos capítulos 2. Um pequeno mergulho no mundo do sertanejo universitário; 6. Viagem ao coração do Brasil; e 8. A utopia antropofágica revisitada, garantem uma deliciosa leitura.

Jeji 04/01/2019

O livro levanta uns debates bem bacanas sobre muitas coisas
Bem simplista, é verdade. Mas te faz ter questionamentos bem legais.

Stella F.. 04/10/2018

Muito louco!
Lobão é de uma inteligência ímpar. Argumentos bem embasados e corajosos, ainda que muitas vezes cruel. Sem papas na língua, tem muita personalidade e coragem de colocar todas as suas posições a favor ou contra determinadas situações, ou seja, é um sujeito pensante por excelência.
Pensar diferente é muito difícil, quase uma excentricidade. É ele faz isso com maestria.
Para ler esse livro deve-se ter isenção ao lê-lo porque ele fere várias personalidades da MPB (artistas queridos de todos), fere com argumentação que nos faz ver por outro ângulo, o PT e a Comissão da Verdade e a ex-presidenta Dilma e por último acha o Manifesto Antropofagico de Oswald de Andrade uma balela. Diz que através dele o brasileiro se apegou a esse jeitinho de ser preguiçoso, indolente, procrastinador, e outros adjetivos bastante pejorativos.
O livro conta casos de sua vida e fala de coisas sérias sobre o meio musical, sua escolha pelo roquenrou, sua mudança de posição ao longo da vida e da sua exclusão.
Ele diz que não se ressente dessa exclusão, mas no fundo acho que possui um ressentimento. Mas, sendo tão sincero como é , não poderia ser diferente. Ele saiu as mesmice a que todos chegam como denominador comum.
Apesar da primorosa argumentação, e na indução a nos fazer pensar, podemos dizer que ele acredita na “sua verdade”. Mas, por que deve-se dizer que a dele é que vale e não a dos outros?
Acredito que ele tenha nas costas muitos processos por falar mal de tanta gente. Não é à toa que tem o estereótipo de boquirroto, maluco, ressentido.
O último capítulo é bem complicado para quem não leu o Manifesto de Oswald de Andrade mas o pouco que o autor coloca e sua argumentação rebatendo partes do Manifesto são bem interessantes.
Nunca li o Manifesto mas sinto que é meio sem pé nem cabeça. Talvez esteja bem atrelado àquela época da publicação.
No geral gostei bastante da leitura com escrita clara e aquele jeito do Lobão direto e muitas vezes escrachado de falar.
Não me arrependi!

Valeska 10/03/2018

"Pra ser bom, é preciso ser cruel" Lobão
Hoje em dia, você sabia que a média anual de leitura do brasileiro universitário é de menos de um livro por ano? E que 90% desse ínfimo número são livros de autoajuda ou doutrinas fajutas da esquerda?
Igor Macedo 10/05/2018minha estante
undefined

Valério 09/01/2018

Surpresa agradável
Comprei este livro aproximadamente dois anos antes de animar ler.
Esperava apenas análises e opiniões políticas. Não que eu não goste. Gosto bastante. Mas ultimamente as análises tem sido redundantes. Todos (ou quase) tem uma básica noção do quanto Dilma, Lula e o PT avacalharam o país e não precisamos ler mais do mesmo.
Mas, para minha surpresa, grande parte do livro não trata de política.
Lobão conta casos vivenciados por ele em sua fase mais recente.
Traça uma breve história da música brasileira e sua representatividade. (Para mim, este foi o capítulo mais interessante. Uma análise que poucos fariam com tanta assertividade, principalmente traçando um paralelo com o pensamento ideológico dominante no meio artístico brasileiro.
Fala de algumas de suas experiências.
E, por fim: Fala, sim, de política. E é, sim, mais do mesmo. Mas não menos verdade.
Felizmente, não é a alma do livro.
E sim o seu complemento.

Portanto, vale a leitura (uma leitura rápida, fluída) e, se eu soubesse disso, já teria lido há mais tempo.

Diego 17/09/2017

Metralhadora giratória e algumas histórias legais fazem deste livro uma leitura divertida e provocadora.
Lobão é um provocador.

E acho que precisamos de provocadores como ele.

Com seus adjetivos únicos e ritmo intenso de texto, você lê o livro como um expectador numa palestra do Lobão. Ou comose estivesse sentado com ele num bar (tomando um chopinho).

Vale pelas provocações filosóficas, artísticas e literárias.